sexta-feira, 18 de maio de 2012

Artigo: O Perigo do Julgamento Precipitado - A/01174

O Perigo do Julgamento Precipitado


Estamos sugerindo aos nossos amigos deste Canal a leitura cuidadosa
do artigo "O Perigo do Julgamento Precipitado", que acabo de escrever,
e que trata de forma indelével de um caso recente em Mundo Novo, que
promete muita polêmica para os próximos dias. A imprudência de um
 pseudo-líder poderá causar "danos" em algumas famílias. Exige-se
muita atenção para entender o caso pelas entrelinhas apresentadas
no texto. No tempo certo, os envolvidos no escândalo serão
exemplarmente punidos. Todos vão entender que
A LEI DO TRIÂNGULO estará em Ação!... 
                            

                          ************************

A pior coisa na vida dos humanos é a prática do julgamento precipitado. "A ninguém julgueis." O Mestre Jesus tinha muita razão para dizer isso. A narrativa nos remonta a um episódio desagradável, cujo desdobramento é inevitável, afetando diretamente algumas famílias de uma Comunidade Cristã respeitável, sobretudo pela imprudência do dirigente, ao tornar público um fato deplorável, envolvendo uma adolescente e um chefe de família. As vítimas do episódio são expostas sem dó nem piedade, enquanto alguns imaginam que permanecerão impunes pela atitude impensada. Enganam-se redondamente, e por isso hão de ter sérias consequências.

As citações bíblicas sobre o assunto são inúmeras e mostram claramente o perigo que as pessoas se submetem ao julgar quem quer que seja.

O profeta Ezequiel declarou: “...portanto, vivo eu, diz o Senhor Deus, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me darei a conhecer entre eles, quando eu te julgar”

Está escrito no segundo livro de Crônicas: “Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar...”

O Mestre em sua Caminhada, sempre recomendava a seus Seguidores para nunca julgar ninguém. Nós temos o hábito de julgar as pessoas mesmo não conhecendo os detalhes da história de cada uma delas. Os frutos acompanham os benfeitores, de modo que estes ficam "blindados" diante de possíveis acusações. Mesmo assim, precisam se defender para que a infâmia não prolifere acima da realidade dos fatos. Os conluios chegam a ser demoníacos quando o poder temporal quer dominar. Há que prevalecer o bom senso das partes, evitando-se os males da calúnia e da difamação. A melhor maneira neste caso é confiar na razão do tempo, que soberanamente vai mostrar a verdade, e assim, no melhor momento irá desmacarar os falsários. É assim que tem sido em todas as questões absurdas, onde escândalos se evidenciam por conta da inveja e da luxúria que habitam em muitos corações, até mesmo de alguém que deveria dar à sociedade o melhor exemplo. Os culpados não ficarão impunes, porque a Justiça Divina não falha. A Lei do Triângulo se cumpre, sempre!

Jamais podemos ignorar a recomendação no Evangelho de Mateus, quando diz:  “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então, verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mt 7:1-5)

Nenhum comentário: