segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eleições 2012 - Contagem Regressiva: Hora de Refletir

Faltando 42 dias para as eleições

Hora de Refletir para errar menos

Toda gestão comete erros involuntários, talvez pela falta de assessorias mais qualificadas. É isso que a população tem acompanhado nos municípios da região. Em alguns casos, os problemas são muito mais sérios e podem neste momento eleitoral empurrar o candidato à reeleição para baixo, deixando a oposição em evidência. Os erros mais graves cometidos são lembrados pelos votantes e contribuem para uma avaliação negativa do postulante a um segundo mandato.

Os casos mais evidentes em qualquer cidade do Cone Sul é a distribuição sem critério de casas populares, as famosas "casinhas". Os que mais precisavam de moradia não foram contemplados. Queixam-se, com certa razão, ao perceberem que muitas "casinhas" foram vendidas logo após a entrega, porque na verdade não necessitavam tanto do benefício.

Outros privilégios também são observados. O detentor do poder, regra geral, oferece vantagens pecuniárias e outros serviços a pessoas, de modo indiscriminado, esquecendo-se daqueles fiéis escudeiros, que sempre se doaram em favor do projeto político de seu líder.

As negociações políticas também foram outro fator negativo em algumas administrações municipais. A supervalorização de pequenas lideranças contribuiu para o descontentamento de setores da sociedade que não aprovam esse tipo de coisa na política, mesmo porque a maioria é alijada do sistema do toma-lá-dá-cá. Essa é uma prática constante em períodos preeleitorais, na tentativa de montar um quadro mais competitivo para a disputa. Em alguns casos, o tiro sai pela culatra.

Há outros casos puramente de desmandos mesmo, com favorecimentos e regalias inexplicáveis aos olhos dos que se encontram à margem do poder, apenas vendo a carruagem passar. A farra com o dinheiro público tem causado "estragos" em muitos lugares, mas os gestores só vão reconhecer que erraram quando o resultado for conhecido, após o sufrágio. Contudo, há que prevalecer, alheio à vontade humana, os desígnios do Altíssimo que sonda os corações e conhece todas as coisas.

Nenhum comentário: