segunda-feira, 18 de junho de 2012

Artigo: O Número Sete e a Cabala - A/01203

O Número Sete e a Cabala


O número sete é particularmente venerado por todos os místicos. Até mesmo o leigo sabe que lhe é atribuído uma significação especial, embora desconheça, geralmente, porque, Obras Místicas de todas as épocas, inclusive a própria Bíblia, têm enfatizado o fato de que o número sete é dotado de virtude e poder.

Os cabalistas, especialmente, têm revenciado este número, de modo que não é surpreendente encontrarmos, no Sepher Yezirah, um capítulo tratando exclusivamente de sua importância. A Natureza é composta por sete mundos, sete céus, sete terras, sete mares, sete rios, sete desertos, sete dias para a semana, sete semanas da Páscoa a Pentecostes; e há um ciclo de sete anos, sendo o sétimo o ano de redenção, e após sete anos de redenção, vem o jubileu. Portanto, Deus ama este número sete, em tudo que existe sob os céus.

Numa nota sobre este trecho, assinala o Dr. Kalisch que Philo, observando a presença do número sete em muitas leis bíblicas, nas vogais do alfabeto grego, na escala musical e no corpo humano, exclama (quase em suas exatas palavras): “Toda a Natureza se rejubila nesta héptada!”

Nenhum comentário: