sábado, 31 de março de 2012

Pensamento - VCCLXIII - 5263

"Amar não é apoderar-se do outro
para completar-se, mas dar-se ao outro
para completá-lo." (Lao-Tsé)

Sabedoria Popular

Passarinho que acompanha morcego
dorme de cabeça para baixo.

Pensamento - VCCLXII - 5262

"O aumento da sabedoria pode ser medido com exatidão
pela diminuição do mau humor." (Friedrich Nietzsche)

Pensamento - VCCLXI - 5261

"É difícil acreditar que um homem está
dizendo a verdade quando você sabe
que mentiria se estivesse no lugar dele."
 (Henry Louis Mencken)

Pensamento - VCCLX - 5260

"O homem só envelhece quando
nele os lamentos substituem
os sonhos." (John Berry)

Pensamento - VCCLIX - 5259

"O primeiro dentre tantos critérios
que o Homem precisa adotar é não
deixar se levar pela leviandade
dos que o cercam em primeiro plano."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLVIII - 5258

"Não importa quão limitado possa parecer o começo: aquilo
que é bem feito uma vez está feito para sempre." (Henry Thoreau)

Pensamento - VCCLVII - 5257

"Ordem e simplificação são os primeiros passos
para o domínio de qualquer coisa." (Thomas Mann)

Mensagem Profética

Profecia para Adriano

Fazendo parte de um novo sistema, Adriano tem 28 anos de idade. Tem vontade de fazer vendas e começa a produzir os primeiros frutos, com início no mês de fevereiro. É desprovido de bens de consumo e de outros privilégios, mas se tiver persistência e lealdade aos princípios, vencerá etapas significativas. É necessário adotar alguns critérios. O primeiro deles é não deixar se levar pela leviandade dos que o cercam em primeiro plano. A partir daí, seguir os passos de antigos discípulos, que encontram-se em patamares superiores porque seguem orientações no dia-a-dia. Se exercitar o trabalho de vendas, em pouco tempo, quem sabe em menos de três anos, Adriano conquistará espaços consideráveis no mundo dos negócios, com aquisição de bens de consumo, e muito mais que isso, o Habitat para a sua Família. Mantendo a firneza e com a prática do bem e da honestidade, ele será um Vencedor, sem jamais reclamar das agruras da vida.

Umuarama, 31 de março de 2012

Jairo de Lima Alves, FRC

Sabedoria Popular

Os ventos que às vezes tiram algo que amamos,
são os mesmos que trazem algo que aprendemos
a amar. Nunca devemos chorar pelo que
nos foi tirado, e sim aprender a amar o que
nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente
nosso, nunca se vai para sempre.

Mensagem do Escritor - M/01571

Águas de Março


O tema indica abundância porque é no mês de março que tem início o outono, que é de fartura. Águas de Março, importante assunto para todos os que crêm em Vida Abundante. Nesse período quando a chuva costuma ser torrente, quando os frutos são abundantes e quando a Natureza fica em festa permanente, o Ser Humano também tem motivo de sobra para se alegrar. As Águas de Março dão a todos nós um novo alento e muito mais Força para Viver. Coisas boas acontecem durante todo esse tempo, e para os que sabem aproveitar a oportunidade, as transformações começam a ser sentidas, e assim, os ânimos são redobrados. As Águas de Março contribuem para as tomadas de decisão, quando novos planos são fomentados por todos os que acreditam num Novo Amanhecer. Ninguém pode prescindir de todos os favores que esta rica estação proporciona, porque a Divindade assim o quer. (310312)

A Hora do Planeta em MS


A nossa adesão

Como sempre faz, a nossa família está em viagem, e desta forma, participa direta e integralmente da ideia, deixando todas as luzes apagadas. Isso acontece não apenas durante uma hora do dia 31 de março, mas elas permanecerão apagadas por mais tempo. As nossas viagens são constantes, e como a casa fica fechada, é total a contribuição de nossa família a esta iniciativa louvável da Enersul.

A Hora do Planeta:
Empresa de Energia Elétrica
dá exemplo no Estado de
Mato Grosso do Sul

O empenho para esta causa mundial será demonstrado por toda a força de trabalho da maior empresa de Mato Grosso do Sul neste sábado, 31 de março, um dia em que, cidades, estados e até países inteiros vão apagar suas luzes por cerca de 60 minutos, das 20h30 às 21h30. Os quase três mil profissionais são da Enersul que, numa iniciativa de exemplo no setor elétrico mundial, sensibilizou cada um a desligar as luzes de suas casas e dar mais energia ao movimento internacional Hora do Planeta. A motivação foi feita por campanha de comunicação e disseminada, também, em reuniões de trabalho e dentro de eventos técnicos, como o Seminário sobre Smart Grid (Redes Inteligentes que vão otimizar o uso da energia no futuro). Com esse ato simbólico, a Concessionária e seus colaboradores efetivamente reforçam as ações voltadas para a proteção do planeta em combate ao aquecimento global. Hoje, em Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande participa deste movimento, desligando os monumentos Obelisco, o Relógio do centro da cidade e a fachada da Morada dos Baís. 

A Hora do Planeta foi criada em 2007 pela WWF - “Fundo Mundial para a Natureza”, com objetivo de mobilizar a sociedade em todos os continentes a refletir para adquirir novos hábitos que diminuam problemas ambientais que possam causar impactos na camada de ozônio que tem a função de manter a temperatura da Terra. 

Uma das preocupações que fundamentaram a criação deste movimento é a emissão de gás carbônico originário da queima de combustíveis para a geração de energia elétrica. Embora a matriz energética predominante no Brasil e, consequentemente, no nosso Estado seja hidrelétrica, a Enersul, há muitos anos, desenvolve projetos, programas e ações destinados a reforçar, cada vez mais nas pessoas atendidas em sua área de concessão, a conscientização pelo uso sustentável da energia elétrica. Basta observar, por exemplo, os resultados da Eficiência Energética que já substituiu, em comunidades de baixa renda, quase 150 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes que consomem menos energia, entregou 12.300 geladeiras modernas e eficientes em troca do mesmo número de geladeiras antigas que, além de gastar até sete vez mais energia, continham no seu sistema de refrigeração o CFC, um gás altamente nocivo à camada de ozônio. Além disso, nesse mesmo período, a Concessionária deu uma importante contribuição para a qualidade do ar, distribuindo mais de 90 mil mudas de árvores nativas, contemplando a vegetação que predomina em sua área de atendimento: o cerrado do centro-oeste brasileiro. Tudo isso demonstra a preocupação de uma empresa que, orientada pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, acredita que todos, unidos pela mesma causa, podem preservar e proporcionar a melhoria das condições de vida no futuro do planeta.    

Histórico

Conforme dados extraídos do site da WWF, no primeiro ano, apenas a cidade de Sydney, na Austrália, participou da Hora do Planeta. Já em 2008, o movimento contou com o envolvimento de 50 milhões de pessoas de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente, apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Em 2009, foi a vez de 88 países revelarem a adesão de 3.922 cidades, sendo uma delas Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Em 2010, chegou-se a 128 países e, no ano passado, conquistou a adesão de 135 nações distribuídas pela Ásia da região do Pacífico, África, Europa e Américas.



A Bíblia Diz...

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6:51)

sexta-feira, 30 de março de 2012

CNJ versus TJMS

TJMS na Mira do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil expliquem por que não apresentaram proposta na licitação para administrar o dinheiro de depósitos judicias do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.  É o enfoque da Coluna Radar Online do site da revista Veja. "Apesar de questionar os bancos, a suspeita maior do CNJ recai sobre o edital produzido pelo Tribunal. O montante a ser administrado não é dos menores, gira na casa dos 300 milhões de reais", escreveu o jornalista Lauro Jardim. Pelo jeito, os Magistrados do Estado Tupiniquim estão imitando muito bem a classe política, com os seus atos corruptíveis.

Pensamento - VCCLVI - 5256

"A Missao Mística precisa ser cumprida entre
os Homens de Boa Vontade." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLV - 5255

"São milhares de nomes e funções
que o Homem possui em seu corpo físico,
representando um mistério indecifrável
até mesmo para os mais entendidos na
Ciência de Hipócrates." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLIV - 5254

"No campo da simbologia o Ser Humano precisa mesmo é de mudança radical na maneira de pensar e de agir, e deste modo acontece a Alquimia Espiritual." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLIII - 5253

"Quando pensamos que estamos muito bem
e com a felicidade batendo à nossa porta,
surgem alguns dissabores e até infortúnios."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLII - 5252

"Quando nascemos, o nosso Ser passa a ser tão perfeito
que se transforma em Personalidade-Alma, a Essência
Suprema da Vida Humana." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCLI - 5251

"Ninguém entende, mas o beija-flor,
esse pequenino ser, é o responsável
por feitos memoráveis que deixam
a Natureza em Festa." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCL - 5250

"Sem dúvida, homens existem que não tomam atitude nos momentos decisivos da vida, nem mesmo quando
o seu semelhante esteja em grande necessidade."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCXLIX - 5249

"Seja na escassez ou na fartura, a vida deve ser conduzida
com sobriedade e amor às Criaturas." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCXLVIII - 5248

"No Silêncio da Noite muitas coisas são criadas,
pois a quietude contribui para as mais perfeitas
criações que ficam armazenadas na mente humana."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCXLVII - 5247

        "Enquanto a humanidade adormece num sono
tranquilizador, outras multidões em todo o Planeta
buscam um Refúgio para a Alma e, não raras vezes
para o corpo cansado." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCXLVI - 5246

         "A experiência sublime que reside
no coração do místico não pode ser dita,
apenas se mostra." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCCXLV - 5245

"O mundo não passa de uma eterna gangorra,
onde tudo se alterna sem cessar." (Michel de Montaigne)

Pensamento - VCCXLIV - 5244

"Os tempos primitivos são líricos,
os tempos antigos são épicos,
os tempos modernos são
dramáticos." (Victor Hugo)

Pensamento - VCCXLIII - 5243

"Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa,
vou modificar aquilo que eu posso: o meu jeito de
olhar para ela." (Padre Fábio de Mello)

Mensagem do Escritor - M/01570

A Ética do Místico




A ética, em princípio, deve nortear todas as atividades do ser humano, notadamente quando o pensamento místico está presente em tudo o que ele realiza. O campo místico é aquele inefável que mostra aquilo que a linguagem não consegue exprimir. A ética e a religião estão intimamente ligadas ao místico, e é nele que o Homem encontra o sentido para a vida, onde as palavras não se tornam mais necessárias. A experiência sublime que reside no coração do místico não pode ser dita, apenas se mostra. E diante de tais questões deve-se manter o silêncio. Isso é fundamental para que a ética seja evidenciada em cada ato do Adepto da Senda Mística. (300312)

Artigo: Mudando Olhares - A/01135

Mudando olhares

Em conversa com uma pessoa muito querida, falávamos das dificuldades de relacionamento que possuímos, muitas vezes até com pessoas extremamente próximas, com o mesmo sangue, como pais e filhos, avós e netos, irmãos, primos e todos os outros tipos de consanguinidade e cunhados e cunhadas, que mesmo não possuindo o mesmo sangue um dia tornaram-se membros da nossa família ou entre amigos e amigas.

Soube da sua dificuldade com sua mãe, que mesmo quando se tornou avó de suas filhas não havia lhe acompanhado nos hospitais durante ou mesmo após seus partos, e não a tratava com o carinho que normalmente uma mãe dedica a uma filha ou netas e netos.

Tenho visto muitos casos de pais ou mães que demonstram claramente sua predileção por um filho ou uma filha em detrimento dos outros e eu mesmo, sempre sinto essa diferença por haver sido preterido. No caso dessa pessoa, era ainda pior, pois sua mãe não dedicava carinho e amor de mãe a nenhuma de suas filhas ou netos.

Normalmente é mais fácil conversarmos sobre nossos assuntos mais íntimos com pessoas estranhas ou recém- chegadas ao nosso círculo de amizades, evitando esses temas com os mais próximos, com que já temos menos tolerância e sempre, pensando que algum conflito poderá ocorrer, deixamos o assunto para outra ocasião.

Mesmo assim, após décadas de insatisfações, durante uma reunião familiar as filhas, agora já mães, reclamavam do tratamento recebido da mãe e tentavam entender o motivo desse comportamento quando uma delas se lembrou de sua avó materna, de como era dura no tratamento das pessoas e esse deveria ser o motivo principal, a mãe não sabia dar o que nunca havia recebido.

Apesar de guardarem profundas mágoas, resolveram alterar radicalmente seu relacionamento com ela, tomando desde atitudes mais simples, como abraços e beijos que entre eles nunca ocorria, a telefonemas diários e visitas constantes, enfim, dando-lhe todo o carinho que gostariam de haver recebido. A família passou então por uma transformação nunca imaginada pelas filhas, que hoje convivem com a mãe como sempre sonharam.

Quando nas relações não somos tratados como imaginamos que deveríamos ser, a tendência é nos afastarmos daquela pessoa sem procurar as origens de suas atitudes, como e onde nasceram, foram alimentadas, educadas, estudaram e uma enorme quantidade de variáveis que poderiam justificá-las.

Municiados dessas informações provavelmente teríamos muito mais facilidade em nos relacionarmos com outras pessoas, pois mais facilmente poderíamos entender muitas de suas atitudes e relevá-las, assim como muito provavelmente outros, na mesma condição, fariam conosco.

Em uma de suas citações, amplamente divulgadas o padre Fábio de Mello disse: "Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa, vou modificar aquilo que eu posso: o meu jeito de olhar para ela!".

De fato, a solução mais fácil para as mais diversas dificuldades de relacionamento depende da nossa maturidade e humildade, de darmos o primeiro passo em busca de uma melhoria, procurando ouvir, saber dos motivos e mostrando àquela pessoa que mesmo nunca tendo recebido, de você ela terá o que lhe faltou.

Em qualquer relacionamento, social, de amizade, familiar ou amoroso, incompreensões, faltas, acertos e erros poderão ocorrer, mas antes de julgarmos ou tomarmos decisões precipitadas, deveríamos refletir sobre a origem dos motivos que levaram ao acontecimento.

Além de não cobrarmos de uma pessoa o que ela não possui, devemos dar-lhe o que nunca teve.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

A Bíblia Diz...

"O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações. O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo." (Salmos 145:13-15)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mensagem do Escritor - M/01569

No Silêncio da Noite


A noite vem, quando nada mais pode ser feito. É uma expressão que traz um significado muito pessoal, pois é durante a noite que o repouso é absoluto para a grande maioria. Há, porém, os que preferem produzir nesta parte do dia, motivado pelo sentimento de solidão. Enquanto a humanidade adormece num sono tranquilizador,outras multidões em todo o Planeta buscam um Refúgio para a Alma e, não raras vezes para o corpo cansado. Quem não consegue conciliar as tarefas, deixando-as inacabadas, a solução é continuar a labuta quando tudo é silêncio. No Silêncio da Noite muitas coisas são criadas, pois a quietude contribui para as mais perfeitas criações que ficam armazenadas na mente humana. Rui Barbosa costumava dizer que é nesse período que surgem as "elocubrações" e muitas Obras são edificadas para a Evolução dos Seres Humanos. É, portanto, no Silêncio da Noite, que a inspiração vem, e então, constróem-se verdadeiros monumentos que ampliam o saber dos Humanos em toda a Terra. (290312)

Saúde em Campo Grande

Quem reclama da gestão dos médicos na Saúde
de Campo Grande,"vá pra Cu...ritiba"


Ao lado do colega de profissão e prefeito Nelsinho Trad, o governador André Puccinelli aproveitou a presença da imprensa em seu gabinete no ato de assinatura de repasse de R$ 1,5 milhão do governo, por meio do Detran, à obra do Hospital do Trauma de Campo Grande, para mandar seu recado a quem "vive reclamando" que o serviço municipal de saúde da cidade é precário depois de oito mandatos consecutivos de médicos na prefeitura, em referência aos dois.

BEM MELHOR QUE CURITIBA. André disse que desde que se elegeu prefeito “para cá”, a Capital, hoje com 800 mil habitantes, ganhou 10 unidades de saúde 24h. Em comparação, citou a Capital do vizinho Paraná que, com mais do que o dobro de moradores (1.750 milhão), tem metade, só cinco centros similares. "Quem reclama, que vá pra Cu...ritiba", frisou. O governador admitiu que sempre é preciso melhorar, mas salientou que dados do Ministério da Saúde colocam Mato Grosso do Sul e sua Capital dentre os cinco melhores serviços de saúde no ranking nacional. "E vamos continuar lutando para chegar ao primeiro lugar", afirmou o governador de Mato Grosso do Sul.

Gente Especial: Kaudi Filho

 Kaudi Filho fez uma visita à Redação deste Jornal, oportunidade em que falou sobre seu projeto como pré-candidato à Câmara de Mundo Novo. Acompanhado do pai Kalid Mahmoud Nage, fez um breve relato sobre suas pretensões em apoiar toda iniciativa que venha de encontro aos interesses de sua terra natal, a Admirável Mundo Novo. O mais jovem aspirante a um cargo eletivo para as eleições deste ano é acadêmico do Curso de Arquitetura em Umuarama.

Artigo: Inflação - A/01134

Mágica inflacionária

Embora de modo despercebido para boa parte dos brasileiros, muda-se a fórmula de cálculo inflacionário, incluindo-se e se excluindo itens na “cesta”do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que diluem a majoração de alguns bens, produtos e serviços. Tudo isso é pouco divulgado, mesmo por que no “pano de fundo” da economia nacional está a forte elevação de renda dos últimos anos, e a inflação oficial não tem o grande peso de “manchetejornalística” como os 80% que se verificavam em nosso país até meados dos anos 90. Há menor pressão da opinião pública quanto ao problema.

Manobras espertas oficializaram para o exercício de 2011 uma taxa de inflação acumulada de 6,5%, exatamente no teto da meta estabelecida pelas autoridades monetárias. O “feito”, como não poderia deixar de ser, suscitou enfática e efusiva comemoração de Brasília, na reafirmação, perante o País, a sociedade e o mercado, de que consegue cumpri-la rigorosamente há oito anos consecutivos. A “coincidência”, contudo, evidencia que a política econômica está jogando com algumas variáveis, buscando equilibrar os principais indicadores. A verdade, porém, conforme temos observado em vários artigos anteriores, é que a crise externa não está desestimulando a economia brasileira. Muito ao contrário — e felizmente! —, o mercado interno continua aquecido. É exatamente em decorrência desse fator positivo que pode acabar sendo gerada a chamada inflação de demanda.

Nesse contexto, já vem ocorrendo, inclusive com remédios, dentre outros produtos, uma velha prática bastante conhecida pelos brasileiros: troca-se a embalagem, muda-se a quantidade e/ou o peso da mercadoria e se aumenta o preço. Os bancos também reajustam suas tarifas de serviços. Em consequência de todo esse cenário, a inadimplência cresce, provocando uma também disfarçada restrição ao crédito, que se dá de modo indireto, por meio dos juros reais mais altos do mundo, resultantes da equação “Selic+spreads bancários—inflação”. Como se observa, temos aqui uma questão complexa.

As autoridades econômicas e monetárias, obviamente, sabem de tudo isso, mas seguem baixando a Selic, numa clara dicotomia entre a taxa básica oficial e os juros reais praticados pelo mercado. O principal objetivo contido nessa nova tendência de redução da Selic não é outro que não o de atenuar as despesas relativas ao serviço da dívida pública. O seu peso para os cofres públicos será menor quanto mais baixos forem os juros. Essa queda, no entanto, reduz a rentabilidade dos papéis públicos, diminuindo o interesse que despertam nosgrandes investidores (dealers). O governo, então, passa a estimular sua colocação em um mercado mais amplo, que é o publico em geral: em dezembro último, baixou de cem para trinta reais o teto para a compra direta dos títulos públicos por parte dos investidores e de quem tem algum dinheiro para aplicar.

Não se trata aqui, é claro, de defender a manutenção de juros elevados, que não estimulam a economia. Trata-se, sim, de demonstrar com clareza e transparência que algumas manobras artificiais para conter a inflação têm limites para serem colocadas em prática. O governo dispõe de mecanismos monetários e fiscais muito mais eficientes, mas está mantendo uma postura muito tênue. O Brasil tem uma grande oportunidade histórica de solucionar de mododefinitivo algumas antigas questões estruturais que sempre atrapalharam os setores produtivos e mitigaram o crescimento do PIB. Vivemos um momento favorável em nossa economia, propiciado em grande parte pelo acerto da política econômica na adoção de medidas anticíclicas. Fomos o primeiro país a nos recuperar das crises em 2008 e 2009 e continuamos com o mercado dinâmico neste momento de retração na Europa.

Uma prioridade absoluta a ser atendida nessa conjuntura favorável é a reforma tributária, incluindo a desoneração dos investimentos. Menores impostos sobre operações de financiamento às empresas e crédito ao consumidor seriam indutores naturais da queda dos juros reais. Outra medida premente, que não pode mais ser adiada, é o equilíbrio fiscal, com a efetiva redução dos gastos públicos (não como tem sido feito, com o anúncio de cortes em despesas futuras superestimadas, mas sim gerenciando com mais critério a aplicação do dinheiro e a execução orçamentária). Com tais providências, o governo poderia conciliar de maneira muito melhor o bem-vindo crescimento do PIB, que todos queremos, e o controle inflacionário, sem a necessidade de recorrer ao ilusionismo dos índices. (Ivo Barbiero)

Mobilização Fronteira

Operação Padrão marca dia
em defesa da indenização
de fronteira aos servidores federais

O servidores da Receita Federal, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal realizam uma operação padrão ao longo dos 16,8 mil quilômetros de faixa de fronteira com intuito de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a urgência de investimentos em infra-estrutura, equipamentos e necessidade imediata de contratação de mais servidores públicos para atuar nessas unidades.

Uma fila quilométrica formada na entrada e saída do Brasil com destino a Salto del Guairá, no Paraguai, é um dos reflexos da manifestação dos Auditores Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais, que atuam no Município fronteiriço de Mundo Novo-MS, e realizam, ao longo de todo o dia desta quinta-feira (29/3), um ato de mobilização pela indenização de fronteira. “O adicional pode dar a condição de manter os servidores mais experientes nas áreas consideradas inóspitas, uma vez que, quando há possibilidade, eles pedem transferência para outro local exatamente pelo pouco atrativo de se trabalhar aqui”, diz o Analista Tributário da Receita Federal Rodrigo de Almeida Lara.

“As condições de trabalho e de vida nas fronteiras do Brasil são precárias. A indenização, nesse caso, serviria como uma compensação do governo brasileiro aos serviços cumpridos com presteza e responsabilidade, mesmo diante de todas as dificuldades”, defende o Auditor da Receita Federal Luiz Claudio Nogaroto Amaral, lotado em Mundo Novo/MS.

Esse movimento pretende dar o sentido da urgência para a concessão do adicional de fronteira que o Governo diz que concorda, mas que até agora não apresentou nenhuma proposta às categorias.

Gente Especial: Tia Líria

A querida Tia Líria dos Santos, que nos dia 16 de março completou 80 anos de vida, com direito a um jantar comemorativo no SIMTED, quando os familiares lhe fizeram uma bela surpresa. A aniversariante é pioneira em Mundo Novo, tendo chegado aqui no ano de 1963. A mineira é mãe de 8 filhas e 3 filhos e tem 26 netos e 5 bisnetos. Mulher alegre e jovial, tem dado a sua contribuição efetiva para a cidade através de muito trabalho. Parabéns!

Tribuna Livre

ENCONTRO DE DEPUTADOS E VEREADORES. Acontece em Campo Grande, na Assembleia Legislativa Encontro de Deputados e Vereadores, quando serão abordados temas relativo ao pleito eleitoral deste ano, além da integração política dos parlamentares envolvendo as duas esferas de poder, Estado e Municípios. Com diárias e outros privilégios que o legislador detém, os nossos representantes vão lotar o plenário da Casa Legislativa Estadual. Eles vão voltar muito mais “sabidos”, pois estarão recebendo instruções básicas de mestres renomados. Em dois dias, os vereadores e deputados vão “parlamentar” muito por uma justa causa.

REVELAÇÕES NA POLÍTICA. O tempo passa e alguns até perdem a esperança pelo que podem ver nos quadros da política, em todos os níveis. Velhas “raposas” dominam e dificultam uma renovação sadia a partir dos partidos populares. O mau exemplo está bem próximo de nós com as figuras representativas de deputados e vereadores que nem motivação têm mais para exercer o seu mandato eletivo. Só mesmo o tempo dirá quando mudará este sistema que foi imposto, sem que as pessoas de bem tenham o direito de renovar. Quem sabe agora, desde as bases, a situação possa ser modificada com novos integrantes.

FORÇA JOVEM. No contexto de renovação de ideias e de propósitos, alguns nomes estão surgindo, como é o caso do jovem Kaudi Filho com chances reais de ocupar uma cadeira no Legislativo de Mundo Novo. Ele tem apenas 18 anos de idade, é inteligente e conhece muito bem os meandros da política. É, sem dúvida, uma revelação positiva para todos nós.

VANDER versus GIROTO. A sucessão na Capital vai passar por estes nomes. Ambos são deputados federais, respectivamente do PT e PMDB, e estarão enfrentando as urnas na esperança de governar a Cidade Morena. André Puccinelli já declinou “prá valer” o seu apoio pessoal em favor do amigo Giroto, enquanto Zeca e seus aliados oferecem apoio a Vander Loubet. A briga será de gente grande, mas as possibilidades de vitória estão com o peemedebista, que dentre tantos simpatizantes pela candidatura, conta já com as declarações ufanistas dos ex-governadores Wilson Barbosa Martins e Pedro Pedrossian.

O VICE PARA ZÉ ROBERTO. Apesar do advogado Carlos Adão ser pretenso candidato a Prefeito de Iguatemi pelo PMDB, existem alguns setores do Partido querendo compor com o PSDB e oferecer um nome para o cargo de vice-prefeito. Os históricos não querem correr o risco e já acenam para esta possibilidade. Isoladamente, outros já teriam se manifestado em favor do ex Lídio Ledesma. Enquanto isso, as lideranças se acotovelam na cidade em busca do espaço político, quer seja na “cabeça” e mesmo na qualidade de vice. É esperar...

A PERGUNTINHA. Prevista uma acirrada disputa eleitoral para a Prefeitura de Mundo Novo entre o atual e o ex-prefeito. Você acredita em Pesquisas de Opinião Pública?

A Bíblia Diz...

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós
devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais
viu a Deus; se nos amamos uns aos outros,
Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
Nisto conhecemos que estamos nEle, e Ele em nós,
pois que nos deu do seu Espírito." (1 João 4:11-13)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mensagem do Escritor - M/01568

A Escassez e a Fartura

Existem muitas pessoas que, acostumadas na abundância, se deleitam, esbanjam o máximo que podem, sem jamais terem o cuidado de verificar que ali mesmo, bem perto delas, outros vivem em plena escassez, talvez pela falta de oportunidade que têm ou devido a circunstâncias muito especiais. Muitos já teriam experimentado momentos de escassez, mas na jactância nem se lembram mais de outros tempos. O Homem prudente sabe conduzir a vida, promovendo o equilíbrio entre uma coisa e outra. Não é bom viver só de saudade, mas tendo recordação de outrora, começa a surgir a necessária reflexão pela qual brota a compaixão pelo Irmão que não conseguiu administrar as crises e adversidades. Alguns superam estes maus momentos, mas outros sentem-se incapazes de conviver com situações adversas. Seja na escassez ou na fartura, a vida deve ser conduzida com sobriedade e amor às Criaturas. (280312)

Artigo: A Escassez e a Fartura - A/01133

Entre a Escassez e a Fartura,
a Adversidade e a Bonança


É necessário tecer alguns comentários sobre este assunto, considerando relatos bíblicos e outros que dão subsídios para que o Buscador Sincero possa disso tirar lições preciosas para a vida. O Evangelista Silas Malafaia, num de seus edificantes livros – Aprendendo com a escassez e a FARTURA – mostra com propriedade os paralelos de quem vive entre a Bonança e a Adversidade, experimentando as fadigas da escassez e a alegria da fartura.

Muitos já experimentaram momentos de escassez e também já chegaram a um ponto onde tudo parecia estar perdido. As derrotas se multiplicaram; os obstáculos pareciam intransponíveis, com problemas de toda ordem, não permitindo o vislumbre de uma solução plausível. No entanto, quando o dia mau passou, a maioria dessas pessoas pôde constatar que Deus agiu em meio à adversidade, dando-lhes crescimento e preparando-lhes o Caminho para a Vitória, com inúmeras bênçãos, abundância e fartura.

No contexto, Silas Malafaia destaca importantes princípios que todos devemos considerar, ao enfrentarmos as crises e tantas dificuldades que surgem que nos afligem sem piedade. Diante de situações assim, o melhor é não baixarmos a cabeça, mas com determinação e altivez precisamos buscar o olhar benevolente e generoso do Altíssimo, que sabe de todas as coisas e conhece muito bem a nossa vida; com essa convicção, devemos confiar que em pouco tempo a escassez venha dar lugar à fartura.

A lógica de Deus se contrapõe à lógica do homem. Quando o ser humano passa por alguma necessidade financeira, o que pensa em fazer de imediato é procurar alguém que possua mais recursos que ele para que lhe empreste a quantia que esteja necessitando. A lógica humana indica que esse alguém esteja em melhores condições que ele. Ao contrário, Deus não se utiliza da lógica humana para socorrer o Filho em aflição. A intimidade que o Homem tem com o seu Deus, o Deus de seu coração e de sua compreensão, faz a diferença no momento de suplicar a bênção sobre determinada coisa. O Segredo de Deus é para os que O temem, independentemente de conceito religioso; neste caso, a lógica humana cedeu aos desígnios divinos.

Existem pessoas que vivem diferente, e na opulência querem construir a sua prosperidade. Vivem de aparência e nada mais. Passam por necessidades terríveis, mas diante de outros querem demonstrar que nada lhes falta, e ainda fazem festa.

Não é necessário ter medo quando estamos passando por maus momentos, porque diante da Grandeza do Pai isso é “café pequeno”, visto que o fardo que carregamos fica leve quando o olhar misericordioso do Onipotente está sobre a nossa vida. O medo, a insegurança destrutiva e outros males não podem jamais dominar-nos, senão seremos destruídos pelo pavor e pela falta de fé.

É preciso, antes de tudo, que por meio da Fé Determinante, sejamos abençoados de maneira definitiva, porque é esse o desejo do Criador que nos conhece de maneira integral. É preciso deixar de lado o desânimo, e assim, prosseguir a jornada como se fosse uma Nova Vida, com abundância e repleta de vitória. Tudo isso para confirmar a Palavra do Mestre, quando diz: “Eu vim para que tenham Vida, e a tenham com abundância.”

Sabedoria Popular

     Às vezes é melhor ficar quieto e deixar
       que suspeitem que você é um imbecil
do que abrir a boca e confirmar a suspeita.

Sabedoria Popular

Quem é carregado nas costas não sabe
avaliar o quanto a aldeia está distante.

Personalidade: Millôr Fernandes

Millôr Fernandes, o Escritor

Registrado como Milton Fernandes, o escritor nasceu no Rio. Com apenas 14 anos, começou a trabalhar como jornalista. Aos 19, foi contratado pela revista "O Cruzeiro". A primeira exposição de desenhos foi em 1957, no Museu de Arte Moderna. Também foi um dos criadores do "O Pif-Paf". Apesar de ter durado apenas oito edições, o jornal é considerado o início da imprensa alternativa no Brasil, além de ter sido coloborador do lendário "O Pasquim". É considerado uma das primeiras personalidades a ter espaço na internet, com um site inaugurado em 2000. Foi colaborador da revista "Veja" e de vários jornais, entre eles, "O Globo" e "O Estado de São Paulo", mas era, também, conhecido por ser avesso às entrevistas. Morreu em casa, na manhã de 28 de março de 2012, aos 88 anos.

Gráfica Pontual

Serviços Gráficos
   com Rapidez
    e Qualidade

               Gráfica Pontual
                            (Anexo ao Jornal Tribuna do Povo)

                          Para orçamento, faça uma visita ou ligue
                   Rua Voluntários da Pátria, 820 - Mundo Novo
                      Tels. (67)3474-3125 - 9287-2672 (Célio)

A Bíblia Diz...

"Perto está o SENHOR de todos os que O invocam,
de todos os que O invocam em verdade. Ele cumprirá
o desejo dos que O temem; ouvirá o seu clamor,
e os salvará. O SENHOR guarda a todos os que O amam;
mas todos os ímpios serão destruídos." (Salmos 145:18-20)

terça-feira, 27 de março de 2012

Pensamento - VCCXLII - 5242

"Ainda que fôssemos surdos e mudos como
uma pedra, a nossa própria passividade seria
uma forma de ação." (Jean-Paul Sartre)

Sabedoria Popular

Vencedor é todo aquele que faz da queda
um motivo para se levantar ainda mais forte.

Mensagem do Escritor - M/01567

Uma Mensagem a Garcia


A nenhum homem que se tenha empenhado em levar adiante uma tarefa em que a ajuda de muitos se torne precisa tem sido poupados momentos de verdadeiro desespero ante a passividade de grande número de pessoas, ante a inabilidade ou falta de disposição de concentrar a mente numa determinada tarefa... e fazê–la. Sem dúvida, homens existem que não tomam atitude nos momentos decisivos da vida, nem mesmo quando o seu semelhante esteja em grande necessidade. A diligência se faz necessária e junto com o trabalho eficaz, pode-se evitar catástrofes em muitos lugares. Uma Mensagem a Garcia é preciso ser levada pelo Homem detentor de fibra e coragem aos que realmente estejam em apuros. É isso que sugere a crônica de Hubbard, que no ano de 1899 ressoava na outra América, impondo aos seus contemporâneos a vontade de realizar uma Obra para edificar a Humanidade. (270312)

A Bíblia Diz...

"No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão,
que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,
tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe
ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito
o Rei de Israel que vem em nome do Senhor."
 (João 12:12,13)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mensagem a Garcia

Mensagem a Garcia

(...) Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, o que importava aos americanos era comunicar–se, rapidamente, com o chefe dos revoltosos – chamado Garcia – que se encontrava em uma fortaleza desconhecida, no interior do sertão cubano. Era impossível um entendimento com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente precisava de sua colaboração, e isso o quanto antes. Que fazer? Alguém lembrou:

Há um homem chamado Rowan... e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, esta pessoa é Rowan.

Rowan foi trazido à presença do Presidente, que lhe confiou uma carta com a incumbência de entregá–la a Garcia. Não vêm ao caso narrar aqui como esse homem tomou a carta, guardou–a num invólucro impermeável, amarrou a ao peito e, após quatro dias, saltou de um pequeno barco, alta noite, nas costas de Cuba; ou como se embrenhou no sertão para, depois de três semanas, surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil, e entregue a carta a Garcia.

O ponto que desejo frisar é este: Mac Kinley deu a Rowan uma carta destinada a Garcia; Rowan tomou–a e nem sequer perguntou:

Onde é que ele está?

Eis aí um homem cujo busto merecia ser fundido em bronze e sua estátua colocada em cada escola. Não é só de sabedoria que a juventude precisa... Nem de instruções sobre isto ou aquilo. Precisa, sim, de um endurecimento das vértebras para poder mostrar–se altiva no exercício de um cargo; para atuar com diligência; para dar conta do recado; para, em suma, levar uma mensagem a Garcia.

O General Garcia já não é deste mundo, mas há outros Garcias. A nenhum homem que se tenha empenhado em levar adiante uma tarefa em que a ajuda de muitos se torne precisa tem sido poupados momentos de verdadeiro desespero ante a passividade de grande número de pessoas, ante a inabilidade ou falta de disposição de concentrar a mente numa determinada tarefa... e fazê–la. A regra geral é: assistência regular, desatenção tola, indiferença irritante e trabalho malfeito. (...)

Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha, fazendo o que deve ser feito, melhorando o que pode ser melhorado, ajudando sem exigir ajuda. É o homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, toma a missiva e, sem a intenção de jogá–la na primeira sarjeta, entrega–a ao destinatário. Esse homem nunca ficará “encostado”, nem pedirá que lhe façam favores. A civilização busca ansiosamente, insistentemente, homens nessa condição. Tudo que tal homem pedir, se lhe há de conceder. Precisa–se dele em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda. O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso:

PRECISA–SE – E PRECISA–SE COM URGÊNCIA – DE UM HOMEM CAPAZ DE LEVAR UMA MENSAGEM A GARCIA.

Fonte: Elbert Hubbard, fevereiro de 1899

Misticismo

Você crê que Deus está em primeiro lugar na sua vida? Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não o está punindo, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase: A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo. Então, creia nas Promessas do Pai e a Bênção estará sobre a sua vida e de sua família.

Orando ao Pai


Soberano Deus e Eterno Pai, entro em tua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai, se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim, seja desfeito todo mal neste momento. Em nome do Mestre Jesus, envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora... Que Assim Seja!..

Mensagem do Escritor - M/01566

A Presença do Beija-Flor


O bonito pássaro esverdeado aparece bem de mansinho e permanence todo garboso no alpendre singular, onde o vento sopra com a singeleza que lhe é muito natural. Num momento em que tudo está quietinho, quando os donos do lar menos esperam, eis que o beija-flor se aproxima para bebericar a água doce ali colocada para o seu deleite. Ele vem e vai. Novamente volta, enquanto é observado por todos nós no seu espaço predileto. Oh, glória! Até a Luz retornou num piscar de olhos para nos dar alegria pela inefável Presença do querido Beijar-Flor. Palavras não podem descrever a imensa felicidade que proporciona essa avezinha divina, que no seu "cantinho" tem a missão de trazer paz ao ambiente. Ninguém entende, mas o beija-flor, esse pequenino ser, é o responsável por feitos memoráveis que deixam a Natureza em Festa.(260312)

Sabedoria Popular

'Amizade é um caminho que desaparece
na areia se não se pisa constantemente nele.

A Bíblia Diz...

"E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava.
E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios,
viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se
do barco; e temeram. Mas ele lhes disse: Sou eu,
não temais." (João 6:18,19,20)

domingo, 25 de março de 2012

Mernsagem do Escritor - M/01565

A Beleza do Ser

Ser é simplesmente magnífico, é imensamente impressionante. O Ser é indecifrável pelo grande significado que o termo possui. Quem poderia, com toda a simplicidade tão necessária, detalhar tanta beleza que tem a expressão Ser. Em todo o Sistema de Coisas que conhecemos, o Ser é Fundamental para a sua completude. Quando nascemos, o nosso Ser passa a ser tão perfeito que se transforma em Personalidade-Alma, a Essência Suprema da Vida Humana. No entanto, o termo é tão abrangente que não apenas a Pessoa pode ser assim qualificada. Tudo o que nos rodeia, cujo corpo é animado por uma Alma Vivificante pode também receber o tratamento como um Ser. A criança é um Ser, a avezinha do céu é um Ser, o mais feroz animal da floresta igualmente é um Ser. O Ser, em si mesmo, traduz o que há de mais sublime na existência humana, razão que leva toda Criatura a constituir-se no belo, que nada mais é, senão a poesia que canta em cada expressão toda a Beleza do Ser. (250312)

Pensamento - VCCXLI - 5241

“Os tolos ignoram a complexidade. Os pragmáticos a sofrem. Alguns podem evitá-la. Os gênios a removem.” (Alan Perlis)

Pensamento - VCCXL - 5240

"É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos,
as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs
claras." (Eugénio de Andrade)

Pensamento - VCCXXXIX - 5239

"A liberdade nunca será concedida; ela sempre
será uma conquista." (Simone de Beauvoir)

Pensamento - VCCXXXVIII - 5238

"A opinião de um homem pode mudar honrosamente,
desde que a sua consciência não mude." (Victor Hugo)

Pensamento - VCCXXXVI - 5236

"Força de ânimo e coragem na adversidade servem para
conquistar o êxito, mais do que um exército." (John Dryden)

Pensamento - VCCXXXVII - 5237

"Se a sociedade já não pode ser transformada,
pelo menos podemos curti-la." (Luiz Carlos Maciel)

A Bíblia Diz...

"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo,
e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância
do seu conhecimento." (2 Coríntios 2:14)

sábado, 24 de março de 2012

Mensagem do Escritor - M/01564

Ganhar ou Perder

Durante a nossa peregrinação sobre a face da Terra podemos ter experiências inusitadas, muitas das quais nem podem ser registradas. Momentos de prazer, mas também de angústia cercam-nos em circunstâncias muito especiais. Quando pensamos que estamos muito bem e com a felicidade batendo à nossa porta, surgem alguns dissabores e até infortúnios. Coisas inexplicáveis. Mas existem situações adversas que se transformam de uma hora para outra proporcionando muita paz e alegria. Diante dessa realidade, é necessário que tenhamos muito equilíbrio, pois ganhar e perder são coisas naturais na vida de todo semelhante. Praticamos uma ação e pensamos que tivemos ganho real; do mesmo modo perdemos quando estamos ganhando. É sempre assim, exceto nos casos em que a prosperidade é permanente, porque a mente criativa programou desta maneira. Ganhar ou Perder faz faz parte do jogo da vida todos os dias. (240312)

Pensamento - VCCXXXV - 5235

"De todas as enfermidades que acometem o espírito,
o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento
e nada serve de remédio " (Montaigne)

A Bíblia Diz...

"Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos;
porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com
abundância ao que usa de soberba." (Salmos 31:23)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Artigo: As dores do aprendizado - A/01132

As dores do aprendizado

Desde os tempos mais remotos, o aprendizado humano está intimamente ligado à dor e ao sofrimento. Muitos morreram comendo frutos selvagens que eram tóxicos, atacados por animais que pensavam ser dóceis ou foram feridos tentando domesticar outros.

Incontáveis experimentos foram realizados pelo homem para que hoje pudéssemos usufruir de coisas consideradas banais, como um prato de feijão. Muitas espécies foram testadas, tanto em sua cultura como no cozimento do grão, até se chegar ao hoje utilizado como alimento diário. O mesmo ocorreu com o arroz, a batata, a mandioca, as frutas e os mais diversos tipos de proteina animal. Milhares de testes foram relizados com os animais que poderiam servir para nos alimentar até que se chegasse a uma opção mais comum, a dos bovinos.

Desde os dinossauros e mamutes, até os atuais cavalos, cães, gatos e ratos, centenas de espécies animais e insetos foram abatidas para serem experimentadas como alimento. Ovos das mais diversas espécies, inclusive os de cobras foram comidos pelo homem. Conheci pessoas que há poucas décadas comiam macacos e no passado já me alimentei da carne de vários tipos de tatú, capivaras, jacarés, veados, pacas, perdizes e rãs.

No meio rural ainda ouvimos coisas como: a moela da ema serve para o tratamento de úlceras, a banha da sucuri é ótima para problemas musculares, o sebo do carneiro é excelente para entorces e muitas outras crendices populares, algumas sem nenhum fundamento e outras tão eficientes que inclusive forneceram subsídios para estudos médicos e científicos. Milhares de ervas medicinais atualmente utilizadas pelo homem possuem sua origem no conhecimento dos índios e dos caboclos, que aprenderam com seus antepassados.

Em 1972, durante minha primeira das várias caminhadas a cavalo por picadas de seringueiros em plena floresta amazônica, no estado do Acre, aprendi que após as 14:00 horas já era praticamente noite dentro da mata, em virtude da altura das árvores e do grau de inclinação dos raios solares naquele horário e que nunca deveríamos urinar próximo de uma nascente de água, pois a urina contém sal e muitos animais, por sua carência, seriam atraídos para lamber o chão onde o mesmo ficaria depositado, também urinariam e seu pisoteio no local úmido tornaria aquela água imprópria para o consumo dos que por ali passassem posteriormente.

Esse tipo de aprendizado, o da experiência prática, durante séculos custou a vida dos devorados por animais, dos que morreram envenenados por plantas tóxicas, dos que foram usados como cobais em testes de novos remédios e vacinas e décadas foram necessárias para que se descobrisse a utilidade do caldo viscoso que escorria da seringueira quando seu tronco era riscado.

Atualmente, todos os remédios e vacinas são produzidos com melhores resultados e menos riscos e as seringueiras, de espécies selecionadas e clonadas, são cultivadas em áreas contínuas, produzem muito mais e geram muito mais lucro.

Mesmo com toda essa tecnologia e sabendo dos desastres já provocados no passado, suas consequências para os seres humanos e o meio ambiente, os governos continuam criando conflitos, investindo na construção de bombas e gastando mais com armamentos para seus exércitos do que com educação e saúde para seus governados.

Foram as dores e mortes ocorridas durante milênios que possibilitaram nossa chegada aos dias atuais e mesmo com todo o sofrimento vivido por nossos ancestrais ainda não aprendemos o suficiente para sermos capazes de construir um futuro melhor para nossos descendentes? Ou viveremos eternamente como as ostras, incapazes de produzir pérolas se não forem feridas com a ingestão de um corpo estranho?

Não podemos mais continuar sofrendo ou fazendo sofrer para aprender. Os investimentos na produção de alimentos, educação e saúde pública devem ser, em qualquer país, muito mais importantes e prioritários que armar seus exércitos ou realizar copas do mundo, como se pretende fazer no Brasil.

Só a paz e o crescimento de todos propiciará um futuro digno para toda a humanidade.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

Artigo: Virando páginas - A/01131

Virando páginas

Recentemente fui questionado sobre a coragem necessária para superar os mais diversos tipos de dificuldades pelos quais já havia passado. No momento da inesperada pergunta, não sabia como responder, pois nunca havia pensado sobre o assunto.

Procurei então entender que situação seria essa que, pelo menos naquele momento não me atingia, mas sim a meu interlocutor, que certamente me questionava em busca uma solução para algo que o afligia.

As dificuldades a que se referia poderiam ser financeiras, educacionais, de saúde, emocionais ou muitas outras, para mim desconhecidos, e precisava me informar melhor para poder tentar ajudá-lo.

Apesar de reconhecer que a vida já havia me pregado peças dos mais variados tamanhos e intensidades, tinha também a consciência de que muitas outras ainda poderiam acontecer sobre temas para mim ainda desconhecidos ou mesmo repetindo-se algo já vivido.

Por não usar nenhum tipo de bebida alcoólica ou drogas e nunca haver estado próximo de quem as utiliza, esses seriam assuntos sobre os quais muito pouco saberia e, mesmo que soubesse, seria um conhecimento superficial, não profissional ou já vivenciado.

Sobre as dores físicas, sobre as quais realmente poderia me classificar como uma pessoa com experiência bastante significativa, só poderia dizer que delas não adianta reclamar, pois isso só incomodaria nossos próximos, não as aliviando e, portanto, só nos restaria senti-las sozinho, sabendo que passarão.

As perdas emocionais dos relacionamentos, com o tempo se aprende, parecem ser o fim, mas sempre são superadas, normalmente com um novo encontro, uma nova paixão.

Percebendo que o tema objeto do questionamento era sobre a perda de entes queridos, naquele momento não tive outra opção a não ser o de dar um exemplo figurativo, da nossa escrita sobre a página de um caderno escolar, onde escrevemos todas as nossas lições, experiências e aprendizados.

Respondi que imaginasse um diário no qual vamos escrevendo a história de nossa vida, linha por linha, dia por dia e quando a última linha é preenchida, não temos alternativa, precisamos virar a página para continuar escrevendo.

Não poderíamos deixar de virá-la e continuar na mesma página, mesmo que voltando para a primeira linha, pois começaríamos a escrever sobre o que lá já estaria escrito, rasurando o texto e tornando-o incompreensível.

Assim procedendo, logo teríamos nos esquecido de determinadas ocorrências que, por terem sido sobrepostas no caderno, já não poderiam ser revistas, relembradas ou entendidas. Teríamos assim, perdido nossa própria história.

Após uma perda assim, principalmente quando, como era o caso comum, pelo menos cronologicamente ela jamais deveria ocorrer, o único meio de continuarmos nossa vida é virando a página, mas deixando-a lá, documentada.

Para quem a viveu essa é, e sempre será, a página mais importante de seu diário. Nenhuma felicidade ou tristeza posterior será maior que a experiência lá narrada e por isso precisa permanecer bem escrita, clara, de modo a não deixar nenhuma dúvida e para que possa ser visitada por seu escritor toda vez que a dor da saudade chegar.

Virar a página não significa esquecer, mas continuar vivendo da única maneira possível.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

Personalidade: Chico Anysio


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, com a qual tinha contrato até 2012.  Ao dirigir e trabalhar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país. Morreu no dia 23 de março de 2012, às 14h48, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro por conta de uma falência múltipla de órgãos.

Pensamento - VCCXXXIV - 5234

"Todo o homem luta com mais bravura pelos seus
interesses do que pelos seus direitos." (Napoleão Bonaparte)

Mensagem do Escritor - M/01563

Alquimia Espiritual


Alquimia, regra geral, é o ato de transformar chumbo em ouro. O metal inferior se transforma em ouro através de um processo químico, cuja ação era exercida nos primórdios por alquimistas renomados. A partir desta prática, a Alquimia passou a ser o símbolo da regeneração, da transformação espiritual ou da transmutação que o Homem tanto necessita para viver bem. Para algumas escolas de mistérios, a Alquimia é perfeitamente aceitável, pois o impossível não existe. No entanto, os Espiritualistas Modernos entendem que não é mais necessário que isso ocorra, visto que no campo da simbologia o Ser Humano precisa mesmo é de mudança radical na maneira de pensar e de agir, e deste modo acontece a Alquimia Espiritual. Quando alguém muda de atitude, abandonando os maus hábitos começa a operar a Alquimia de forma determinante. O Adepto praticante da Verdadeira Alquimia é visto por todos como um Ser Iluminado, capaz de promover grandes transformações em todo o Sistema de Coisas, que quer dominar o Universo. (230312)

Sabedoria Popular

A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta.

A Bíblia Diz...

"E não há criatura alguma encoberta diante dele;
antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos
daquele com quem temos de tratar." (Hebreus 4:13)

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Água

A Água na Natureza

A ONU pretende que, na data e no futuro, se enfatize a racionalização na produção de alimentos como forma de preservar um bem que, no futuro, será cada vez mais escasso. Cálculos de especialistas da organização mundial estimam que 70% da água consumida no mundo se destinam à produção de alimentos, cabendo 22% à indústria e apenas 8% ao consumo humano. Mesmo com os habitantes do planeta gastando menos de 10% de seus recursos hídricos, 900 milhões dos 7 bilhões de terráqueos não têm atualmente acesso ao mínimo diário para sua subsistência — que varia, conforme a região e o clima, entre 20 e 50 litros.

A coisa vai piorar no futuro: dois terços da população mundial terão acesso limitado à água em 2025 se não houver uma mudança generalizada de hábitos e, sobretudo, não se racionalizar a produção de alimentos. Para se ter uma ideia do que se gasta no setor, são necessários 7 mil litros de água para produzir um quilo de carne e para colocar no prato um alimento de vasto consumo, como arroz, gasta-se entre mil e 3 mil litros por cada quilo.

Mensagem do Escritor - M/01562

O Corpo Humano


Pensando bem, o Corpo Humano é uma máquina perfeita. O cérebro e o coração são peças importantes em todo o organismo, mas os demais componentes não podem faltar na estrutura humana, sob pena de causar insatisfação à Alma Vivente. São tantas as peças do corpo que nem é possível enumerá-las. Os alopatas e estudiosos da medicina em geral demoram muito tempo para aprender a função de cada membro desse corpo. Mesmo os que imaginam saber muita coisa, acabam se perdendo em meio a tanto emaranhado de ossos, músculos, nervos, peles, pelos e tantas outras nomenclaturas. São milhares de nomes e funções que o Homem possui em seu corpo físico, representando um mistério indecifrável até mesmo para os mais entendidos na Ciência de Hipócrates. (220312)

Personalidade: Janete Clair


Janete Clair, nome artístico de Jenete Stocco Emmer Dias Gomes, (Conquista, 25 de abril de 1925 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1983), foi uma célebre escritora brasileira, autora de folhetins para rádio e televisão. O sobrenome Dias Gomes vem do marido, o também escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes. Ainda na adolescência, na pequena e bucólica cidade de Conquista, no Triângulo Mineiro, no vale do Rio Grande, próxima a Uberaba, em Minas Gerais, a jovem Jenete escrevia contos e fábulas, dando asas à sua incrível capacidade criativa. Por razões familiares, pelo grande sonho de ser escritora e pelo avassalador desejo de mudanças, foi para a Cidade de São Paulo, onde muito jovem, com apenas 16 anos, iniciou a carreira de rádio atriz na Rádio Tupi. Adotou o sobrenome artístico Clair, inspirada na música "Clair de Lune" de Claude Debussy por sugestão de Otávio Gabus Mendes.

A Fé: E Continua...


Os três têm a mesma origem: Edir Macedo, depois
RR Soares e mais tarde Valdemiro Santiago.

A Fé: Pastor Nilson

Fiel da Igreja Batista anda muito triste com a mudança de seu pastor; não quer que tudo que eles passaram juntos não se acabe tão de repente, pois este pastor o batizou, ensinando-lhe os primeiros passos na fé cristã. É a razão que leva o pobre fiel querer um presente do pastor Nilson: um peixe, que simboliza o cristianismo. Até campanha na Internet já foi realizada neste sentido, mas o pastor parece que não quer dar o peixe. Daqui a alguns dias, voltaremos ao assunto para falar sobre o caso tão triste. É que o pastor vai embora neste dia 31. Quem implora para ganhar o peixe é o fiel Cristiano Toscan.

Eleições 2012: Juarez

Juarez quer ser o Candidato do PMDB
ao Cargo de Vice-Prefeito

Questionado sobre o quadro sucessório em Iguatemi, o peemedebista histórico Juarez Figueiredo disse à reportagem que, “a princípio o Partido tem interesse em lançar candidatura própria para a Prefeitura”, no entanto ressalva que, em qualquer circunstância, pretende ser o candidato a vice, pois integra os quadros do PMDB desde 25 de abril de 1985, e nesta condição “tenho direito e quero participar do processo político do Município como vice-prefeito.”

Juarez construiu uma história de lutas no PMDB, tendo ocupado muitos cargos na legenda e agora é o presidente do Diretório Municipal, que possui 35 integrantes. Juarez já exerceu o cargo de vereador e secretário de saúde, além de ser um ativo participante nas decisões políticas e administrativas em gestões passadas e também agora na Administração Zé Roberto.

O ponto alto que dignifica o trabalho de Juarez foi o que ele fez na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e na Habitação teve a oportunidade de desenvolver o Projeto Habitacional mais arrojado da história de Iguatemi, com a construção de centenas de casas populares às famílias de baixa renda.

Por todas as realizações feitas por Juarez Figueiredo é mais que justo que ele ocupe o cargo de vice-prefeito, o que é muito natural a reivindicação na atual conjuntura. Para Juarez, o PMDB não está dividido como alguns pensam, e sim, buscando o seu próprio espaço na sucessão municipal. Com o pensamento fixo no projeto político, Juarez conclui: “Me sinto capacitado e preparado para continuar contribuindo com o meu Município, pois conheço a realidade da administração, e jamais irei decepcionar meus companheiros de partido.”

Japorã: Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa
   no Município de Japorã

Relativo ao primeiro mandato do Prefeito Rubens Freire Marinho, o Tribunal de Justiça de MS julgou processo de Improbidade Administrativa contra o Mandatário e outros agentes políticos de Japorã. O petista vai recorrer da decisão condenatória, pois achou injusto o julgamento dos magistrados, ao mesmo tempo em que alega ser inocente.

Por unanimidade, os desembargadores julgaram parcialmente procedente a Ação Penal n.º 2008.028454-5, nos termos do voto do relator. Na denúncia apresentada pelo Ministério Público consta que o prefeito teria coagido os vereadores denunciados a firmarem diversas confissões de dívidas na quantia de R$ 50.000,00, as quais eram lavradas em cartório com o objetivo de garantir o não abandono de acordo político para eleição da mesa diretora da Câmara de Japorã. O prefeito teria ainda pago com dinheiro público a hospedagem dos vereadores no “Hotel Deville Express”, em Guaíra, no período de 9 a 11 de dezembro de2006.

Segundo analisou o relator, o único que nega ter participação na confecção de dívidas fictícias é o Prefeito Municipal. Dessa forma, os réus Rubens Freire Marinho, João Carlos Teodoro, Jair de Souza Lima, Luiz da Silva Francisco, Lindomar de Oliveira e Edivaldo Cangussu Meira foram condenados por falsidade ideológica, quanto ao crime do art. 299, do Código Penal.

Rubens Freire Marinho foi absolvido dos crimes de extorsão e extorsão indireta, previstos nos artigos 158 (Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa) e 160 (Exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro), do Código Penal.

Em relação a Rubens Freire Marinho e ao acusado João Carlos Teodoro a condenação foi de quatro) anos e seis meses de reclusão, e 150 dias-multa, que restam definitivas, ante a ausência de outras circunstâncias modificadoras, a serem cumpridas inicialmente em regime semiaberto. Os acusados não fazem jus à substituição de pena privativa de liberdade por restritivas de direito, porquanto as reprimendas finais ultrapassam o requisito objetivo previsto no art. 44, I, do Código Penal.

Os acusados Jair de Souza Lima, Luiz da Silva Francisco, Lindomar de Oliveira e Edivaldo Cangussu Meira, a condenação foi de dois anos e 08 meses de reclusão, e 106 dias-multa, que restam definitivas, ante a ausência de outras circunstâncias modificadoras, a serem cumpridas inicialmente em regime aberto. Por preencherem todos os requisitos necessários, tiveram a conversão da pena para duas restritivas de direito a ser estabelecida pelo juízo da Execução Penal.

O prefeito Rubens Freire Marinho, apresentou um comunicado no dia 17de março, falando sobre a decisão judicial, esclarecendo algumas divergências que constaram em alguns veículos da imprensa e no final dizendo: “Por fim, embora respeitemos a posição do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, não concordamos com a condenação imposta, e, por tal razão, continuaremos afirmando nossa inocência através de recurso contra a decisão para as instâncias superiores.”

Os advogados do prefeito Rubão entraram com Embargos de Declaração junto ao TJ-MS e dentro do prazo legal estarão entrando com recurso no STJ, em Brasília. O prefeito não deve correr risco de ser preso ou deixar o cargo, de imediato, pois o recurso tem efeito suspensivo, só ocorrendo sua execução após o trânsito em julgado.