sábado, 7 de julho de 2012

Artigo: A Teologia e o Apocalipse - A/01214

A Teologia e o Apocalipse

As mensagens contidas no Gênesis e no Apocalipse são como um sol, no qual nenhum exegeta consegue firmar o olhar. Por que isso ocorre? Isso se explica, porque o Gênesis é a iniciação descendente e o Apocalipse é a iniciação ascendente, o interior de todas as religiões antigas e modernas. Assim como o Gênesis se assemelha a uma epopéia cheia de alegorias, lendas, mitos e simbolismos, da mesma forma o Apocalipse, como uma fábula, representada por animais: bestas, cordeiros, serpentes e dragões.

A Teologia, confrontada com o Apocalipse, admitiu finalmente que se trata de um livro indecifrável, considerando-o como uma profecia ou uma história do futuro.

O Gênesis é o caminho descendente deste mundo do espírito, enquanto o Apocalipse é o único caminho ascendente, por meio da iniciação interior, até o mundo divino, a que não podem chegar a besta, que é a mente inferior; nem o dragão vermelho, que é o desejo do intelecto; nem o falso profeta, que é o conhecimento sensual; mas unicamente o Cordeiro, que é o conquistador de si mesmo, através da mente superior e da iniciação.

O Apocalipse, ou Revelação de João, para o leigo e para o materialista, é a divagação de um homem louco, que não tem nenhuma lição, nem entre as idéias, nem entre suas visões. Para a religião exotérica, é um livro sagrado que lança mão da Teologia, para formular certas interpretações literais e arbitrárias, porque a religião exterior perdeu o significado oculto da Obra, que assim ficou como um enigma indecifrável.

No entanto, para o Iniciado, praticante da religião esotérica, o Apocalipse representa um desvendamento e uma verdadeira iniciação no mundo interior.

E o que é a Iniciação? A Iniciação significa ir dentro, em busca de Cristo, impulso que é o iniciador de toda sabedoria, porém os mestres que residem no mundo interior do Homem, são como arquivos, donos desta sabedoria.

Uma coisa precisa ficar bem clara: o Apocalipse é a segunda iniciação, e desta maneira as duas Obras foram entregues à custódia das igrejas exotéricas, que não as compreenderam, à semelhança de camelos no deserto, que morrem de sede estando carregados de água.

O mundo atual, que perdeu a fé nessas religiões, com suas teologias arbitrárias, pede a água da vida, outras fontes, que são a Gnose ou a Ciência Esotérica e Espiritual, ou ainda o Cristianismo Místico, que em seu espírito é igual a todas as religiões esotéricas, encerrando todos os arcanos das idades.

Nenhum comentário: