sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Artigo: O Lava-Pés - A/01227

Lavar os Pés dos Irmãos
é um Gesto de Humildade

 
Jesus lavou os pés de seus discípulos em sinal de amor e de muita humildade.  Antes de terminar a sua missão neste mundo, o Mestre desejou ficar em perfeita comunhão com aqueles fiéis seguidores, a quem amava de todo o coração e de toda a sua Alma. Foi esta uma maneira que encontrou, para demonstrar a seus contemporâneos e às futuras gerações sobre a necessidade de ensinar e servir com humildade.
Foi um gesto nobre praticado por Jesus na última Ceia, quando resolve dar uma lição de humildade aos seus discípulos. Lavar os pés parece não inspirar tanto, por se tratar de uma atitude que possa ser interpretada como anti-higiênica, mas quis o Mestre que fosse assim. Não hesitou em convidar os amigos íntimos para este ato de amor e de fé.  Um líder verdadeiro não usa o poder para proveito próprio, não ostenta o cargo que desempenha, até porque todos os cargos são passageiros. Foi desta forma que Jesus demonstrou com o Lava-Pés uma maneira de servir com humildade.

Nascemos para a Eternidade. O dinheiro não nos poupa da morte, nem os cargos, nem os títulos, nem as condecorações. Podemos, sim, nos valer dos bens materiais, podemos evoluir, e ocupar cargos de destaque. Isso é honroso se for exercido com a devida humildade, sempre com a intenção de servir o nosso semelhante. Precisamos ter inteligência para isso. O que jamais pode acontecer é nos tornarmos servos desses bens  ou dessas glórias. Quem age assim, acaba indo de encontro à sua própria ruína, como tem sido através dos séculos.
A Humildade nos aproxima de Deus, e pelo sublime gesto do Lava-Pés isso se torna evidente, muito real. A Humildade nos revela Deus em sua Plenitude. A Humildade retira o véu  que nos impede de contemplar a Criação com os nossos próprios olhos. E todas as coisas foram criadas para nós, para vivermos e convivermos na plena Luz do Amor Divino.

Certamente, ao convocar os discípulos para esta tão perfeita comunhão, e lavando os pés uns dos outros, o Salvador deu ao mundo o maior exemplo de humildade. Um gesto tão bonito e nobre precisaria ser repetido pelas comunidades espiritualistas de nossos dias. O Lava-Pés foi uma atitude muito particular e secreta, mas ficou escrita por ser importante para as gerações modernas, porque é necessário que o Amor e a Humildade sejam perenes ainda hoje.

Nenhum comentário: