quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mensagem do Escritor - M/01468

O Trabalho Digno

Nenhum trabalho é superior ou inferior: O importante é a nossa atitude ao executá-lo. Um senhor idoso , que tomava conta de um salão de banho coletivo, costumava lavar cuidadosamente as costas de todos os que ali iam se banhar. A dignidade do trabalho não está na aparência nem no lucro, mas pode ser medida pela sinceridade com que a pessoa o realiza, visando a felicidade, o conforto e o progresso de outras pessoas. (050911)

A Bíblia Diz...

"E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR." (Isaías 2:3)

A Bíblia Diz...

"E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos." (Apocalipse 15:3)

Gente Especial: Eliene Dias

                    A Educadora Eliene Dias, de Salinas:
                               o aprimoramento educacional,
                         junto aos Cursistas de sua Cidade.


Com uma amiga, a troca de experiência
                           no Campo Educacional em Minas

Com os Cursistas, em Jornada da Educação:
 o Dia-a-Dia de uma Educadora

A Bíblia Diz...

"Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido." (Isaías 53:8)

Pensamento - IVCCCVII - 4307

“A Mulher, que desde a Criação, é um Ser para caminhar ao lado do Homem, sofreu discriminação ao longo da História; ela tem conquistado a sua Supremacia, realizando a sublime tarefa de construir o Mundo, sem distinção de sexo.” (Jairo de Lima Alves)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mensagem do Escritor - M/01467

Capacidade para Elogiar os Outros

Seicho Taniguchi afirma: “a mente de cada pessoa está ligada à de outros; se elogiarmos outra pessoa que não esteja presente, um dia ela ficará sabendo.” Essa atitude é muito mais educada do que elogiá-la pessoalmente, e agindo desse modo, poderemos enaltecer muito mais essa pessoa, e a amizade se fortalecerá muito mais. Diante dessa realidade, sejamos capazes de elogiar as pessoas quando elas estiverem ausentes. (300811)


Seicho-No-Iê

                        Amor Celestial na Terra

A esposa deve dedicar ao marido um amor sincero e sublime. Deve transcender o estado mental egocêntrico que se traduz em pensamentos como “ Eu amo meu marido e quero que ele me pertença”. O amor da esposa pelo marido deve ser a expressão fiel do amor conjugal firmada nos céus, em que a mulher eterna ama o homem eterno com toda a pureza da alma. O verdadeiro amor entre marido e mulher é aquele em que o carinho com que eles tratam um ao outro não provoca nos outros inveja ou constrangimento, contribuindo, pelo contrário, para enobrecê-los e intensificar neles o amor, estabelecer harmonia nos respectivos lares, que consequentemente resulta no enobrecimento do amor em toda a humanidade. É isso que significa “ amar a humanidade toda através do amor ao cônjuge”. O amor verdadeiro é aquele em que o homem ama sinceramente uma mulher e vice-versa, e nesse sentimento está contido o amor à humanidade toda. Desta forma, concretiza-se na Terra o amor celestial. (Mensagem da Seicho-No-Iê)

Pensamento - IVCCCVI - 4306

"No momento em que o Ser Humano exerce o altruísmo, fazendo o bem para outras pessoas, ou construindo pontes para o futuro, às vezes desconhece que faz um serviço para si próprio em vidas vindouras." (Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

!Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12:1,3)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Bíblia Diz...

"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4)

domingo, 28 de agosto de 2011

Pensamento - IVCCCV - 4305

"Quando o Homem permanece na solonência e muito preso ao passado, ele perde o poder para dispersar a escuridão; não estando por inteiro, fica vulnerável às doenças, aos problemas, ao sofrimento." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCIV - 4304

"O tempo presente é a chave para as nossas grandes realizações, e o agora, que muitos ignoram, nos proporciona muito mais oportunidade de superação." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCIII - 4303

"Se a raça humana não puder entender a palavra perdão, o grande significado que ela tem, jamais poderá experimentar a força do Poder do Agora." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCCII - 4302

"Pensar no passado e fazer planos para o futuro é a preocupação de todos nós, ignorando sempre o presente." (Jairo de Lima Alves)

Gente Especial: Hindyra

A bonita Hindyra Folador, filha da saudosa Dorcelina e do ex-prefeito César Folador,  que recentemente esteve nos Estados Unidos, em viagem cultural.

Pensamento - IVCCCI - 4301

"O que o homem mais aprecia acima de grandezas, glória, amor, acima do seu próprio pão para a boca, é a liberdade." (Aquilino Ribeiro)

Convenção R+C 2011

Convenção Rosacruz 2011 - Curitiba

Aconteceu mais uma Convenção Rosacruz em Curitiba, no Teatro Guaíra, reunindo Rosacruzes de 54 países, no período de 24 a 27 de agosto. Os temas abordados foram variados, tratando sobre o Misticismo em suas múltiplas formas.

A Convivência Mística nestes dias foi de muita alegria e espiritualidade, enchendo o Teatro das melhores Vibrações Cósmicas. A AMORC aplicou modernos métodos para a melhor compreensão dos Adeptos, utilizando fones de Tradução Simultânea, o que facilitou muito para os Participantes entenderem as mensagens em seu próprio Idioma.

Grande a felicidade em conhecer alguns Irmãos de diferentes pontos do Brasil e do mundo, com a rica oportunidade da troca de experiências, quando o assunto é Rosacrucianismo. Dentre tantos contatos, nunca podemos deixar de registrar os momentos agradáveis em que passamos com os fratres Hélio dos Santos Júnior, monitor no Estado do Maranhão; Luís Fábio Miranda, da Loja R+C São Paulo; sorores Denise, de Recife, e Maria José, do Piauí. Nunca vamos esquecer o reencontro com o frater Nicolau, cuja família reside em Naviraí, atuando na Grande Loja, e que será investido no cargo de Mestre da Loja Curitiba, em 2012. Tivemos muitos outros contatos, mas fica difícil fazer o registro aqui, para não cometer injustiça na possível omissão de alguns nomes.

Artigo: Nem Roma nem Sodoma - A/01005

De início parece que a presidenta da República não tinha noção da gravidade do funcionamento da máquina presidencial e agiu corretamente ao demitir, mesmo com atraso, todos os ministros em cujos ministérios houve denúncias de corrupção, ou teve o patrimônio multiplicado por vinte em quatro anos.

Ficou a impressão de que haveria punição sempre que houvesse falha grosseira, erro ou corrupção deliberada, como é em qualquer país sério. Foi só impressão inicial. Os corruptos enquadraram a presidenta, e miou rapidinho sua cara de leoa. No Brasil, fazer política é sinônimo de cambalacho, apadrinhamento, empreguismo à base das famosas funções comissionadas, com objetivo explícito de apropriação do dinheiro público.

Fez uma analogia e diz que aqui não é a Roma Antiga. Não é mesmo a Roma. Deve ter sido uma analogia à Inquisição. Lá, as pessoas eram punidas para evitar a formação intelectual. De forma prévia e quase sempre injusta. Ainda que não se precise queimar corrupto, as punições por aqui são uma faz-de-conta, e quando existe, não são à altura dos fatos. Com esse pronunciamento, a presidenta passou a impressão de que já fez o máximo e que daqui para frente à corrupção pode correr solta.

Depois do enquadramento, a presidenta mostrou que seus famosos gritos amedrontadores ficaram no passado, quando se apoiavam na força do superior. Se o recuo veio para seguir o estilo do ex, nada pode ser pior para um país do que ter uma presidenta de Direito, comandada por um presidente de fato. Nada pior do que ter uma presidenta apenas como ponte para o retorno oficial do presidente que não é, mas é. Isso trará desgaste até para o presidente oculto. O povo quer como dirigente quem foi eleito para isso. Agora Lula é apenas o ex-presidente; esse deveria ser seu papel. É legítima sua pretensão em voltar à Presidência da República. Afinal, seus índices de aprovação no governo respaldam e dão provas de possibilidade iminente de ser retorno na próxima oportunidade, que deveria ser programada para 2018.

Com a faxina que vinha fazendo, assumida ou não, Dilma Rousseff estava tendo apoio de parte da mídia e da população, que Lula não tinha. Esta faxina vinha se configurando na marca positiva do seu governo, diametralmente oposta ao do governo anterior. Há consenso na sociedade de que o presidente de fato nunca se lixou para a corrupção. Suas manifestações sempre foram apaziguadoras, confortantes e acolhedoras aos corruptos. A que aparece hoje são de ministros herdados do seu governo, cuja quadrilha do “mensalão” deu mostra da parte pesada da bandalheira.

Tem razão a presidenta quando diz que não vai fazer faxina; é pouco, tem que dedetizar. A ratazana é monstro. E o símbolo maior é seu ministro do Turismo. Mantê-lo só traz desgaste gratuito ao governo pelas insignificâncias do ministro e inutilidade do ministério. Ainda mais quando o noticiário lembra de que se trata do cidadão que pagou almoço e janta num motel com dinheiro público. A limpeza precisa ser por atacado, simplesmente por que Brasília não é mesmo uma Roma, mas uma verdadeira Sodoma, se a promiscuidade já não está maior.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP

A Bíblia Diz...

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo." (João 15:10,11)

sábado, 27 de agosto de 2011

Artigo: Mantras e Sons Vocálicos - A/01004

"Encontramos certa confusão entre os termos Mantras e Sons Vocálicos - e com frequência uma simplificação ao apresentá-los ao iniciante como sinônimos - mas veremos que também é muito fácil diferenciá-los, principalmente através da forma de aplicação e dos seus objetivos específicos.

Ambos - Mantras e Sons Vocálicos - são ferramentas onde a base é o som. Muito já se falou sobre o poder do som. Várias tradições - inclusive indígenas - afirmam que ele é um elemento tão importante que estaria ligado à formação do mundo. Até mesmo a ciência refere-se a um "Big Bang", na origem ao Universo. Mas, afinal, o que é o som?

Para o ser humano, som é uma vibração aproximadamente entre 20 e 20.000 ciclos por segundo (medida também chamada de "hertz", cuja abreviação é Hz), propagando­se da fonte que o produz até estimular o tímpano, que transmite a informação ao cérebro, onde ela é interpretada. Outros animais têm faixas diferentes de percepção; no caso dos cães, por exemplo, eles conse­guem ouvir vibrações de até 100.000 Hz e assim podem ser chamados através de apitos inaudíveis para as pessoas. Além disso, há muitas espécies em que as orelhas se movem, ampliando a sua área de alcance. Nos morce­gos, elas captam o retorno das ondas que eles próprios emitem, permitindo o seu deslocamento preciso e alimentação, mesmo na total ausência de luz. Assim, genericamente podemos definir som como uma faixa vibratória que afeta de certa forma tanto a matéria quanto os seres vivos, vegetais, animais e o Homem.

              O poder do som
               em nossas vidas

Todos sabemos muito bem o quanto somos influenciados pelo som, seja por aqueles bruscos, que nos alertam e mesmo protegem - como um estampido, uma buzina, um grito - ou pelos suaves e harmoniosos, que conseguem alterar até o nosso estado de espírito - como um riacho, um acorde, um canto. Especialmente a música, pode mudar nossa disposição, exaltando-nos, entriste­cendo-nos e mesmo nos emocionando até provocar lágrimas.

O som inclusive nos facilitou construir a linguagem, para estabelecer uma comunicação sofisticada com nossos semelhantes, num patamar incrivelmente superior aos demais seres vivos, sem a qual a civilização não teria tido as mesmas condições de surgir e se desenvolver tanto. A ciência avalia que o Homem, fisicamente, já possuía as caracterís­ticas atuais há mais de cem mil anos. A constituição do corpo e do cérebro não teriam mudado significativamente desde então. A civilização, porém, é bem mais recente; ela apareceu há cerca de dez mil anos, depois da estruturação da linguagem, que permitiu a transmissão do conheci­mento, de geração a geração e de povo a povo. Quando a linguagem ganhou a forma escrita, houve um avanço ainda maior, com a fixação do conhecimento e sua transmissão através do tempo e do espaço. Todo este processo culminou no mundo atual, onde minúsculos chips eletrônicos armazenam bibliotecas inteiras e pesquisadores comuni­cam-se instantaneamente, mesmo vivendo em países ou continentes muito distantes, podendo realizar trabalhos em conjunto ou complementares, evitando duplicidades e colaborando para o crescimento exponencial do conhecimento humano.

Mas, voltando ao som: a Tradição ensina que certas combinações sonoras são parti­cularmente eficazes no campo psíquico para atingir objetivos específicos, como o estado meditativo ou os patamares mais elevados da consciência. Aplica-se também aqui o fenômeno conhecido como ressonância, onde uma determinada vibração entra em harmo­nia com níveis de oitavas superiores, fora do alcance de qualquer ouvido.

Símbolo do OM,
considerado o Mantra
do qual se originaram
todos os outros.

Com relação aos sons da Tradição, podemos então analisar e comparar oriente e ocidente:

O termo "MANTRA" é original do sânscríto, combinando MAN (pensar) com TRA (instrumento). Mantras são sons, sílabas, palavras, frases ou mesmo textos, mais conhecidos como ferramentas para a meditação. São utilizados através da entoa­ção, mas podem ser também murmurados, mentalizados, copiados em papel, sempre com a mesma finalidade. Conforme o caso, a vocalização dos Mantras pode ser acompanhada por instrumentos musicais ou mesmo palmas. O resultado é semelhante ao de certas práticas ocidentais de orar até a exaustão: a repetição de sons, palavras e frases, após minutos e mesmo horas, induz determinado estado mental devido à mono­tonia, uma vez que um ato simples e contí­nuo provoca certa anestesia ou indiferença ao próprio ato, como já cientificamente provado. O objetivo de tal prática é suprimir a instabi­lidade da consciência e assim atingir a condição em que a mente está pura, vazia: consciente, mas não-reativa. E o que chama­mos "estado neurofisiológico da meditação". Mas há Mantras para induzir outras condi­ções como: relaxamento, sono profundo, concentração, alegria, exaltação, e ainda aqueles destinados a criar, proteger, energizar, purificar e até mesmo curar. Estima-se que esta prática tenha surgido há alguns milhares de anos, entre o povo do vale do Rio Indo, região noroeste da índia. Mas talvez não seja originária dali, porém tenha sido levada para a região por outra civilização mais antiga. Provavelmente, em tempos ancestrais, os Mantras constituíssem fórmulas mágicas, com a finalidade de afastar certas forças ou eventos e atrair aquilo que era desejado.

Quanto ao tamanho ou extensão, há dois tipos de Mantras: o primeiro é aquele simples, curto, até mesmo monossilábico, chamado BIJA (semente). Como exemplo, podemos citar o "OM", de suma importância, uma vez que ele é considerado "a palavra das palavras", "o passado, o presente e o futuro", ` o mundo inteiro, com tudo o que existe ou que venha a existir", "o Mantra original, do qual se originaram todos os outros". Há um poema antigo que diz:

OM é o arco
a ALMA é a seta
BRAHMA é o alvo
cumpre feri-lo
constantemente

O segundo tipo de Mantra é o complexo, longo, como frases ou textos védicos recita­dos em seu idioma original, o sânscrito.

Quanto aos efeitos, os Mantras podem ser JAPA (repetição) - para introspecção - ou KIRTAN (cântico) - para extroversão, festivos. A chamada "Meditação Trans­cendental", criada por Maharíshi Mahesh Yogi, que ficou conhecido mundialmente como o guru do grupo The Beatles nos anos 60 do século XX, baseia-se na repetição de um Mantra específico, pessoal, indicado por um professor e supostamente o mais ade­quado àquele que o utiliza.

Para os leitores que desejarem se apro­fundar no estudo dos Mantras, a Diffusion Rosicrucienne, da França (www.drc.fr), oferece um livro escrito por Thierry Guinot: "L;Univers des Mantras" (0 Universo dos Mantras), ainda não traduzido para o português. Embora possua 576 páginas, e pareça um tratado, com muitas ilustrações e diagramas, o livro propõe-se a ser apenas um resumo da vastíssima bibliografia existente sobre o assunto, principalmente no oriente. Muito didático, apresenta o conhecimento passo a passo, desde o conceito da "Palavra Perdida" - tão familiar aos estudantes de Misticismo - até a análise da origem, estrutura, tipos e aplica­ções dos Mantras. 0 texto vai além do princípio científico de que "o som é produ­to de vibrações", afirmando que o som existe por si mesmo, associado a cada fase dos mundos físico, psíquico e espiritual, sendo percebido desta forma direta por aqueles que desenvolveram tal capacidade. Assim sendo, as vibrações que ouvimos seriam apenas a liberação, em oitavas ressonantes inferiores, do que já pre-existe, podendo então ser captado pelo sentido mais grosseiro da audição. Em trechos muito místicos e mesmo poéticos, o autor faz comparações, mostrando o quanto a palavra é poderosa, seja quando é logos, que descende e cria, seja quando é prece, que ascende e reintegra.

Sons Vocálicos

Os Rosacruzes não utilizam Mantras em seus exercícios e experimentos, mas sim Sons Vocálicos. A Grande Loja de Língua Portuguesa disponibiliza um CD, que pode ser adquirido inclusive por não-Membros, com as entoações praticadas pelos estu­dantes da Ordem, gravadas na Câmara do Rei da Grande Pirâmide do Egito. Utili­zando tais sons, é possível observar de imediato que eles produzem uma sensação geral de bem-estar, pois todos são bené­ficos; alguns acalmam, tranquilizam, e outros tonificam, elevam a vitalidade.

Som Vocálico, ao contrário do que muitos pensam, não se refere à voz, como pode ser constatado através da consulta a um dicio­nário, mas sim às vogais, ou seja, aquilo que as pessoas em geral conhecem como A, E, I, 0, U, mas que os linguistas desmembram, em cada idioma, para uma análise detalhada, não necessária a este nosso estudo. Em inglês, fica ainda mais clara a exata signifi­cação da expressão e o fato de não se referir à voz: vowel sound (som de vogal) e não vocal sound (som vocal).

Desta forma, qualquer som que inclua pelo menos uma vogal seria um "som vocálico". Na verdade, quando não se utilizam as vogais costuma-se dizer que não temos "som", mas "ruído". Através do estudo e da experimentação, ao longo de sua história milenar, os Rosacruzes encon­traram doze Sons Vocálicos que estimulam os doze Centros Psíquicos do corpo. Para um perfeito entendimento do que são os Centros Psíquicos - e sua diferenciação dos chamados "Chacras" - sugerimos a leitura do artigo já citado no início deste trabalho. Os Sons Vocálicos Rosacruzes são os seguintes: OM, AUM, RA, MA, THO, EHM, EH, KHEI, MEH, EHR, MAR e THA. Cada um deles é entoado em nota musical apropriada. Existem mínimas variações sobre os doze sons e também há algumas combinações que podem ser feitas entre eles, gerando um tipo de cântico, como fica claro na audição do citado CD, que enfatiza a visualização para um melhor aproveitamento da sua prática.

Assim, a primeira diferença entre Mantras e Sons Vocálicos está em sua quantidade: há um número imenso de Mantras, porém existe um conjunto pequeno, bem definido, de Sons Vocálicos Rosacruzes.

Alguns estudantes da Ordem confun­dem Mantras com Sons Vocálicos princi­palmente porque o Mantra "OM" é usado pelos Rosacruzes como Som Vocálico. Porém, mesmo quando se utiliza o mesmo som, no caso, o "OM", a aplicação e o objetivo são muito diferentes.

Vejamos primeiro a diferença com relação à aplicação: o Mantra é repetido por minutos ou mesmo horas. Os praticantes utilizam inclusive o "japa mala" ("cordão de repetição", chamado também "rosário indiano"), um colar com 108 pedras, para acompanhar as séries que fazem. 0 Som Vocálico é entoado geralmente apenas três vezes (em alguns casos específicos, um pouco mais, mas em geral não chegando a dez repetições).

Com relação ao objetivo, como vimos, a função dos Mantras é conduzir um estado profundo de meditação, pelo fenômeno da monotonia, ou - no caso de um Kirtan - euforia, com base no mesmo principio. Outros Mantras têm outra finalidade:
relaxamento, sono, concentração, alegria, exaltação, criação, proteção, energização, purificação, cura...

Os Sons Vocálicos Rosacruzes são utilizados principalmente para estimular e desenvolver gradativamente e de forma segura os Centros Psíquicos, provocando certos efeitos desejados pelo estudante, ao longo do tempo, como a ampliação ou expansão da consciência, maior equilíbrio, paz, saúde e felicidade.

Este é mais um dos fascinantes assun­tos que fazem parte dos Ensinamentos Rosacruzes.

Autor: LUIS FABIO MIRANDA, FRC
Fonte: Revista – O Rosacruz

Jack Nixon - Eu

Jairo de Lima Alves

Jack Nixon

              Estão dizendo por aí que o ator Jack Nicholson "Nixon",
 do "O Iluminado" e outros filmes de sucesso, é parecido comigo.
              E você, o que acha? Então, vamos comparar...

Artigo: Um Novo Despertamento - A/01003

É convivendo com pessoas e com instituições variadas, que o Homem vai encontrando novas fórmulas de viver a vida, com novos aprendizados, e assim, descobre na caminhada coisas novas, que podem proporcionar um Novo Despertamento em sua Alma.

Depois de tanto tempo como Buscador da Verdade, o Ser Espiritual ainda pode enfrentar desânimo na Jornada que percorre, chegando ao ponto de sentir o desejo de recuar, diante de alguns percalços e de estranhas vivências, que querem ofuscar a sua Crença.

O quotidiano pode, às vezes, revelar coisas incríveis para o Buscador, que pretende que tudo seja Luz, embora saiba que as trevas estejam presentes, até mesmo nos lugares sagrados. Os Mestres apontam a Realidade Única para os Adeptos, no entanto, é comum a presença de incautos discípulos, que insistem na prevaricação dos bons costumes que todos deveriam perseguir, nem que isso lhes custassem alguns sacrifícios.

Num conclave, onde os Buscadores se encontram para novas descobertas e um Despertamento Espiritual mais palpável, surgem figuras excêntricas travestidas de comportamentos alheios ao que possivelmente tenham aprendido ao longo de muito tempo de estudo num Santuário Pessoal. Pelo menos deveria esse pseudo-buscador mostrar alguma coisa melhor, servindo de exemplo para muitos expectadores da Senda Mística.

Diante de um quadro tão desolador, o Verdadeiro Buscador chega a conclusões desalentadoras, porque sempre pensou que todos estariam caminhando na Luz. Então, necessita ele, com extrema urgência, fazer em seu Santum, uma profunda reflexão sobre os Valores da Vida, que transcendem a meras reuniões esotéricas ou exotéricas, ou mesmo às solenes convenções, onde o amor ao vil metal é o que mais se destaca.

O Buscador Sincero, que nem deveria se preocupar com tantas formalidades, sente um vazio na alma diante de aberrações que presencia; fica ele perplexo, pensando até que estar num conclave desse nível, seria uma perda de tempo. Mas volta-se para a Luz Maior e contempla as coisas inefáveis, que podem lhe trazer um Novo Despertamento para a Vida, muito mais excelente do que a vaidade humana, quando o Adepto pode adentrar a um luxuoso Teatro, tendo a Mente e o Coração muito longe da Divindade.

A Busca Incessante do Deus de nosso Coração pode ser feita em qualquer lugar, onde o nosso Sanctum Pessoal estiver presente, recebendo as melhores vibrações de Luz, Vida e Amor – na Egrégora Divina, que muitos ainda não tiveram o privilégio de perceber e nem sentir, porque não estão buscando com sinceridade o Dom da Sabedoria, que é dado somente aos limpos de mão e puros de coração, a tantos quanto Deus nosso Senhor chamar; enfim, a todos os que, pela misericórdia dos céus, tenham atingido o estado Rosacruz.

Artigo: Efeito Retardado - A/01002

Não, seu Antônio! Desista disso! Esqueça esse passado! Para que vingança, seu Antônio – insistia Paulo desesperado, vendo a inutilidade de seus argumentos face à inapelável decisão do colega.

- Ah! Essa é boa! Não foi com você, né? É fácil falar para me esquecer! Eu, hein? Jamais esquecerei a humilhação por que passei! Se não fosse a minha sogra – justamente a minha sogra...

- Sim, seu Antônio! Eu já ouvi essa sua história. Se não fosse a sua sogra a família teria passado fome – Atalhou Paulo com visível impaciência.

- História não, Paulo ! – berrou o amigo! História, não! São fatos, Paulo! Chagas que trago aqui, neste coração humilhado, sofrido e que clama por vingança, Paulo! – disse o amigo aos berros. – Ah! Se não fosse a minha sogra. Meus filhos teriam morrido de fome! – Suas palavras ecoavam num tom alucinado.

- Mas não morreram, não, seu Antonio. O importante é que todo esse seu drama já passou. O senhor mesmo sempre me diz que seus filhos estão todos bem de vida – atalhou o interlocutor, mesmo ciente de que palavras pouco valiam para aquela alma atribulada.

- Paulo, nada de panos quentes! Você sabe muito bem o que aqueles americanos me fizeram! Será que preciso contar-lhe toda a história novamente? – indagou seu Antonio erguendo o indicador em riste por sobre quase o nariz de Paulo.

- Pelo amor de Deus, seu Antônio. O senhor já me contou essa história um milhão de vezes. Pára com isso, seu Antônio! Deixe dessa besteira, para não se arrepender depois – obtemperava o amigo tentando encontrar uma calma que já não possuía.

- Não, Paulo! É hoje que vou me vingar daqueles americanos! A bomba está aqui, Paulo. Embaixo da minha cama, Paulo!

Os olhos de seu Antônio fuzilavam em sua munição vermelha de ódio. Um ódio incontido, pronto a explodir na face como a prometida bomba para a qual apontava com os lábios!

- Seu Antônio! Seu Antônio! Bomba? Logo cedo assim? Ainda não bateu sete horas e o senhor começa o dia com intenções de vingança e morte? – exclamou Paulo indignado.

- Pois é, Paulo, há aqui uma bomba-relógio! Morreremos, mas nos vingaremos daqueles trustes safados e desalmados! Ah! É isso mesmo, até me disseram que este prédio aqui também é deles, Paulo! É deles! Mas daqui a cinco minutos tudo isto irá pelos ares e se tornará num monturo imprestável. – falava em gestos largos, e em mímica apontava para o chão tentando enfatizar com as mãos o estrago que em breve iria fazer. Para arrematar pisoteava o chão com ímpetos de uma fera.

- Epa , seu Antônio! Então vamos correr! Quem sabe escapamos dessa sua bomba. Qual o alcance dela? – indagou Paulo com o rosto apalpado pelas mãos e voz quase sumida.

Só restou a Paulo abrir uma carreira em direção à saída. Seu Antônio fez o mesmo, só que a repetir a mesma velha cantiga marcial:

- É hoje! é hoje o dia de acertar as contas e mostrar para aqueles americanos quem sou eu! A justiça tarda, mas não falta!

- Murmurava o idoso subversivo em frases entrecortadas pelo cansaço daquela maratona compulsória.

Paulo sabia que seu Antônio encontrava-se empenhado, nos últimos meses, na confecção de um bomba. Pelo menos assim dizia e reiterava o companheiro, sempre a bater na mesma tecla. O que Paulo não entendia era o fato de ser eleito, justamente ele, como camicase para uma causa duvidosa e alheia. Enquanto caminhavam, já quase sem fôlego, seu Antônio insistia em justificar seu gesto extremado naqueles presumíveis últimos instantes antes da bomba:

- Paulo, não é justo o que aprontaram comigo! Dei meu sangue naquela multinacional! Acostumaram-me a uma vida faustosa, cheia de luxo e conforto, gordas diárias em hotéis internacionais! Carro do ano, conta bancária bufando no banco e por aí afora.

- Enquanto corriam, quase a pôr os bofes para fora, seu Antônio esforçava-se por se manter bem perto do interlocutor, próximo ao seu ouvido, e prosseguia com sua arenga:

- Aí, Paulo, me encostaram como um traste inútil ! Como um lixo, Deus que me perdoe falar. O que me restou foi uma mísera pensão que nem dava para comer. Ah – explodiu num grito – se não fosse a minha sogra, meus filhos teriam morrido de fome.

Paulo, não só para se proteger da eventual bomba de seu Antonio, como para manter distância de suas palavras desatinadas, deu velocidade às pernas e retomou o fôlego, enquanto o revolucionário repetia as mesmas queixas e bravatas, em passo acelerado.

- Talvez esta bomba não chegue até aqui – pensou Paulo – numa pausa para restaurar o fôlego. – O jeito é esperar e seja o que Deus quiser...

Haviam corrido bastante. Ambos suavam de bica. Passaram pela horta sem respeitar os canteiros de verduras, levaram no peito algumas estacas dos tomateiros e quase ganhavam a rua, enquanto seu Antonio gritou com as forças restantes de seus pulmões:

- É agora, Paulo, que esta espelunca vai pelos ares!

Eis senão quando ambos levam uma séria reprimenda. Ramiro, vindo em direção aos atletas improvisados, chama-os em tom áspero, com inapelável autoridade.

- Voltem já para o quarto para tirar o pijama e trocar as roupas. ! Depois sigam para o ambulatório e vão tomar os remédios. Após o café podem ir direto para a Sala de T.O .(Terapia Ocupacional).

Não foi dessa vez que o hospício explodiu. Após o café da manhã, seguiram para o imenso salão de Terapia Ocupacional.

Lá, Antônio, vestido de terno em tecido inglês e camisa “made in USA” , dos seus bons tempos de executivo, continuou entretido na confecção de sua bomba anti-ianques sob o olhar curioso e inconformado de Paulo.

Geraldo Generoso, de Ipaussu, SP


A Bíblia Diz...

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." (Apocalipse 4:11)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Bíblia Diz...

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo." (Gálatas 1:6,7)

A Seicho No-Iê

Seicho-No-Iê e Espiritualidade

O Ensinamento de Amor que prega que o Ser Humano é Filho de Deus, é uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. A Seicho-No-Iê foi fundada em 1º de março de 1930, no Japão, por Masaharu Taniguchi. Dentre os líderes espirituais do Japão, Masaharu Taniguchi é um dos mais conhecidos e influentes, através de suas preleções, livros, artigos, e tantos outros assuntos. Suas mensagens são simples, objetivas e capazes de modificar vidas. O modo feliz de viver em harmonia com a natureza é a máxima desse laborioso Espiritualista.


Artigo: Domador de Lobisomem - A/01001

Quem na vida conheceu um contador de histórias como tive a felicidade de conhecer o amigo Bodó, pode dizer que ouviu causos que até o Cão duvida. Ao passar de fronte a casa dele, numa sexta-feira, há alguns anos atrás, assim que o cumprimentei ele veio ao portão. Enquanto puxava o trinco para que entrasse para a área da casa da irmã, com quem morava, foi logo dizendo.

- Oi, Gerardinho, por hoje ser sexta-feira, e ainda com esse luar descarado, me veio agora na cabeça uma história que o finado pai João me contava e que é de dar até arrepio. O pai até evitava contar esse causo, acontecido quando nós morávamos lá na Fazenda Santa Rosa, , que se deu justo numa sexta-feira de uma noite de lua cheia como você está vendo aí. Vamos chegar pra cá que eu já vou puxar a memória e contar do jeitinho que o pai me contou.

- Puxa vida, Bodó! Deve ser mesmo um caso do Arco da Velha – disse eu curioso por mais esta pérola que ele, grande contador de histórias, sabia contar como poucos.

- Isso já faz muito tempo, mas você deve ter ouvido falar de um tal Júlio Damasceno. Ele era carroceiro da Fazenda Santa Rosa, em Timburi, onde você também morou quando criança, mas acho que isso aconteceu antes de você nascer.

- Ouvi falar dele, sim. Até havia uma lenda que ele virava lobisomem e passeava pela colônia fazendo grande alvoroço – confirmei.

- Aí que está o nó da questão. Que lenda, que nada! Até era engraçado que ele só andava de camisa de manga comprida pra esconder o esfolado dos cotovelos, sempre calejados da peleja de lobisomação.

- Não brinca, Bodó. Isso é coisa séria. Mas como foi ? O seu pai chegou a ver ele virando lobisomem?

- Não. O pai não chegou a ver essa transformação, mas teve prova de que ele virava lobisomem e saía assustando meio mundo, uivando no meio da cachorrada que o perseguia. Às vezes invadia o galinheiro, e era aquela gritaria que assustava a colônia inteira. Mas aconteceu de uma vez a carroça passar por cima do pé dele. E não é que gangrenou? Aquilo arruinou de tal modo que ele teve que ir para um hospital de Ourinhos e, como não havia outro jeito, cortaram uma perna dele.

- Nossa! Parece-me ter ouvido meu avô contar esse fato – assenti.

- Foi isso mesmo. Foi seu avô, o seu Manuel, que era administrador do Sylvestre Egreja, que encaminhou ele para mais recurso. Ele até resolveu o problema, mas aí não pode trabalhar mais. Só ficava em casa. Em casa é modo de dizer, conforme vou lhe contar, tim-tim por tim-tim.

- Isso mesmo. Pode contar que sou todo ouvidos, Bodó.

- Pois passado um tempinho que ele havia chegado, já com uma perna cortada,o pai escutou um banzé no terreiro: cachorrada latindo, galinhada num escarcéu danado e um uivo que rasgava no compasso do vento toda a colônia. O pai, como você conheceu, era homem de coragem. Passou a mão num pedaço de pau e foi para botar ordem no terreiro. Quando menos o meu pai deu fé, viu um cachorrão com três patas fazendo o maior fuá no meio da cachorrada. Aí o pai perdeu a paciência. Foi lá dentro de casa, passou a mão no laço e laçou o bitelo de três patas. Digo, o lobisomem Júlio Damasceno e trouxe ele para a lamparina para uma conversa de homem pra homem. Ou melhor, de homem para lobisomem. Mesmo naquela situação, o pai tinha dó desse infeliz, que era um pai de família e até compadre de um tio meu, o Tio Marcos. Aquele cão enorme, de olho amarelo, só podia ser o seu Júlio Damasceno. E o pai não teve dúvida nenhuma e se pôs a dar conselho pra ele: “Júlio, eu sei que cada um traz uma sina, mas agora você já está exagerando. Mesmo tendo perdido uma perna você insiste nessa lida de lobisomem, assustando todo mundo. Sofrendo agora nessa chuva fria de agosto. Eu não sou homem de julgar ninguém, porque Nosso Senhor recomendou nunca julgar o próximo. Mas eu tenho um quartinho de arreio aqui do lado da área (e o cachorrão, com o laço no pescoço, parecia ouvir atentamente ) – e vou deixar você pernoitar aqui, porque desde que me conheço por gente, meu pai falava para nunca negar pouso a quem estivesse precisado de um abrigo. Júlio, procure o padre amanhã e peça conselho pra ele. O Padre é um homem santo, que vai saber resolver essa questão. Talvez seja algum pecado que você deve. O Padre pode perdoar e você fica livre. Porque agora, Júlio, com três pernas só, seu castigo ficou maior do que qualquer pecado que você possa ter feito, ao cumprir essa penitência de viver vagando a estas horas da noite. “

- Puxa vida, quanta coragem do seu João, seu pai – elogiei.

- Ah, você conheceu o pai e não me deixa mentir que o pai não tinha medo de nada. Nem de vivos, nem de mortos e nem do Cão. Pois aconteceu que o pai prendeu o lobisomem no quartinho e, na madrugada, ele arranhava a porta e uivava num som que espantava meio mundo. O pai enfezou, abriu a porta e ele saiu que saiu louco, gritando na noite até sumir no grotão do Bastião Batista.

- Puxa vida. Essa história até que acabou bem, mas dizem que se o lobisomem mordesse alguém passava a sina de lobisomem para quem ele mordesse. É verdade isso, Bodó?

-inquiri.

- Isso é verdade, sim, mas não era qualquer lobisomem que se atreveria a morder meu velho pai. Mas para encerrar a história, confirmando que era mesmo o Júlio, no outro dia, logo cedinho, apareceu lá o seu Júlio, de muleta, pedindo emprestado um pires de sal. Tudo confirmado, esse era o sinal que dava o lobisomem quando ia numa casa.

O pai foi curto e grosso:
- Olha aqui, Júlio – disse meu pai – eu já lhe aconselhei a sair dessa vida. Lembra o que eu falei para você, ontem, aqui em casa. Acho que pouco adiantou, porque você podia esperar raiar o dia e evitar a chuva que estava forte e depois ir pra sua casa.

- Não sei do que o senhor está falando, seu João – disse Júlio Damasceno chorando.

O pai – que quando ficava bravo virava uma fera – sapecou:

- Saia daqui seu lobisomem duma figa. Nunca mais passe aqui na minha porta, que eu tenho criança pequena. Se aparecer aqui de novo, vou dobrar o laço e dar uma surra tão grande em você para nunca mais atormentar nenhum cristão.

Depois disso, nunca mais o lobisomem beirou o quintal de nossa casa, mas o seu Júlio acho que ficou magoado com o meu pai. Nunca mais foi visitar a gente, mesmo em estado normal, e até a família dele se afastou de nós.

Geraldo Generoso





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pensamento - IVCCC - 4300

“De grau em grau, segue a Humanidade: alguns, mais experientes que outros, encontram o melhor Caminho para percorrer; outros, com pensamento inferior, tropeçam no primeiro obstáculo da Caminhada.” (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCXCIX - 4299

"Com organização e tempo,
acha-se o segredo de fazer
tudo e bem feito." (Pitágoras)

A Bíblia Diz...

"Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" (1 Coríntios 4:7)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Personalidade: Luís de Camões

Luís de Camões

Poeta português (Lisboa ou Coimbra, c. 1524 – Lisboa, 1580), um dos vultos maiores da literatura da Renascença. Sua obra se coloca entre as mais importantes da literatura ocidental. Luís de Camões é considerado o poeta português mais completo de sua época, ou até mesmo de toda a literatura de língua portuguesa. É assim
considerado não somente por ter feito uso de quase todos os gêneros poéticos tradicionais, mas também pela amplitude dos temas de que tratou e pelo excepcional domínio da língua. Camões manipulou todos os recursos da língua portuguesa, ampliando enormemente seu campo de expressão. Na obra de Camões, a língua portuguesa passou a expressar sentimentos, sensações, fatos e idéias de uma forma que até então não fora alcançada por ninguém. Sua posição de destaque entre os poetas portugueses de seu tempo é devida também ao fato de em sua obra estarem presentes tanto o humanismo como a expansão ultramarina, isto é, os dois elementos que caracterizaram o Renascimento português. Tornou-se célebre não somente por ter escrito Os Lusíadas, longo poema épico que reflete toda a história e cultura de Portugal até a data em que o poema foi composto, mas também por sua obra lírica, constituída por vários tipos de poemas, entre os quais os mais famosos são certamente os sonetos.

