segunda-feira, 19 de março de 2012

Artigo: A Honra aos Pais - A/01130

A Honra aos Pais é
um Dever Sagrado

A quem honra, honra. A expressão é divina e ninguém pode fugir deste Princípio. A Bíblia registra uma promessa de longa vida para aquele que honrar seus pais. Não importa se sejam biológicos, adotivos, espirituais ou apenas carismáticos. O que importa é que sejam pais, que se preocupem hoje ou que alguma vez se preocuparam de alguma forma, com a existência de alguém. Paulo faz esse destaque especial, quando diz que esse ato de honraria é o primeiro mandamento com promessa.

No Judaísmo, todos os dias é o dia dos pais e das mães. É um dos Dez Mandamentos, próximo do mandamento que nos manda acreditar em Deus e “não matar”.  Muitas pessoas pensam que honrar os pais é como se fosse um pagamento pelo que fizeram pela gente, como trocar as fraldas e pagar a escola. Os pais não alimentavam seus filhos, pois tinham o maná para comer. Os pais não precisavam comprar roupa, pois cresciam com elas e também não havia necessidade de lavar roupas. Entretanto, esta foi a geração que esteve no Monte Sinai e ouviu Deus dizer: “Honre seu pai e sua mãe.” E assim, a Bíblia Cristã está repleta de recomendações ao Filho no sentido de sempre honrar os seus pais.

A honra aos pais vai muito além do que simplesmente fazer “favores”. Uma necessidade imperiosa é admirar seus pais e considerá-los pessoas eminentes. Se por acaso ouvirmos pessoas falando de forma negativa sobre nossos pais, não podemos permanecer calados, e sim sairmos em defesa de sua honra perante as pessoas à sua volta. Se possível, é importante morarmos próximo de nossos pais, auxiliando-os em suas necessidades. Em geral, devemos ter consideração para entender o fato de que os pais têm uma preocupação natural pelos filhos. Precisamos marcar presença nos momentos mais decisivos, quando eles mais precisam de nós. Se precisarmos nos ausentar por alguns dias, a prudência recomenda que eles sejam avisados sobre quando vamos voltar, pois também se preocupam com os filhos, e sofrem muito quando ficam sozinhos em casa.

Quando os pais estão idosos e enfermos, vão merecer muito mais cuidado por parte do filho E, é claro, não deve deixar que os pais pensem que são um peso na sua vida, ou que o fato de ajudá-los seja uma mera obrigação.

Quando o amor e o respeito fazem parte de uma família, o ambiente torna-se alegre e muito mais feliz. Honrar os pais é um dever divino do Filho e quando essa atitude é exercida, até os céus se alegram. Não apenas na bonança, mas em qualquer situação deve ser positiva a ação do Filho diante de seus genitores. Depois de tanta labuta, os pais ficam velhos e impertinentes e o Filho tem a oportunidade de honrá-los de alguma maneira. Gestos nobres do Filho fazem os pais vibrarem de felicidade. Existem filhos que maltratam os pais por motivos fúteis; também há os que honram os pais nas pequenas coisas. Dias destes, enquanto convivia no Lar de uma Família Exemplar, pude presenciar o gesto nobre de um Filho. O Pai, já alquebrado, permanecia em pé no jardim tomando o sol da manhã. O filho caçula busca uma cadeira e de maneira muito carinhosa oferece ao pai. Observando esse gesto nobre, a emoção se apoderou de mim. Já vi noutra oportunidade um filho ingrato maltratar o seu velho pai por uma coisa insignificante. Com certeza, o bom Filho receberá a sua recompensa; e também o mau filho terá o efeito da ação praticada. O amor em família é primordial para que a paz seja perene e a felicidade nunca termine.

Nenhum comentário: