quinta-feira, 7 de junho de 2012

Artigo: A Evolução da Alma Humana - A/01191

A Evolução Espiritual da Alma Humana


A alma além de ser um corpo etéreo, é a parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades emocionais. A alma nos ajuda a defender destas dificuldades. Ela é capaz de encará-las, ao mesmo tempo em que também afasta o incômodo causado por essas dificuldades emocionais.

A alma funciona assim: se uma determinada dificuldade não causa muito incômodo, como a angústia e a dor, ou fere nossa autoimagem, então não precisamos nos defender dela.

A alma é a parte do ser humano que consegue lidar bem com a angustia, a dor e a autoimagem. Lidar bem com esse tipo de coisa nos termos da saúde mental significa aceitar a angustia, a dor e a autoimagem. Aceitando-as é que podemos ver quem somos, e isso é o autoconhecimento. Às vezes, as pessoas não suportam uma determinada dificuldade, e para fugir dela criam ilusões que distorcem completamente a sua imagem real.

Existem maneiras de expandirmos essa alma, e isso é chamado de evolução espiritual, ou crescimento pessoal, ou crescimento interior, entre outros. Essa expansão, ocorre á medida que, o indivíduo consegue aceitar sua autoimagem, as coisas que lhe trazem angústia e as que causam dor. À medida que o individuo toma conhecimento da dificuldade, ela não o incomoda mais. Ele pode lidar melhor com isso, sendo mais realista consigo mesmo.

Algumas pessoas não conseguem diversas coisas por falta de autoconhecimento, como conseguir um bom relacionamento, ou apenas um relacionamento, um bom emprego, ou apenas um emprego, uma boa família, ou apenas uma família. Para conseguir essas coisas, precisa agir de forma adequada. Mas é muito difícil aceitar a própria chatice, a própria falta de jeito, a própria falta de graça, a própria inabilidade, a preguiça, a prepotência, entre outros. Estes atrapalham conquistar aquilo que queremos. Porém à medida que se toma consciência de si próprio, pode-se corrigir e melhorar, e com isto obter o desejado. É muito importante para o ser humano ser feliz.

Na evolução espiritual existe algo que pode ser muito interessante para algumas pessoas. Isto é, o fato de se poder ampliar tanto a alma a ponto de aceitar completamente a autoimagem, as coisas que trazem angústia e a dor. Há pessoas que conseguem isso, não sofrendo mais com essas coisas. Alguém que foi aceitando seus defeitos e problemas, e melhorando, pode ter chegado num ponto máximo, que é a perfeição. Isso é chamado de Nirvana.

Praticamente todo mundo tem dificuldades emocionais que atrapalham suas conquistas. É importante tomar consciência delas sempre, para lidar cada vez melhor com a vida, e ser cada vez mais capaz de ser feliz.

O mestre da Grande Fraternidade Branca, Sanat Kumara, nos ensina que as melhores técnicas de evolução espiritual são: a psicoterapia com psicólogo, algumas linhas do Budismo, da Yoga e da Meditação, da Logosofia e das Práticas Rosacruzes. Dependendo da personalidade de cada um, de sua própria evolução, uma dessas técnicas se enquadrará melhor. E assim, cada um pode estabelecer o seu estilo de vida, aprimorando o seu Eu Interior e buscando a harmonização com o Universo, que é primordial para a Felicidade Eterna.

Nenhum comentário: