sexta-feira, 20 de julho de 2012

Artigo: A Afinidade entre Rosacruzes e Maçons - A/01217

A Afinidade entre a Ordem
Rosacruz e a Maçonaria


Estas duas Ordens comungam os mesmos sentimentos Filosóficos e Iniciáticos, mas são completamente independentes entre si. Deparando-me com um artigo sobre o assunto, esclareço de maneira objetiva o que representam a Ordem Rosacruz e a Maçonaria no contexto das Grandes Organizações Místico-Filosóficas no Mundo.

Tanto a Ordem Rosacruz como a Maçonaria são Fraternidades Iniciáticas, que transmitem conhecimentos especiais a seus membros, com o objetivo de uma vida mais feliz e integral. A Maçonaria remonta à história da Inglaterra do século XVIII, mas existem registros de sua atividade  desde as corporações de ofício da Idade Média, e a história esotérica remonta-a mesmo ao Templo de Salomão.

Por sua vez, a Ordem Rosacruz emanou das primeiras Escolas  Ocultas de Sabedoria do Antigo Egito, reunidas por Tutmés III na XVIII Dinastia, tendo a sua grande aparição pública no século XVII, na Alemanha, por meio de três Manifestos Gerais. Alguns autores afirmam que a Maçonaria teve origem na Rosa-Cruz; outros colocam ambas como paralelas, sem laços de paternidade de qualquer lado. Esotericamente, sabe-se que as duas têm uma fonte comum, dentre tantas outras Organizações Iniciáticas Autênticas ainda existentes. A bem da verdade, a Fonte é a Tradição Primordial.

Enquanto a Maçonaria se concentra no embelezamento moral da pessoa dando atenção ao significado de símbolos que representam leis cósmicas e na prática da caridade silenciosa, a Ordem Rosacruz é focada no Misticismo Puro ativando os poderes psíquicos do ser humano e promovendo sua união íntima e consciente com o Todo, fazendo-o um agente do Cósmico na Terra. Ambas já foram secretas, devido à intolerância política e religiosa de outrora. Hoje são discretas. As duas integram pessoas de todas as crenças e raças, primando pelo livre-pensamento, sem dogmas; e são instituições independentes entre si, administrativa e ritualisticamente.

A Corporação Maçônica aceita apenas homens e a Ordem Rosacruz envolve homens e mulheres em todos os seus trabalhos. Embora algumas potências maçônicas tenham ritos mistos ainda não reconhecidos, é uma diferença importante nas duas Organizações, o que não impede de maneira alguma, a reforma do indivíduo, como é o foco das duas Ordens.

Diante da explanação, pode-se afirmar que a Maçonaria opera mais no plano material e a Rosacruz mais no Espiritual. A primeira é mais filosófica e comporta debates engajados durante suas Sessões Ritualísticas; a segunda é muito mais mística, priorizando sobretudo a Meditação Silenciosa e a Harmonização Espiritual nas Convocações de Templo. Tanto o trabalho Rosacruz quanto o Maçônico são dignos do mais alto respeito. São Ordens do passado que atuam no presente, visando o futuro.

Tanto a Ordem Rosacruz como a Maçonaria possuem Egrégoras Próprias, possuindo uma Metodologia Específica. Tentar trazer elementos desta para aquela, ou daquela para esta, apesar de seus campos de afinidade, não é pertinente e nem ético. Um Maçom que seja também Rosacruz quando está num ambiente Rosacruz, manifesta-se como um Rosacruz. Da mesma maneira, um Rosacruz que frequenta uma Loja Maçônica. Ele não tentará impor expressões do Rosacrucianismo na Maçonaria. É normal, por vezes, Rosacruzes e Maçons realizarem eventos em comum, em colaboração fraternal.

Seja na consecução da Paz Profunda dos Rosacruzes ou da Pedra Cúbica dos Maçons, o desabrochar da Rosa ou uma maior angulação do Compasso, um Laço Invisível perpassa as duas Confrarias, de mútuo respeito e com uma nobre Missão: o combate à ignorância e a busca do Eu Interior. (M. com adaptação de Jairo de Lima Alves)

Nenhum comentário: