sábado, 15 de setembro de 2012

Artigo - A Eternidade - A/01228

A Eternidade

Somos, em todos os momentos, tocados pelo paradoxo, como é o caso da Eternidade. Com isso, surge também o questionamento na busca da Verdade. O paradoxo persiste em todas as circunstâncias da vida, quando pretende o Homem respostas às questões ligadas ao Infinito, ao Desconhecido, à Eternidade.
A concepção de Eternidade nos devolve à concepção de Tempo. Segue-se a ideia de que nos encontramos face à denominação “lei dos opostos”, ou complementares, também conceituada como Dualidade ou Polaridade. Assim, toda a Individualidade expressa algo de natureza bipolar  ou dual.  O ser humano é dual em sua expressão no mundo material. A sua aparência física é resultante de uma polaridade energética que, por convenção, se classifica como negativa. Por outro lado, a sua condição interna ou subjetiva, manifestada pela Consciência, é de polaridade positiva.

O Ser Humano manifesta no Tempo o seu padrão de Eternidade. Parece não caber dúvida de que uma das polaridades, a negativa, é mais conhecida ou percebida do que a outra. Isto se dá porque a Polaridade experienciada como produto do Tempo está mais próxima ou seja, afeta diretamente os sentidos físicos ou objetivos.
Mas, se a Eternidade está de qualquer expressão racional, como pode ser ela uma necessidade? Vê-se que o jogo paradoxal pode assumir uma condição angustiante se nos mantivermos insistentes na busca de conseguirmos respostas para a nossa Consciência Objetiva. Seria a Eternidade algo como um interminável caminhar existencial por incontáveis níveis de experiência?

Desprezando o conceito de Tempo e exercendo o de Eternidade, para acentuarmos os aspectos transcendentes, nos encontraremos novamente face a face com questões paradoxais – seria a Eternidade algo que poderíamos alcançar em determinado momento e que poderia nos trazer a Consciência da permanência, ou seja, a de jamais tentarmos mudar a nossa visão abrangente  da experiência de Ser ou Existir.
Os Místicos, que vivem à busca da Realidade Única, têm uma Visão Unívoca para estas questões, quando afirmam que “A Eternidade é o Aqui e Agora”. Certamente esta posição não pode imprimir um Ponto Final  em nossas indagações, mas sugere a eliminação  da dicotomia  sem quebra da dualidade, promovendo assim a conciliação e integração dos conceitos.

A Eternidade é um conceito milenar, sempre discutido entre os sábios e mestres espirituais, e para entender este tão grande mistério, necessita o Iniciado mergulhar nas profundezas do Conhecimento, para trazer à Luz a Revelação que o mundo procura há milênios, em escolas secretas e mesmo em Templos Exotéricos. O Mestre Maior, que palmilhou a Terra com Imenso Amor e Dedicação, ainda hoje quer que os Homens sejam Iluminados, para descobrir o Verdadeiro Sentido da Vida, encontrando a tão desejada Eternidade.

Nenhum comentário: