terça-feira, 30 de setembro de 2014

Deputados de Mundo Novo - Candidatos de 1982 a 2014

MUNDONOVENSES NAS ELEIÇÕES PARA
DEPUTADO ESTADUAL E DEPUTADO FEDERAL

Nas Eleições de 1.982, Jairo de Lima Alves, que era vereador abriu o caminho, candidatando-se a deputado federal pelo PDS. Conseguiu nas urnas de Mundo Novo 1617 votos. Em 1986, foi a vez do sindicalista Pedro Ramalho candidatar-se a deputado federal, conseguindo 1607 votos, estando filiado ao PMDB. No mesmo ano, Daudt Conceição candidatou-se a deputado estadual, obtendo 4.277 votos. Ficou na suplência, e com a morte do deputado Júlio Maia, assumiu o cargo. No ano de 1990, Mundo Novo teve quatro candidatos disoputando as eleições proporcionais. Moisés Antônio Agostinho foi o candidato do PT, com 2008 votos. Os candidatos para a Assembleia Legislativa foram José Carlos da Silva, com 3.477 votos; Ademar Antônio da Silva, com 2.105 votos, e José Antônio Pires de Souza, com 847 votos. Em 1994 foi a vez de Antônio Miguel do Nascimento, com 3.515 votos e Dorcelina de Oliveira Folador, com 1.895 votos. A disputa por cargos eletivos prossegue em 1998, com Jaime Simão Ozório para deputado feral, quando obteve 1.772 votos; para o Parlamento Estadual, disputaram Humberto Carlos Ramos Amaducci, com 1.335 votos e Kléber Corrêa de Souza, 805 votos. Já no ano de 2002, o Município de Mundo Novo contou com dois candidatos à Assembleia Legislativa: Vanderlei Bispo de Oliveira, que obteve 2.95 votos, e Jair de Alencar, conseguindo 250 votos. Em 2006, dois candidatos enfrentaram as urnas: Antônio Cavalcante, com 2.173 votos e novamente, Vanderlei Bispo de Oliveira, com 2.824 votos. No ano 2010, Humberto Carlos Ramos Amaducci disputou novamente o cargo de deputado estadual pelo PT, e obteve 3.803 votos. Nas Eleições de 2014, Orácio Paulo de Oliveira e Nivaldo Marques Batista disputaram o cargo de deputado estadual, com 300 e 3000 votos, respectivamente.


Pensamento - IX.CDXVI - 9416

“O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.CDXXV - 9415

“As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante.” (Karl Marx)


Pensamento - IX.CDXIV - 9414

“Se as viagens simplesmente instruíssem os homens, os marinheiros seriam os mais instruídos.” (Marquês de Maricá)

Pensamento - IX.CDXIII - 9413

“Falar mal dos outros agrada tanto ás pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.CDXII - 9412

“O homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.CDXI - 9411

“Quando se rouba de um autor, chama-se plágio;
quando se rouba de muitos, chama-se pesquisa.”

Pensamento - IX.CDX - 9410

“Aquele que dá bons conselhos, constrói com uma mão; aquele que dá bons conselhos e exemplo, constrói com ambas; o que dá boa admoestação e mau exemplo constrói com uma mão e destrói com a outra.” (Francis Bacon)

Pensamento - IX.CDIX - 9409

"A tolerância é um crime quando 
se tolera a maldade." (Thomas Mann)

Palavra de Vida

A Luz Maior é uma expressão de valor incomensurável nas Escolas de Mistérios Tradicionais. Quando a Luz brilha, as trevas são dissipadas e o Homem passa a ter uma Vida Plena de Paz e de Sabedoria. Através da Luz Divina, todos estamos caminhando para um estágio de iluminação, também conhecido por estado Crístico, ou ainda estado Rosacruz. Quando contemplamos a Luz Maior, nosso Ser se enche de alegria pelo esplendor do Rosto Divino. É nesse momento de glória que o Místico pode chegar à Ascensão. E no Cume da Montanha, Deus se manifesta de maneira espantosa por meio de uma Luz Inconfundível. Feliz é o Homem, que em sua Busca Pessoal, tem o Privilégio de manter o Contato Direto com a Luz Maior, quando recebe o influxo positivo para uma Vida Melhor. “... fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gálatas 5:13)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CDVIII - 9408

"A coincidência é a cúmplice sutil 
dos destinos humanos." (Herberto Sales)

Pensamento - IX.CDVII - 9407

"Um tropeço pode impedir uma queda." (Thomas Fuller)

Pensamento - IX.CDVI - 9406

“O cristianismo, no seu verdadeiro 
significado, destrói o Estado.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.CDV - 9405

“O dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Representa saúde, força, honra, generosidade e beleza; do mesmo modo que a falta dele representa doença, fraqueza, desgraça, maldade e fealdade.” (Arthur Schopenhauer)

Pensamento - IX.CDIV - 9404

“Não há nada que faça um homem suspeitar 
tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)

Pensamento - IX.CDIII - 9403

“Todas as religiões são conspirações 
contra os profanos.” (George Bernard Shaw)

Pensamento - IX.CDII - 9402

"Andávamos sem nos procurar, 
mas sabendo sempre que andávamos 
para nos encontrar"  (Julio Cortázar)

Pensamento - IX.CDI - 9401

"Força de ânimo e coragem na adversidade servem, para conquistar o êxito, mais do que um exército." (John Dryden)

Palavra de Vida

Um velho índio descreveu certa vez seus conflitos internos: “Dentro de mim existem dois cachorros: um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando.” Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: “Aquele que eu alimentar.” Tua capacidade de servir aos demais está na direta proporção da grandeza do teu coração, da nobreza de teus sentimentos. A intensidade com que te esforças em compartir, dar, servir e ser solidário, cresce e enobrece teu ser interior, te convertendo em uma pessoa melhor, mais feliz, mais plena de luz e com maiores possibilidades de viver uma vida de melhor qualidade. Aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: “Deus é contigo em tudo o que fazes.” (Gênesis 21:22)

domingo, 28 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CD - 9400

“A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.” (Epicuro)

Pensamento - IX.CCCXCIX - 9399

“Todas as revoluções modernas contribuíram 
para o fortalecimento do Estado.” (Albert Camus)

Pensamento - IX.CCCXCVIII - 9398

“Nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males que de prazeres.” (Epicuro)

Pensamento - IX.CCCXCVII - 9397

“A justiça é a vingança do homem em sociedade, 
como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem.” (Epicuro)

Pensamento - IX.CCCXCVI - 9396

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” (Simone de Beauvoir)

Pensamento - IX.CCCXCV - 9395

“A cada bela impressão que causamos, 
conquistamos um inimigo. Para ser popular 
é indispensável ser medíocre.” (Oscar Wilde)

Pensamento - IX.CCCXCIV - 9394

“Se penetrássemos o sentido da vida 
seríamos menos miseráveis.” (Florbela Espanca)

Pensamento - IX.CCCXCIII - 9393

“Quem disser que pode amar alguém durante 
a vida inteira é porque mente.” (Florbela Espanca)

Artigo: Descoberta em Israel - A/01623

Descoberto em Israel monumento mais antigo 
que as Pirâmides do Egito e Stonehenge


A surpresa no mundo da arqueologia é enorme, quase tão grande quanto a estrutura em forma de meia-lua recém-descoberta em Israel, a 13 km do mar da Galileia. É que essa construção de pedra de 150 metros de comprimento e 14 mil metros cúbicos de volume é muito mais antiga, segundo as primeiras análises, que outros monumentos clássicos que dominam o imaginário habitual do mundo ancestral, como o misterioso Stonehenge e as pirâmides do Egito.

Os pesquisadores estimam que esse monumento, que permaneceu oculto por séculos, teria sido construído entre 3050 a.C. e 2650 a.C., ou seja, há mais de 5 mil anos. A princípio, os especialistas pensaram que poderia se tratar de uma muralha protetora de alguma cidade, porém, logo compreenderam que era um monumento projetado para demarcar linhas divisórias de um terreno. Sua forma de meia-lua seria uma invocação a Sin, ou Zuen, divindade masculina da Lua na mitologia mesopotâmica.


Foram encontrados restos de 150 metros de comprimento, 20 metros de largura e pouco mais de 2 metros de altura. Os cálculos aproximados de sua construção não deixam nada a dever às pirâmides egípcias: teria levado entre 35 e 50 mil dias, com 200 trabalhadores permanentes.

Eleições 2014 - Campanha de Nivaldo Marques

Faltando 7 dias para as Eleições

A Campanha Eleitoral do mundonovense Nivaldo Marques
foi uma das melhores nos últimos tempos em Mundo Novo.
O jingle da Campanha ficou impregnado na memória das pessoas,
principalmente das crianças. Nivaldo Marques conseguiu
transmitir a sua mensagem com simplicidade, a partir
da Tenda da Vitória. Só resta agora, ao candidato a deputado
estadual e a todos os seus simpatizantes, aguardar o momento
de decisão nas urnas, no dia 5 de outubro.

Palavra de Vida

Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Sobre o assunto, o Dalai Lama expressa: "Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. Considero que a Espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano - tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia - que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas."  Agora, um bonito texto bíblico: “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do Homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos.” (Atos 17.31)

sábado, 27 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CCCXCII - 9392

“É preciso lavar as minhas mãos em relação 
àqueles que imaginam que falar seja conhecimento, 
que silêncio seja ignorância, e que simpatia seja capacidade.” (Kahlil Gibran)

Pensamento - IX.CCCXCI - 9391

“Nada é tão útil ao homem 
como a resolução de não ter 
pressa.” (Henry Thoreau)

Eleições 2014 - Deputado Estadual

Deputado Estadual: Eleições 2010
Os mais votados no Cone Sul

Começando pela maior cidade do Cone Sul, os mais votados em Naviraí foram Onevan de Matos, com 11.996 votos; Mara Caseiro, com 2.173 votos; Paulo Correa, com 1.25 votos, e Londres Machado, com 698 votos. Os quatro mais votados em Itaquiraí foram: Mara Caseiro, com 1.946 votos; Onevan de Matos, com 1.746 votos; Humberto Amaducci, com 870 votos, e Londres Machado, com 510 votos. Em Iguatemi, ficou assim o resultado para os quatro primeiros colocados: Mara Caseiro, 2101 votos; Lídio Lopes, com 1462 votos; Onevan de Matos, com 972 votos, e Zé Teixeira, com 618 votos. O resultado para os quatro deputados mais votados em Eldorado: Mara Caseiro, com 4.171 votos, Onevan de Matos, com 595 votos, Carlos Marun, com 427 votos, e Humberto Amaducci, com 288 votos. O desempenho em Japorã foi o seguinte: Youssif, com 777 votos; Mara Caseiro, com 520 votos; Londres Machado, com 474 votos, e Amarildo Cruz, com 316 votos. Finalmente, Mundo Novo teve o seguinte quadro: Humberto Amaducci, com 3.803 votos; Mara Caseiro, com 1.526 votos; Carlos Marun, com 1.020 votos, e Londres Machado, com 726 votos.

Nem todos os candidatos citados acima para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2010 estão disputando a eleição neste ano, dentre eles: Londres Machado, hoje candidatoa vice de Delcídio do Amaral; Carlos Marun, que agora disputa o cargo de deputado federal; Humberto Amaducci, agora prefeito de Mundo Novo; Youssif Domingos e Amarildo Cruz, sem explicações.

O número de votos nas seis cidades citadas para os deputados que disputam a reeleição, é o seguinte: Onevan de Matos (16.067); Mara Caseiro (12.437); Paulo Corrêa (1.825); Lídio Lopes (1.462).

A eleição para deputado estadual está um pouco diferente em 2014 e pode apresentar um quadro com novos resultados. Naviraí tem cinco candidatos locais disputando o cargo, enquanto em Mundo Novo apenas o candidato Nivaldo Marques é o postulante. Todas as cidades da região sofreram invasão de candidatos de fora, com estrutura de campanha para ampliar a vantagem eleitoral que porventura possuam em suas bases.
De acordo com a eleição de 2010, as características partidárias dos municípios, são as seguintes: Naviraí tem tendência de direita; Japorã é bem de esquerda; Mundo Novo é uma cidade dividida. Iguatemi e Itaquiraí têm demonstrado como de direita, enquanto Eldorado esteve mais na esquerda nas disputas majoritárias.


Misticismo: A Ordem Rosacruz e a Maçonaria

A Ordem Rosacruz e a Maçonaria


O Rosacrucianismo, assim como a Maçonaria, é um sincretismo de diversas correntes filosóficas-religiosas: hermetismo egípcio, cabalismo judaico, gnosticismo cristão e alquimia. Existe ligação entre a Maçonaria e os Rosacruzes e essa ligação começou já na Idade Média. No fim do período medieval e começo da Idade Moderna, com inicio da decadência das corporações operativas (englobadas sob rótulo de Maçonaria de Ofício ou operativa), estas começaram, paulatinamente, a aceitar elementos estranhos à arte de construir, admitindo, inicialmente, filósofos, hermetistas e alquimistas, cuja linguagem simbólica assemelhava-se à dos francos-maçons.

Como a Ordem Rosacruz estava impregnada pelos alquimistas, deu-se a ligação do Rosacrucianismo e da alquimia com a Maçonaria. Leve-se em consideração, também, que durante o governo de José II, imperador da Alemanha de 1765 a 1790, e co-regente dos domínios hereditários da Casa d'Áustria, houve um grande incremento da Ordem Rosacruz e sua comunidade, atingindo até a Corte e fazendo com que o imperador proibisse todas as sociedades secretas, abrindo exceção apenas aos maçons, o que fez com que muitos Rosacruzes procurassem as lojas maçónicas para ali poder continuar com os seus trabalhos.

Ambas as Ordens são medievais, se for considerado o maior incremento da Maçonaria de Ofício durante a Idade Média e o início de sua transformação em "Maçonaria dos Aceitos", também chamada, indevidamente, de "Especulativa". Se, todavia, considerarmos o início das corporações operativas, em Roma, no século VI antes de Cristo, historicamente a Maçonaria é mais antiga. Isso, é claro, levando em consideração apenas as evidências históricas autênticas e não as lendas, que faz remontar a origem de ambas as instituições ao Antigo Egito.

A Maçonaria é uma Ordem totalmente Templária, ou seja, os ensinamentos só ocorrem dentro das lojas. Seus graus vão do 1 ao 3 nas "Lojas Base" e do 4 ao 33 nas "Lojas de Graus Filosóficos". Já a Antiga e Mística Ordem Rosacruz dá ao estudante o livre arbítrio de estudar em casa ou num templo Rosacruz. O estudo em casa é acompanhado à distância, e assim como na Maçonaria, é composto de vários graus, que vão do neófito (iniciante) ao 12º grau, conhecido como grau do Artesão.

O estudo no Templo, mesmo não sendo obrigatório, proporciona ao estudante, além do contacto social como os demais integrantes, a possibilidade de participar de experimentos místicos em grupo, e poder discutir com os presentes os resultados, e por último, a reunião templária fortalece a Egrégora da Organização, o que também ocorre na Maçonaria.

A maior evidência de uma ligação histórica entre a Ordem Rosacruz e a Maçonaria é a existência do "Capítulo Rosa-Cruz" que é o 18º Grau do "Rito Escocês Antigo e Aceito" da Franco-Maçonaria, representando simbolicamente a 9ª Iniciação Menor no grau de "Cavaleiro Rosa-Cruz", que tem como símbolos principais o Pelicano, a Rosa e a Cruz.

AS INICIAÇÕES

Uma singularidade entre a AMORC e a Maçonaria, são as iniciações nos seus respectivos graus, sendo que para ambas, a primeira é a mais marcante. No caso da Maçonaria a iniciação é no grau de Aprendiz; na AMORC, a admissão dá-se no Primeiro Grau de Templo. As iniciações têm o mesmo objetivo: impressionar o iniciante, levá-lo à reflexão, para que ele decida naquele momento se deve ou não seguir adiante, e se o fizer, assumir o compromisso de manter velados todos os símbolos, usos e costumes da instituição de que fará parte.

O SIMBOLISMO

Vários são os símbolos comuns às duas instituições, a começar pela disposição dos mestres com cargos, lembrando os pontos cardeais, e a passagem do Sol pela Terra, do Oriente ao Ocidente.

Cada ponto cardeal é ocupado por um membro. A figura do venerável mestre na Maçonaria, ocupando sua posição no Oriente, encontra similar na Ordem Rosacruz, na figura de um Mestre Instalado, que ocupa seu lugar no Leste. A linha imaginária que vai do altar dos juramentos ao Painel do Grau, e a caminhada somente no sentido horário, também é similar. Em ambos os casos o Templo é pintado na cor azul celeste, e a entrada dos membros ocorre pelo Ocidente.

O altar dos juramentos encontra semelhança no Shekinah na ordem Rosacruz, sendo que neste último não se usa a Bíblia ou outro livro, mas sim três velas dispostas de forma triangular, que são acesas no início do ritual e apagadas ao final deste, simbolizando a luz, a Vida e o Amor.

Outra semelhança é o uso de avental por todos os membros iniciados ao adentrarem o Templo, enquanto que os oficiais, equivalente aos mestres com cargo, usam paramentos especiais, cada qual simbolizando o cargo que ocupa no ritual. O avental usado pelos membros não diferencia o grau de estudo. Algumas das diferenças ficam por conta da condução do ritual, onde na Ordem Rosacruz tem caráter místico-filosófico.

Os iniciantes na Ordem Rosacruz recebem seus estudos em um Templo separado, anexo ao Templo Principal, enquanto que os aprendizes maçons recebem suas instruções juntamente com os demais irmãos e, finalmente, o formato físico da Loja Maçónica lembra as construções greco-romanas, enquanto que a Ordem Rosacruz lembra as construções egípcias.

Pensamento - IX.CCCXC - 9390

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.” (Winston Churchill)

Pensamento - IX.CCCLXXXIX - 9389

“É inútil dizer «estamos a fazer o possível». 
Precisamos fazer o que é necessário.” (Winston Churchill)

Pensamento - IX.CCCLXXXVIII - 9388

“É o espírito que conduz o mundo 
e não a inteligência.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Pensamento - IX.CCCLXXXVII - 9387

“O amor não se deve somente queimar, 
mas também aquecer.” (Johann Goethe)

Pensamento - IX.CCCLXXXVI - 9386

“Quando você levantar o braço para bater 
em seu filho, ainda com o braço no ar, 
pense se não seria mais educativo se você 
descesse esse braço de forma a acariciá-lo, 
em vez de machucá-lo.” (Kahlil Gibran)

Palavra de Vida

Não importa o que é o mundo, o importante são seus sonhos. Não importa o que você é, importa o que você quer ser. Não importa aonde você está, importa para onde você quer ir. Não importa o porquê, o importante é o querer. Não importa suas mágoas, o que importa são suas alegrias. Não importa o que já passou, o passado? Guarde na sua lembrança. Nunca pense em julgar. Não veja, olhe. Não escute, ouça. Não toque, apenas sinta. Acredite naquilo que você quiser. E não adianta você sonhar se você não lutar. O mundo é um espelho. Portanto, não seja só o seu reflexo, acreditando só num futuro. Você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos. Afinal, o que importa? Disse o Mestre Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as Obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para meu Pai.” (João 14:12)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CCCLXXXV - 9385

“Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas.” (Carl Sagan)

Pensamento - IX.CCCLXXXIV - 9384

“Se não existe vida fora da Terra, 
então o universo é um grande 
desperdício de espaço.” (Carl Sagan)

Pensamento - IX.CCCLXXXIII - 9383

“Não há culpa maior do que entregar-se
às vontades; não há mal maior do que aquele
de não saber contentar-se; não há dano maior

do que nutrir o desejo de conquista.” (Lao-Tsé)

Pensamento - IX.CCCLXXXII - 9382

“Não ter nada para fazer é a felicidade 
das crianças e a infelicidade 
dos anciãos.” (Victor Hugo)

Pensamento - IX.CCCLXXXI - 9381

“A sabedoria dos velhos é um grande 
engano. Eles não se tornam mais sábios, 
mas sim mais prudentes.” (Ernest Hemingway)

Pensamento - IX.CCCLXXX - 9380

“É sempre assim. Morre-se. 
Não se compreende nada. 
Nunca se tem tempo de aprender. 
Envolvem-nos no jogo. Ensinam-nos 
as regras e à primeira falta matam-nos.” 
(Ernest Hemingway)

Pensamento - IX.CCCLXXIX - 9379

"A tolerância é um crime quando 
se tolera a maldade." (Thomas Mann)

Palavra de Vida

Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal. Aprendamos a dizer não sem nos sentirmos culpados. Querer agradar a todos é um desgaste enorme. Precisamos diferenciar problemas reais de problemas imaginários e eliminá-los porque são pura perda de tempo. Jamais deveríamos ficar preocupados, querendo saber quem falou bem ou mal de nós. Os fatos quotidianos são muito mais importantes para nós. A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente. Não abandonemos jamais nossas amigas prediletas: a intuição, a inocência e a fé. “Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” 2 Timóteo 1:12)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CCCLXXVIII - 9378

“Não precisa correr tanto, o que é seu 
às mãos lhe há de vir.” (Machado de Assis)

Pensamento - IX.CCCLXXVII - 9377

“As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados.” (Niccolo Maquiavel)

Pensamento - IX.CCCLXXVI - 9376

“Há duas ocasiões na vida em que uma pessoa não deve jogar: quando não tiver posses para isso - e quando tiver.” (Mark Twain)

Pensamento - IX.CCCLXXV - 9375

“O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.” (Albert Schweitzer)

Pensamento - IX.CCCLXXIV - 9374

“A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído.” (Albert Schweitzer)

Pensamento - IX.CCCLXXIII - 9373

“Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é semelhantemente infinita em cada um.” (Jean-Paul Sartre)

Tribuna Livre

DIA DO IDOSO. A Organização das Nações Unidas instituiu 1º de outubro, como o Dia Internacional do Idoso. Precisamos, mais do que nunca, outorgar aos idosos, respeito e dignidade plena. Não só para cumprirmos obrigações legais atinentes, como também para demonstrarmos reconhecimento pelo muito que fizeram. O Dia Internacional do Idoso objetiva evidenciar além desses aspectos, o processo de envelhecimento e o aumento da expectativa de vida como uma realidade global

QUEM SOU EU? Corre um boato nas ruas de Mundo Novo, que durante a visita de um certo deputado federal à cidade na semana passada, este perguntou à equipe de cabos eleitorais: vocês sabem quem sou eu? A turma muito entusiasmada, respondeu: é o Nelsinho Trad! O tal candidato, que não parece nenhum pouco com o candidato ao governo, ficou completamente possesso com a sinceridade das pessoas. Dizem, que de imediato apresentou-se como a verdadeira “personagem” e mudou as equipes de campanha, para garantir o seu sucesso nas urnas no dia 5 de outubro.

CAMPANHA ESQUISITA. Nunca dantes a campanha eleitoral foi tão fria como vem ocorrendo neste ano. Os eleitores estão apáticos ao sistema e também os candidatos parecem que estão nas nuvens. Um deles, durante visita que fez numa empresa, exclamou: gente, eu sou o Fulano, autor de mais de 600 mil reais de emendas para o município. Outros falam de serviços prestados, vão à rádio prestar contas através dos microfones. Todo mundo corre sem parar, enquanto persiste a indefinição do voto para os candidatos proporcionais. Os majoritários se defendem nos debates e na mídia eletrônica. Os outros, só Deus sabe o que o eleitor pensa na hora de votar.

VIOLÊNCIA E IMORALIDADE. As figuras públicas - já não falo da classe politica, - ao tomarem atitudes indignas e reprováveis, e ao transmitirem às massas humanas comportamentos perversos, “envenenam” a juventude, lançando-a nas veredas da corrupção e do crime. Por sua vez, a TV, com novelas amorais, tentando passar a ideia que tudo é preconceito e falsa modéstia, tornou-se escola do crime, da violência e da degradação da sociedade. Até quando teremos de conviver com este sistema de coisas?

AGÊNCIAS DE PROPAGANDA. Regra geral, o atendimento feito às prefeituras e Câmaras Municipais por algumas agências de Propaganda deixa muito a desejar, pela falta de habilitação ou talvez pela ineficácia dos serviços prestados. Os veículos têm se queixado muito da morosidade com que as coisas acontecem, desde a confecção da peça publicitária, os entendimentos comerciais e por fim, a liberação do pagamento. Existem casos em que, respaldadas pela legislação, algumas prefeituras abriram mão de agências de publicidade preferindo contratos diretos com os veículos de comunicação.

PENSAMENTO DO COLUNISTA. “Para que a vida tenha mais sentido, é preciso que se exerça a leitura e a escrita. Só lê quem gosta, mas escrever é uma necessidade de todos.” (Jairo de Lima Alves)




Pensamento - IX.CCCLXXII - 9372

"Para que a vida tenha mais sentido, é preciso que se exerça a leitura e a escrita. Só lê quem gosta, mas escrever é uma necessidade.” (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IX.CCCLXXI - 9371

“Um preguiçoso nunca será mago. A magia é um exercício de todas as horas e de todos os instantes. É preciso que o operador das grandes obras seja senhor absoluto de si mesmo; que saiba vencer as atrações do prazer, o apetite e o sono; que seja insensível ao sucesso como à afronta. A sua vida deve ser uma vontade dirigida por um pensamento e servida pela natureza inteira, que terá subordinada ao espírito nos seus próprios órgãos e por simpatia em todas as forças universais que lhe são correspondentes.” (Eliphas Levi)

Palavra de Vida

A Divindade permitiu que o Homem pudesse possuir dois espíritos. Ele deu ao homem o espírito da verdade e o da falsidade. A verdade, nascida da fonte da Luz; a falsidade, nascida no poço da escuridão. O domínio de todos os filhos da verdade está nas mãos dos Anjos da Luz, de modo que eles percorrem os caminhos da Luz. O espírito da verdade e da falsidade se digladiam no coração do homem, procedendo com sabedoria e insensatez. E assim, com a verdade, o homem evitará a escuridão. Bênçãos a todos os que apostaram na Lei, que seguem verdadeiramente todos os seus caminhos. Que a Lei Divina os abençoe com todo o Bem e os defenda contra todo o Mal, iluminando seus corações com a revelação das coisas da Vida, agraciando-os com o conhecimento das coisas eternas! “Portanto, convém nos atentarmos com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.” (Hebreus 2:1)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Personalidade: Luiz Cláudio Bonassini da Silva

O juiz Luiz Claudio Bonassini da Silva será o novo integrante da mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense. A votação do concurso de promoção para o cargo de desembargador foi realizada nesta quarta-feira (24), na sessão do Tribunal Pleno. 

Bonassini, como é conhecido, é gaúcho da cidade de Arvorezinha. Casado e pai de dois filhos, ele ingressou na magistratura em fevereiro de 1988 e começou a carreira na 5ª Circunscrição, como juiz substituto. Quatro meses depois foi promovido para judicar na Comarca de Mundo Novo.

Uma nova promoção, em maio de 1989, o levou para a 2ª Vara Criminal de Corumbá. Em setembro de 1995, por permuta, passou a atuar na 2ª Vara Cível da mesma comarca. Em agosto de 1998, foi promovido para a 3ª Vara de Família e Sucessões de Campo Grande. 

Em abril de 2010, por remoção, tornou-se titular da 3ª Vara do Juizado Especial Central da Capital. Atualmente é diretor do Foro dos Juizados Especiais de Campo Grande.

Questionado sobre o que se pode esperar do Des. Bonassini, ele garantiu que os jurisdicionados terão muita dedicação ao trabalho, os desembargadores terão sua colaboração e o Poder Judiciário o apoio necessário.

Com 26 anos de carreira, ele já figurou na lista de promoção duas vezes e vê como consequência natural sua ascensão ao cargo de desembargador. 

“Quem deseja chegar a desembargador deve dedicar-se muito à carreira e, ao mesmo tempo, tratar o jurisdicionado com respeito e atenção, e os servidores com muita gratidão e respeito, porque são eles que alavancam nossa carreira”, afirmou Bonassini.

A data de posse do novo desembargador ainda não foi marcada e com ele figuraram na lista tríplice os juízes Odemilson Roberto Castro Fassa e  José Ale Ahmad Netto.


Sabedoria Popular

Se a  juventude  quisesse, se a velhice 
pudesse... tudo seria diferente!

Pensamento - IX.CCCLXX - 9370

“Não há nada mais desesperador 
para o homem do que, vendo-se livre, 
encontrar a quem sujeitar-se.” (Fiodor Dostoievski)

Pensamento - IX.CCCLXIX - 9369

“Cada ano que passa está mais 
corrupto o mundo.” (Máximo Gork)

Pensamento - IX.CCCLXVIII - 9368

"O cobarde fará mal ao homem de maior 
valor com discursos tortuosos, e a seguir 
dirá: juro." Hesíodo)

Eleições 2014 - Fábio Trad

FALTANDO 11 DIAS PARA AS ELEIÇÕES

Mundo Novo recebeu a visita do deputado Fábio Trad
na manhã deste dia. Acompanhado de assessores e
de amigos mundonovenses como Piscuíla e o advogado
Rogério, o Parlamentar do PMDB que busca a sua reeleição
visitou a Dimatex e o Supermercado Expresso, falando 
de suas propostas para a Câmara dos Deputados.

Palavra de Vida

Os Movimentos do Universo

Porque nos custa entender que este universo é feito de dois movimentos. O primeiro é a expansão: rigor, disciplina, conquista; o segundo é a concentração: meditação, entrega. Basta olhar o nosso coração (e não é a toa que o coração sempre foi identificado como o símbolo da vida) para compreender que são estas duas energias que o fazem bater, contrair-se e expandir-se no mesmo ritmo. As muitas estrelas do céu estão emitindo luz, mas ao mesmo tempo estão sugando tudo à sua volta, naquilo que é conhecido pelos físicos como força de gravidade. Assim, os atos de dar e de receber, embora sejam aparentemente opostos, fazem parte do mesmo e contínuo movimento. Não é melhor quem dá com generosidade, nem é pior quem recebe com alegria. O amor é, justamente, fruto destas duas coisas
 “Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a Vida Eterna.” (João 4:14)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Agências de Publicidade

AGÊNCIAS DE FUNDO DE QUINTAL PREJUDICAM
PREFEITURAS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

Os serviços prestados por agências de publicidade às prefeituras, câmaras e outros órgãos público são de grande valia, quando estas são qualificadas e procura manter um nível de boa aceitação perante os seus clientes. De acordo com a lei 9666/1996, as peças publicitárias devem ser produzidas por agências e repassadas aos veículos para divulgação. Isso vem ocorrendo em todas as esferas do Serviço Público, mediante entendimento comercial com os órgãos de Imprensa.

Regra geral, o atendimento feito às prefeituras e Câmaras Municipais por algumas agências de propaganda deixa muito a desejar, pela falta de habilitação ou talvez pela ineficácia dos serviços prestados. Os veículos têm se queixado muito da morosidade com que as coisas acontecem, desde a confecção da peça publicitária, os entendimentos comerciais e por fim, a liberação do pagamento.

Existem casos em que, seguindo a mesma lei de licitações, algumas prefeituras abriram mão de agências de publicidade preferindo contratos diretos com os veículos de comunicação. A medida agradou grandemente os diretores de jornais e outros veículos, pela agilidade nos encaminhamentos da mídia, em todos os aspectos.

Além de demorado o processo de licitação para a Imprensa, em geral as agências ficam distantes do clientes, oferecendo dificuldades para um bom entrosamento no ato negocial. Existem agências que estão completamente desprovidas de conhecimento técnico da matéria, e de quebra, a interferência política de setores que em nada contribui para a melhoria dos serviços prestados, que em princípio, deveriam ser de qualidade.


A partir da exigência legal, inúmeras agências surgiram no mercado para pleitear os serviços do setor, no entanto, dezenas delas não possuem qualificação profissional que possa levar avante um projeto de mídia satisfatório. Por incrível que possa parecer, existem agências que sequer conhecem o sistema de centímetro de coluna, utilizado pela mídia escrita. Trocando em miúdo: não sabem elaborar um mapa de mídia com a Tabela de Preços em mãos. Isso é lamentável, mas vem ocorrendo em larga escala em agências de propaganda.

Pensamento - IX.CCCLXVII - 9367

“Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo.” (Francisco Cândido Xavier)

Pensamento - IX.CCCLXVI - 9366

“Para se conhecer qualquer pessoa, é preciso ir-se chegando a ela devagar e com cautela, para evitar equívoco e preconceito, coisas bem difíceis de corrigir e reparar depois.” (Fiodor Dostoievski)

Pensamento - IX.CCCLXV - 9365

“As pessoas querem estar arrumadas na vida; mas só enquanto não o estão é que há alguma esperança para elas.” (Ralph Emerson)

Palavra de Vida

Ainda no Século doze, um grupo de Iniciados conhecidos Como “Os Templários” reuniam-se sob a insigne de Illuminati. Eram eles originários de diversas religiões, e assim, na época das primeiras Cruzadas formavam uma Ordem tolerante. Combatendo o fanatismo, esses Templários impunham a bandeira da fé, respeitando todos os Cultos de então. Esses Adeptos integravam a Ordem dos Illuminati, buscando sempre a Verdade, o Conhecimento e a Justiça.  “Darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:12)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ABL, a Casa de Machado de Assis

ATOS REPUGNANTES DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

A Academia Brasileira de Letras é muito criticada por nunca ter aberto suas portas para aclamados escritores da literatura brasileira como Lima Barreto, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, Érico Veríssimo e outros. Também tornou "imortais" os políticos Getúlio Vargas, José Sarney, Marco Maciel e Fernando Henrique Cardoso; o político catarinense Lauro Müller; o médico Ivo Pitangui, cirurgião plástico; o inventor Santos Dumont, que apesar de suas grandes contribuições científicas, não se dedicavam à produção literária. Isso sem citar nomes que passaram longe da literatura como Assis Chateaubriand, Roberto Marinho, Merval Pereira e Aurélio Lira Tavares, um general. De igual modo, não participaram da Academia os escritores Jorge de Lima e Gerardo Melo Mourão, indicados ao Prêmio Nobel de Literatura; Antônio Cândido de Melo e Sousa, Autran Dourado, Ruben Fonseca, Ferreira Gullar e Dalton Trevisan, vencedores do Prêmio Camões, além de tantas outras figuras importantes do mundo literário, que sequer são lembradas pelos senhores Acadêmicos da Casa de Machado de Assis.


Pensamento - IX.CCCLXIV - 9364

"Força de ânimo e coragem na adversidade servem, para conquistar o êxito, mais do que um exército." (John Dryden)

Pensamento - IX.CCCLXIII - 9363

“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.” (Francisco Cândido Xavier)

Pensamento - IX.CCCLXII - 9362

“HÁ UM MUNDO A SER DESCOBERTO DENTRO DE CADA CRIANÇA E DE CADA JOVEM. SÓ NÃO CONSEGUE DESCOBRI-LO QUEM ESTÁ ENCARCERADO DENTRO DO SEU PRÓPRIO MUNDO.” (AUGUSTO CURY)

Palavra de Vida

Esta é de Chico Xavier: " Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. Podemos até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, é sonhar mais ou menos, é ser amigo mais ou menos, é acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos. “Recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão. Porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste.” (Neemias 9:17)


domingo, 21 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CCCLXI - 9361

 “Entre a desonra e a guerra, eles escolheram 
a desonra – e terão a guerra.” (Churchil)

Poema: Caravelas do Gama - Euclides Cavaco

Caravelas do Gama



Pensamento - IX.CCCLX - 9360

“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.” (Albert Einstein)

Pensamento - IX.CCCLIX - 9359

“O sábio envergonha-se dos seus defeitos, 
mas não se envergonha de os corrigir.” (Confúcio)

Palavra de Vida

Jesus, na qualidade de Mestre dos Mestres, exerceu um Ministério Profícuo entre os Homens, sem jamais pretender fundar uma Religião. Queria Ele simplesmente restaurar a Fé a Israel, o Povo da Promessa. Natanael, no entanto, questionava: "De Nazará pode sair alguma coisa de bom?"  Jesus apontava o Caminho, e da mesma maneira procediam os seus Discípulos. No Deserto, João Batista batizava e fazia importantes treinamentos aos seus Seguidores. Uma nova Era estava começando, mas não era uma Religião nos moldes das que conhecemos para abrigar a vaidade humana. É possível imaginarmos Jesus visitando alguns Templos nos dias atuais, como o fez na Sinagoga em seu Tempo. Se isso fosse possível, seríamos surpreendidos  com novos azorragues do Mestre Maior, repreendendo os Vendilhões Modernos. Novamente, estaria Ele incriminando a Raça de Víboras que não reconhece o Verdadeiro Amor de Deus, mas apenas segue uma religião que lhe fora imposta pelos homens.  “... os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. (Zacarias 10:2)

sábado, 20 de setembro de 2014

Pensamento - IX.CCCVIII - 9358

“É um erro popular muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho a lamentarem-se a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar.” (Edmund Burke)

Pensamento - IX.CCCLVII - 9357

“Dizem a verdade aqueles que afirmam que as más companhias conduzem os homens à forca.” (Niccolo Maquiavel)


Pensamento - IX.CCCLVI - 9356

“Quando um homem é bom amigo, 
também tem amigos bons.” (Niccolo Maquiavel)

Pensamento - IX.CCCLV - 9355

“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.” (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - IX.CCCLIV - 9354

“Aos 20 anos, a vontade é soberana; 
aos 30, o espírito; aos 40, a razão.” 
(Benjamim Franklin)

Pensamento - IX.CCCLIII - 9353

“Ninguém comete erro maior do que não fazer 
nada porque só pode fazer um pouco.” (Edmund Burke)

Eleições 2014: Hora de Refletir

Quem está enganando quem?
(Hora de reflexão para os candidatos)

Faltando 15 dias para as eleições gerais, as lideranças se acotovelam na disputa pelo voto popular em favor de seus candidatos. Alguns, coerentes com os ideais de seus partidos; outros, nem tanto. Existe candidato para todos os gostos em todos os níveis da disputa. Se ficarmos frente à tv vendo as propostas de candidatos, vamos dar gargalhadas por tantas asneiras que os postulantes apresentam. Por sua vez, existem líderes apoiando mais de um candidato do mesmo cargo, como se eles fossem “donos” de um batalhão de eleitores. Na última hora está havendo o “troca-troca” de candidatos que é  uma vergonha. O candidato pensa que tem o apoio de determinada liderança, mas de repente fica sabendo que o apoio do tal líder já é de outro candidato. Como dizia um velho matuto “é coisa de louco!” Desse jeito, não tem tatu que aguente. Nesses tempos difíceis, ninguém tem certeza de mais nada. Só resta mesmo ao candidato torcer pela sorte e esperar a abertura das urnas no dia 5 de outubro.