segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Viagem a Ipaussu: Sucesso


Na resodência do Jornalista Geraldo Generoso:
Jairo, Generoso e esposa Toninha; Ivana Loretti e Leonardo

Um sucesso a viagem a Ipaussu, que durou dois dias. Conhecemos pessoalemte o amigo virtual, Geraldo Generoso e a esposa Toninha. Participamos do show do Cantor Tinoco no Ginásio de Esportes. Antes, no hotel das Garças, algumas músicas com ele, enquanto o Gilmar filmava. Estivemos na Gráfica Viena, em Santa Cruz do Rio Pardo, onde conversamos sobre projetos editoriais. Fomos bem atendidos. Na volta, uma visita rápida ao amigo pastor, João Carlos, em Ibiporã. Oramos junto com a sua querida família, em Ibiporã. A viagem foi coroada de êxito.

Não podemos esquecer a gentileza do casal, Toninha e Geraldo Generoso, nos recebendo tão bem em sua casa, com direito a uma farta alimentação, preparada pela habilidosa Educadora de Ipaussu, conhecida carinhosamente como Professora Antônia, "Toninha" e "Tó". Viemos embora para a nossa cidade, mas trouxemos no coração a saudade daquela gente hispitaleira da bonita cidade de Ipaussu, no interior paulista.

Pensamento - IVDCV - 4605

     "A nossa capacidade de amar
é limitada e o amor infinito; este
é o drama." (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - IVDCIV - 4604

"E essa brisa eu já nem sei se é de mim quando
respiro ou de você quando se vai." (Antoniel Campos)

Pensamento - IVDCIII - 4603

"Não se aprende bem a não ser
pela experiência." (Francis Bacon)

Pensamento - IVDCII - 4602

"Para vencer justo, o senhor não olhe
e nem veja o inimigo, volte para a sua
obrigação." (João Guimarães Rosa)

Pensamento - IVDCI - 4601

 "Pobre homem insensato, que julgas
todas as coisas pequenas, por que és,
também, tão pequeno?" (Goethe)

domingo, 30 de outubro de 2011

A Bíblia Diz...

"Muitas são as aflições do justo, mas
o SENHOR o livra de todas." (Salmos 34:19)

A Bíblia Diz...

             Filipe achou Natanael, e disse-lhe:
             Havemos achado aquele de quem
        Moisés escreveu na lei, e os profetas:
Jesus de Nazaré, filho de José." (João 1:45)

sábado, 29 de outubro de 2011

Misticismo

Vencendo Maratonas

Turbulências durante o sono, podem levar alguém ao desespero. Conheço úm Homem, que mesmo vivendo em paz, recebeu sinais de alerta enquanto dormia, motivo que bem poderia causar-lhe o desequilíbro emocional. Os ostáculos eram colocados à sua frente, com ameaças de toda espécie. Quando os embaraços surgiam, com as maratonas infindáveis, tudo lhe parecia obscuro. No momento da sucumbência, eis que surge o livramento de maneira misteriosa.

Atônito, desperta da longa viagem astral, confiante na Revelação Divina, a exemplo de tantas outras que acontecem com pessoas em todo o Planeta, enquanto dormem. É uma questão de crer na existência de um Ser Espiritual que vela por quem ama e que comparece sempre para livrar a Criatura do perigo a que poderia estar sujeito.

No caso em apreço, é a convicção de que a Divindade fez uma advertência ao Adepto, que pode, a partir desse advento, estar melhor preparado e mais confiante na Mão da Divina Providência. (Cro-Maat!)

Pensamento - IVDC - 4600

"Todo Homem, em Sâ Consciência, deveria usufrir, em todo
   o Tempo, de todos os Benefícios da Consciência Cósmica,
   em sua Plenitude." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDXCIX - 4599

 “Não há nada no mundo que esteja
      mais repartido que a razão: toda
a gente está convencida de que tem
razão de sobra.” (René Descartes)

Pensamento - IVDXCVIII - 4598

“Todos desejam ardentemente ter
a verdade do seu lado e muito poucos
optam por estar do lado da verdade.”
 (Richard Whathey)

Pensamento - IVDXCVII - 4597

“A arte da guerra é a arte de destruir
os homens, tal como a política é a arte
de os enganar.” (Rond d’Alembert)

Pensamento - IVDXCVI - 4596

"O amanhecer é uma festa para convidados
que estão dormindo." (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - IVDXCV - 4595

          "O tempo corre veloz e a vida escapa
             das nossas mãos. Mas pode escapar
como areia ou como semente." (Thomas Merton)

Pensamento - IVDXCIV - 4594

      "Afirmam que a vida é breve, Engano;
a vida é comprida. Cabe nela amor eterno
e ainda sobeja vida." (António Tomás Botto)

Pensamento - IVDXCIII - 4593

   "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua;
existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma
questão de consciência." (Gandhi)

Pensamento - IVDXCII - 4592

"Pensa que cada dia é teu último dia,
e aceitarás com gratidão aquele que
não mais esperavas" (Horácio)

Artigo: O Silêncio - A/1035

A VOZ DO SILÊNCIO


O conceito de pecado é demasiado equívoco. Da sua condenação fazem as igrejas instituídas e acreditadas uma eficiente e poderosa arma indutora de medo e de remorso, e por aqui se conforma o sossego dos seus rebanhos. Pecar escondidamente livra o pecador de públicas condenações, não o livra do medo nem do remorso, porque acreditar nos pecados que as igrejas esgrimem e condenam é mortificar-se o crente pelo medo e envenenar-se pelo remorso, sem qualquer vislumbre de santidade.

Ambígua era a frase dum pastor amigo, mas eu penso que a entendi, que dizia: pecar, sim, desde que não seja pouco e arrepender-se, desde que não seja muito.

Do nosso ponto de vista, que acreditamos na prevalência do Bem, verdadeiramente só existe um pecado, o qual é fonte de toda a sombra e de todo o erro. Chama-se ignorância. Não exactamente no sentido de poucos conhecimentos, mas no de desprezo pela Sabedoria, a qual não deve confundir-se com exercícios de erudição, nem muito menos com a degenerescência desta, que é o intelectualismo. No primeiro caso, temos o primado do amor, do entendimento e da dádiva; nos outros dois, o do orgulho, da exclusão e do egoísmo.

Aqui, desembocamos em algo de paradoxal: quanto mais um homem é culto e rico de conhecimentos mais apto fica para que o espírito se lhe ilumine e crie asas, mas, por outro lado, mais susceptível ficará também a que o conhecimento lhe seja um lastro de chumbo que lhe impede o voo e um nevoeiro que lhe esconde a luz.

O conhecimento como um acumular de informação não só nos rouba a inocência de nos maravilharmos como nos tolda a receptividade. Torna ruidoso o que deveria ser um santuário de silêncio: o nosso silêncio interior, que nos exige serenidade expectante e ruptura com o aturdimento exterior.

«Conhece-te a ti mesmo», lia-se em Delfos como um convite à viagem interior, que é, pelo acesso à Inteligência Pura, um caminho de libertação das teias do pecado que referimos como único. É a redenção de Lúcifer, ou seja, a nossa própria redenção. Por outro lado, o velho gnoma de tirar o pecado do mundo não pode nem deve significar esperar como as árvores e as pedras que o Cósmico nos cuide e eleve, mas sim produzir a alquimia da Sombra. Não é esperar um qualquer prémio de fim de jornada, mas sim tirar do nosso carvão toda a chama e todo o calor que sirva a Luz. Tudo isto e a nossa específica forma de o conseguir podemos nós saber de viva voz quando em silêncio dermos a devida atenção ao nosso mestre interior. É escutando a Voz do Silêncio. É por ela que saberemos sem lugar para dúvidas que não há sacerdotes nem mestres que dêem por nós os passos que tememos, ou simplesmente adiamos.

E não nos iludamos com ensinamentos mirabolantes nem falas mansas de mestres de ocasião que prometem fazer de nós o que não somos. Os verdadeiros mestres que andam pelos caminhos do mundo não ensinam nem prometem, estimulam-nos e inquietam-nos.

A nossa inquietude só se apazigua no nosso santuário interior onde pelo silêncio nos entendemos, conhecemos o mundo e os deuses. Ruidosa como é, a sociedade moderna rouba-nos a alma e endurece-nos o ouvido. Sobretudo, endurece-nos o ouvido interior que deveria escutar com frequência a Voz do Silêncio.

(Abdul Cadre - Lisboa)

* Este artigo resultou da reformulação duma crônica que publiquei em 1998, no extinto semanário Voz do Barreiro, Portugal, e de um texto com este mesmo título, publicado no Boletim da Sociedade Brasileira de Eubiose, também em 1998.

Artigo: Toda atenção de Deus esta na Terra? - A/1034


Os conceitos que irei escrever servirá para expandir nossa Consciência Cósmica, elevando nossa percepção espiritual. Em nossas mentes mortais existe muita confusão a respeito de a Terra ser o único planeta a possuir seres vivos; sendo assim, cada religião ou ciência explica de forma diferenciada. Tentarei explicar os significados correspondentes a certos símbolos verbais usados na bíblia que foi escrita de uma forma resumida, tanto no Novo quanto no Velho Testamento.

O nosso mundo Terra (na verdade seu nome é Urântia), sendo apenas um, entre muitos planetas similares habitados, que compreendem ao Universo de Nébadon. O Universo de Nébadon, juntamente com outros universos formãm o superuniverso de Orvônton, de cuja capital é Uversa, onde está a comissão encarregada por Urântia, aTerra.

Orvônton é apenas um dos sete superuniversos em evolução do tempo e do espaço , que circundam a Criação de Perfeição Divina, sem um principio nem fim, sendo esta Criação perfeita chamada Havona, e no centro de Havona está o universo central, a ilha do paraíso estacionário, Morada do Deus Eterno. Estacionário porque é parado e tudo está ao seu redor, não sendo ele limitado a tempo e espaço.

Por grande que seja o universo, designamos os sete superuniversos em evolucão , em conjunto com o universo central e divino Havona , sendo estas as criações organizadas e habitadas até o presente momento, mas ainda não acabou. Todos os universos e superuniversos são apenas uma parte do universo mestre, que possui universos não habitados, mas em movimento.

É complexo entender que não somos os únicos! De tanto pensar que estamos sós no universo mestre, nos sentimos superiores e únicos para Deus, quando se fala na existência de vários mundos habitados, nos sentimos enciumados como um filho único que perde a atenção do Pai, sendo assim dividiria a atenção que pensamos estar focada apenas em nós de Urântia ou Terra. Pensar desta forma é como se autopromover, limitando o poder de Deus apenas em nosso planeta. Nós de Urântia nos organizamos, inventamos objetos e ferramentas , dividimos a Terra, criamos um sistema para uma melhor administração, elegemos líderes, imagine agora o que Deus pode fazer com todo seu poder de criação incalculável! Nós, seres mortais, de imaginação e inteligência reduzida, temos que a Terra é o ápice da criação da Deidade, achando que Deus, com sua imaginação e inteligência ilimitada, fez somente a Terra e seus habitantes. Mediocridade nossa limitar o poder de Deus apenas a Urântia.

Esta escrito na Bíblia, em Hebreus 11:3: “Pela fé entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”

(*) Este artigo faz parte de uma pesquisa feita no livro de Urântia.

(Diego Maia Silva Nogueira)

Pensamento - IVDXCI - 4591

"A Mulher é Constituída para a Glória do Homem,
 mas em determinados momentos, pode ela servir
 para tropeços e inquietações." (Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

"Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos,
e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna,
que estava com o Pai, e nos foi manifestada." (1 João 1:2)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tinoco em Ipaussu - Generoso

1-José Carlos, torço pelo restabelecimento do seu menino o mais breve. Esté é um jornal de MS, da cidade de Mundo Novo, onde tenho o amigo editor Jairo Lima Alves, fã incondicional de Tonico e Tinoco, que virá especialmente para aplaudir o Tinoco. Qualquer dúvida que vc tenha quanto ao Hotel Recanto Pousada das Garças, o número de lá é 14.3344.1929, e que infelizmente te passei número incorreto. Abraços e até sua vinda no sábado.


2- Caro Irmão Jairo, obrigado pelo destaque. Os exemplares que mandou eu já distribuí em pontos estratégicos. Duas viaturas sonoras vão esquentar as cornetas o dia todo, sábado e domingo, anunciando a vinda do Tinoco. O evento será no Ginásio de Esportes, que fica na Praça do Lago Artificial de Ipaussu.

Grande abraço,
Geraldo Peres Generoso

A Bíblia Diz...

"Então a virgem se alegrará na dança, como também
os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu
pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei
alegria em lugar de tristeza." (Jeremias 31:13)

Artigo: Um Olhar Cibernético - A/01033

Haverá quem duvide que o nosso cérebro, por si só, é despido de toda a memória, entendimento e vontade?


Eu estou em crer que este órgão complexo não passa de um codificador/descodificador das funções mentais, um emissor/receptor de pensamentos. Está no mais alto do nosso corpo como as antenas parabólicas estão nos telhados. É por isto que sempre me causou algum engulho ouvir dizer em certos meios que o ser humano só usa dez por cento do seu cérebro. Ora, sabe a ciência que isso não faz qualquer sentido. Quando ligamos um receptor de rádio, ele trabalha a cem por cento; ouvir uma estação em detrimento de todas as outras não diminui as funções do aparelho, apenas lhe caracteriza a atenção. Basta um pouco de raciocínio, usando todo o cérebro que nos coube, para concluirmos que todos nós, que cada um de nós usa a cem por cento e a todo o momento esse maravilhoso interface mental.

Ninguém dirá que um sujeito trôpego de andar só usa uma certa percentagem das pernas. Não. Ele usa-as a cem por cento, mas elas não têm a qualidade suficiente para se inscrever na maratona. Se não usarmos um determinado órgão, ele atrofia, mas dentro da sua atrofia ele estará no seu sítio por inteiro, até que desapareça, igualmente por inteiro…

Não é o órgão que faz a função, mas sim a função que faz o órgão. Se não fosse assim, os desportistas não treinavam, os estudantes não estudavam, ninguém cuidaria de se auto-valorizar.

O cérebro não nos foi outorgado prontinho e acabado com uns quartos às escuras à espera da vinda do eletricista. O nosso cérebro desenvolveu-se ao longo de milénios, correspondendo às necessidades da nossa evolução e em cada era sempre esteve a cem por cento, primeiro reptiliano, depois mamífero e agora hominal. A natureza serve-se muito da lei do menor esforço e da economia de meios.

As crenças e mitos mais comuns inerentes ao cérebro advêm, antes de mais, de se confundir cérebro com mente. Ninguém provou ainda que o cérebro pensa e, no entanto, é comum ouvirmos esta soberba afirmação: eu cá só penso pela minha própria cabeça. Ora, mesmo que se admita que o cérebro, chamado assim de cabeça, tem a faculdade de pensar, presumo que só um autista pensa exclusivamente pela sua cabeça, porque o natural e saudável seria pensarmos com o máximo de cabeças que conseguíssemos.

Nascemos no seio de uma determinada cultura e num dado ambiente que nos forma e condiciona. A própria língua materna se torna a pauta de pensarmos. Eis que um chinês não pensa como um brasileiro; o meu vizinho da frente não pensa como eu e eu pensaria de algum modo diferente do que penso hoje se o meu vizinho da frente fosse outro que não aquele.

Nos nossos dias, sabendo nós como funcionam os computadores, podemos tomá-los para analogia com o nosso próprio funcionamento, tendo sempre presente o seguinte: tudo aquilo que nós fazemos, inventamos, construímos, ou inclusive amamos, resulta de projeções, de exteriorizações de nós próprios. O homem acrescentou o seu braço agressivo com a invenção da espada e, achando-a curta, logo chegou à lança, à seta, à bala, ao míssil. Ampliou a memória com o computador e quer dotar o mesmo de inteligência artificial.

Mas vamos lá às comparações: admitamos, como defendem algumas filosofias, que o homem depende biologicamente duma energia universal que o penetra até ao mais íntimo das suas células (que muitos usam chamar de força vital) e que deve a sua consciência a uma emanação divina que se costuma chamar de alma…

Pois bem: no computador a alma chama-se software e é emanada dos deuses do Olimpo chamados programadores. A energia vital do computador vem da rede eléctrica, penetra no seu plexo solar, que é a fonte de alimentação, e espalha-se pelos seus órgãos e células. Por si só, o computador é uma máquina estúpida e inerte. O nosso cérebro também. O computador descodifica a matemática que lhe é própria como mente; o cérebro interpreta o que a mente lhe induz. O anjo da guarda do computador, que é o operador, liga-lhe a força vital, carregando no botão do «power» e faz correr a inteligência divina que é o sistema operativo. Depois, servindo-se das dispensas do Olimpo que são os diversos programas instalados no disco rígido, que é a subconsciência do sistema, põe-no a pensar velozmente. Na consciência, que é a memória de trabalho (RAM), o yin e o yang fazem a sua dança e até caminham pelo ciberespaço, se for caso disso, nesse artificioso campo morfogenético que chamamos de Internet.

Sou um anjo da guarda razoável, mas o meu computador portátil é um pouco fraco e um tanto trôpego, tem uma consciência muito limitada e o seu subconsciente deixa muito a desejar. É o seu e meu Carma. É por isso que ainda me sirvo de cadernos de apontamentos. Torna-se evidente que o meu portátil não serve para a maratona. Bem mais possante é o meu computador de mesa. Tem uma grande cabeça. Todavia, quer um quer outro, ambos trabalham a cem por cento, salvo qualquer vírus ou avaria que lhe afete a mente ou lhe queime neurônios.



(Abdul Cadre - Lisboa)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pensamento - IVDXC - 4590

"Não escolhemos a forma do nosso destino, mas
podemos dotá-lo de conteúdo." (Dag Hammarskjöld)

Pensamento - IVDLXXXIX - 4589

"...Tornaste-me indestrutível, porque, graças a ti,
não termino em mim mesmo." (Pablo Neruda)

Pensamento - IVDLXXXVIII - 4588

"Na adversidade conhecemos os recursos
de que dispomos." (Horácio)

Pensamento - IVDLXXXVII - 4587

"Sucesso é apenas uma questão de sorte.
Pergunte a qualquer fracassado." (Earl Wilson)

Pensamento - IVDLXXXVI - 4586

"Não me dê a sua verdade,
busquemos juntos a verdade
e guardemos a sua e a minha"
             (Antonio Machado)

Pensamento - IVDLXXXV - 4585

"A inveja assalta os mais
nobres; o vento ruge nos
mais altos picos." (Ovídio)

Pensamento - IVDLXXXIV - 4584

"Erram tanto o que suspeita demais
quanto o que demais confia." (Denis Diderot)

Pensamento - IVDLXXXIII - 4583

"Se pretendes fazer alguma coisa, transforme em hábito a tua pretensão. Se não pretendes, abstém-te de fazê-la." (Epiteto)

Pensamento - IVDLXXXII - 4582

"Há dois pecados humanos capitais,
dos quais todos os outros decorrem:
a impaciência e a preguiça." (Kafka)

Pensamento - IVDLXXXI - 4581

    "Este é o primeiro preceito
da amizade: pedir aos amigos
         só aquilo que é honesto,
e fazer por eles apenas aquilo
que é honesto." (Cícero)

Sabedoria Popular

É bom escolhermos cedo um ideal que
possa perdurar por toda a nossa vida.

Zezinho da Farmácia

Amor à Profissão e à Cidade

Dedicados à Saúde: José Eduardo da Silva e Arcílio Rigoldi. Desde 1973 que Zezinho da Farmácia presta os melhores serviços aos mundonovenses. Também de maneira incansável, o simpatico Arcílio trabalha há 32 anos na Farmácia Mundo Novo, sempre atendendo a todos com muita alegria.

Zezinho e Arcílio são exemplos de dedicação em favor nda saúde em Mundo Novo. Os dois são lembrados por todos os que necessitam de um atendimento digno nas horas mais difíceis da vida. Desde os primeiros instantes, o farmacêutico José Eduardo da Silva, atencioso e competente em suas atividades, sempre deu o melhor atendimento a todos os que batem em sua porta, mesmo fora de hora. Os mais antigos, e porque não dizer, as novas gerações, podem avaliar a importância da Farmácia Mundo Novo e de seus profissionais na vida da comunidade. Para alguns mundonovenes, Zezinho é como se fosse um médico da família, dando conselhos úteis e indicando o tratatamento adequado aos que sofrem. O mais antigo funcionário da Farmácia, Arcílio Rigoldi, pioneiro juntamente com o empresário Zezinho, relembra os velhos tempos do Incra, quando a avenida Adjalmo Saldanha, era palco de grandes acontecimentos políticos e um centro comercial da cidade. Exemplo para todos nós, tanto Zezinho quanto Arcílio, ajudaram e continuam ajudando a plantar a semente do progresso e do desenvolvimento, que orgulha todo o povo da Admirável Mundo Novo.

Joaquina


Há 50 anos, unidos pelos mesmos sentimentos, ... e Joaquina, fundaram em bases sólidas, o seu reino encantado, construindo uma família feliz. Aos poucos os filhos iam chegando: Paulo, David, Raquel e Marcos. E a vida a cada dia se tornava mais festiva, em cada destes filhos. Cada filho, um destino, e cada um  edificando sua vida na firmeza da fé, do amor, e dobom exemplos dos pais. Vieram os netos e bisnetos, somando alegria e nunca medindo esforços para os embates da vida. Parabéns, pelas Bodas de Ouro!

Pensamento - IVDLXXX - 4580

"Cada livro lido, cada linha percorrida com
       os olhos, surge um novo conhecimento,
 cujo valor é inestimável." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDLXXIX - 4579

"... ilimitado o amor às vezes se limita, proibido é que
o amor às vezes se liberta." (Affonso Romano de Sant’Anna)

Pensamento - IVDLXXVIII - 4578

"... a cegueira também é isto: viver num mundo onde
se tenha acabado a esperança." (José Saramago)

Pensamento - IVDLXXVII - 4577

"Só a fantasia permanece sempre jovem; o que
nunca aconteceu, nunca envelhece." (Friedrich Schiller)

Sabedoria Popular

Não se deve acreditar em ninguém por princípio,
pois, quando convém, todos são mentirosos.

Pensamento - IVDLXXVI - 4576

"Ama-se bem uma única vez na vida - a primeira.
Os amores que vêm depois são menos involuntários."
                    (Jean de La Bruyère)

Sabedoria Popular

Se em vez de enchermos o bolso enchermos
a cabeça, nunca seremos roubados.

Pensamento - IVDLXXV - 4575

"No poema e nas nuvens, cada qual
descobre o que deseja ver." (Helena Kolody)

A Bíblia Diz...

"Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas." (Lucas 12:29,30)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pensamento - IVDLXXIV - 4574

"A Velhice é a Certeza Insuportável
de que o Inferno existe." (Lolita Rodrigues)

Tribuna Livre


SETE BILHÕES DE PESSOAS. O Mundo tem sete bilhões de habitantes, conforme anunciou a ONU esta semana. É muita gente para consumir e o número tende a aumentar em todos os Continentes. As Autoridades Mundiais se preocupam com a superpopulação, porque todos têm necessidade de vestuário, alimentação e meios para a sobrevivência. Há menos de 200 anos, haviam no mundo 2 bilhões de pessoas, aproximadamente. Dentro de mais 50 anos, o Planeta terá mais de 10 bilhões de Criaturas Humanas. Os Homens precisam buscar alternativas para conter esse aumento populacional, com urgência.

EQUÍVOCO SOBRE A FOTO. Há, realmente, um questionamento em Iguatemi sobre a atualidade da foto de agentes políticos. Ao contrário do que foi declarado no tópico, Carlos Adão Nogueira Lopes não configura na imagem, embora tenha se filado ao PMDB e seja concunhado da referida deputada. Não foi intenção do Colunista diminuir ninguém, quando se referiu a “imprensa marrom”, pois não caberia tal expressão no contexto enunciado. É possível que no momento da informação tenha havido algum equívoco da parte da fonte, ficando aqui registradas as escusas, em nome da Equipe que faz Tribuna do Povo.

FIEL DA BALANÇA. A disputa eleitoral em Japorã, no próximo ano, vai depender muito da vontade política do Prefeito Rubens Freire Marinho, cuja capacidade de liderança é inquestionável. O ex-Tiãozinho de Souza ainda é muito forte, conforme apontam números de recente pesquisa. Gil Perin, em desvantagem, tenta não demonstrar a realidade perante os seus simpatizantes. Muito questionado, Bispo procura se colocar na vanguarda, embora saiba das imensas dificuldades que encontrará pela frente. Os mais entendidos dizem que ele encontra-se “entre a cruz e a espada”, após sua filiação ao PT.

TENTATIVA DE JOIL. O vereador Joil Moreira, tenta se firmar como pré-candidato à Prefeitura de Eldorado, embora reconheça que é uma missão quase impossível, diante do quadro sucessório no Município. O Edil conta com a mão amiga da deputada Mara Caseiro, que está dividindo o apoio também ao empresário Auro Trento, seu velho adversário. Na verdade, Joil não preparou a tempo, o terreno, como fazem os políticos habilidosos, e corre sério risco de não emplacar uma candidatura no nível em que aspira. Estaria de bom tamanho a reeleição ao Legislativo, cargo que pode ocupar de um modo “pacato”, como é o seu estilo.

O APOIO DE ZELMO DE BRIDA. O Prefeito Zelmo não demonstra tanto interesse na sucessão, mas dispõe de alguns nomes fortes em partido, o PMDB, que podem receber o seu apoio em 2012. Além de “Chaguinha”, o nome que surge com força, é do vice-prefeito Ronaldo Botelho, que estaria disposto a disputar o cargo de mandatário maior do Município de Naviraí. O que a grande maioria teme é a candidatura do deputado Onevan de Matos, tida como certa na cidade. Se isso se confirmar, fica muito difícil para outros candidatos, porque o deputado é, sem dúvida alguma, muito querido do povo naviraiense.

A PERGUNTINHA. O ex-Fabian Vendrúcolo aguentaria a pressão, ficando fora da disputa eleitoral em Guaíra, no próximo ano?

Personalidade: Renata Pallottini


Renata Pallottini (São Paulo, 20 de janeiro de 1931) é uma dramaturga, ensaísta, poetisa e tradutora brasileira. Dramaturga, ensaísta e tradutora. Escritora que, apesar de mais dedicada à poesia, tem intensa atividade em dramaturgia e tradução, tendo obras encenadas por criadores assíduos da cena nacional, tais como Silnei Siqueira, Ademar Guerra, José Rubens Siqueira, Marcia Abujamra e Gabriel Villela. Após fazer o Curso de Filosofia Pura na Pontifícia Universidade Católica (PUC) entre 1949 e 1951, e formar-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1953, segue para a França, iniciando estudos de teatro nos cursos livres da Sorbonne Nouvelle, em Paris, em 1959. De volta ao Brasil, entra para a Escola de Arte Dramática (EAD), cursando dramaturgia e crítica de 1961 e 1962. Apesar de intensa atividade no teatro, na TV, como professora e em atividades administrativas ou políticas, é na poesia que Renata Pallottini encontra seu chão mais rico e fecundo. Todas as outras formas em que se tem debruçado levam a marca inconfundível do poético, o que a caracteriza e diferencia como criadora.

Pensamento - IVDLXXIII - 4573

          "É por etapas, e de maneira coordenada,
que a Consciência Humana pode ser ampliada;
sem a natural ansiedade que existe em muitas
pessoas." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDLXXII - 4572

“As pessoas pedem críticas mas o que realmente
querem é ser louvadas.” (Somerset Maugham)

Sabedoria Popular

O amor não vê com os olhos, mas sim com a alma.

Sabedoria Popular

As coisas raramente são boas ou más,
a nossa mente é que as torna assim.

Pensamento - IVDLXXI - 4571

“Um apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo na esperança de só ser devorado em último lugar.” (Wiston Churchill)

Pensamento - IVDLXX - 4570

"Não basta a curiosidade, para que nos aproximenos de outra
  pessoa; é preciso que haja o desejo sincero de uma amizade
  duradoura, onde o amor esteja presente." (Jairo de Lima Alves)

Sabedoria Popular

As leis são como as teias de aranha:
apanham os pequenos insetos, mas
deixam escapar os grandes.

Sabedoria Popular

Todos procuram o que lhes interessa;
 todos se aborrecem, se procuramos
neles o que nos interessa.

Pensamento - IVDLXIX - 4569

“O defeito das coisas boas é acabarem
   e a vantagem das coisas é más é que
também elas acabam.” (Anaamaria Rabbaté)

Pensamento - IVDLXVIII - 4568

“A vida é um sono de que o amor é o sonho, e vós
tereis vivido se tiverdes amado.” (Alfred de Musset)

Pensamento - IVDLXVII - 4567

“O dever do Homem perante a vida consiste
em seguir sempre em frente.” (Alexandre O´Neill)

Pensamento - IVDLXVI - 4566

“O mais feliz dos felizes é aquele que faz
os outros felizes.” (Alexandre Dumas)

Pensamento - IVDLXV - 4565

“Não se pode ajudar permanentemente se se fizer por eles,
aquilo que eles podem fazer por si próprios.” (Abraam Lincoln)

Pensamento - IVDLXIV - 4564

         “Eu não me envergonho de corrigir os meus erros
e mudar as minhas opiniões porque não me envergonho
de raciocinar e aprender.” (Alexandre Herculano)

Pensamento - IVDLXIII - 4563

"A única alegria no mundo é começar. É belo viver, porque
viver é começar sempre a cada momento." (Cesare Pavese)

Pensamento - IVDLXII - 4562

"O que é a felicidade, além da simples harmonia
entre o homem e a vida que ele leva? " (Albert Camus)

Pensamento - IVDLXI - 4561

"Boa porção da arte de falar bem consiste
em saber mentir com graça." (Erasmo de Rotterdam)

Sabedoria Popular

Ame teu ofício, tua vocação, tua estrela;
aquilo para que serves, aquilo em que
sejas um entre os homens.

Pensamento - IVDLX - 4560

"Regras podem ser idiotas, mas elas te poupam
o trabalho de pensar." (Scott Simon)

A Bíblia Diz...

"E agora, filhinhos, permanecei nEle; para que,
quando Ele se manifestar, tenhamos confiança,
e não sejamos confundidos por Ele na sua Vinda."
 (1 João 2:28)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pensamento - IVDLIX - 4559

               "Nós somos tudo o que queremos ser;
     nós temos todas as coisas que queremos ter;
nós fazemo todas as coisas que queremos fazer.
    Tudo podemos, porque tem um Ser Especial
em nós que sempre nos ajuda." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDLVIII - 4558

             "Todos admitem que a Lei da Atração
é a mais Poderosa de todas as Leis Humanas;
sem ela, todos os Pensadores e Avatares,
teriam fracassado em suas Empreitadas."
                    (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDLVII - 4557

         "Viver acima da média, é buscar agir com integridade
em todo tempo; é construir relacionamentos e ser alguém,
cujo espírito é excelente." (Silas Malafaia)

Propósito de Vida

25 de Outubro

Informação da SECOM - GOVERNO FEDERAL sobre aprovação do Cadastro
do Jornal Tribuna do Povo, para efeito de Mídia.

Telefonema de Tays - GABINETE DEPUTADO MARÇAL FILHO sobre
Ofício ao MC apoiando a Iniciativa RadCom.

Contato com os novos Colunistas Melquizedeque e João Bosco Leal, de
Mundo Novo e Campo Grande, respectivamente.

Pensamento - IVDLVI - 4556

"O maior perigo na vida é tomarmos
precauções excessivas." (Alfred Adler)

Pensamento - IVDLV - 4555

"Fora do sol, dos beijos e dos perfumes selvagens,
tudo nos parece fútil." (Albert Camus)

Pensamento - IVDLIV - 4554

"Ninguém se realiza. Deve-se viver intensamente,
de cara para a vida." (Jorge Amado)

Pensamento - IVDLIII - 4553

"O orgulho não quer dever e o amor próprio
não quer pagar." (François La Rochefoucauld)

Pensamento - IVDLII - 4552

"Entre o sono e o sonho, entre mim e o que há em mim, é o que eu me suponho, corre um rio sem fim." (Fernando Pessoa)

Pensamento - IVDLI - 4551

"Um homem orgulhoso raramente
é grato, porque tudo quanto recebe,
ele crê que é merecido." (Harriet Beecher Stowe)

João Bosco Leal


João Bosco Leal reside em Campo Grande, é articulista político,
produtor rural e palestrante sobre assuntos ligados ao agronegócio
e conflitos agrários. Exerceu atividades ligadas à Justiça e ao Direito,
atuando ainda nos meios empresariais. Escreve para o seu Site,
 mantendo parcerias com outros Veículos de Comunicação.
Integra a Equipe de Colunistas de Tribuna do Povo,
com artigos que expressam o Sentimento do Povo Brasieiro.

                                                  jbleams@terra.com.br






Melquizedeque Ramos Feitoza

Técnico em Informática, Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Melquizedeque Ramos Feitoza desenvolve importantes Projetos na Área da Mídia voltada para a Comunicação Virtual. Como Colunista, o Microempresário estará abordando temas específicos, além de outros assuntos do quotidiano.

e-mail: melquizedequefeitoza@hotmail.com

Zé da Viola

Zé da Viola: exercendo
a Arte, canta para Jesus

José Soliman Vieira reside em Mundo Novo, com a esposa Maria Francisca, há seis meses. Foi integrante de uma dupla sertaneja que fez muito sucesso na região Oeste do Estado do Paraná, onde eram realizados shows para milhares de pessoas. Com a experiência cristã, Zé da Viola, como ficou conhecido no meio evangélico, dedica sua vida hoje ao Serviço da Evangelização, visitando igrejas e dando o seu testemunho. A viola o acompanha, e através desse instrumento de dez cordas, mostra a sua classe, interpretando as mais belas melodias para a Glória de Deus. Mais recentemente, Zé da Viola fez uma parceria musical com Cícero Carneiro e já pensam na gravação de um DVD com músicas sacras, com o qual pretendem mostrar a arte, unindo o som divino da viola com o dom de interpretar canções evangélicas inéditas.

Pensamento - IVDL - 4550

"A Verdadeira Humildade ainda é desconhecida
da maioria das pessoas, porque muitos imaginam
que ser humilde é andar descalço e falar errado."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDXLIX - 4549

“A miséria impediu-me de acreditar que tudo
está bem debaixo do sol e na história; o sol
ensinou-me que a história não era tudo.” (Camus)

Pensamento - IVDXLVIII - 4548

"Aqueles que dizem que não dá para fazer, devem sair
do caminho daqueles que estão fazendo." .(Joel Barker)

A Bíblia Diz...

"Servindo de boa vontade como ao Senhor,
e não como aos homens. Sabendo que cada
um receberá do Senhor todo o bem que fizer,
seja servo, seja livre." (Efésios 6:7,8)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pensamento - IVDXLVII - 4547

          "Reprimir atos de crueldade contra os animais,
              deve ser a preocupação de toda pessoa com
             a consciência evoluída; estes seres merecem
        todo o cuidado, pois também integram o mundo
        da Inteligência Universal." (Jairo de Lima Alves)

Sabedoria Popular

        Por que devemos dar valor às lágrimas, se como
         a chuva elas caem ao chão? Devemos dar valor
  aos sorrisos, que como o amor, aquecem o coração.

Ipaussu


                   Luiz Carlos Souto, o Luizão e Agnaldo Perez,
                         respectivamente, Prefeito e Presidente
          da Câmara Municipal de Ipaussu, Estado de São Paulo.

Internet no Brasil

Internet para Todos

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse na segunda-feira que o governo federal trabalha para chegar a 2015 com cerca de 70% dos domicílios do país conectados à rede mundial de computadores. O ministro declarou ainda que nos últimos doze meses, encerrado em julho, o número de domicílios com acesso móvel à internet cresceu 12,2 milhões. No mesmo período, o número de acessos fixos aumentou 2,8 milhões. Desta maneira, 70% de domicílios em todo o Brasil estarão ligados à Rede Mundial de Computadores.

Pensamento - IVDXLVI - 4546

... é preciso espaço para fazer tempo, mas sobretudo
é preciso tempo para fazer espaço." (Paulo Cunha e Silva)

Pensamento - IVDXLV - 4545

    "Inútil corpo, alma inútil se não transfunde alegria
           e esperança de renovo no universo fatigado
           em que repousa e não ousa." (Drummond)

Pensamento - IVDXLIV - 4544

"Reservar o nosso pensamento implica
uma esperança infinita." (Scott Fitzgerald)

Pensamento - IVDXLIII - 4543

"A nossa Caminhada neste Sistema de Coisas,
deve ser determinada, sem jamais pensarmos
em vacilar." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVDXLII - 4542

"Somente depois de teres deixado a cidade, verás a que
altura suas torres se elevam acima das casas." (Nietzsche)

Pensamento - IVDXLI- 4541

          "De todas as coisas que nos oferece a sabedoria
para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição
da amizade." (Epicuro)

Pensamento - IVDXL - 4540

"É difícil pensar quando não se sabe, discordo, pensa-se precisamente porque não se sabe." (José Saramago)

Pensamento - IVDXXXIX - 4539

"Reparem, na vida não há soluções, mas sim forças em marcha.
É preciso criá-las e as soluções vêm." (Antoine de Saint-Exupéry)

Pensamento - IVDXXXVIII - 4538

"O arqueiro que ultrapassa o alvo falha tanto como
aquele que não o alcança." (Michel de Montaigne)

Pensamento - IVDXXXVII - 4537

"O exercício do silêncio é tão importante
quanto a prática da palavra." (William James)

Pensamento - IVDXXXVI - 4536

"Manter a paz interior imperturbável diante das agressões
do mundo é a vitória suprema do ser humano." (P. Yogananda)

Pensamento - IVDXXXV - 4535

"O homem é feito de tal modo que quando alguma
      coisa incendeia a sua alma, as impossibilidades
                             desaparecem." (Jean de La Fontaine)

Sabedoria Popular

    Só sabemos com exatidão que sabemos pouco,
à medida que vamos adquirindo conhecimentos,
quando instala-se a dúvida.

Pensamento - IVDXXXIV - 4534

"As grandes convivências estão
a um milímetro do tédio."  (Nelson Rodrigues)

Pensamento - IVDXXXIII - 4533

"Supõe-se que onde há mistério também pode
haver perversidade." (Lord George Gordon Byron)

Pensamento - IVDXXXII - 4532

"Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto:
os trinta seguintes, o comentário." (Schopenhauer)

Pensamento - IVDXXXI - 4531

"Para o desesperado, a partida não parece menos
impossível do que o retorno."  (Thomas Mann)

Sabedoria Popular

Não há nada em que se segurar, exceto a realidade
de realizar o presente, seja lá o que ele for; porque
é assim que é, e é muito melhor.

A Bíblia Diz...

Olha, SENHOR, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte." (Lamentações 1:20)

domingo, 23 de outubro de 2011

Pensamento - IVDXXX - 4530

                "Desde tempos remotos, os planetas, e a lua,  
                Satélite da Terra, que giram em torno do sol,
               estão associados a um simbolismo específico,
           mas jamais podem prever o futuro de ninguém."
                  (Jairo de Lima Alves)

Sabedoria Popular

               Comparado à Criação, o Homem é insignificante,
            mesmo em relação ao Planeta Terra. Mas como
Encarnação do Verbo Divino, ele tem Autoconsciência
e o poder de contemplar e estudar o Cosmos.

Pensamento - IVDXXIX - 4529

"Há sempre um copo de mar para
um homem navegar." (Jorge de Lima)

Pensamento - IVDXXVIII - 4528

              "A melhor maneira de melhorar
     o padrão de vida está em melhorar
o padrão de pensamento." (U. S. Andersen)

Pensamento - IVDXXVII - 4527

"A glória dá-se somente aos que sempre
sonharam com ela." (Charles de Gaulle)

Mensagem para Marlene

Estimada Marlene,

Por favor, anote aí, o e-mail que mais utilizo:
tribunadopovo@hotmail.com

Fiquei ciente sobre o seu grande desejo, que é editar um Livro
que fale de sua trajetória, como Cidadã do Mundo.

Fique tranquila, que estamos estudando a melhor forma para
editar este Livro, seguindo as etapas necessárias, para que
o trabalho fique primoroso, digno de muitos elogios por onde
você passar.

Alguma coisa precisamos conversar pessoalmente, e isso
o faremos quando de sua visita à nossa Admirável Mundo Novo.

Parabenizo-a pela Iniciativa, e também porque percebo que
está bem inteirada da maneira como se elabora uma Peça
Literária, a Caminho do Sucesso.

Todas as Informações prestadas são suficientes para se
fazer o Projeto, faltando apenas informar a tiragem, para
que assim, seja finalizado o custo médio da Obra.

Certo de sua Compreensão, subscrevo-me

Jairo de Lima Alves, FRC

Pensamento - IVDXXVI - 4526

    "Um homem deve dar toda importância
a escolha de seus inimigos: eu não tenho
um só que não seja idiota." (Oscar Wilde)

A Bíblia Diz...

       "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega,
mas Deus, que dá o crescimento." (1 Coríntios 3:6,7)

Pensamento - IVDXXV - 4525

"O mau não é ter uma ilusão,
o mau é iludir-se." (José Saramago)

Pensamento - IVDXXIV - 4524

   "Um homem deve dar toda importância
a escolha de seus inimigos: eu não tenho
um só que não seja idiota." (Oscar Wilde)

sábado, 22 de outubro de 2011

Pensamento - IVDXXIII - 4523

"Uma consciência que já foi comprada uma vez,
 pode ser comprada de novo." (Norbert Wiener)

Pensamento - IVDXXII - 4522

           "Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer
e ele não morderá: eis a diferença fundamental
entre o cão e o homem." (Mark Twain)

Pensamento - IVDXXI - 4521

                    "Aquele que luta contra nós fortalece
       nossos nervos e aprimora nossas qualidades.
Nosso antagonista trabalha por nós." (Edmund Burke)

Pensamento - IVDXX - 4520

      "As ideias são intuitivas, rápidas: qualquer
ingênuo as capta. Os pensamentos são lentos,
reflexivos, doloridos." (Dante Milano)

Pensamento - IVDXIX - 4519

"A verdade nem sempre é bonita; mas,
a fome da verdade, sim." (Nadine Gordimer)

Pensamento - IVDXVIII - 4518

    "Não se pode contemplar sem paixão.
Quem contempla desapaixonadamente,
não contempla." (Jorge Luis Borges)

Pensamento - IVDXVII - 4517

"... a gente tem o direito de deixar o barco correr!
  As coisas se arranjam, não é preciso empurrar
com tanta força." (Clarice Lispector)

Artigo: A Saúde do Homem - A/01032

A evolução e a saúde humana


Em meados da década de 60, menos de 50 anos atrás, costumava passar as férias escolares em uma propriedade rural, onde sequer a energia elétrica existia. As geladeiras, para os que na época possuíam esse conforto no meio rural, assim como os lampiões para iluminação, funcionavam a querosene ou, quando já mais modernas, a gás.

As parteiras ainda eram muito comuns em toda a região e raramente uma mulher era levada para que seu parto fosse realizado em um hospital. Doenças mais comuns e até pessoas picadas por cobras, muitas vezes eram tratadas por benzedores, trazidos de distâncias até maiores de onde existiria um médico, tamanha era a fé de muitos em sua capacidade de cura.

Crianças nuas e descalças brincavam no quintal de terra das casas puxando um barbante que na outra extremidade transpassava uma lata de massa de tomate vazia que rolava, como se fosse um carrinho, ou correndo com um velho cabo de vassoura entre as pernas, seguro em uma das pontas por dois fios de barbante imitando rédeas, como se montado em um cavalo e as espigas de milho retiradas do pé ainda pequenas, na fase em que na ponta possuem uns fiapos, como fios de cabelo, eram as bonecas.

Ao seu lado, galinhas e porcos soltos cruzavam o esgoto que corria a céu aberto, buscando restos de comida e eram tocados pelos cães quando tentavam roubar alimentos depositados nas varandas das casas onde, em um gancho feito com a canela seca de um veado, também estava pendurado todo o equipamento de montaria dos trabalhadores, que raramente possuíam uma geladeira ou sequer um lampião a gás, utilizavam lamparinas a querosene e mantinham a carne salgada, o charque, ou frita e armazenada em pedaços, imersa em banha suína, em latas de 20 litros fabricadas especificamente para esse fim.

Todas essas cenas eram muito comuns no interior do Estado de São Paulo, o mais desenvolvido do país, possibilitando imaginarmos como seria a vida nas regiões mais distantes, menos desenvolvidas. Mesmo assim, muitas pessoas com mais de 30, 40 anos, que nunca haviam ido a um consultório médico ou odontológico e haviam sido criadas em condições de higiene ainda piores daquelas vividas por seus filhos, possuíam a dentição perfeita, com lindos sorrisos, sem nunca ter tido uma só cárie ou qualquer outro tipo de doença.
Atualmente as crianças são superprotegidas, passam o dia diante da televisão ou de jogos eletrônicos, e mesmo os que praticam algum tipo de esporte se exercitam muito menos que seus antepassados. Como não andam descalças e possuem raríssimos contatos com a natureza ou animais domésticos, como tiveram seus pais e avós, elas não são expostas a vírus e bactérias comuns no meio ambiente, dificultando a criação natural de diversos anticorpos em seu organismo.

A agressão física que sofremos pelo uso das novas tecnologias, necessárias para a produção de alimentos suficientes para alimentar os bilhões de pessoas que hoje habitam nosso planeta, está nos tornando seres muito mais frágeis, suscetíveis a diversas doenças causadas principalmente pelos novos tipos de alimentação e a inatividade física.

Ao despertar escovamos os dentes com uma pasta repleta de produtos químicos; tomamos café produzido com muitos agrotóxicos; inseticidas são aplicados quase que diariamente na produção de hortaliças, frutas e verduras; antibióticos são usados em larga escala na produção de aves e suínos; a água que bebemos contém flúor e outros produtos para purificá-la e equilibrar seu PH, enquanto as fábricas despejam milhares de carros, caminhões e motocicletas diariamente nas ruas, aumentando exponencialmente a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Com o conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas nos últimos cinquenta anos, surgiram novas drogas, vacinas, exames preventivos, equipamentos hospitalares e tantas outras possibilidades que a média de vida do brasileiro quase que dobrou no período.

Enquanto a evolução científica prorroga a expectativa de vida e nos proporciona maiores confortos, os veículos mais acessíveis a todos, a diminuição dos trabalhos braçais, a consequente falta de exercícios físicos e os alimentos industrializados, nos tomam a saúde.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

A Bíblia Diz...

        "E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um
      a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos
                     me conhecerão, desde o menor até ao maior deles,
                diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade,
     e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jeremias 31:34)

Pensamento - IVDXVI - 4516

"O Coração nem sempre tem Razão, mas,
quando ama, sempre tem Certeza." (Geraldo Generoso)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pensamento - IVDXV - 4515

"Os inimigos nos aborrecem duplamente. Primeiro pelo mal com que nos acometem; segundo por nosso contragosto em vê-los colher o fruto de seus atos injustos." (Geraldo Generoso)

Pensamento - IVDXIV - 4514

"Aqueles que injustamente me prejudicaram, me causaram duplo mal-estar. O primeiro mal-estar, pelos danos que me causaram. O segundo, foi quando, a meu contragosto, pude assisti-los pagar pelo mal que tentaram fazer." (Geraldo Generoso)

Pensamento - IVDXIII - 4513

"O Amor pelos Filhos nos coloca sobre
um Trono de Ouro, sem se esquecer de
nos depor sobre a Cabeça a Coroa
de Espinhos." (Geraldo Generoso)

Pensamento - IVDXII - 4512

"... o catolicismo deu à humanidade uma beleza sem verdade, enquanto o protestantismo ensina uma verdade sem beleza; dentro de algum tempo, estes conceitos podem se ajustar, na busca da essência divina." (Geraldo Generoso)

Pensamento - IVDXI - 4511

 “Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se
apenas auxiliar a descobrir por si mesmo.” (Galileu Galilei)

Pensamento - IVDX - 4510

"Perde-se muito ao perder os bens; perde-se mais ao perder um amigo; perde-se tudo perdendo a coragem." (Miguel de Cervantes)

A Bíblia Diz...

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos
da avareza; porque a vida de qualquer não
consiste na abundância do que possui." (Lucas 12:15)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Crise reúne Dilma e Ministros

REUNIAO NA CALADA DA NOITE
DISCUTE CRISE NO PLANALTO

Ministros estiveram reunidos com a Presidente Dilma durante duas horas esta noite, no Palácio do Planalto. Entre eles, o ministro da Justiça Eduardo Cardoso, Ideli Salvatti e Gilberto Carvalho. Discutiram a crise que envolve o Ministro Orlando Silva, do Ministerio dos Esportes. Sairam sem falar com a imprensa e as novidades ficam para esta sexta feira, que promete muito barulho em torno do assunto.

Pensamento - IVDIX - 4509

"Os livros tem os mesmos inimigos
que o homem: o fogo, a umidade,
os bichos, o tempo e o próprio
conteúdo." (Paul Valéry)

Pensamento - IVDVIII - 4508

"A amizade e o amor estimam-se
como dois irmãos que têm uma
herança a partilhar." (Axel Oxenstiern)

Pensamento - IVDVII - 4507

"Só se ama verdadeiramente, quando
se ama sem razão." (Anatole France)

Pensamento - IVDVI - 4506

"Tudo o que dás, receberás de volta;
 o que não dás, ficará para os outros."
 (Rustaveli)

Pensamento - IVDV - 4505

"Sede felizes; os amigos desaparecem
quando somos infelizes." (Eurípedes)

Pensamento - IVDIV - 4504

"Não há alegria pública que valha uma
boa alegria particular." (Machado de Assis)

Pensamento - IVDIII - 4503

      "O homem de palavra fácil
      e personalidade agradável,
raras vezes é homem de bem."
                                  (Confúcio)

Pensamento - IVDII - 4502

"O mundo só vale pelos radicais e só
dura graças aos moderados." (Paul Valéry)

Pensamento - IVDI - 4501

"Todos nós podemos errar,
mas a perseverança no erro
é que é loucura." (Zenão de Cítio)

Asplansa em Iguatemi

Associação “Asplansa” do Assentamento Auxiliadora,
de Iguatemi, é Exemplo de Produção em MS

A Reportagem do Jornal Tribuna do Povo conversou com Carlinhos Magro, Presidente da Associação de Produtores de Leite do Assentamento N. S. Auxiliadora – ASPLANSA, que existe há cinco anos, dos quais dois anos sob a presidência desse entusiasta produtor, que faz um trabalho sério, dignificando os 140 associados, dos 180 produtores de leite do Assentamento. A Associação dispõe de patrulha mecanizada, adquirida através de convênios e também com recursos próprios. A raça predominante no Assentamento é a girolanda, que se adapta bem ao clima da região.

“Magro” informa que a Associação não brinca em serviço e que os 12 membros da Diretoria fazem um trabalho integrado, visando o bem das famílias, assentadas em 252 propriedades rurais. A produção diária de leite varia entre 10 a 17 mil litros, conforme o estado da pastagem. A média por vaca leiteira é de 15 litros/dia, e “já tivemos animal premiado pela produção recorde e qualidade do leite”, enfatiza o Presidente Carlinhos.

É complexo o sistema aplicado pela “Asplansa”, mas o resultado é magnífico na hora de comercializar o leite. Conta o Presidente, que tem empreendido viagens para colocar bem o produto cuja cotação atual é de 83 centavos o litro, bem acima do valor estimado por outras empresas da região. “A lucratividade do produtor de leite é real, o que deixa nossos associados felizes pelo desempenho da Associação”, informa Carlinhos Magro.

A Prestação de contas é levada a sério pela Diretoria. Mensalmente, é feito um balancete demonstrativo, onde os números são mostrados aos diretores e conselho fiscal. A cada três meses, a prestação de contas, realizada por um sistema contábil próprio, é feita aos associados. E, no fim do ano, faz-se um balanço geral, onde os lucros são apresentados em Assembleia Geral.

“A transparência é a grande preocupação dos diretores, para que a Associação continue desfrutando da confiança do associado, e possa sempre trabalhar com dinheiro em caixa.”, conclui Carlinhos Magro.

Tribuna Livre


O atuante Deputado Marçal Filho

EQUIPE VALOROSA. As Equipes de Trabalho do Deputado Marçal Filho fazem um trabalho muito bonito, tanto em Dourados como também no Gabinete em Brasília. Todos os assessores atendem com muito carinho, alegria e muito entusiasmo. Quem depende da mão amiga de Cléo em Dourados, e de Thaís em Brasília, fica bem servido, pelos encaminhamentos que essas assessoras fazem e pela solução imediata dos expedientes em favor das Comunidades Sul-Mato-Grossenses. Marçal Filho merece a Admiração e o Apoio de todos nós!..

FALANDO SÉRIO. Quem fez um Discurso Macro no Lançamento da Feira do Leite de Iguatemi, foi o Secretário de Governo Clodoaldo “Pipoca”, mostrando habilidade durante o Evento, quando foi muito aplaudido pelo público que compareceu no Salão Paroquial na noite da última quarta-feira. Durante a peça de retórica, o moço fez questão de mostrar a diferença entre o passado e o presente, enaltecendo as ações corajosas do Prefeito Zé Roberto, que muita coisa tem feito pelos Iguatemienses neste Primeiro Mandato.

A FOTO DUVIDOSA. Comenta-se à “boca pequena” que a foto que ilustrava a matéria em que Mara Caseiro destaca o ex-Lídio Ledesma e o seu cuncunhado Carlinhos é uma farsa, porque a tal foto não é atual, e sim de outras épocas. Esse tipo de criatividade não funciona mais, pois tem muita gente antenada nesse mundo virtual. Iguatemiense bem informado disse que “na hora certa” vai provar a origem dessa inverdade, pois o governador André Puccinelli estava em viagem, quando a matéria dizia o contrário. Coisa de imprensa marron mesmo!

PT DE MUNDO NOVO. O PT de Mundo Novo vive um tanto desarticulado na Admirável Mundo Novo, pois o seu principal líder, o ex-prefeito Humberto Amaducci não aparece mais, em virtude de suas intensas atividades comerciais no Paraguai. Prova disso é que durante o mês de setembro, que era determinante para aparar arestas, o “homi” não deu o ar da graça, preferindo promover pequenas reuniões em sua casa, com as “figurinhas carimbadas”, deixando de convidar lideranças mais expressivas e aqueles velhos companheiros. Pelo jeito, o petista estaria mesmo “olhando para o umbigo”...

MARCANDO TERRITÓRIO. A Prefeita Marta Araújo, que se filiou ao Partido dos Trabalhadores, com a bênção do Senador Delcídio do Amaral, está mesmo determinada e marcando território na sucessão de Eldorado. Sempre foi fiel à deputada Mara Caseiro, mas agora decidiu marchar em faixa própria, sem ter que dar ouvidos a quem quer que seja, nas mínimas ações políticas. “Cansei”, foi a expressão da Prefeita, queixando-se de intransigências de gente ligada à sua velha líder, que continua tendo o seu respeito como Parlamentar. Marta sabe o que faz, e daqui prá frente é “ripa na chulipa”.

ONDE ESTÁ O BISPO? Depois da confusão causada por uma declaração que fez sobre Candidatura Única em Japorã, Vanderlei Bispo terá que se desdobrar ara viabilizar o seu projeto político na Terra de Rubens Marinho. Até mesmo alguns integrantes do grupo do ex-Tiãozinho teria dito que “Bispo se declarou candidato, mas se esqueceu de comunicar o fato aos eleitores.” Todo mundo sabe que Bispo articula muito bem, mas pretender candidatura única, é muita ousadia. É isso que muitos estão comentando nos bastidores.

UMA PERGUNTINHA. Quem se habilita a disputar o cargo de Prefeito em Guaíra, diante do quadro complexo, envolvendo Kuba e (possivelmente) Fabian?

A Bíblia Diz...

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as Obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu Nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu Nome, Eu o farei." (João 14:12-14)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pensamento - IVD - 4500

"Quem procura na liberdade
   outra coisa que não seja
a própria liberdade é feito
para servir." (Alexis de Tocqueville)

Pensamento - IVCDXCIX - 4499

"Todos reclamam reformas, mas ninguém
quer se reformar." (André Malraux)

Pensamento - IVCDXCVIII - 4498

   "Porque tenho sido tudo, e creio que
minha verdadeira vocação é procurar
o que valha a pena ser." (Monteiro Lobato)

Sabedoria Popular

É necessário amar desde a criação das águas,
desde a ideia do fogo, e antes do primeiro riso
e da primeira mágoa.

Pensamento - IVCDXCVII - 4497

"Há muito tempo, Vida, prometeste trazer
ao meu caminho uma doida alegria feita
de espírito e de chama..." (Henriqueta Lisboa)

A Bíblia Diz...

"E farei passar esta terceira parte pelo fogo,
    e a purificarei, como se purifica a prata,
           e a provarei, como se prova o ouro.
  Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei;
                     direi: É meu povo; e ela dirá:
O SENHOR é o meu Deus." (Zacarias 13:9)

A Bíblia Diz...

     "E, na verdade, toda a correção, ao presente,
         não parece ser de gozo, senão de tristeza,
mas depois produz um fruto pacífico de justiça
nos exercitados por ela." (Hebreus 12:11)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pensamento - IVCDXCVI - 4496

"A intimidade e a distância criam uma situação
privilegiada. Ambas são necessárias." (Juan Goytisolo)

Pensamento - IVCDXCV - 4495

"A arte é um jeito que o ser humano tem
de resgatar sua própria grandeza oculta."
(André Malraux)

Pensamento - IVCDXCIV - 4494

"As verdades únicas não existem: as verdades
são múltiplas, só a mentira é global." (José Saramago)

Pensamento - IVCDXCIII - 4493

"A vida é como uma sala de espetáculos;
entra-se, vê-se e sai-se." (Pitágoras)

Pensamento - IVCDXCII - 4492

        "Perdemos a alegria porque pensamos que ela
virá no futuro, depois de algum evento portentoso
que mudará a nossa vida." (Rubem Alves)

Pensamento - IVCDXCI - 4491

     "O homem não tem uma única
            e mesma vida. Tem várias,
         arranjadas de ponta a ponta,
daí sua infelicidade." (Chateaubriand)

Pensamento - IVCDXC - 4490

"Nossa verdadeiro sentimento não é aquele
no qual jamais vacilamos; mas aquele ao qual
mais habitualmente retornamos." (Diderot)

Propósito de Vida

18 de Outubro

Um Dia muito Especial, com inúmeros contatos, visando a prosperidade empresarial no campo da Mídia Impressa e Eletrônica.

Em Naviraí, com o Presidente do Legislativo e com o assessor de Imprensa, com bons resultados; em Eldorado, a prefeita Marta Araújo atende a Equipe com muita atenção.

O Governo do Estado contempla o Jornal com uma mídia expressiva, enquanto assessores do Deputado Marçal Filho (Thaís) e do Senador Delcídio (Demilson) fazem contato telefônico a respeito do Processo de Radiodifusão Comunitária, que tramita no Ministério das Comunicações.

Pensamento - IVCDLXXXIX - 4489

"Não se faz nada sem forças, e essas forças
é preciso conquistá-las à força." (Fiódor Dostoiévski)

A Bíblia Diz...

"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento
a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem
conhecimento, o meu povo não entende." (Isaías 1:3)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Artigo: Desafiando o Rio-Mar - A/01031

Desafiando o Rio-mar – Apelo à Fraternidade


Numa época em que tanto se propugna pelo respeito à natureza o caiaque sintetiza o meio de transporte ideal para ser usado na “Terra das Águas”. Seu deslocamento silente não afugenta, não atemoriza a fauna, as remadas firmes e cadenciadas seguem o ritmo da natureza sem agredir a flora e a ausência de motores à combustão não polui, não macula os rios... (Hiram Reis e Silva)

- Um Projeto de Fé

Loucura, lucidez perdida, bravata, insensatez, devaneios de um idoso... Talvez um pouco de tudo, talvez nada disso. Amor desvairado, dedicação extrema pela mulher que amo, veneração ensandecida pela mãe de meus filhos, fé inquebrantável no Criador, crença de que para Ele os limites da medicina não existem, com certeza sim. Acredito que Ele seja capaz de corrigir a imperícia de um médico que transformou minha esposa numa mera sombra do que era. Acredito, mesmo que todos os especialistas que consultamos mostrem cientificamente que a lesão provocada pela incompetência do neurocirurgião seja irreversível, que Ele possa reverter esta situação. Minhas descidas pelos amazônicos caudais tem único propósito, solicitar ao Grande Arquiteto do Universo a melhoria do estado de saúde de minha esposa. Com o passar do tempo, o correr das águas, o atropelamento dos fatos, fui aderindo ao Projeto, além da oblata, objetivos culturais, e uma defesa intransigente de nossa soberania.

- Projeto Aventura Desafiando o Rio-mar

Embora a ideia, treinamento e planejamento do Projeto Aventura Desafiando o Rio-mar tenha nascido no primeiro semestre de 2007, a execução de sua primeira etapa só teve início em dezembro de 2008. Desde então, no final de cada ano realizamos a descida de um dos caudais da imensa bacia amazônica. O número de colaboradores, graças ao Supremo Arquiteto, vem crescendo na mesma proporção dos quilômetros remados, hoje em 3.500.

A primeira descida contou com a colaboração de somente dez amigos pioneiros que colaboraram com passagens, numerário, instrumentos e outros itens necessários. Naquele ano tivemos de realizar a descida dos 1.700 quilômetros do Rio Solimões sem qualquer tipo de apoio institucional, sendo necessário recorrermos a um empréstimo bancário para tal.

- Amigos Investidores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
(Olavo Bilac – Velhas Árvores)

Hoje o número de investidores já chegou a mais de cem, sendo que todos contribuíram em uma ou mais fases do Projeto. Recentemente tenho recebido indagações, por e-mail, porque um Coronel do Exército, professor do CMPA necessitaria de apoio financeiro para levar avante tal Projeto. A esses me dirijo agora. No dia 8 de janeiro de 2004, minha esposa sofreu um AVC e depois de uma série de cirurgias mal sucedidas, ela ficou totalmente inválida, necessitando de cuidados especiais, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, medicamentos, dietas e um sem número de itens que só aqueles que já passaram por problema similar podem aquilatar. Logicamente isto gera um gasto enorme que ultrapassa os valores de meu contra-cheque que tento equilibrar renegociando empréstimos e contando com a colaboração de familiares.

O Projeto tem se mantido graças a contribuições voluntárias de amigos de todas as origens, de todos os credos e dos 26 estados brasileiros. Alguns só conhecem de mim meu Blog, meus textos e minhas propostas, outros compraram meu livro e gostaram, outros, amigos de longa data aderiram à nossa causa por nos conhecerem pessoalmente. Novamente solicito a todos investidores, veteranos e neófitos, que sejam irradiadores deste apelo para que possamos, na descida dos 1.700 km de Porto Velho, RO a Santarém, PA, distância semelhante à de Porto Alegre, RS, a Belo Horizonte, MG, contar com os recursos necessários para o cumprimento da missão. Faltam apenas dois meses para o início da 4ª Fase do Projeto e há necessidade de ultimarmos algumas providências e adquirirmos alguns itens antes da partida.

(Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 18 de outubro de 2011)