sábado, 19 de maio de 2012

Artigo: Problema e Solução - A/01178

Para cada problema,
sempre há uma solução

Para identificar melhor as causas dos problemas do homem, é bom sempre recorrer ao Altíssimo, que conhece todas as coisas e necessidades humanas. Tudo fica mais fácil, quando podemos contar com a ajuda da Divindade, o que é perfeitamente possível.

Quando estamos dispostos a responder às interrogações de rotina em nossa vida: - Quem? O que? Onde? Por que? Como? Quando? – podemos, a partir daí, identificar as causas do problema e o que pode estar envolvido nele.

Cada problema pode ter uma causa específica, sendo necessário descobrir as causas a ele interligadas. Uma família, por exemplo, que esteja endividada, a causa principal pode ser um dos cônjuges gastar muito, extrapolando o orçamento doméstico. No paralelo, outros motivos podem ser a causa dos problemas financeiros da família. As crises pessoais e profissionais, os elevados custos de vida e despesas emergenciais – tudo isso pode ocasionar o desequilíbrio, com o agravamento da situação. Isso faz com que a solução do problema tenha um desfecho mais complicado e mais trabalhoso.

É importante avaliar cada situação, para que o problema tenha uma solução adequada. Entendendo que não há uma solução para cada problema, as soluções surgem com mais ou menos eficácia. Então, para resolvermos os nossos problemas, é preciso que consideremos todos os ângulos da situação e todas as opções que poderiam ser adotadas num momento crucial. Para o sucesso na empreitada, é fundamental que sejam adotadas medidas justas conforme instrução contida nos códigos de conduta espiritual. As melhores soluções serão sempre aquelas que, direcionadas pelo Espírito de Deus, possam levar em consideração todos os interesses envolvidos, com legitimidade e dentro do plano divino.

Para solucionarmos qualquer problema em nossa vida, necessário é, sobretudo, adotar critérios bem claros e planejar a execução com muito cuidado. O ideal é que possamos ter uma meta bem definida com a visualização do problema a ser resolvido. A estratégia com todos os passos precisam ser montados, e assim, certamente será alcançado o resultado pretendido.

Existe um provérbio da Bíblia que pode ser aplicado aqui, para melhor entendermos que os problemas podem ser resolvidos, nem que pareçam insolúveis. Diz assim: “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão-somente conduzem à pobreza.” Os problemas são criados por nós mesmos, então eles podem ser solucionados também por nós.

Os problemas devem ser resolvidos de maneira definitiva, para que eles não voltem e nos causem dissabores. Cada problema que surge deve ter a sua solução imediata, para que a nossa vida não venha se tornar uma completa desordem todos os dias. Se a solução que escolhermos for a melhor, ela será duradoura, e desta forma, teremos paz de espírito, porque sobremodo aprendemos a administrar os tais problemas com inteligência, determinação, e acima de tudo com a orientação dos céus.

A vida do Homem é repleta de desafios, com problemas para serem resolvidos constantemente. Todos estes problemas têm solução e podemos acreditar na promessa de quem disse um dia: “Sem mim nada podeis fazer...” Com esse Ajudador, nenhuma barreira existe, nenhum problema pode ficar sem solução.

Nenhum comentário: