terça-feira, 21 de agosto de 2012

Japorã: Prefeito de Japorã é Investigado

Prefeito de Japorã é investigado
pelo Ministério Público


O MPE (Ministério Público Estadual), via ofício, informou que já investiga o atual prefeito de Japorã, do PT. A entidade se manifestou após denúncia enviada ao Movimento “Eleições Limpas” 2012, da OAB/MS, e repassada ao MPE.

Segundo o Ministério Público, o atual prefeito é investigado em cinco ações civis públicas e em um processo de improbidade administrativa.

“Grande parte das denúncias expostas no documento já é objeto de inquéritos civis e ações públicas”, informou o MPE, em ofício enviado à OAB/MS. A entidade se refere às denúncias recebidas pela Seccional.

Segundo a denúncia interposta no Movimento “Eleições Limpas” 2012, o atual prefeito de Japorã estaria usando a "máquina" pública no pleito eleitoral no município. O atual prefeito ainda foi denunciado por enriquecimento ilícito.

Segundo o denunciante, o prefeito teria aumentado exponencialmente a renda após ser eleito, e reeleito, para prefeito em Japorã, um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Mato Grosso do Sul. Segundo a denúncia, as posses do prefeito teriam origem ilícita, provinda do uso da própria administração municipal.

Ainda segundo a denúncia, o atual prefeito estaria colocando toda a máquina da Prefeitura Municipal em movimento para a eleição do candidato de dua coligação. Os dois estariam "comprando" apoio de políticos da cidade, além de terem contratado 300 pessoas, supostamente com verbas municipais, para trabalhar na Prefeitura e na campanha do candidato.

O atual prefeito ainda estaria "criando medidas emergenciais" - nas palavras do denunciante - para distribuir cestas básicas para a população de Japorã.

Nova denúncia
O prefeito de Japorã foi alvo de nova denúncia no Movimento “Eleições Limpas” 2012, a de número 44. Conforme o denunciante, o prefeito e o candidato de sua coligação estaria usando maquinários da prefeitura na aldeia Porto Lindo, para influencia de votos. Eles estariam usando as máquinas em casas de indígenas, limpando a terra em troca de votos.

Nenhum comentário: