domingo, 26 de agosto de 2012

Artigo: Os Registros Acásicos - A/01226

Os Registros Acásicos


Os Registros Acásicos contêm todo o Conhecimento do passado, presente e futuro do Homem. Esta é uma doutrina mística que se refere à Inteligência Indelével  do Cósmico, às Forças Potenciais que atuam como as Causas de que todas as coisas se originam. Nesta Inteligência todas as coisas têm existência potencial. Assim, tudo está contido em essência.

No Cósmico não há tempo enm espaço. Aquilo que há de surgir objetivamente daqui a um milhão de anos, existe cosmicamente agora, em sua germinação, na concatenação de suas Causas. Os Registros Acásicos não devem ser entendidos como fatalismo. A doutrina não pretende sugerir que haja um destino fixo para cada Ser Humano.
As ideias humanas são uma parte integrante  da Inteligência do Cósmico, elas não têm uma linguagem exata, nem forma ou estilo particular; é apenas na mente humana que elas assumen essas qualidades. Ao imaginar ou inventar alguma coisa, o Homem apenas se utiliza de potenciais cósmicos existentes em seu próprio interior. Em seu fluxo, o Cósmico é destituido de forma, porém através dele, qualquer coisa pode assumir uma forma adequada.

É possível aqui uma analogia: o barro do oleiro é uma substância sem forma, mas contém em si o potencial de qualquer coisa que as mãos e a inteligência do oleiro possam formar. Platão falou em seu Diálogos sobre um bloco de mármore. Os processos mentais do Homem, como o raciocínio, a vontade, a memória e a imaginação, são extremamente fecundos.
Se fosse predeterminado que o indivíduo deveria se conformar com um certo destino em sua vida, como se explicaria o fato de ser o mortal dotado de uma enganadora sugestão no sentido de estar ele escolhendo os seus próprios atos? Em outras palavras, ao Homem Espiritual são concedidas as funções do Raciocínio e da Vontade, e sobretudo pela Intuição, que o leva a patamares superiores.

No que se refere aos Registros Acásicos, jamais pode o Iniciado às Ciências Herméticas aceitar o fatalismo, sob qualquer denominação ou disfarce, principalmente, porque não é lógico, porque é inconsistente  com a própria Natureza do Homem.
O assunto Registros Acásicos  pode ser compreendido como o registro de tudo o que ocorre aqui na Terra e no Cósmico, ficando esse registro "arquivado" no Mundo Espiritual. É tudo o que o Adepto imagina ser sagrado e que, pelo relato bíblico, o Deus de nosso coração guarda como um documentário conhecido como o Livro da Vida.

 

Nenhum comentário: