quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCLVI - 5156

"Não há cosmético mais eficiente para manter a beleza
feminina do que a felicidade." (Marguerite Power Blessington)

Pensamento - VCLV - 5155

"A vingança é contrária à humanidade, por
mais que pareça conforme à justiça." (Sêneca)

Mensagem do Escritor - M/01540

Os Sonhos que Sonhamos

Nem todos os sonhos são reais, mas muitos sonhos são verdadeiros avisos e premonições que recebemos de presente. Sonhar é um privilégio que o Homem tem de reviver os melhores momentos da vida e, em alguns casos, para prevenir-se de perigos e até de catástrofes. Os livros sagrados estão recheados de fatos concretos com origem nos sonhos. Sem sonhos, a vida fica monótona; sonhar nos eleva a patamares incríveis, que às vezes nunca esperamos. Enquanto estamos em profundo sono no silêncio da noite, nossa alma vai a lugares diferentes, e quase sempre relembra o nosso passado. Os sentimentos aguçam em nosso corpo, razão de tantos sonhos bons e ruins. Quando a Alma Humana busca respostas para as suas angústias, o Absoluto revela a sua Verdade para nos dar alento e a paz que precisamos. Se os sonhos troxerem revelações mais surpreendentes, sejamos sóbrios e prudentes no aguardo do desfecho, que acontecerá com certeza no momento adequado, no tempo de Deus. (290212)

A Bíblia Diz...

      "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,
anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem
possa tragar. (1 Pedro 5:6-8)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCLIV - 5154

   "Os Registros Acásicos, como um Princípio Abstrato,  
    contêm o conhecimento de todo o passado, presente
     e futuro, e jamais devem ser interpretados como um
registro material de qualquer natureza." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCLIII - 5153

        "O Homem, com toda a Inteligência que tem,
         pode aprender preciosas lições com a flores,
que ao desabrochar dão um brilho muito especial."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCLII - 5152

   "Muitos problemas que pareciam insolúveis,
foram resolvidos por aqueles que aprenderam
a entrar em contato silencioso com o Criador."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCLI - 5151

  "Os Mestres Invisíveis exercem missão especial
 em favor de todos os Homens, e podem receber 
homenagem para lembrar os seus feitos, cada um
em sua própria vocação" (Jairo de Lima Alves)

Artigo: Aprendendo - A/01123

Aprendendo com os próprios erros


Desde o nascimento os erros fazem parte de nossa vida e de nosso aprendizado. Ainda na maternidade já aprendemos que não devemos olhar diretamente para a luz, que o leite que sacia nossa fome não sai da ponta de nossos dedos, da fralda ou de qualquer outro objeto que suguemos, mas só do seio materno.

Iniciando com esses pequenos aprendizados, até o final de nossas vidas jamais deixaremos de ter oportunidades de novos conhecimentos, seja estudando, observando, com as experiências alheias ou com as próprias, o que provoca a grande diferença que se nota entre os diversos seres humanos, pois cada um estuda, vê, observa e aproveita - ou não - as experiências, de modo diferente.
Já nos primeiros dias podemos notar crianças que, mesmo com esforço, ou porque a mãe tem pouco leite ou porque ainda é fraco, não desistem e sugam bastante, provocando o aumento da geração de leite e seu consequente fortalecimento, enquanto outros, achando difícil a sucção e o pouco resultado obtido, acabam não lutando muito, com isso o leite vai diminuindo e eles a cada dia se tornam ainda mais fracos.

Crescendo um pouco mais, quando começamos a frequentar as escolas, já nos primeiros dias de aula podemos observar as crianças que ficam fascinadas com a presença de tantas outras para poderem brincar, conversar e fazer amizades, enquanto outras se assustam com o movimento e ficam mais retraídas. Notamos as mais sociáveis, as tímidas, as que partilham seus brinquedos e as que nada dividem.

Mas o mais interessante é observar a reação de cada uma em relação às suas próprias experiências fracassadas, quando não são correspondidos em uma amizade, paquera, ou quando não se saem bem em uma prova. Uma simples queda, durante as brincadeiras no intervalo, mostrará reações totalmente diferentes em cada criança. Notaremos as que se levantam e continuam correndo, as que ficarão olhando se estão rindo dela, as que chorarão e assim por diante.
Essas características são notadas nos jovens adultos ou velhos. Existem os que procuram aprender com suas quedas, os que só se preocupam com a opinião dos outros, aqueles que não se importam com nada, os que continuarão, e os que desistirão de sua busca, achando tudo muito difícil e arriscado.

Podemos notar pessoas que tomam atitudes e as que seguem os outros, os líderes e os comandados, os descobridores e os usuários, os bons e os maus, os inteligentes e os nem tanto, os vencedores e os fracassados. São essas diferenças que tornam o mundo tão fascinante. A cada um é dada a chance de escolha de seu caminho, suas amizades, seus companheiros e companheiras, e claro, de arcar com os resultados obtidos.

Alguns sequer saem do lugar onde estão, por não querer arriscar, com medo de tropeçar ao dar o primeiro passo e assim passam a vida, imaginando que tudo será difícil, se assustando com o simples rastro da onça como diz o velho ditado. Sem arriscarmos realmente não damos oportunidade para o erro, mas jamais acertaremos, seja comercialmente, em uma amizade ou relacionamento.

Arriscar sempre foi e será válido. Sem as tentativas fracassadas não teríamos chegado à descoberta de muitas vacinas e curas de milhares de doenças. Em busca delas muitos sonhadores foram considerados insanos, que nunca alcançariam seus objetivos, mas foi por suas imaginações e sonhos que o homem chegou à Lua e hoje explora outras novas descobertas, antes sequer sonhadas.
Não podemos nos acomodar, pois mesmo os amores não correspondidos jamais impedirão o encontro de outro e as dores do coração sempre ensinam algo para a próxima tentativa.
A vida não teria mesmo graça sem os erros, dificuldades, aflições e dores, que por maiores que sejam, no futuro, boas ou não, serão somente lembranças.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

Mensagem do Escritor - M/01539

Mestres Especiais entre Nós

Dentre tantos mestres que merecem a nossa admiração, aqui são declinados três Mestres Especiais, cuja memória é reverenciada durante Cerimônia de Iniciação que acontece neste 2 de março, na Loja Curitiba, no Grau de Artesãos da Sagrada Ordem. O primeiro deles é meu genitor querido, Pompílio Brito Alves. Dono de uma Sabedoria Ímpar, lições preciosas pude aprender com ele. Digno também é o Fr. Adib Nabhan, que sempre transmitia profundos conhecimentos através de sua atuação no Pronaos R+C de Umuarama. O notável João Salvador Perez, o cantor Tonico, a quem o País inteiro agradece pelo que fez pela música sertaneja, ao lado do irmão Tinoco. Todos eles descansam numa Câmara Espiritual, após terem cumprido a Missão que lhes fora confiada. Esta homenagem póstuma é para lembrar os feitos destes Iniciados, cada um em sua própria convicção. Que as vibrações celestes sejam constantes para todos nós, na emanação da Luz, da Vida e do Amor. (280212)

A Bíblia Diz...

"E levantou-se e, tomando logo o leito,
saiu em presença de todos, de sorte que
todos se admiraram e glorificaram a Deus,
dizendo: Nunca tal vimos." (Marcos 2:12)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCL - 5150

"Quando a dor de não estar vivendo for maior
que o medo da mudança, a pessoa muda.” (Freud)

Pensamento - VCXLIX - 5149

"E a vida vai tecendo laços,quase impossíveis de romper:
tudo o que amamos são pedaços vivos do nosso próprio
ser." (Manuel Bandeira)

Pensamento - VCXLVIII - 5148

          "É verdade que não podemos encontrar a pedra filosofal,
mas é bom que ela seja procurada com o fim de se promover a transmutação para a vida." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLVII - 5147

        "Todos nós seguimos por algum caminho e cabe
a cada um a responsabilidade de optar, em dar algum
sentido para a vida que nos foi dada." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLVI - 5146

       "Quem quiser ter sucesso e prosperidade, precisa
aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina
e persistência." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLV - 5145

        "Para seguir no caminho do desenvolvimento interior,
   o homem precisa ter uma vontade firme e intensa, que
possa realmente determinar o seu querer." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLIV - 5144

     "A abundância vai muito além do verbo ter; antes de tudo,
evoca o fluxo da vida, trazendo mais alegria e autoconfiança
no cotidiano." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLIII - 5143

"As lágrimas rolam no rosto da mãe desesperada,
enquanto novas aventuras estão em seu caminho,
na esperança de ter dias melhores para os filhos
queridos." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/01538

As Fadigas da Vida

Nem todas as pessoas conseguem manter um nível de vida desejado. Apesar da luta quotidiana e de um trabalho fatigante, a pobreza está sempre às suas portas. O maior bem, no entanto, que alguns ainda podem preservar é a paz de espírito. Famílias numerosas morando em palafitas, outras que vivem às margens dos rios e nos acampamentos de sem-terra. O mundo é materialista, e naturalmente, estas pobres criaturas alimentam o desejo de possuir bens e ter uma vida melhor, sem tantas fadigas. Muitas vezes, para cumprir as metas propostas, os poucos pertences são "embalados" e num ônibus ou noutra forma de transporte, rumam para cidades longínquas em busca da felicidade que parece estar muito distante. As lágrimas rolam no rosto da mãe trabalhadora, enquanto novas aventuras estão em seu caminho, na esperança de ter dias melhores para os filhos, que merecem ser mais dignos neste mundo de tanta desigualdade em que vivemos. (270212)

A Bíblia Diz...

           "Olha desde a tua santa habitação, desde o céu,
e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste,
como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel."
 (Deuteronômio 26:15)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCXLII - 5142

"Ser benevolente é entender os momentos bons
e ruins de nosso semelhante, nunca exercendo
o direito da tortura, seja por palavras ou ações."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXLI - 5141

"Ser especial é ter um sonho a realizar no meio de tormentas e humildade para voltar no caminho." (Jairo de Lima Alves)

Artigo: O Tempo - A/01122

Reflexões sobre o Tempo


O tema tem sido a preocupação de pensadores e estudiosos de todos os tempos. Mas o que é mesmo o Tempo? Todas as ciências humanas tentam explicar o assunto sem muito sucesso, mas é necessário uma reflexão demorada sobre o que a Humanidade vive desde os tempos mais remotos. Todas as coisas existem em função do Tempo, a partir de sua diversidade e a multiplicidade de suas facetas.

Seria o Tempo o responsável pelos ritmos dos ciclos cósmicos e religiosos que regem a evolução do mundo vivo ao longo das gerações? Realmente o tema é complexo para ser tratado num texto que contém poucos parágrafos. Milhares de volumes têm sido escrito com a tratativa, com o objetivo de eliminar todas as dúvidas pertinentes, elucidando filosoficamente todo o significado do Tempo na História dos Povos.

O fator Tempo marca presença em todas as áreas da atividade humana, mas às vezes o Homem nasce, vive e morre sem perceber a importância de uma análise acurada do que representa o tempo em nossa vida. Na Arte, na Religião, na Biologia, na Física, na Medicina, nas Tradições, na Astronomia, na Mitologia, na Psicologia, na Filosofia e em tantas áreas do Conhecimento é indispensável uma boa reflexão sobre o Tempo.

Santo Agostinho, em tempos idos, já reconhecia a incapacidade do Homem de dizer com precisão o que é o Tempo. Também outros Filósofos encontravam imensas dificuldades para obter progresso neste sentido. Embora a maioria admita uma compreensão intuitiva da questão, de um modo geral os filósofos não concordam entre si em algumas definições. Na verdade, o tema é árduo porque ele se presta a pelo menos nove maneiras de vivenciá-lo e tem no mínimo duas concepções filosóficas para explicá-lo.

O único tempo que existe verdadeiramente consiste num presente sempre renovado. Com base em algumas explanações conhecidas, podemos considerar habitualmente que o Tempo em si e por si não possui nenhuma existência. Analogamente, Newton ensinava a existência de um tempo e de um espaço absolutos, enquanto Aristóteles alertava contra essa tentação. Assim, nossas vidas não se desenrolam no tempo, mas com o tempo. Para outros pensadores, porém, o tempo é uma realidade existente antes de todas as coisas.

Isso que aqui está exposto são breves reflexões que permitem destacar o papel fundamental do tempo no mundo moderno. É muito possível que o motivo desse estado de coisa deva ser buscado na concepção que o Ocidente tem sobre o Tempo, ao contrário do desapego Oriental, que se harmoniza com o ritmo do tempo, dando-lhe um valor diferenciado. Para finalizar, fica aqui uma famosa expressão africana sobre a concepção do Tempo: “Você tem o relógio, eu tenho o tempo; em nossas terras, não somos escravos do Tempo.”

Sabedoria Popular

É bem melhor uma esperança tardia
do que um desengano cedo.

Mensagem do Escritor - M/01537

O Novo Homem

Pelo processo da Alquimia Espiritual, que é a Transformação do metal inferior em Ouro Fino, a Criatura Humana é regenerada. Eis que tudo se faz novo quando surge a experiência de uma Nova Vida no Espirito. O homem natural não pode compreender isso, porque é um milagre com uma dimensão muito grande. O Ser Humano revestido com as qualidades de um Novo Homem ganha uma nova forma de viver e passa a andar nas nuvens, em Novidade de Vida. Uma Paz Profunda toma conta de todo o Ser, momento quando a Alma se regozija em Deus. O Encontro Pessoal com a Divindade, o novo modo de entender as coisas, a entrada no Santo dos Santos e a Intimidade com o Absoluto. Tudo isso é um Mistério que só pode ser assimilado por quem recebe a Luz. É a Bênção Suprema que recai sobre sobre Buscador quando menos espera. A condição de um Novo Homem é inexplicável, porque é algo transcendental e Deus dá quando quer e para quem quer, a quantos Ele chamar em todos os lugares. (260212)

A Bíblia Diz...

"E vos renoveis no espírito da vossa mente; 
e vos revistais do novo homem, que segundo
Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."
(Efésios 4:23,24)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCXL - 5140

 "É mesmo verdade que a maior parte
dos males que ocorrem ao homem são
provocados por ele próprio." (Plínio)

Sabedoria Popular

O ciúme traduz o sentimento de propriedade,
ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo.

Misticismo

Pedro e Cafarnaum


Para alguns historiadores, o Apóstolo Pedro, também chamado Simão Pedro, que foi escolhido dentre os Pescadores, morava na cidade de Cafarnaum, Província da Galiléia, onde possuía uma casa confortável, local em que hospedava os companheiros da época, inclusive o Mestre Jesus. Cafarnaum por volta do ano 30, quando Jesus exercia o seu Ministério, tinha entre 30 a 40 mil habitantes, sendo que um grande número de pessoas vivia da atividade pesqueira e da construção de barcos. Segundo a tradição, Jesus de Nazaré também possuía um barco e se ocupou durante algum tempo da profissão de carpinteiro juntamente com o seu pai adotivo, José, e alguns de seus irmãos. Pedro não era um Discipulo tão pobre como muitos pensam, pois a casa dele era de um padrão de boa qualidade, com um bom acabamento. Pelo que consta, a casa era bem grande, e nela o Mestre desfrutava de um espaço especial, onde recebia os doentes e necessitados de milagres. Os turistas que visitam a região nos dias de hoje só podem ver ruínas de uma cidade que outrora foi referência em toda a Galileia. Recentes escavações arqueológicas dão conta de que a casa de Pedro em Cafarnaum era utilizada como ponto de reunião nos tempos bíblicos, podendo até ter se transformado numa Sinagoga Judaica. Dali, o destemido Pedro realizou o seu Ministério, juntamente com outros abnegados mensageiros da Igreja Primitiva.

Mensagem do Escritor - M/01536

Jesus e a Religião


Jesus, na qualidade de Mestre dos Mestres, exerceu um Ministério Profícuo entre os Homens, sem jamais pretender fundar uma Religião. Queria Ele simplesmente restaurar a Fé a Israel, o Povo da Promessa. Natanael, no entanto, questionava: "De Nazará pode sair alguma coisa de bom?"  Jesus apontava o Caminho, e da mesma maneira procediam os seus Discípulos. No Deserto, João Batista batizava e fazia importantes treinamentos aos seus Seguidores. Uma nova Era estava começando, mas não era uma Religião nos moldes das que conhecemos para abrigar a vaidade humana. É possível imaginarmos Jesus visitando alguns Templos nos dias atuais, como o fez na Sinagoga em seu Tempo. Se isso fosse possível, seríamos surpreendidos  com novos azorragues do Mestre Maior, repreendendo os Vendilhões Modernos. Novamente, estaria Ele incriminando a Raça de Víboras que não reconhece o Verdadeiro Amor de Deus, mas apenas segue uma religião que lhe fora imposta pelos homens. (250212)

Pensamento - VCXXXIX - 5139

       "A capacidade de servir aos demais está na direta
proporção da grandeza do nosso coração e na nobreza
de nossos sentimentos." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXXVIII - 5138

              "Talvez se possa dispensar a religião organizada;
o que não se pode dispensar são as qualidades espirituais
básicas e a fé na Divindade." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXXVII - 5137

"Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXXVI - 5136

  "É preciso diferenciar problemas reais de problemas
imaginários e eliminá-los, pois ao contrário seria pura
perda de tempo." (Jairo de Lima Alves),

Pensamento - VCXXXV - 5135

"O espírito da verdade e da falsidade se digladiam
no coração do homem, procedendo com sabedoria
e insensatez." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXXIV - 5134

"Os atos de dar e de receber, embora sejam aparentemente opostos, fazem parte do mesmo e contínuo movimento." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXXIII - 5133

"Não pode nunca, de jeito nenhum, amar mais
ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais
ou menos, acreditar mais ou menos." (Jairo de Lima Alves)

Livros

Livro de papel resiste à Era Digital
e ganha a classe "C"


O brasileiro lê em média quatro livros por ano. E eles podem ser encontrados em lugares onde, até pouco tempo, ninguém pensaria em comprá-los, como os postos de gasolina, lojas de conveniência, supermercados e metrô.

Metrô de São Paulo. As pessoas passam apressadas...são milhares..mas em meio à correria muitos usuários prestam atenção a uma máquina, que não tem refrigerantes nem comida, e sim livros. E o melhor, o consumidor paga o quanto quiser.

A máquina de vender livros já existia no metrô com preços fixos. O novo sistema passou a funcionar em dezembro. Em São Paulo são seis estações de metrô e um número que impressiona: 30 dias e 30 mil livros vendidos!

E não é só no metrô que os livros estão mais acessíveis à população. Uma prática comum no Brasil há cerca de duas décadas, a venda de livros de porta em porta, está retornando com força total.

Os últimos dados da Fipe mostram que foram vendidos quase 29 milhões de livros no esquema porta a porta.

A Bíblia Diz...

"E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas.
E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas
a tua capa, e segue-me." (Atos 12:8)

Personalidade: Pery Ribeiro


Peri Oliveira Martins, mais conhecido como Pery Ribeiro (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1937 — Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2012) foi um cantor e compositor brasileiro. Era filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Tinha seis irmãos (quatro por parte de pai, um de pai e mãe, e uma irmã adotiva, por parte de mãe). Foi um grande admirador da obra artística de seus pais, e através deles conseguiu se decidir e apreciar a música, seguindo a carreira de cantor. Morou muitos anos com a família em Miami, na Flórida, retornando em 2011 para a cidade do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pensamento - VCXXXII - 5132

"Os anos enrugam a pele, mas renunciar
ao entusiasmo enruga a alma." (Albert Schweitzer)

Pensamento - VCXXXI - 5131

"Todo conhecimento humano começa com intuições,
passa a conceitos e termina com ideias." (Kant)

Sabedoria Popular

Emitir mentiras sucessivamente é o que permite
o mínimo de equilíbrio social. A verdade é que
a verdade é insuportável e insustentável.

Sabedoria Popular

     Dificil mesmo é desistir daquilo que
se mais ama. Não por falta de coragem
     para lutar, mas sim por não ter mais
condições de sofrer.

Pensamento - VCXXX - 5130

"A sorte não existe. Aquilo a que chamas de sorte
é o cuidado com os pormenores." (Winston Churchill)

Pensamento - VCXXIX - 5129

"A esperança é uma fonte eterna
no peito humano." (Alexander Pope)

Pensamento - VCXXVIII - 5128

"A boa educação é como moeda de ouro:
tem valor em toda parte..." (Pe. Antônio Vieira)

Pensamento - VCXXVII - 5127

"O sábio tem roupagem modesta, mas oculta
no seu interior a mais preciosa jóia." (Lao Tsé)

Pensamento - VCXXVI - 5126

"No Cume da Montanha, Deus se manifesta de maneira espantosa por meio de uma Luz Inconfundível." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/01535

A Luz Maior


Esta é uma expressão de valor incomensurável nas Escolas de Mistérios Tradicionais. Quando a Luz brilha, as trevas são dissipadas e o Homem passa a ter uma Vida Plena de Paz e de Sabedoria. Através da Luz Divina, todos estamos caminhando para um estágio de iluminação, também conhecido por estado Crístico, ou ainda estado Rosacruz. Quando contemplamos a Luz Maior, nosso Ser se enche de alegria pelo esplendor do Rosto Divino. É nesse momento de glória que o Místico pode chegar à Ascensão. E no Cume da Montanha, Deus se manifesta de maneira espantosa por meio de uma Luz Inconfundível. Feliz é o Homem, que em sua Busca Pessoal, tem o Privilégio de manter o Contato Direto com a Luz Maior, quando recebe o influxo positivo para uma Vida Melhor. (240212)

Artigo: Nossos Erros e Culpas - A/01121

Nossos Erros e Culpas


Lendo um discurso intitulado "Fizemos algo errado", realizado por Oscar Arias, Presidente da Costa Rica, durante reunião da Cúpula da Américas ocorrida em Trinidad e Tobago, em abril de 2008, fiquei surpreso com muitos dados que até então me eram desconhecidos e com a crítica espetacularmente realista e construtiva que ele fez a todos os países latino-americanos.

Em primeiro lugar o presidente chama a atenção de todos os outros presidentes dos países da América Latina e Caribe ali presentes, sobre o fato de sempre se dirigirem aos Estados Unidos da América para pedir-lhes coisas, reclamar de algo ou culpá-los por todos os problemas, passados, presentes e futuros da região.

Oscar Arias passou então a lembrá-los que a América Latina possuiu universidades antes do que os Estados Unidos criassem Harvard e William & Mary, que são as primeiras universidades desse país e que, até 1750, os países do continente americano eram praticamente iguais: todos eram pobres.

Lembrou ainda que, com o surgimento da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, diversos países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Nova Zelândia seguiram por esse caminho, enquanto os países da América Latina não se deram conta da chance que passava, e perderam a oportunidade de iniciar nessa nova etapa juntamente com os outros.

Que comparando historicamente nossos países com os Estados Unidos, por aqui não surgiu nenhum português ou espanhol que, como John Winthrop com uma Bíblia em sua mão, sugerisse a criação de uma Cidade sobre uma Colina, que brilhasse, como fizeram os peregrinos evangélicos que chegaram aos Estados Unidos e que à apenas 50 anos o México era mais rico que Portugal e que o Brasil possuía uma renda per capita maior que o da Coréia do Sul, a de Honduras era maior que a de Cingapura, que hoje apresenta uma renda anual de US$ 40.000 por habitante.

Em 1950 cada cidadão americano era quatro vezes mais rico que um latino-americano e hoje ele já é 10-15 vezes mais rico que os latinos e isso não por culpa dos Americanos, mas exclusivamente nossa, por diversas políticas errôneas e equivocadas adotadas durante décadas e até séculos, como o fato de, enquanto os países ricos destinam US$ 100 milhões para aliviar a pobreza de 80% da população mundial, os países latino-americanos destinam US$ 50 milhões em armas e soldados.

Quem seria nosso inimigo senão a falta de educação, o analfabetismo, os gastos mínimos com a saúde pública, a não implantação da infraestrutura necessária, os caminhos, estradas, portos e aeroportos, as comunicações, os raríssimos investimentos na implantação de novas hidrelétricas ou na geração de novas fontes de energia, sem a qual não haverá progresso e o baixíssimo nível da educação existente em nossos países - onde de cada 10 alunos que iniciam o nível secundário só um o conclui - e que mantém as universidades como as dos anos 60, 70 ou 80.

Enquanto continuamos discutindo sobre todos os "ismos", capitalismo, socialismo, comunismo, liberalismo, neoliberalismo, social-cristianismo - ideologias que já devíamos ter enterrado há muito tempo -, os países asiáticos encontraram o "ismo" mais realista e apropriado para o final do século XX e para o XXI, o "pragmatismo", pois quando se deu conta de que seus próprios vizinhos estavam enriquecendo de uma maneira muito acelerada, Deng Xiaoping visitou Cingapura e a Coréia do Sul, e ao regressar a Pequim disse aos velhos camaradas maoistas: "Bem, a verdade, queridos camaradas, é que a mim não importa se o gato é branco ou negro, só o que me interessa é que cace ratos" e "a verdade é que enriquecer é glorioso". E desde 1979 a economia chinesa cresce sempre acima de 11% ao ano e tirou 300 milhões de habitantes da pobreza.

Recentemente, o economista Gabriel Palma, da Universidade de Cambridge, chamou a atenção para o processo de desindustrialização vivenciado pelo Brasil. Ele lembra que “em 1980 o parque industrial brasileiro era maior que o da China, Coréia do Sul, Tailândia e Malásia somados, mas que em 2010, a indústria brasileira representou menos de 15% do que esses países somados produziram”, concluindo que “construir o que nós construímos, e depois destruir, em tão pouco tempo, é um ato de vandalismo econômico sem igual”.

Não culpe ninguém por seus fracassos, pois cada um é responsável por suas escolhas e arcará com as devidas consequências, mas quando as opções são realizadas por governantes, quem paga é a população.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

A Bíblia Diz...

      "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera
e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras,
também o Filho do homem se envergonhará dele, quando
vier na glória de seu Pai, com os santos anjos." (Marcos 8:38)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Japorã: Sobre Luiz Bezerra

Justiça condena Luiz Bezerra

Candidato a prefeito de Japorã cometeu improbidade administrativaA- A+
O juiz eleitoral de Mundo Novo, Cléber José Corsato Barbosa, afirmou em entrevista à Rádio Pantanal FM que o candidato a prefeito de Japorã, Luiz Bezerra (PMDB), está com seus direitos políticos casados pela Justiça e somente mantém sua candidatura através de recursos, “instrumentos garantidos por lei”. O entrevistador Waldomiro Sobrinho questionou quais as chances de um candidato que está condenado em duas instâncias ser absolvido. O juiz salientou que sempre existe uma possibilidade, mesmo que remota, de alguém ser absolvido. “Quando o caso passou por duas instâncias da Justiça, sendo que uma sentenciou e a outra reafirmou a decisão, isto se torna sempre mais difícil”, explicou. Para entender o caso O Jornal “Tribuna do Povo” de Mundo Novo divulgou a sentença proferida pela 1ª Turma do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde o ex-prefeito de Japorã, Luiz Bezerra, que é novamente candidato, teve os direitos políticos cassados por cinco anos. A decisão do TJ confirmou a sentença, em primeira instância, do juiz da Comarca de Mundo Novo, Cléber José Corsato Barbosa, que já havia condenado o ex-prefeito por improbidade administrativa. Na decisão também ficou estabelecida uma multa no valor de 48 salários do atual prefeito de Japorã (cerca de R$ 150 mil), além do pagamento das custas processuais. A decisão de ratificar a sentença foi por maioria, o que permitiu um novo recurso do réu. O processo A condenação do ex-prefeito Luiz Bezerra por improbidade administrativa é baseada em ação movida pela Prefeitura de Japorã, denunciado o ex-administrador por desvio de recursos para outras finalidades. Os recursos seriam utilizados para o asfaltamento da rodovia MS-386, ligando um trecho de quase 12 quilômetros entre Japorã e a rodovia BR-163, na saída para Mundo Novo. Consta da ação que o Município de Japorã havia celebrado convênio com o extinto Ministério da Integração Nacional, que transferiu CR$ 22.325.000,00 (vinte e dois milhões, trezentos e vinte e cinco mil cruzeiros reais) em duas parcelas logo após o município abrir licitação para implantar a pavimentação rodovia, realizada onze anos depois pelo governo estadual. Ao recorrer da sentença Luiz Bezerra corre outro risco, pois a decisão não teve unanimidade. Um dos desembargadores sustenta a alegação de que o ex-prefeito também deveria ser condenado juntamente com a empresa contratada, por enriquecimento ilícito e superfaturamento da obra, conforme solicitava o departamento jurídico da Prefeitura de Japorã na ação.

Tribuna Livre

EMINÊNCIA PARDA. Luizinho Bezerra, que já foi prefeito nos primórdios de Japorã, está postando como padrinho político do vereador Gil Perin, que ensaia candidatura de mandatário maior do município pelo PMDB. Em conversa com um membro da Executiva do Partido, que não aprova esse tipo de apoio, a Coluna anotou a pré-disposição dele em apoiar outro candidato. Para esse dirigente partidário, é muito ruim ter de conviver com esses “oportunistas de plantão”, cujo passado não foi dos melhores. Na eleição do prefeito Rubão, Luizinho foi coadjuvante e para alguns japoraenses ele ajudou muito pouco na apertada vitória do petista, mesmo porque enfrentava problemas na Justiça, com os direitos políticos suspensos. Para alguns observadores, o compadre de Flávio Derzi é "bananeira que deu cacho".

TURISMO EM BAIXA. Todo mundo esperava que depois do Carnaval, a movimentação financeira seria bem maior na cidade de Salto Del Guairá. Mesmo com o grande fluxo de visita de turistas, os comerciantes se queixam das vendas em baixa em quase todas as lojas. Antes, a eufora era muito grande, cujos investimentos cresciam enormemente. Neste novo ano, o movimento de pessoas e crescente com um volume de negócios muito equeno. A informação é durante o mês de fevereiro as vendas em geral cairam 70%. Os ítens mais vendidos continuam sendo os eletrônicos, notadamente computadores que têm preços bem inferiores aos praticados no Brasil. Por outro lado, a fiscalização brasileira ostensiva vem atrapalhando muito o turismo em nossa região.

COMPRAS NO CARTÃO. E por falar em turismo, os usuários de Cartão de Crédito precisam tomar muito cuidado ao fazer compras em loas do Paraguai. Algumas lojas, ao aceitar o pagamento com Cartão, usam de má fé no momento de fazer a versão da moeda. A taxa aproximada de 10% sobre o valor da compra é normal, mas há aqueles “desonestos” que subtraem valores maiores sobre a compra no cartão. Existem casos isolados em que a loja cobra até 25% sobre o total, sem direito a reclamação depois. Eles justificam que o valor cobrado a mais é culpa das operadoras e pela transação comercial. Quando apresentam queixas, poucos turistas têm tido êxito na empreitada e ficam no prejuizo. Então, a melhor maneira que o turista tem para não ser “lesado”, é não utilizar cartão no Paraguai.

DROGAS PREOCUPAM. A questão das drogas nas cidades da fronteira vem causando grande preocupação às autoridades. Os parlamentares sul-mato-grossenses debateram na última semana em plenário os problemas relacionados ao tema. A sociedade quer uma solução dos governantes, pois as drogas têm sido a causa de muitos desajustes sociais e crimes em todas as cidades situadas na Fronteira com a Bolívia e o Paraguai. O caso parece não ter solução, visto que o número de usuários cresce a cada dia, deixando as famílias alarmadas. É preciso que haja investimento no setor, pois o consumo excessivo do crack e outras drogas passa a ser considerado caso de saúde pública. Além das campanhas educativas, são necessárias medidas enérgicas para o combate a esse mal que afeta boa parcela da população.

A PERGUNTINHA. A Lei da Ficha Limpa é uma Realidade no Brasil. Você acredita que os Candidatos “Ficha Suja” serão mesmo “barrados” nas Eleições de 2012?



Personalidade: Euclides da Cunha


Euclides Rodrigues da Cunha (Cantagalo, 20 de janeiro de 1866 — Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1909) foi um escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro. Nasceu na fazenda Saudade, em Cantagalo (Rio de Janeiro), filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudóxia Alves Moreira da Cunha. Órfão de mãe desde os 3 anos de idade, Euclides passa a viver em casa de parentes em Teresópolis, São Fidélis e na cidade do Rio de Janeiro. Em 1883 ingressa no Colégio Aquino, onde foi aluno de Benjamin Constant Botelho de Magalhães, que muito influenciou sua formação introduzindo-lhe à filosofia positivista. Em 1885, ingressa na Escola Politécnica e, no ano seguinte, na Escola Militar da Praia Vermelha, onde novamente encontra Benjamin Constant Botelho de Magalhães como professor.

Sabedoria Popular

O homem não morre quando deixa de
viver, mas sim quando deixa de amar.

Pensamento - VCXXV - 5125

"Às vezes custa muito mais eliminar um único defeito
do que adquirir cem virtudes." (Jean de la Bruyére)

Pensamento - VCXXIV - 5124

"As coisas são belas, porque morrem. A rosa de porcelana não
é tão bela como aquela que desmaia e fenece." (John Keats)

Pensamento - VCXXIII - 5123

   "Se produzirmos, desde agora, as melhores pérolas
em nossa vida, estaremos cobrindo todas as mágoas
e as rejeições sofridas com as camadas do mais puro
amor." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXII - 5122

"Mesmo que tenhamos que percorrer caminhos diferentes,
vamos nos encontrar no fim da viagem." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXXI - 5121

"O amor torna tudo brilhante, agradável e vantajoso, pois
o amor é o vaso que contém alegria." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXX - 5120

"A verdadeira felicidade não é encontrada no Ter, mas
     no Ser. É aí que muitos se perdem, porque invertem
  os valores." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXIX - 5119

"O Universo sempre conspira em nosso favor, no entanto, precisamos fazer a nossa parte." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXVIII - 5118

"A Ciência Espiritualista tem os seus princípios, que na evolução humana, encontra guarida em muitos corações." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXVII - 5117

"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXVI - 5116

"O batismo efetuado por João Batista era importante do ponto
de vista espiritual, pois como um símbolo forte aproximava
a Criatura do Criador, como um verdadeiro elo de ligação."
 (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/01534

A Lei e os Profetas

João Batista pregava no deserto o Arrependimento e batizava os que a ele se chegavam.O Rio Jordão foi testemunha de muitas vidas transformadas com a mensagem simples e pura daquele que foi o último dos profetas. Como o Grande Precursor da Vinda de Jesus, João anunciava o Reino de Deus, pedindo que todos se arrependessem dos maus costumes, e que fossem pessoas generosas e boas, eis que essas qualidades seriam o cerne da Lei e dos Profetas das Escrituras Judaicas. Esse batismo efetuado por João Batista era importante do ponto de vista espiritual, pois como um símbolo forte aproximava a Criatura do Criador, como um verdadeiro elo de ligação. Na verdade, João Batista às margens do Jordão representava o Elias do Velho Testamento, com uma missão muito especial, preparando o Caminho. (230212)

A Bíblia Diz...

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:4-7)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Artigo: Dia do Maçom - A/01120

Da luz, que si difunde, sagrada filosofia
surgiu no mundo assombrado, a pura maçonaria.
Da razão, parte sublime, sacros cultos merecia
altos heróis adoraram, a pura maçonaria.
(Hino da Maçonaria – D. Pedro I)


A maçonaria é uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa, de caráter universal, que cultiva os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, conhecidas como Lojas.

- Maçonaria e a nacionalidade Brasileira

A história da maçonaria, participando de todos os momentos importantes de nossa pátria, se confunde com a própria nacionalidade brasileira. Sob o lema da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os irmãos maçons foram os principais mentores intelectuais e atores de todos os grandes movimentos pátrios. Sua ação foi fundamental na Inconfidência Mineira, Independência, Revolução Farroupilha, Lei do Ventre livre, Libertação dos escravos e a criação da República. Dentre tantos personagens importantes de nossa história podemos citar alguns ilustres maçons como: Álvares Maciel, Barão de Mauá, Bento Gonçalves, Castro Alves, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Frei Caneca Garibaldi, Gonçalves Ledo, Joaquim Nabuco José Bonifácio de Andrada, Marechal Deodoro, Padre Feijó, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa…

Publicamos o texto Gerald Koppe Junior como uma singela homenagem a todos os homens livres e de bons costumes.

- 22 de fevereiro, Dia Internacional do Maçom e sua História.
Fonte: Gerald Koppe Junior



Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 1994, realizou-se em Washington, nos Estados Unidos, a Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

Na ocasião, estiveram presentes como Obediências Co-Irmãs (Sister Jurisdictions), a Grande Loja Unida da Inglaterra, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, O Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã, no exílio; além do Grande Oriente do Brasil, com uma delegação chefiada por seu Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, que ali estava como observador.

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir.'. Fernando Paes Coelho Teixeira apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos-Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

E por que 22 de fevereiro?

Porque foi no dia 22 de fevereiro de 1732, em Bridges Creek, Na Virginia (EUA), que nasceu GEORGE WASHINGTON, o principal artífice da independência dos Estados Unidos. Nascido pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos - o que ocorreu em 23 de abril de 1730, no estado de Massachussets - Washington foi iniciado a 4 de novembro de 1752, na “Loja Fredericksburg nº 4”, de Fredericksburg, no estado da Virginia; elevado ao grau de Companheiro em 1753, e exaltado a Mestre em 4 de agosto de 1754.

Representante da Virginia no 1º Congresso Continental (1774) e Comandante-geral das forças coloniais (1775) dirigiu as operações, durante os cinco anos da Guerra de Independência, após a declaração de 1776. Ao ser firmada a paz em 1783, renunciou à chefia do Exército, dedicando-se então aos seus afazeres particulares. Em 1787, reunia-se, em Filadélfia, a Assembléia Constituinte, para redigir a Constituição Federal e Washington, que era um dos Delegados da Virginia, foi eleito, por unanimidade, para presidi-la. E, depois de aprovada a Constituição, havendo a necessidade de se proceder à eleição de um Presidente, figura nova na política norte-americana, Washington, pelo seu passado, pela sua liderança, e pelo prestígio internacional de que desfrutava, era o candidato lógico e foi eleito por unanimidade, embora desejasse retornar à vida privada e dedicar-se às suas propriedades.

Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçônica: ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da “Loja Alexandria nº 22”, da qual fora Venerável Mestre em 1788; em 18 de setembro de 1783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio - o Congresso norte-americano - apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom. Falecido em 14 de dezembro de 1799, seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimônia fúnebre Maçônica, dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da “Loja Alexandria nº 22”, e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Oficina.

Como se vê, a criação do DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM representou uma homenagem mais do que justa a um grande maçom, além de também ser historicamente pertinente.

O Grande Oriente do Brasil, através do Decreto nº 003, de 10/02/95, do seu Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, atendeu à recomendação da reunião das mais importantes potências Maçônicas do mundo, e passa há comemorar o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM a 22 de fevereiro, com plenas justificativas maçônicas e históricas.

(Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 22 de fevereiro de 2012)

Pensamento - VCXV - 5115

“As lições difíceis são de proveito evidente e fortalecem os músculos de nosso caráter. Uma vez aprendidas na lide vivencial, passa a fazer parte mesmo de nossa própria personalidade. O mundo se move sempre puxado pelos que desafiam a mediocridade e o comodismo. Aqueles que se dão ao estudo e prática das lições difíceis, inevitavelmente passam a ser figuras especiais. No entanto, por farto de lições que o mundo se nos apresenta, oferece oportunidade para todos em se capacitar para uma vida elevada e que realmente marque sua passagem por este sistema de coisas.” (Geraldo Generoso)

Sabedoria Popular

Assim como a ferrugem consome o ferro,
a inveja consome o invejoso.

Artigo: Contestando Renato Teixeira - A/01119


Contestando Renato Teixeira

No dia 06 de abril de 2009, um semanário de Aracaju publicou uma entrevista com o titulo de “A música brasileira é muito poderosa”, que tinha como entrevistado um dos expoentes da atual música popular brasileira, o competente e considerado Renato Teixeira.

Ao ser inquirido sobre o que aconteceu com as duplas então chamadas de caipira, o grande artista cometeu uma injustiça monstruosa para com o sagrado e eterno valor daqueles que em seus duetos refinados saíram da roça para encantar o mundo. Renato afirmou convicto de que o ciclo da música caipira havia se encerrado.


Permita-me, meu caro leitor, fazer um breve histórico sobre aquela que se convencionou em chamá-la de música caipira. O violeiro e a viola viviam escondidos nas fazendas e tulhas de café. Um dia, lá nos idos de 1929, um apaixonado e ardente defensor do canto sertanejo, filho da cidade de Tietê, em São Paulo, chamado Cornélio Pires, teve a ousadia de transportar para a cidade grande e gravá-las em discos três músicas caipiras. Eram elas as modas “Bonde camarão”, “Moda do peão” e “Jorginho do sertão”. E assim o gênero musical do homem do campo que tinha como sublimação o som mágico de uma viola e a primeira e segunda voz de notáveis cantadores inebriou os povos citadinos.

A afirmativa destemperada de Renato Teixeira carece de fundamentos. Parece até que ele carrega, como tantos outros, o ranço da discriminação e do preconceito perante a grandeza imensurável da verdadeira música sertaneja, aquela que tem na “moreninha das dez cordas” a sua eterna companheira.
Ora, como é que Renato Teixeira tem a imprudência de dizer numa entrevista que o ciclo da música caipira acabou? Música caipira ou sertaneja é eterna, jamais terá fim. Se o entrevistador lhe perguntasse pelas imortais “Índia” e “Meu primeiro amor”, duas guarânias paraguaias adaptadas por Zé Fortuna, que era considerado o “Sábio da música sertaneja”, o que Renato iria responder? Talvez o entrevistado não saiba que estas duas majestosas canções foram gravadas por Cascatinha e Inhana, no distante ano de 1955, na Todamérica. O mesmo acontecendo com a fabulosa canção “Beijinho doce”, outro inesquecível clássico dos “Sabiás do sertão”, Cascatinha e Inhana. E para tristeza e decepção dos que torcem contra a música caipira, que é a mesma música sertaneja, ela continua viva e fazendo sucesso até em novelas da Rede Globo de Televisão e outros sistemas de telecomunicações.

Se lhe fosse perguntado pela beleza incomum do ritmo de um cururu – será que Renato Teixeira sabe o que significa um cururu na música sertaneja? – Não. Acho que não. Pois a célebre música “O menino da porteira” é um cururu. Esta mágica canção foi gravada também em 1955, pela dupla, Luizinho e Limeira e se tornou filme. Sérgio Reis e o cantor Daniel que o diga. E a inigualável “Tristeza do Jeca”, o carro-chefe da música sertaneja, uma composição do notável Angelino de Oliveira, gravada pela Continental, em 1947, nas vozes divinas de Tonico e Tinoco. Ainda Chico Mineiro, o monumental clássico de Tonico e Tinoco que todo Brasil reverencia. Estas e muitas outras canções ultrapassaram o tempo e o passar dos anos não irão jogá-las no abandono e nem no esquecimento sob hipótese alguma.

Mais do que ninguém, Renato Teixeira sabe que o gênero musical violeiro jamais morrerá. A verdade é que os empresários, os diretores de gravadoras, a mídia, os novos e inconsequentes compositores, fazem de tudo, aí sim, para assassinar a verdadeira música sertaneja, aquela que eterniza a historia do povo; aquela que tem mensagem, amor, ternura e decência. Por que tamanha injustiça? Para colocar em seu lugar esta água com açúcar de péssimo gosto, desenxabida e sem graça, cercada por instrumentos eletrônicos, numa afronta e num acinte a grandeza da viola? É assim que indecentemente chama de música sertaneja moderna um gênero que além da primeira e segunda voz não se vislumbra mais nada que identifique uma música sertaneja. Neste disparate musical não existe a magia da viola, nem a melodia de um cateretê, de um cururu, de uma moda de viola, de uma toada, de um rasqueado, de uma valsa, valsinha e valseado. Enfim de tudo aquilo que é a essência da música sertaneja. O que essa gente quer é nos roubar este nosso tesouro musical e intitular as duplas que numa perversa e criminosa farsa se diz sertaneja quando, na verdade, esses farsantes só sabem cantar baladas, melodias românticas, ou músicas dançantes, sem inteligência, sem beleza e sem acordes.

Será que tudo isto não passa de inveja e dor de cotovelo para com duetos imortais tais como Tonico e Tinoco, a maior de todas as duplas; Zico e Zeca, Tião Carreiro e Pardinho, Cascatinha e Inhana, Luizinho e Limeira, Sulino e Marrueiro, Lourenço e Lourival, Jacó e Jacozinho, Belmonte e Amaraí, Tibaji e Miltinho, Duo Glacial, Pedro Bento e Zé da Estrada, Abel e Caim, Dino Franco e Mouraí; e tantas outras duplas que deixaram para a posteridade páginas musicais gloriosas que nem o tempo e nem a maldade dos que nos dias atuais fazem de tudo para assassinar a nossa verdadeira música violeira irão conseguir. Esses malvados não irão obter êxitos em seus criminosos intentos.

Coitados daqueles que imaginam que a música caipira encerrou o seu ciclo. A música caipira é imortal, é eterna. O resto é resto. Não acrescenta nada.

Publicado nos dias 12 e 13 de abril, de 2009,
no JORNAL DA CIDADE, Aracaju – Sergipe.

(Alcino Alves Costa, o Caipira de Poço Redondo. Notável homem de letras, ele descreve com aptidão as belezas de sua terra. Num estilo muito próprio, esse sergipano de alma sensível e grande conhecedor dos costumes de sua gente, declara todo o amor que possui pelo sertão nordestino, muito bem representado nas palavras sinceras, in “O Sertão de Minha Terra” e “O Sertão e a Caatinga”, artigos que assina com maestria .  Pelo que faz e representa,  merece o respeito do povo de sua Terra, de sua região, e de todos nós brasileiros).

Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo - Sergipe

Personalidade: Padre Cícero


Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Proprietário de terras, gado e dono de diversos imóveis, o Padre Cícero fazia parte da sociedade e política conservadora do sertão do Cariri. Tinha no médico Floro Bartolomeu seu braço direito e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família Accioli durante mais de duas décadas. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil. Em março de 2001, foi escolhido O Cearense do Século em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de Televisão.

Pensamento - VCXIV - 5114

         "AquEle que guia os Sábios dá o Conhecimento
de todas as coisas: a Criação, os Tempos, as Estrelas,
os Animais, os Pensamentos, as Plantas, os Homens..."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXIII - 5113

"Seguindo o Caminho traçado e com o peso da Cruz,
a Rosa será conquistada com todo o suave aroma
que ela exala." (Jairo de Lima Alves)

Personalidade: Wilhiam Blake


William Blake (Londres, 28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta, tipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica. Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado. Místico por excelência, teve experiências maravilhosas no campo da metafísica e na convivência com os espiritualistas de sua época.

Mensagem do Escritor - M/01533

A Rosa e a Cruz


Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Os Mestres de Sabedoria  nos mostram a Rosa, mas também oferecem a Cruz. Os melhores Candidatos que estão na Senda são testados por um Silêncio de cinco anos, a fim de que aprendam a dominar suas paixões e suas palavras. Estes Mestres são ainda pouco numerosos, como também os seus Discípulos. O Mestre Maior, de igual maneira, andava rodeado de apenas doze Discípulos, o ideal para um Aprendizado Satisfatório. Em nós mesmos se encontra todo o Conhecimento que buscamos. AquEle que guia os Sábios dá o Conhecimento de todas as coisas: a Criação, os Tempos, as Estrelas, os Animais, os Pensamentos, as Plantas, os Homens... Seguindo o Caminho traçado e com o peso da Cruz, a Rosa será conquistada com todo o suave aroma que ela exala. Com a necessária persistência, os Eleitos com um Brado de Vitória, chegarão ao Cume da Montanha.  (220212)

A Bíblia Diz...

          "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias
        e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique
com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram
aos que a eles se entregaram." (Hebreus 13:9)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Personalidade: Lampião

Lampião, o Rei do Cangaço


Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada, no semiárido do estado de Pernambuco e foi o terceiro filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes. O seu nascimento, porém, só foi registrado no dia 7 de agosto de 1900. Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante incomuns para a região agreste e pobre onde ele morava. Uma das versões a respeito de seu apelido é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião. Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança e, ao fazê-lo, provou ser um homem de atitudes violentas e rudes.

Lampião foi acusado de atacar pequenas fazendas e cidades em sete estados além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques. No nordeste do Brasil, sua história é contada diferente de todos os outros Estados do País. Lá, Lampião é conhecido como o Robin Hood do agreste brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis da época do coronelismo brasileiro para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias com inúmeros filhos. Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte.

Sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestiam-se como cangaceiros e participou de muitas das ações do bando. Virgulino e Maria Bonita tiveram uma filha, Expedita Ferreira, nascida em 13 de setembro de 1932. Há ainda a informação controversa de que eles tiveram mais dois filhos: os gêmeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas nunca foi comprovada a verdade dos fatos.

No dia 27 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas. Não se sabe ao certo quem os traiu. Entretanto, naquele lugar mais seguro, o bando foi pego totalmente desprevenido. Quando os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.

O ataque durou uns vinte minutos e poucos conseguiram escapar ao cerco e à morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo. Lampião foi um dos primeiros a morrer. A força volante, de maneira bastante desumana para os dias de hoje, mas seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião. Maria Bonita ainda estava viva, apesar de bastante ferida, quando foi degolada.

Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos. Apreenderam todo o dinheiro, o ouro e as joias.







Artigo: Sobre o Carnaval - A/01118

Visão Espírita Sobre o Carnaval

Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.

É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza, entre as sociedades, que se pavoneiam com o título de civilização.

Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.

Há nesses momentos, de indisciplina sentimental e moral, o largo acesso das forças das trevas, nos corações e,às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.

Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas, por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos. Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho.

Ao lado dos mascarados da pseuda-alegria, passam os leprosos, os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras. Porque protelar essa ação necessária, das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem ? Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretensiosa opiniões, colaborando conosco, dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.

É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos; mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer, com isso, um eloquente atestado de sua miséria moral.

Emmanuel - Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, em julho de 1939. (Encartado na Revista Internacional de Espiritismo, em janeiro de 2001 - pág. 565 e 566 – Editora “O Clarim”)

Pensamento - VCXII - 5112

"É interessante registrar que felizmente o mal sempre é vencido, pois o bem é praticado em maior escala." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCXI - 5111

"Pela falta de consciência, os homens perdem o foco,
e desviando-se do Caminho, tomam rumos diferentes."
 (Jairo de Lima Alves)

As Maiores Potências Mundiais

Os 10 países mais desenvolvidos do mundo

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma estatística composta usada para classificar os países de acordo com seus níveis de desenvolvimento – que variam de “muito elevado” para “baixo”. Os países são analisados com base na expectativa de vida, educação, padrão de vida, bem-estar infantil, saúde, bem-estar econômico e felicidade da população. Os críticos têm citado o IDH como impreciso ou vago, mas é uma medida muito usada para falar das condições de vida dos países globo afora. Confira os 10 primeiros:

10 – Suécia. Pontuação: 0,904


O país socialista e liberal europeu, o Reino da Suécia, é liderado pelo primeiro-ministro Fredrick Reinfeldt e tem mais ou menos o tamanho do estado da Califórnia ou da Espanha. Com uma população aproximada de 9,3 milhões, a capital e maior cidade do país é Estocolmo. Os suecos são classificados como um dos mais felizes do mundo e tem pontuações altas de renda (R$ 61.490 PIB per capita, e um PIB regular de R$ 831 bi), expectativa de vida (80,9 anos) e educação.

Além disso, o país tem taxa de desemprego e de pobreza muito baixas, acesso livre e equitativo a cuidados de saúde, e tem sido um dos defensores mais ativos da sustentabilidade ambiental. A Suécia também serve como um importante destino turístico para milhões de viajantes internacionais.

9 – Alemanha. Pontuação: 0,905


A República Federal da Alemanha, ou Alemanha, tem a maior economia da União Europeia (UE), e uma das maiores populações com 82,2 milhões de habitantes. Sua capital é o movimentado centro econômico de Berlim. A chanceler Angela Merkel é a cabeça do governo com um povo de padrões de educação muito altos, com uma taxa de quase 100% de presença escolar.

A Alemanha cresce na indústria e na produção e é uma grande exportadora de produtos elétricos e de engenharia, tais como automóveis. O PIB é de R$ 6 tri e o PIB per capita é de R$ 69.640. As taxas de pobreza são baixas, embora a taxa de desemprego seja de cerca de 7%.


A Alemanha também é um destino turístico de excelência por sua beleza histórica – às vezes não tão bonita se considerarmos o nazismo – e tem uma expectativa de vida de 79,4 anos.

8 – Liechtenstein. Pontuação: 0,905


O Principado de Liechtenstein é um dos menores e menos povoados países do mundo, com uma massa de terra de apenas 160 quilômetros quadrados e uma população de 35.000. Mesmo assim, essa democracia parlamentar consegue ter um dos maiores PIB per capita do mundo (R$ 241.000) e tem uma dívida de praticamente zero, nenhuma pobreza, e zero taxa de desemprego, além de terem importantes classificações literárias e de educação.

Liechtenstein tem impostos muito baixos e é um centro de investimento de países e pessoas ricas. Se visitar este país muito interessante, vá a capital de Vaduz, onde você pode ver o enorme castelo Vaduz, a casa do príncipe e sua família, além de se familiarizar com a cidade de 5.100 habitantes.

7 – Irlanda. Pontuação: 0,908


A República da Irlanda tem uma população relativamente pequena de 4,5 milhões, é uma democracia parlamentar, e sua capital é Dublin. Irlanda tem uma taxa de literacia muito elevada de 99% e padrões altos de educação, bem como uma expectativa de vida de 78,9 anos. Também tem uma infraestrutura bem equilibrada, com um PIB de R$ 349,46 bi e um PIB per capita de R$ 77.980. O país é o 7º em liberdade de imprensa, liberdade econômica e liberdade política que oferece ao público.

A Irlanda estava em processo de rápido crescimento econômico e desenvolvimento quando a recessão global começou em 2008. Acumulou uma enorme dívida, sendo classificada como um dos cinco países europeus “PIIGS” (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) e perdeu dois pontos na escala de Índice de Desenvolvimento Humano. Ainda assim, o Taoiseach (ou primeiro-ministro) Enda Kenney está colaborando com os líderes da UE (França e Alemanha) para aliviar este problema e continuar a desenvolver o país.

6 – Canadá. Pontuação: 0,908


O Canadá é, geograficamente, o segundo maior país ao lado da Rússia e compartilha a maior fronteira internacional do mundo com os Estados Unidos. O Canadá é regido por uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional e mantém laços com o Reino Unido, sendo um dos poucos países com dois hinos (“O Canadá”, o hino nacional, e “God Save the Queen”, o hino real) com a Rainha Elizabeth II sendo a chefe de Estado. O país é muito economicamente avançado, com um PIB de quase R$ 3 tri e PIB per capita de R$ 87.664. Tem uma população inteligente, com boa educação e alfabetização, e uma grande porcentagem da população é bilíngue (inglês e francês são as línguas oficiais).

O Canadá é conhecido por seu sistema gratuito de saúde (em cima de uma expectativa de vida de 80,7 anos) e coloca impostos mínimos sobre os 34,7 milhões de habitantes. E, claro, é um grande destino turístico, com a cachoeira de renome mundial Niagara Falls, a capital Ottawa, e os marcos históricos da cidade em grande parte francesa Quebec.

5 – Nova Zelândia. Pontuação: 0,908


A Nova Zelândia é um grupo pequeno e relativamente distante de ilhas e foi uma das últimas ilhas a serem descobertas por seres humanos. Assim, contém uma bela paisagem, vida animal florescente e biodiversidade que atrai bandos de turistas anualmente. A Nova Zelândia é uma monarquia parlamentar constitucional que reconhece também a rainha Elizabeth II como chefe de Estado e em seu hino nacional, enquanto John Key é o Primeiro-Ministro.

A Nova Zelândia tem um dos mais altos padrões de vida e avaliações de felicidade do mundo, e tende a ser uma forte defensora da paz e da sustentabilidade ambiental, proibindo armas nucleares e protegendo a sua fauna diversificada. O PIB do país é de R$ 270.597 bi, com um PIB per capita de R$ 60.630 para a sua população de cerca de 4,3 milhões. Sua educação, alfabetização e padrões de saúde são todos muito altos com expectativa de vida de 80,2 anos.

4 – Estados Unidos da América. Pontuação: 0,910


Os Estados Unidos percorreram um longo caminho desde os seus primórdios em 1776, vencendo os britânicos na Revolução Americana (com muita ajuda dos franceses) e declarando a sua independência. Agora, após a remoção dos nativos americanos, uma guerra civil, a Grande Depressão, e participação em duas guerras mundiais, os EUA emergiram como o país mais poderoso do mundo, com um PIB de R$ 25 tri (o maior do mundo) e um PIB per capita de R$ 85.522.

Os EUA são uma democracia representativa (república), um gigante de fabricação e um grande importador e exportador de bens e parceiro comercial com todos os principais países. Os EUA são um dos países mais etnicamente diversos do mundo (só o estado da Califórnia tem uma população 50% asiática, latina e afrodescendente, das quase 40 milhões de pessoas). No entanto, deixando tudo isso de lado, os EUA perdem pontos, pois, de uma população de quase 315 milhões, há uma taxa de pobreza de 15%, média de desemprego de 9% (e em alguns estados até 14%), além de padrões internacionais de ensino mais baixos que no resto do mundo.

Os EUA também perdem pontos na área da saúde, porque, enquanto a expectativa de vida é relativamente alta – 79 anos -, as taxas de obesidade dispararam, com até 33% dos adultos obesos e níveis e índices semelhantes nas crianças. No topo de tudo isso, a América está em uma espiral de dívida maciça, e arrastando outros países para baixo através da diminuição do comércio causado pela recessão global.

3 – Holanda. Pontuação: 0,910


Também conhecida como Países Baixos ou Holanda, o país é uma monarquia constitucional, além de ser uma democracia representativa. A Holanda tem padrões muito altos de educação e alfabetização, além de baixa pobreza e taxas de desemprego, e é chefiada pelo primeiro-ministro Mark Rutte. Ao longo de sua história, a Holanda foi uma das fundadoras fundamentais de organizações como a União Europeia e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e é chamada de “capital do mundo jurídico”, hospedando cinco sistemas judiciais internacionais. O PIB do país é de mais de R$ 1,4 tri, com um PIB per capita de R$ 85.613. Em maio de 2011, 16,7 milhões de habitantes da Holanda foram classificados como os mais felizes do mundo, com uma economia estável, governo honesto, impostos baixos, belas cidades como a capital Amsterdam, e uma expectativa de vida de 79,8 anos.

2 – Austrália. Pontuação: 0,929


A ilha/continente da Austrália tem a 13ª maior economia do mundo, com um PIB de R$ 1,5 tri, e o 5º maior PIB per capita de R$ 69.991. A Austrália é uma monarquia parlamentar constitucional federal, com alguns dos mais altos rankings do mundo nas categorias de qualidade de vida (as pessoas são muito felizes), saúde, educação (taxa de alfabetização de cerca de 100% e percentagens muito elevadas de diplomados), liberdade econômica e, finalmente, liberdade civil e proteção dos direitos humanos. Os 22,7 milhões de habitantes desfrutam de um país lutando por um governo estável, cidadãos de conteúdo, paz, sustentabilidade e proteção da vida selvagem e da biodiversidade (que a Austrália tem de monte), com uma expectativa de vida de 81,2 anos. Claro, a Austrália é um lugar fantástico para se visitar e conhecer a fauna rústica e as belas cidades como Sydney.

1 – Noruega. Pontuação: 0,943


O Reino da Noruega, com quase 5 milhões de habitantes, é uma monarquia parlamentar constitucional com normas de educação extremamente altas e uma pobreza muito baixa e taxa de desemprego quase inexistente, com uma expectativa de vida de 80,2 anos. A Noruega foi um membro fundador da OTAN, mas rejeitou a adesão à UE, apesar de continuar a ter boas relações com os países vizinhos europeus. A Noruega é também membro fundador e agora doador das Nações Unidas.


A Noruega tem uma das maiores reservas de petróleo, gás natural, minerais, frutos do mar, madeira, água doce e energia hidrelétrica do mundo, e é uma grande exportadora de petróleo. O país também é reconhecido internacionalmente por sua saúde universal, sistemas de ensino avançados, e sistema de segurança social distinto. Por todas estas razões, o Reino da Noruega ocupa o número um no índice das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano.

Bônus: Brasil. Pontuação: 0,718


No Índice de Desenvolvimento Humano de 2011, o Brasil ficou na 84ª posição, de 187 países avaliados. O IDH do Brasil em 2011 é de 0,718. A metodologia para calcular o índice acabou de mudar. No ano passado, o Brasil aparecia classificado como o 73º melhor IDH de 169 países, mas com a tecnologia aplicada esse ano, o país estaria em 85º, o que significa que ganhou uma posição em relação ao ano anterior. Nosso PIB per capta é de R$ 17.417, e a expectativa de vida é de 73,5 anos. O Brasil aparece entre os países considerados de “Desenvolvimento Humano Elevado”, a segunda melhor categoria do ranking, que tem 47 países com “Desenvolvimento Humano Muito Elevado” (IDH acima de 0,793), além de 47 em “Desenvolvimento Humano Médio” (entre 0,522 e 0,698) e 46 em “Desenvolvimento Humano Baixo” (abaixo de 0,510).