domingo, 19 de agosto de 2012

Eleições 2012 - Contagem Regressiva: Guaíra e Cone Sul

Quadro de Candidatos
em Guaíra e no Cone Sul

Faltando 50 dias para as eleições de 7 de outubro, o quadro em Guaíra e nas cidades do Cone Sul ainda está indefinido. Em Guaíra, no Paraná, a tendência é a polarização entre o petista Fabian Vendrúscolo e o candidato do PSDB, Guilherme Vanin, cujo crescimento é notório na preferência do eleitorado guairense.
Mundo Novo é uma cidade com características muito especiais. O ex-prefeito Humberto, do PT, tem prestígio eleitoral; o prefeito Antônio Cavalcante, do PMDB, é o franco favorito e tem uma campanha bem mais estruturada. Japorã, com o petista Vanderley Bispo e o peemedebista Gilvan Perin, a eleição ainda está indefinida. A Aldeia do Porto Lindo e os assentados são fatores determinantes. As lideranças políticas, de um lado e do outro, estão se degladiando. A cidade de Eldorado respira aliviada, com a prefeita Marta Araújo disputando a reeleição. O candidato “Ganso”, do PSL,  não oferece nenhum perigo.

Zé Roberto, do PSDB, e Lídio Ledesma, do PDT, se enfrentam em Iguatemi. Lídio teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, e tendo recorrido da decisão, aguarda o desfecho de instâncias superiores. Apesar do pedetista ter o apoio do governador André Puccinelli, Zé Roberto é o favorito, com um leque de alianças muito bem formado, e ainda conta com o apoio de quatro deputados estaduais, do senador Delcídio e do suplente de deputado, Lídio Lopes.
Naviraí tem um quadro complexo, mas o deputado Onevan de Matos, do PSDB,  tem plenas condições de vencer as eleições. Ele tem uma campanha melhor estruturada e conta com o apoio do governador. Com três candidaturas majoritárias, os candidatos Léo Matos, do PV, e Ronaldo Alexandre, do PSL, vão contribuir para a divisão de votos, favorecendo o deputado-candidato. Há informação de que o sobrinho de Onevan, Léo Matos, vem crescendo na preferência popular, enquanto o médico-candidato está estacionado.

Situação inusitada se encontra em Itaquiraí, a Capital dos Sem-Terra. Ricardo Favaro, do PSDB, que tem o peemedebista Daniel Mamédio como vice, sempre foi o favorito, pelo enfraquecimento político da prefeita Sandra Cassone. Nos últimos dias tem se verificado um espantoso crescimento de Aldo Farina, do PT, cujo vice é o empresário Justino Xavier dos Santos, que desfruta de muito prestígio popular. Pelo andar da carruagem, o embate será duro em Itaquiraí muito diferente do quadro desenhado anteriormente.

Nenhum comentário: