terça-feira, 21 de agosto de 2012

Maçonaria: Dia do Maçom no Senado

Senador Mozarildo Cavalcanti refuta mitos
sobre maçons em Sessão Solene no Senado


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou nesta segunda-feira (20), no Plenário, que as inúmeras ações sociais desenvolvidas pela Maçonaria não dissiparam a curiosidade ou dúvida sobre as atividades dos maçons. Autor de requerimento para a realização de sessão especial sobre o Dia do Maçom, comemorado hoje, o parlamentar disse que o evento foi uma oportunidade para falar sobre mitos que cercam a ordem.

Um deles, como observou, é de que os maçons se reúnem a portas fechadas para prestar cultos ao Satanás. Mozarildo afirmou que isso é “uma mentira deslavada”, que ele atribuiu a livros com símbolos maçônicos, como o caixão, que representa o ciclo do homem: veio do pó e ao pó voltará.

Outro mito, de acordo com Mozarildo, é de que a Maçonaria é uma associação de auto-ajuda, “em que as pessoas entram para ter cobertura de tudo, em todos os setores”. Segundo o parlamentar, trata-se de outra inverdade, porque “o verdadeiro maçom” entra para a ordem a fim de “servir à Humanidade”.

– Nós damos nossa colaboração para que, de fato, a ordem cumpra o papel primordial e histórico, que é o do soerguimento da Humanidade, através da luta pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade. E a história mundial está cheia desses exemplos, desde a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos até a Independência do Brasil.

Movimento de moralização

Outro orador da sessão especial, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressaltou o caráter libertário da Maçonaria. O combate travado contra o absolutismo, na avaliação de Alvaro, credencia a Maçonaria como “um baluarte na luta em prol da nossa independência”.

O parlamentar disse que a Maçonaria moderna tem como missão empalmar a bandeira da ética e sugeriu que a ordem lidere no país o movimento de moralização. Alvaro atribuiu a mais do que mera coincidência a realização da homenagem no momento em que o Supremo Tribunal Federal julga o Mensalão e o Congresso Nacional investiga o esquema de corrupção do contraventor Carlos Cachoeira.

– Sem um referencial claro na busca da conquista da paz e do bem-estar social, ensinamento e fulcro da crença maçônica, vamos continuar mergulhados nessa babel e consagrando esse ambiente de promiscuidade entre as esferas pública e privada – acrescentou.

Adeptos

O senador Tomás Correia (PMDB-RO) disse que a Maçonaria tem 4.700 lojas distribuídas por todo o país e reúne cerca de 150 mil adeptos regulares, “dentre os quais se destacam importantes líderes e personalidades dos mais distintos segmentos de nossa sociedade”.

– Políticos, juristas, artistas, músicos, jornalistas, médicos e historiadores confundem-se com milhares de cidadãos comuns que vivenciam, em igualdade e harmonia, as convicções maçônicas e delas compartilham – afirmou.

Participaram da sessão especial, entre outros, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva; o grão-mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, Lucas Francisco Galdeano; o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Juvenal Batista Amaral; e o presidente da Confederação Maçônica do Brasil, José Simioni.

Nenhum comentário: