domingo, 12 de agosto de 2012

Artigo: O Valor do Ser Humano - A/01221

O Valor do Ser Humano

Lí, na Revista da Tortuga, relatos emocionantes sobre a vida do médico e empresário Max Fabiani, que após construir com o pai um legado de imenso valor, entrou em transição, muito jovem ainda, para continuar noutro estágio, a batalha transcendental, porque a vida não termina aqui. A crônica sobre o Ser Humano retrata o grande significado do Homem em sua Trajetória na Terra, principalmente quando bom exemplo para os seus contemporâneos.
E começa assim: o que há de mais belo no mundo é o Ser Humano. O que de mais belo podemos oferecer  uns aos outros é o lhar. O olhar sincero e honesto nos olhos do outro. É fazer o outro sentir Ser Humano de verdade. É a consideração, a atenção, o sorriso constante. Sorriso que brilha não pelo branco dos dentes, mas pela luz interior que reflete no rosto.

O maior desafio que temos é o de saber tocar o outro naquilo que o faz sentir grande, sentir-se importante, sentir-se mais acolhido, sentir-se gente. E quando sabemos fazer isso, não nos falta mais nada. Sempre vamos receber aquilo que damos. Esta lei já está provada. É bom lembrar um provérbio bem conhecido, que diz: “Não vemos as coisas como elas são, mas sim como nós somos.” E isso vale para todas as pessoas. Só podemos ver o lado bom das pessoas, se focarmos nisso, se valorizarmos isso, se realmente dermos importância para isso. Se formos assim. E há Seres Humanos que são assim, que têm características especiais, que elevam esta capacidade à máxima potência. O cronista fala das qualidades de Max Fabiani, que se relacionava muito bem com os superiores e subalternos, um fato que deixou marcas em todos os que conviveram com ele.
O ideal maior de todos nós deveria ser o de ajudar as pessoas, não importando o nível a que cada um pertença. O bom humor deve prevalecer, imitando os bons e divertindo os que nos rodeiam. Precisamos manter sempre o ambiente alegre onde estivermos, para que o nosso nome nunca seja esquecido, depois de nossa partida para o desconhecido.

Nossas decisões devem ser tomadas sem usar de autoridade extremista, mas demonstrando inteligência, carisma e habilidade. Os nossos subordinados devem sentir partícipe de nossa decisões, e como cooperadores de todas as realizações, se sentirem mais gente.
A vida não tem fim, e neste aspecto, precisamos evoluir acima da média humana, convivendo com as pessoas e fazendo-as felizes e autorrealizadas, independentemente de conceitos filosóficos e religiosos, sabendo sobretudo que não existe efeito sem causa, e que tudo nesta vida existe um Propósito Maior.

De igual modo, o instinto humano e os nossos sentimentos; nossa emoção e o nosso profundo desejo nos elevam lá no fundo da alma saber que o Homem, diferente do homem natural faz a diferençaq neste Sistema de Coisas.
Quem sabe, com esse pensamento, João Paulo II disse que “A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.” O Homem que sabe conduzir bem a vida, sempre tem paz interior, o que é suficiente para descansar feliz na Eternidade. O legado do Homem dever permanecer, para ser lembrado pela posteridade, como tem sido com tantos benfeitores na História da Humanidade.

Esse é o Caminho que todo Ser Humano evoluído deve percorrer, como no caso em epígrafe, Max Fabiani, que seguiu as orientações do pai, Fabiano Fabiani, transformando-se num exemplo para a família e para os amigos, como um Ser Humano mais que especial.


Nenhum comentário: