domingo, 30 de junho de 2013

Pensamento - VII.CLVIII - 7158

"Falemos sempre de qualquer pessoa
como se ela estivesse presente." (Chiara Lubich)

Pensamento - VII.CLVII - 7157

"Não pense que a felicidade nos torna
egoísta; é o presente mais doce da vida."
(Maria Louise Ramé)

Pensamento - VII.CLVI - 7156

"Quem me fez chorar, hoje chora
por mim; quem ri melhor é quem
ri no fim." (Noel Rosa)

Sucessão para 2014 - Presidente do Brasil

Prognóstico Eleitoral para 2014

Imaginemos um quadro sucessório em 2014,
com Marina Silva para  Presidente do Brasil
e o ministro Joaquim Barboza para vice.
Se isso acontecesse, a disputa seria fenomenal
diante destas duas personalidades que orgulham
o povo brasileiro pela probidade que possuem.

Artigo: Artes Liberais - A/01331

As Artes Liberais na Concepção Mundial


As artes liberais formam um todo coerente e constituem as chaves do verdadeiro conhecimento. Seria, então, necessário integrá-las novamente ao plano geral de Educação. A civilização grega foi uma das mais elevadas na história da Humanidade, a tal ponto que continua constituindo a base da cultura ocidental. Deveríamos, portanto, nos inspirar nela e imitar o sistema de ensino que lhe era próprio. Em outras palavras, seria interessante introduzir novamente o aprendizado das sete Artes Liberais nas escolas atuais.
É importante lembrar que as Artes Liberais representavam outrora o conjunto das matérias de ensino. Elas deveriam, assim quer parecer, tornar-se a base da cultura individual e coletiva. Seria ideal que as crianças de hoje aprendessem todas estas matérias e regras antigas desde a mais tenra idade, a fim de que pudessem adquirir a base sólida dos conhecimentos para terem êxito em sua vida. Na verdade, seria necessário, outra vez, integrar todo esse conhecimento antigo à Educação Moderna, pois as Sete Artes Liberais encerram as dimensões material e espiritual para toda a vida.

Uma ligeira reflexão sobre a Educação leva a se questionar a necessidade de se cultivar na criança, o mais cedo possível, aquilo que desde a antiguidade tem sido chamado de Leis Liberais, que representam efetivamente uma soma considerável  de conhecimentos. As matérias divididas em Trivium e Quadrivium, compreendem a Gramática, a Retórica, a Dialética; a Aritmética, a Geometria, a Astronomia, e a Música. Cada uma delas, como ciência, contribuía para a Luz do Saber entre os Filósofos do Oriente.
De um modo geral é a arte que permite ao indivíduo expressar-se corretamente por escrito e compreender perfeitamente o que lê. Estas matérias são o suporte da comunicação escrita e também o fundamento da cultura geral, visto que os livros integram a base da sabedoria. As escolas que seguem estes princípios ainda hoje são consideradas as melhores na sociedade, porque transmitem às crianças o conhecimento adequado, deixando-as livres para pensar.

A Gramática é a arte de ler e de escrever e compreende a linguística e a semântica. Ela contribui para o domínio da linguagem e por outro lado, em conhecer o sentido preciso das palavras. A Retórica é a arte de falar bem, sendo seu objetivo convencer pela expressão, de modo racional e preciso. A Dialética é a arte de discutir seguindo o raciocínio da tese, da antítese e da síntese. Platão distinguia muito bem a verdadeira dialética da falsa, que os sofistas empregavam, e a quem ele nunca poupou críticas pelo mau uso da linguagem.
Pitágoras, que sonhava em descobrir a ordem oculta no mundo, deu muita ênfase ao estudo da Aritmética, da Geometria, da Astronomia e da Música. Para o estudo destas matérias, ele fundou a Escola de Cretona, na Itália, onde ensinava sob a égide de Escola dos Amigos da Sabedoria. Reunindo ali os maiores Pensadores da Época, é ainda hoje considerada como a origem da Sabedoria Ocidental.

Em poucas palavras, para que haja uma melhor compreensão Aritmética  é o uso dos números; a Geometria é, literalmente, a medida da Terra; a Astronomia estuda a origem, a localização, a composição e o movimento dos astros; a Música era o apanágio das musas e integrava todas as artes que expressavam a ideia de ordem ou de harmonia. De fato, a Música pode ser considerada dentre as Artes Liberais como aquela em que  a arte e a ciência estão mais intimamente ligadas, aproximando-se da Arquitetura.  Para o filósofo Platão “a Música dá alma ao nosso coração, asas ao pensamento e impulso à imaginação.” Por ser universal, a Música traz benefícios incalculáveis aos homens.
A somatória de todas estas matérias, que eram levadas muito a sério pelos antigos Pensadores, é um elo de ligação muito forte entre as civilizações e muito ligada à Espiritualidade exercida por todos eles. Basta lembrar aqui a importância do Triângulo e de expressões utilizadas na época, cuja inspiração nasceu na Geometria de Pitágoras. Também não podemos esquecer os cálculos da Cabala, que remontam aos tempos de Israel e muito presente no Grande Templo de Salomão.

A Bíblia Diz...

"... o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento
o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados
os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja
a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória
da sua herança nos santos; qual a sobre excelente grandeza
do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação
da força do seu poder." (Efésios 1:17-19)

sábado, 29 de junho de 2013

Tribuna Livre - IDH

IDH do Brasil

Embora o nosso País esteja consagrado como a 7ª maior economia do mundo (PIB de R$3,675 trilhões), ocupa a 73ª colocação no ranking internacional do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Todo brasileiro consciente torce para que os benefícios da Copa se concretizem, sugerindo que o governo desenvolva projetos eficientes e boas parcerias permitindo que os estádios sejam palcos para eventos populares e exposições artísticas, e que possam proporcionar atividades culturais para todos. A nossa economia mostra claramente que o Brasil não é um país pobre, é um país injusto socialmente e desigual financeiramente.

Sobre Nepotismo - Mundo Novo

Nepotismo – Juiz afasta cunhado
de Prefeito de Mundo Novo

O Ministério Público ajuizou ação de improbidade administrativa contra o Prefeito de Mundo Novo, Humberto Carlos Ramos Amaducci, em função da nomeação de seu cunhado Natanael Nunes Machado para o cargo de Assessor Especial de Gabinete do Município de Mundo Novo. No entendimento do Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha De Rose, tal conduta viola os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade da administração pública, bem como a Súmula Vinculante n.º 13 do Supremo Tribunal Federal:
 
A NOMEAÇÃO DE CÔNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, ATÉ O TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE, DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURÍDICA INVESTIDO EM CARGO DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO OU DE CONFIANÇA OU, AINDA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAÇÕES RECÍPROCAS, VIOLA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

A defesa alegou que é indispensável aferir, no caso concreto, se a nomeação revela mera concessão de vantagem indevida, favorecimento ilegítimo, sendo, por isso, contrária à Constituição da República. Ressaltou que Natanael Nunes Machado ocupa a muitos anos cargo efetivo na administração municipal mediante aprovação em concurso público (cargo de motorista).
 
O Juiz de Direito de Mundo Novo, Eduardo Floriano Almeida, deferiu o pedido liminar do Ministério Público para suspender a nomeação de Natanael Nunes Machado como Assessor Especial de Gabinete da Prefeitura de Mundo Novo.

Poema: Gênio Luso - Euclides Cavaco

Gênio Luso
 
Na sua praça imponente
Se ergue a estátua eminente
Do nosso Génio maior
Dono da grande Epopeia
Que a história deixou cheia
De heroicidade e valor.

A sua Gesta imortal
Que tanto honra Portugal
Canta dum povo a raiz
Como Virgílio e Homero
Um épico o considero
O Génio do meu País.

Foi poeta e foi soldado
E sem razão afastado
Da Pátria que tanto amou
Mas um dia ao regressar
Salvou da fúria do mar
A Obra que nos legou.

Nosso povo a dez de Junho
Celebra este testemunho
Que transmite às gerações
P'los seus feitos e coragem
Prestamos esta homenagem
A Luís Vaz de Camões !...
Euclides Cavaco

A Bíblia Diz...

"... quero eu persuadir agora a homens
ou a Deus? ou procuro agradar a homens?
Se estivesse ainda,agradando aos homens,
 não seria servo do Mestre Jesus." (Gálatas 1:10)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nepotismo

Nenhum gestor poderia se valer do nepotismo
para gerir a coisa pública. Existem muitas pessoas
gabaritadas para a função pública, independentemente
de filiação partidária. A escolha deveria ser
pela competência, pela sensatez e pela ética.

Pensamento - VII.CLV - 7155

"A verdade, como a inocência,
costuma estar inerme; não toma
o cuidado de se precaver com alibis.
Essa é a sua miséria, essa é a sua
grandeza." (Pilar Urbano)

Pensamento - VII.CLIV - 7154

"Às vezes o amor é mais forte
do que as convicções
de um homem." (Isaac Bashevis Singer)

Pensamento - VII.CLIII - 7153

"Quando se trata de destruir, todas
as ambições se aliam facilmente."
(Júlio Verne)

A Bíblia Diz...

"...  sendo o resplendor da sua glória,
e a expressa imagem da sua pessoa,
e sustentando todas as coisas pela palavra
do seu poder, havendo feito por si mesmo
a purificação dos nossos pecados, assentou-se
à destra da majestade nas alturas. (Hebreus 1:3)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tribuna Livre


COPA DAS CONFEDERAÇÕES. O Brasil está na decisão. Superou a velocidade asiática do Japão, a resistência latina do México, a disciplina tática europeia da Itália, e agora passou por um Uruguai que tem tudo isso e mais um pouco. Tem raça, história, respeito, Cavani, Suárez, Lugano... Mas o Brasil foi mais. Talvez tenha sido menos time, mas foi maior nos braços de Julio César, mais decisivo no lançamento e na cabeçada de Paulinho, mais oportunista na inteligência de Fred, mais genial em Neymar. Que o Brasil vença a Espanha no próximo domingo, no Maracanã.

VAIAS DO POVO. “O Planalto é o grande perdedor. O PT deu um tiro no pé ao apostar na Copa como desvio de atenção do povo para as mazelas do seu governo. Apesar do falso apoio às manifestações, Dilma não escapou das vaias e protestos.” (Manoel Afonso)
AS DISPARIDADES. Esta vem do experiente Sérgio Cruz: “Uma reforma administrativa é urgente em nível de União, Estados e municípios. É preciso acabar com 90% dos cargos comissionados e com as disparidades salariais em as diversas categorias do serviço público. Por que um médico do SUS tem que ganhar menos que um agente tributário?” A bem da verdade, todo o sistema administrativo é falho em todos os níveis, enquanto o contribuinte é penalizado.

SAÚDE PÚBLICA. Sobre a saúde pública há uma cegueira generalizada da sociedade. Crianças morrem ao receber vaselina ou café no lugar de soro, mulher permanece com um pedaço de faca no corpo por 37 anos, um homem foi operar uma verruga e saiu do hospital operado de vasectomia e nada disso gera uma indignação organizada da sociedade que force as autoridades a tomarem medidas drásticas e que haja uma melhoria reconhecida e vivenciada pelas pessoas.
INSATISFAÇÃO POPULAR. Causa repugnância à maioria dos brasileiros conscientes que haja tanto dinheiro investido em estádios de futebol espetaculares e inúmeras obras acessórias em função dessas competições, enquanto as escolas, os hospitais, a segurança publica, os transportes públicos permanecem fora das prioridades governamentais, em estado de deterioração e falência, ao mesmo tempo em que a inflação aumenta e o custo de vida foge do alcance do poder aquisitivo da maior parte da população brasileira.

CRIME HEDIONDO. Senado aprovou projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a administração pública como crimes hediondos, em resposta a uma das demandas de manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas. Entram no rol de crimes hediondos -sem direitos a indultos, liberdade mediante fiança, e com acesso limitado a liberdade condicional e progressão do regime de pena- a corrupção ativa e passiva, o peculato, a concussão, e o excesso de exação, quando o servidor cobra um imposto indevido.


 

Pensamento - VII.CLII - 7152

"Aquilo que não aconteceu costuma ser
a experiência mais marcante." (Carpinejar)

Tribuna Livre

AS DISPARIDADES. Esta vem do experiente Sérgio Cruz: “Uma reforma administrativa é urgente em nível de União, Estados e municípios. É preciso acabar com 90% dos cargos comissionados e com as disparidades salariais em as diversas categorias do serviço público. Por que um médico do SUS tem que ganhar menos que um agente tributário?” A bem da verdade, todo o sistema administrativo é falho em todos os níveis, enquanto o contribuinte é penalizado.

A Bíblia Diz...

"... que se manifestou agora, e se notificou
pelas Escrituras dos profetas, segundo
o mandamento do Deus eterno, a todas
as nações para obediência da fé." (Romanos 16:26)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pensamento - VII.CLI - 7151

"Quem não está confuso, não está
bem informado." (Carlito de Azevedo)

Sabedoria Popular

O ódio nunca desaparece, enquanto
pensamentos de mágoas forem
alimentados na mente. Ele desaparece,
tão logo esses pensamentos de mágoa
forem esquecidos.

Pensamento - VII.CL - 7150

"O homem que envelhece vai
tomando gradativamente consciência
de que não é eterno. Agita-se menos
e, assim, os sons das vozes que vêm
do além se fazem ouvir." (Romano Guardini)

Pensamento - VII.CXLIX - 7149

"O reconhecimento da própria
ignorância é a primeira prova
de inteligência." (Santo Agostinho)

Tribuna Livre

COPA DAS CONFEDERAÇÕES. O Brasil está na decisão. Superou a velocidade asiática do Japão, a resistência latina do México, a disciplina tática europeia da Itália, e agora passou por um Uruguai que tem tudo isso e mais um pouco. Tem raça, história, respeito, Cavani, Suárez, Lugano... Mas o Brasil foi mais. Talvez tenha sido menos time, mas foi maior nos braços de Julio César, mais decisivo no lançamento e na cabeçada de Paulinho, mais oportunista na inteligência de Fred, mais genial em Neymar. Que o Brasil vença também no próximo domingo, no Maracanã.

Tribuna Livre

CRIME HEDIONDO. Senado aprovou projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a administração pública como crimes hediondos, em resposta a uma das demandas de manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas. Entram no rol de crimes hediondos -sem direitos a indultos, liberdade mediante fiança, e com acesso limitado a liberdade condicional e progressão do regime de pena- a corrupção ativa e passiva, o peculato, a concussão, e o excesso de exação, quando o servidor cobra um imposto indevido.

 

A Bíblia Diz...

"Não estejais inquietos por coisa alguma;
antes as vossas petições sejam em tudo
conhecidas diante de Deus pela oração
e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4:6)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pensamento - VII.CXLVIII - 7148

"Viver em contradição com a própria
razão é o estado mais intolerável." (Tolstói)

Personalidade: Luiz Felipe Scolari


Luiz Felipe Scolari  mais conhecido como Felipão no Brasil
e como Scolari em Portugal, ou internacionalmente como 
Big Phil  (Passo Fundo, 9 de novembro de 1948),
é um ex-futebolista e atual treinador brasileiro, que atuava
como zagueiro. Atualmente, treina a Seleção Brasileira.
Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção
Brasileira em 2002 na Copa do Mundo do Japão e Coreia
do Sul. Entre os clubes que treinou, teve importantes
e vitoriosas passagens por Grêmio e Palmeiras,
com os quais conquistou a Taça Libertadores da América.
É descendente de italianos (seus avós eram imigrantes 
da região do Vêneto). Além da nacionalidade brasileira 
possui passaporte italiano.
 

Pensamento - VII.CXLVII - 7147

"Vamos semear, e depois,
com paciência, esperar
o tempo certo para
a colheita." (Dom Bosco)

A Bíblia Diz...

"Quando vier aquele Espírito
de verdade, ele vos guiará
em toda a verdade; porque
não falará de si mesmo, mas
dirá tudo o que tiver ouvido,
e vos anunciará o que há
de vir." (João 16:13)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Bíblia Diz...

"Eu neles, e tu em mim, para que eles
sejam perfeitos em unidade, e para
que o mundo conheça que tu me enviaste,
e que os tens amado a eles como me tens
amado também." (João 17:23)

domingo, 23 de junho de 2013

Tribuna Livre

O Planalto é o grande perdedor.
O PT deu um tiro no pé ao apostar
na Copa como desvio de atenção
do povo para as mazelas do seu governo.
Apesar do falso apoio às manifestações,
Dilma não escapou das vaias e protestos.”
(Manoel Afonso)

Artigo: (Entrevista) Sílvio Santos - A/01330

Silvio Santos e o Judaísmo


O jornalista Joelmir Tavares conseguiu arrancar importantes informações do apresentador Sílvio Santos, 82, que de modo muito espontâneo, nada escondeu na entrevista em suas três etapas, inclusive sobre as suas convicções espirituais com base no Judaísmo. Em princípio, a reportagem teve a intenção de abordar o lado profissional do “Homem do Baú” sobre os 50 anos de seu Programa no ar.
De início, a relutância de Silvio Santos: “Ah, mas eu não faço isso. Não faço matéria, não me preocupo com isso, não. É uma filosofia minha. Não vejo nada de extraordinário na minha profissão. É como outra qualquer, não tem essas fidalguias.” Sobre a pesquisa que o aponta como “a cara de São Paulo”, ele disse: “Eu não vou dizer a você que não. Mas o tratamento que eu gosto que me dêem é o mesmo dado a um médico, a um advogado, à pessoa que tem uma profissão comum.” Nega ser um artista, ao afirmar: “não, eu sempre me vi como produto, um produto meu. Sou um bom vendedor. Agora, eu não mereço. Tenho de ter um tratamento como outro vendedor que vende geladeira ou aparelho de TV. Sou um vendedor que usa a eletrônica para vender seus produtos, artistas, programas. Artista é quem dança, canta, sapateia, conta piada.” E nega as  qualidades de artista que possui.

Os Protestos: informa que viu na televisão e na Folha. Contesta e diz: “ Eles não têm objetivo; deviam ter um objetivo, deviam pedir alguma coisa.” Alguma reivindicação, como: nós estamos fazendo esse protesto para poder ter uma lei contra os menores de idade que cometem crimes." Ou: "Estamos fazendo esse protesto para, pelo menos ver se os mensaleiros sejam punidos."

Jequiti e Baú da Felicidade: a Jequiti virou um negócio. O Baú foram 50 anos, só terminou porque o crediário está muito barato. Agora, a Jequiti, se continuar progredindo, ela vai chegar a ser uma boa empresa. Sobre a sua vida particular, diz que não pensa em aposentadoria, embora admita que um dia terá de se aposentar, mas não sabe quando. Sílvio reconhece que suas condições físicas não permitem fazer o Programa por muito tempo ainda.

Nova etapa da entrevista e o apresentador Sílvio Santos fala sobre a filha Patrícia Abravanel, sempre presente nas colunas sociais dos jornais. Informa que “ela está indo bem, melhor do que eu esperava.” Sobre a saúde financeira do SBT, ele confirma positivamente e questiona a Record,  que está faturando os tubos. Afirma: “A Record está perdendo um dinheirão, porque está administrando mal. Está jogando dinheiro fora. Mas a gente nunca sabe exatamente a situação da Record, porque lá não tem necessidade de dinheiro.”  E, por fim, satiriza: “A Globo é a principal emissora do Brasil. Ganha muito dinheiro. As outras vivem.”
Sobre Gugu Liberato, comenta: “A porta do SBT E está aberta para ele. Somos uma casa de negócios. Nós não temos esse negócio de saiu, não pode voltar. Todo mundo pode entrar e todo mundo pode sair, dependendo da negociação.”  Ainda: “Se ele topar, ele pode ser sócio. A gente pode fazer um outro acordo qualquer. Contanto que ele ganhe dinheiro e nós ganhemos dinheiro, não tem problema.”

Horários para Igrejas: foi enfático “Eu não vendo horário religioso. É contra o meu princípio. Judeu não deve alugar a televisão para os outros. Você não sabe que os judeus perderam tudo quando deixaram outras religiões entrarem em Israel? A história é essa. No dia em que os judeus começaram a deixar que outros deuses fossem homenageados em Israel, os babilônios foram lá e tiraram o Templo e jogaram os Judeus para fora. O judeu não pode deixar que na casa dele tenha outra religião. É por isso que não deixo nenhuma religião entrar no SBT.” Questionado sobre a fé evangélica da esposa Íris e das filhas, ele declarou: “... onde eu mando, não deixo nenhuma religião entrar. Nós não temos nenhum programa judaico, não é? Nem católico nem evangélico nem budista.”

 

Pensamento - VII. CXLVI - 7146

"Até mesmo os erros às vezes
servem para alguma coisa,
geralmente para se evitar
outros erros." (G. W. Leibniz)

Pensamento - VII.CXLV - 7145

"O macio é mais forte do que o duro.
A água, mais forte do que a rocha.
O amor, mais forte do que a violência."
 (Hermann Hesse)

Saúde Pública

Saúde Pública em Declínio

Sobre a saúde pública há uma cegueira generalizada da sociedade. Crianças morrem ao receber vaselina ou café no lugar de soro, mulher permanece com um pedaço de faca no corpo por 37 anos, um homem foi operar uma verruga e saiu do hospital operado de vasectomia e nada disso gera uma indignação organizada da sociedade que force as autoridades a tomarem medidas drásticas e que haja uma melhoria reconhecida e vivenciada pelas pessoas.

Insatisfação Popular

A Causa da Insatisfação Popular

Causa repugnância à maioria dos brasileiros conscientes que haja tanto dinheiro investido em estádios de futebol espetaculares e inúmeras obras acessórias em função dessas competições, enquanto as escolas, os hospitais, a segurança publica, os transportes públicos permanecem fora das prioridades governamentais, em estado de deterioração e falência, ao mesmo tempo em que a inflação aumenta e o custo de vida foge do alcance do poder aquisitivo da maior parte da população brasileira.

Pensamento - VII.CXLIV - 7144

"Se unidos já temos dificuldades,
desunidos estaremos pior. O ideal
é deixar o passado onde deve
estar, ou seja, na História." (Gelio Fregapani)

As Manifestações

O Perfil das Manifestações

O contraste dos investimentos bilionários do governo para a Copa do Mundo da FIFA em 2014 e para as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro e a situação calamitosa em que se encontram os principais serviços públicos e a falta de infraestrutura num país que tem uma das mais altas cargas tributárias do planeta, tem sido o motor dessas manifestações de insatisfação social.

Mitologia Indígerna

São Tomé ou Sumé

O mito Sumé é um enigma que abrange todo o Continente Americano. Possui muitos nomes: Sumé, Xumé, Pai Abara entre nossos índios, Quetzalcoatl na América do Norte, Sommay entre os Caribas; no Haiti era Zemi, na América Central era Zamima, e muitos outros, mas a figura é sempre a mesma, homem branco, longa barba, portando uma “borduna trovejante”, surgia das águas para mostrar aos nativos como construir casas, a se organizar, a cultivar frutas, verduras e legumes e outras técnicas. Na minha breve passagem por São Gabriel da Cachoeira, AM, em dezembro de 2009, visitei o Morro da Fortaleza onde, dizem os nativos, estariam gravadas as pegadas do mítico profeta andarilho.

Artigo: Comunicação Eficaz - A/01329

Comunicação eficaz é aquela
que é compreendida

A energia do fóton exprime-se através da frequência angular w=2p f, em vez de frequência f. Neste caso, em vez da grandeza h, usa-se, como coeficiente de proporcionalidade, a grandeza h, cujo valor numérico se calcula por uma fórmula. Você compreendeu essa mensagem?

Somente um estudante aplicado da física poderia entendê-la. É comum sentirmos – diante de um palestrante ou de uma leitura de uma obra – não ter “captado” uma parte relevante do conteúdo transmitido. Faltam-nos conteúdos, informações e experiências; estamos com baixo repertório naquele campo do conhecimento. 

Não faltam comunicadores bem-intencionados no mundo. São milhares de cientistas, radialistas, jornalistas, vendedores, diretores, professores, executivos, estagiários e outros profissionais que tentam passar o seu recado no dia a dia e não são compreendidos por grande parte de seus interlocutores. Por que isso acontece?

O grande erro de quem se comunica é ignorar o repertório cultural e mental do ouvinte a qual se dirige. Uma boa comunicação começa respondendo às seguintes perguntas: qual é o perfil sociocultural dos meus ouvintes; que palavras compõem o vocabulário cotidiano dos destinatários; que estímulos os deixarão motivados e que abordagens são compatíveis com seu grau de inteligência intelectual e emocional a fim de que decodifiquem o que se quer transmitir.

O mundo corporativo ignora o fato. É comum observarmos diretores de empresas se dirigirem ao “chão de fábrica” com termos muito técnicos e gerenciais à moda de Harvard, esquecendo que, geralmente, o “peão” possui um repertório simples e popular, por conta do pouco contato que tem com as leituras especializadas. O resultado é um sério gap de comunicação que cria desconexão entre a alta gerência e os colaboradores operacionais.

A linguagem adequada é aquela que está alinhada ao repertório cultural dos receptores. O mérito de programas populares da TV, como o Fantástico, que está no ar desde 1973, é a capacidade de poder falar uma linguagem básica que pode ser compreendida por qualquer brasileiro, do extremo norte do país ao Chuí, dialogando simultaneamente com o executivo de São Paulo e o cidadão ribeirinho da Amazônia.

Então vai a dica: todas as vezes que for enviar uma mensagem a alguém, analise o perfil da pessoa que receberá sua mensagem. Verifique as palavras que utilizará e o vocabulário empregado.  O comunicador que desprezar esses passos, não estará dialogando, mas atuando em um verdadeiro monólogo. Fim da mensagem.

(Marcos Gross é mestre em Gestão de Comunicação e autor do livro “Dicas práticas de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios”, da Trevisan Editora)

 

A Bíblia Diz...

"Se vós estiverdes em mim,
e as minhas palavras estiverem
em vós, pedireis tudo o que quiserdes,
e vos será feito." (João 15:7)

sábado, 22 de junho de 2013

Artigo: A Evolução das Manifestações - A/01328

A Evolução das Manifestações:
a Previsão Impossível


As manifestações populares, inicialmente planejadas e incitadas pelos partidos de extrema esquerda, levaram às ruas multidões de brasileiros realmente preocupados com os desmandos de toda a ordem perpetrados pela companheirada e seus asseclas cooptados por inúmeros cargos públicos criados para favorecê-los em um dos 40 Ministérios Petralhas.
Como a maioria dos movimentos este se iniciou com uma justa reivindicação que mobilizou inicialmente apenas a classe média que precisava pagar a conta do aumento das passagens e não a classe trabalhadora como pretendiam seus artífices. A PEC 37, demarcações de terras indígenas, corrupção, falta de investimentos na educação e saúde e uma série de outras demandas foram sendo incorporadas às manifestações tornando o protesto bastante difuso e de resultados pouco promissores. O que observamos hoje é que o país tornou-se refém de um movimento que embora se auto-defina como pacífico vem causando uma série de transtornos para todos e um alto custo para o país.

Inúmeros analistas se pronunciaram a respeito desta mobilização das massas que foi capaz de relegar a um segundo plano, na mídia nacional e internacional, a Copa das Confederações da FIFA. O comentário de um deles, em especial, chamou minha a atenção pela lucidez e consistência de argumentos, o de meu caro amigo e mestre Gelio Fregapani que repercuto a seguir.

A Psicologia das Multidões
Gelio Fregapani, Comentário 170 de 22 de junho de 2013

É bonito ver uma multidão empolgada. Há uma sensação de união, da luta por um ideal, de onipotência, mas nunca se sabe o rumo que ela vai tomar. A psicologia das multidões foi estudada por Gustave Le Bom, que nos legou preciosos conhecimentos, úteis para quem pensa que um dia poderá ter que conduzir ou controlar alguma. Ensina ele: “Uma massa é como um selvagem; não está preparada para admitir que algo possa ficar entre seu desejo e a realização deste desejo. Ela forma um único ser e fica sujeita à lei de unidade mental das massas. As personalidades individuais desaparecem e o mais eminente dos homens dificilmente supera o padrão dos indivíduos mais ordinários. Ela não pode realizar atos que demandem elevado grau de inteligência. Numa multidão ensandecida é a estupidez, não a inteligência, que é acumulada. O sentimento de responsabilidade que controla os indivíduos desaparece completamente. Todo sentimento e ato são contagiosos. O homem desce diversos degraus na escada da civilização. Isoladamente, ele pode ser um indivíduo; na massa, ele é um bárbaro, isto é, uma criatura agindo por instinto. A multidão não constrói. Só tem força para destruir”.
Quando Le Bom descreveu a multidão, a sociologia científica (não ideológica) ainda não tinha identificado o estereótipo das ações das classes sociais, considerava-se que nas multidões predominariam os elementos da classe dos excluídos, cuja tradicional imprevidência e irresponsabilidade os conduziriam a destruir tudo. Quando predominam indivíduos de classe média pode haver alguma diferença no comportamento.

Apesar disto presenciamos a baderna em vários locais do País. Quebram prédios. Prejudicam o trânsito. Atacam a Polícia para obrigá-la a revidar. Já era de se esperar que numa multidão houvesse baderneiros e ladrões, mas quando foram presos vários baderneiros declararam que receberam dinheiro para criar desordem. Verificou-se que alguns outros trabalhavam no próprio palácio do Governo, indicando que alguma facção governamental pode estar envolvida na criação e organização dos presentes movimentos.

 Como Teria Começado
O primeiro a convocar uma “manifestação” teria sido o Zé Dirceu. Depois tivemos os “esculachos”, organizados pelos esquerdistas radicais, que não foram adiante por falta de apoio popular. As manifestações que estamos presenciando teriam sido montadas e organizadas nos centros acadêmicos controlados por movimentos ideológicos de extrema esquerda, principalmente nos diretórios das Faculdades de Filosofia. Na orientação esquerdista certamente providenciaram para que não fosse uma manifestação totalmente pacífica.

Foi fácil sentir as digitais do grupo organizador; A especialidade número um das esquerdas radicais é incitar as massas O pretexto para as manifestações foi incoerente e inconsistente e não mobilizou as classes trabalhadoras, pois trabalhadores recebem vale transporte, mas foi suficiente para juntar universitários indignados com a corrupção e a politicagem. Entediados com a vida fácil, mas cheios de vigor, agarraram a oportunidade de romper com a covardia oficial (do não reaja) e sair em busca de um “Santo Graal”.
 Evolução

A verdade é que nem tudo saiu como foi planejada, a garotada de classe média conteve em parte a violência da multidão e repudiou os provocadores. O movimento tomou vulto surpreendente por causa da insatisfação geral e essa insatisfação fez com que as reivindicações fugissem do controle de seus organizadores. Os partidos políticos tem sido rejeitados, principalmente os esquerdistas radicais que pretendiam conduzi-lo em favor de seus ideais e aparece uma possibilidade de forçar a solução de alguns dos problemas nacionais. Entretanto, os grandes problemas nacionais só foram citados de forma difusa, até por ignorância dos manifestantes e certamente não serão tratados prioritariamente fala-se muito contra a corrupção, mas sem objetividade. Quase não se toca na perigosa questão indígena e ás vezes defende-se romanticamente posições prejudiciais ao País como a defesa exagerada do meio ambiente.
Final, a Quem as Manifestações Beneficiam?

Bem, “quid prodest”? Quem ganha ou pensou ganhar com isto? Poucas dúvidas restam que o grupo sindicalista do PT (leia-se Zé Dirceu), desejoso de derrubar a Dilma esteve na liderança, secundado pelo PSOL, PSTU e outros radicais, claro, contando com a colaboração de vários “companheiros de viagem” A extrema esquerda soube sempre espalhar ódio entre diferentes grupos e jogar uns contra os outros. Desta vez conseguiu mobilizar contra a ordem vigente uma sociedade indignada, mas sem saber direito para onde apontar suas armas. Cansada da política, dos partidos, do Congresso, dos abusos do poder, as pessoas saem às ruas com a sensação de que é preciso “fazer algo”, mas não sabem ao certo o que ou como fazer.
Apesar dos esquerdistas, até agora, terem falhado em conduzir o movimento para os ideais deles, pode ser que ainda consigam, por serem os únicos organizados. Até agora tem sido um tiro no pé, pois estão sendo os mais prejudicados. A tática da reação governamental está dando certo: pouca intervenção e as imagens de vandalismo criam uma má vontade para com os vândalos e permitem uma reação forte quando ficar insuportável. Este filme viveu-se antes de 1964, também comandado por uma esquerda cega e violenta. Por sorte, naquela época, a classe média foi às ruas com o apoio das Forças Armadas e inverteu a situação.

Até agora só se vê prejuízos; o custo das depredações alcançará a dezenas de milhões e o prejuízo nas quebras de negócios e do turismo passará de um bilhão. A esquerda gritona ficará reduzida ao seu real tamanho, ou seja, à insignificância, o Governo ficará diminuído e os políticos serão hostilizados onde quer que apareçam, mas não mudarão de índole. O País perderá força e credibilidade e o sistema financeiro internacional certamente se aproveitará da ocasião.
O Futuro Incerto

Desta vez ainda não se sabe o rumo que tomará pode ser que as manifestações se extingam naturalmente tendo apenas dado um susto nos políticos, assim como podem forçar a solução de alguns atos de corrupção ou ainda tomar tal vulto que obrigue a intervenção autônoma das Forças Armadas. Isto dependerá muito da comunicação, na mídia e na internet. Em qualquer caso o prejuízo para o País já foi evidente. O melhor que poderia ainda acontecer seria marcar o início da substituição da corrupta Democracia Representativa pela Democracia Direta, aproveitando as facilidades da internet.

Que Deus Proteja o nosso País!

(Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 23 de junho de 2013)

 

 

 

Artigo: Projeção Astral - A/01327

A Projeção Psíquica é Possível ao Iniciado


É muito evidente que a Projeção Psíquica é uma faculdade que requer uma preparação que pode exigir meses ou mesmo muitos anos de trabalho e experimentos. É sempre possível aprender a se desdobrar, ou fazer viagem astral em alguns dias, mediante o estudo de certos cursos transmitidos por experientes mestres.
Ninguém se torna um atleta de uma hora para outra, ou simplesmente por analogia, por intensivo que seja o treino para a tarefa proposta. Na verdade, é preciso  tempo para desenvolver  as qualidades físicas e psicológicas correspondentes para se alcançar o nível desejado. Então, é necessário que o Buscador exerça sobremodo a prudência nesse campo, evitando assim, ser enganado por pessoas inescrupulosas que tentam ensinar técnicas de maneira equivocada.

A Projeção Psíquica não apresenta absolutamente nenhum perigo a quem quer que seja, podendo ser abordada sem o menor risco. Ela baseia-se em conhecimento preciso das leis em jogo e de seus efeitos produzidos, sendo este conhecimento fruto de uma longa experiência de quem a exerce. A técnica em si não provoca um estado subconsciente ou hipnótico, mas permite projetar o corpo psíquico para fora do corpo físico, o que constitui a base de um verdadeiro desdobramento.

A Projeção Psíquica aproveita o influxo espiritual que é permanentemente gerado por uma Egrégora Especial. Noutras palavras, ela se situa num plano de consciência que está em perfeita harmonia com as mais positivas forças cósmicas. Ela não pode, jamais, ter nenhum efeito negativo na pessoa, em momento algum durante a sua execução. A pior coisa que pode acontecer é quando o Buscador não conseguir se projetar, gerando daí uma ligeira frustração.

No entanto, mesmo diante de pequenos obstáculos, nenhum Buscador Sincero deve recuar desse propósito, e assim, deve ele abordar essa prática com o máximo de confiança, como já o fizeram muitos membros de Hierarquias Místicas, os que alcançaram este Grau pelos estudos da Metafísica e outros conhecimentos análogos.

É, portanto, necessário entendermos que todos possuímos um corpo psíquico e que podemos projetar para forma de nosso corpo físico. Quando dominamos a matéria, podemos nos deslocar psiquicamente para lugares muito afastados de onde nos encontramos fisicamente, percebendo com plena consciência o que acontece naquele momento. É justamente esse processo místico que explica o Dom da Ubiquidade atribuído aos Grandes Iniciados. Esse Dom nunca pode ser usado para fins malévolos; não se deve fazer nenhum mal a ninguém, pois não esse o objetivo da Projeção Astral.

Quando estivermos aptos nesta prática, teremos revelações surpreendentes, com a regeneração de todo o nosso Ser, às vezes acompanhada de impressões místicas marcantes, como um grande sentimento de Paz Profunda. Podemos também obter a percepção psíquica de um Mestre Cósmico, de um Iniciado de Alto Nível, ou de Figura Proeminente que poderia estar se empenhando na realização de um Serviço para nos ajudar.


Espiritualidade: No Cenáculo ou Festa da Alma

Festa da Alma

Um dos mentores espirituais, Henri Nouwen, disse que ministério significa ver e tornar visível a presença de Deus. Jesus vivia em constante consciência da Presença de Deus e fomentava o mesmo nos Seus seguidores. Ele fez mais do que isso: tornou visível a invisível Presença de Deus através de atos de serviço e de grupos de pessoas que começaram a mostrar ao mundo como é o Amor de Deus.
Em nome de Jesus, procura-se fazer o mesmo através da publicação “No Cenáculo”, ajudando as pessoas a criar um espaço onde a vida de Deus em nós possa ser nutrida. Ao longo dos anos, este Ministério tem produzido uma “festa da alma” para o povo de Deus – um fluxo de revistas e livros para a vida espiritual que fomentam a oração e o crescimento espiritual, e programas nos quais o Amor de Deus torna-se tangível e visível. Um dos frutos dessa festa é a comunhão espiritual com milhões de pessoas ao redor do mundo, cujos espíritos se encontram diariamente numa hora de devoção. Esta linda comunhão é difícil de ser vista, mas torna-se uma realidade visível nos encontros que são promovidos.

Um grande encontro do No Cenáculo – “soul feast” [festa da alma] – reúne pessoas que buscam uma formação mais profunda em Jesus e uma vida espiritual mais vital. Todos os anos, em meados do mês de Julho, centenas de pessoas reúnem-se nas margens de um lago na Carolina do Norte (EUA) durante cinco dias de aprendizagem, culto, pregação e oração silenciosa e em grupos. Indivíduos, famílias e grupos religiosos vêm celebrar a graça de Deus, estudar um tema espiritual e experimentar mais profundamente a vida abundante que Deus pode dar através do Mestre Jesus.
Busque compreender e torne visível, nos seus encontros diários, de uma maneira diferente, o Amor Invisível de Deus. Tente escutar, ouça e então escute a inaudível palavra de Deus. (No Cenáculo, publicação Metodista de Portuga, com adaptação)

 

 

A Bíblia Diz...

"Com minha alma te desejei de noite,
e com o meu espírito, que está dentro
de mim, madrugarei a buscar-te; porque,
havendo os teus juízos na terra,
os moradores do mundo aprendem
justiça." (Isaías 26:9)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sabedoria Popular

Há duas formas para viver sua vida:
uma é acreditar que não existe milagre;.
 a outra é acreditar que todas as coisas

são um milagre.

Aniversário de Júnias - Rancho Caroline


O "Níver" da Professora Júnias

Na presença de amigos e familiares, a Professora Júnias comemorou
o seu aniversário em grande estilo. Ela nasceu a 15 de junho de 1973
e a festa aconteceu no dia 16 no Rancho Caroline, em Mundo Novo.

A Bíblia Diz...

"Irmãos, quanto a mim, não julgo
que o haja alcançado; mas uma coisa
faço, e é que, esquecendo-me das coisas
que atrás ficam, e avançando para as que
estão diante de mim, prossigo para o alvo,
pelo prêmio da soberana vocação
de Deus em Jesus." (Filipenses 3:13-14)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pensamento - VII.CXLIII - 7143

"O descontentamento é o primeiro
passo na evolução de um homem
ou de uma nação." (Oscar Wilde)

Iguatemi - Zé Roberto



Contrariando a matéria injusta e pretensiosa publicada
no Jornal O Liberal, o prefeito de Iguatemi, Zé Roberto
e sua vice Dra. Rose entregam um certificado
de reconhecimento público para a aluna Luana Alonso
da Escola MAP de Iguatemi que foi selecionada para estampar
as capas dos cadernos de desenho do Governo do Estado.
O diretor Valcir esteve presente na ocasião. Valorização
e reconhecimento do talento dos estudantes iguatemienses.
Parabéns pela conquista!...

 

Pensamento - VII.CXLII - 7142


"A captação de energias é um fato,
mesmo para aqueles que não acreditam
nelas." (Zíbia Gasparetto)

Pensamento - VII.CXLI - 7141

"Vale mais fazer e arrepender-se,
que não fazer e arrepender-se"
(Nicolau Maquiavel)

A Bíblia Diz...

"Ainda tenho outras ovelhas que não são
deste aprisco; também me convém agregar
estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá
um rebanho e um Pastor." (João 10:16)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Misticismo

Ação de Constantino


Constantino é suposto ter uma visão quando olhava para o sol que se punha. As letras gregas XP 'Chi-Rho', as primeiras duas letras de 'Cristo' entrelaçadas com uma cruz apareceram-lhe enfeitando o sol, juntamente com a inscrição 'In Hoc Signo Vinces' Latim para 'Sob este signo vencerás'. Constantino, que era pagão na altura, apesar de sua mãe ter sido com grande probabilidade cristã, colocou um símbolo nos escudos dos seus soldados. Vencida a batalha, Constantino entrou em Roma, onde foi aclamado como o único Augusto Ocidental. Ele creditou a vitória na ponte Mílvia ao Deus dos Cristãos, e ordenou o fim de todas as perseguições nos seus domínios, um passo que ele já tinha tomado na Bretanha e na Gália em 306. Com o imperador como patrono, o Cristianismo, que já era muito comum no império, explodiu em popularidade. E foi assim que a Europa se tornou cristã.

Tribuna Livre

PENSAMENTO DO COLUNISTA. "Os Mestres da Realidade ainda nos encontram em sonhos para dizer que nunca perdemos o escudo de que precisamos contra as feras que querem nos tragar." (Jairo de Lima Alves)

PREFEITOS CASSADOS. O TRE já cassou o mandato de oito prefeitos em Mato Grosso do Sul. Bonito e Sidrolândia foram as primeiras cidades a realizarem eleições suplementares. No dia 7 de julho, outros quatro municípios: Jardim, Caracol, Figueirão e Bela Vista também terão eleições suplementares. Em Miranda e Porto Murtinho os prefeitos foram cassados, mas os candidatos que ficaram em segundo lugar assumiram. Também há previsão de novas eleições em Aquidauana.  Em Mundo Novo, o prefeito Humberto Amaducci teve as contas aprovadas com ressalvas, enquanto sete vereadores enfrentam problemas diversos, aguardando julgamento da Justiça Eleitoral.

CAFÉ DE LUXO. Enquanto a fome grassa em muitos lugares, os senhores vereadores de Campo Grande são muito bem alimentados, a começar pelo luxuoso Café da Manhã, que deixa todo mundo com água na boca. os parlamentares continuam com um modesto “breakfast”, regados a água de coco, iogurte, granola, frutas, salgados, suco, salada de frutas, bolo caseiro com cobertura, café expresso, capuccino, refrigerante, pão recheado, pão de centeio, queijo, tortas doces e salgadas e cuca. Muitas justificativas têm sido dadas à Imprensa sobre a “merenda” servida aos legisladores, mas o assunto continua nas ruas da Capital. Por último, às vésperas das manifestações, a direção da Casa disse que o tal Café de Luxo seria suspenso para evitar mais tumulto.


GOLPE NA POLÍTICA. Numa ponta Marina Silva já superou as 500 mil assinaturas para viabilizar o seu novo partido - ‘Rede Sustentabilidade’. Na outra ponta, o STF sinaliza o sim ao andamento do projeto de lei no Senado inibindo a criação de partidos. A matéria é delicada, de alta indagação, envolve aspectos interessantes sobre a independência dos poderes. Marina Silva, com 15% nas pesquisas, está saindo como vítima, podendo levar a sucessão presidencial para o 2º turno.

SOBRE OS PROTESTOS. As manifestações têm as suas vantagens, podendo deixar em estado de alerta os políticos trapaceiros destes brasis. O povo brasileiro aos poucos começa a tomar consciência da situação caótica reinante em muitos pontos do País, no tocante à corrupção, que cresce a cada dia, além de tantos problemas da sociedade civil, como a perversa carga tributária e custos abusivos das tarifas públicas.

QUESTÃO INDÍGENA. É preciso levar em conta que a Nação Indígena é injustiçada, pois os índios são os verdadeiros donos da Terra. Deveria, sim, haver uma distribuição justa, onde todos pudessem sair ganhando, tanto índios quanto brancos. Mas os homens não se entendem e cada vez mais a ganância aumenta entre os poderosos. No entanto, a culpa continua sendo do governo central que não é competente para estabelecer o diálogo entre as partes envolvidas no conflito.

A BÍBLIA DIZ... "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: não te deixarei, nem te desampararei. E assim, com confiança ousemos dizer:  o Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem." (Hebreus 13:5-6).