Pensamento - IVCCXCVIII - 4298

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e acção juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio." (Mahatma Gandhi)

Sabedoria Popular

A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é tão invejável que é preciso tê-la.

Pensamento - IVCCXCVII - 4297

"Leva tempo para alguém ser bem sucedido, porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)

A Bíblia Diz...

"Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz." (João 18:37)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tribuna Livre

PENSANDO EM MUNDO NOVO. É muito complexo o quadro político em Mundo Novo, quando se fala em sucessão municipal. O Prefeito Toninho tem um batalhão de cabos eleitorais, formado por todos os que foram contratados em sua gestão. Isso pesa muito numa decisão eleitoral. O ex-prefeito Humberto, empresário no Paraguai, tomou um chá de “sumiço”, fazendo muita gente acreditar que o PT acabou por aqui. É bom considerar que mesmo no anonimato, o partido vermelho detém no Município mais de 30% de simpatizantes, pela ação política do “Homem de Botinas Amarelas” durante o seu mandato. Quer queira ou não, o embate em Mundo Novo vai ser de “tirar pica pau do oco”.

AVISO AOS NAVEGANTES. Ao longo de mais de 30 anos, este Jornal passou por momentos bons e ruins, mas nunca parou de circular, porque tem clientes fiéis e muitos amigos. Só para lembrar: em Mundo Novo, não contou com o apoio dos ex-prefeitos Daudt, Dorcelina e Kleber; Amaducci deu um relativo apoio durante quase quatro anos dos oito anos em que administrou o Município. Dr. Zé Carlos foi um bom parceiro, mesmo porque coube a ele dar ao Jornal o nome honrado que tem. Augusto Guedes subestimou e pagou muito caro pelo ato praticado. Nos dias atuais, felizmente, por ter uma melhor estrutura, atendendo toda a região Cone Sul, aceita desafios maiores, desde que seja para o bem de toda da Comunidade. Cabe aqui, então, os sinceros agradecimentos aos assinantes, anunciantes e leitores em geral.

O DIA TODO. Naviraí teve a grata satisfação de receber, mais uma vez, a visita do governador André Puccinelli, que permaneceu na cidade durante todo o dia da última segunda-feira, inaugurando obras e abraçando os naviraienses, dentre eles, o prefeito Zelmo de Brida. Ninguém tem mais dúvida da pretensão de André em concorrer à única vaga do Senado em 2014. As ações políticas do “Italiano” são positivas, alcançando todas as cidades e lugarejos de Mato Grosso do Sul. E como Naviraí é a Capital do Cone Sul, com uma população de quase 50 mil pessoas, vem chamando a atenção de investidores e muito mais do Governador, que tem “bala na agulha” e pode colher os dividendos na hora certa, porque também sabe plantar a semente do progresso e do bem-estar para o povo.

DISPUTA EM JAPORÃ. É muito cedo ainda, mas já existem algumas lideranças colocando o nome para a apreciação dos japoraenses. No páreo, o ex-prefeito Sebastião de Souza e o Presidente do Legislativo, Gil Perin. Nos últimos dias, Vanderlei Bispo também manifestou interesse em disputar o ambicionado cargo de mandatário maior do Município. Nunca se pode menosprezar a figura de Douglas Alves Teixeira, que realiza um bom trabalho junto aos índios da Aldeia Porto Lindo. Caso confirme essa candidatura, o jogo político será duro em Japorã, pois Douglas, que é filiado ao PT e primo do Prefeito Rubão, pode fazer a diferença, considerando que quase metade dos votantes, faz parte da Nação Indígena. Se tiver mais que dois candidatos, pode haver surpresa nas eleições da querida Japorã.

MAIS INCÊNDIO. A população de Mundo Novo continua assustada, diante dos atos de vandalismo que vêm ocorrendo. Há informação “velada” de que o Serviço de Investigação da Polícia tem pista, conhecendo já a autoria dos danos causados a cidadãos mundonovenses. Mais um veículo “Vectra” foi incendiado na última segunda-feira. Do jeito que está, não pode ficar, visto que a Comunidade não pode ficar refém desses desocupados, que só sabem praticar o mal. O policial Gildo do Amaral, que está no encalço dos malandros, juntamente com outros colegas policiais, terá notícias boas em breve, neste sentido, “prendendo” os verdadeiros autores que estão tirando o sono de muita gente.

A PERGUNTINHA. Até quando o INCRA, que fez tantas colonizações nesse País, ficará sem ação com tantas irregularidades praticadas, e sem uma resposta à Sociedade?

A Bíblia Diz...

"Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não." (Números 11:23)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

E-mails Selecionados 18

dinho_adolarmaia@hotmail.com; adriano-banana@hotmail.com; airton_futsal@hotmail.com; alesportsbs@gmail.com; ander_fran_foz@hotmail.com; andre-doug@hotmail.com; babafutsal20@hotmail.com; alemaojoelho@hotmail.com; christiancarniel@hotmail.com; dani_futsal08@hotmail.com; japafutsal@hotmail.com; daofran13@hotmail.com; deucio_futsal8@hotmail.com; duducamota@hotmail.com; eder-sanai@hotmail.com; edgarfutsal5@hotmail.com; egidiofutsal@hotmail.com; beninca_68@hotmail.com; ferogu6@hotmail.com; geison04@hotmail.com; gugaymiche@hotmail.com; ivan18futsal@hotmail.com; maodepau2009@hotmail.com; bafutsal4@hotmail.com; joari007@hotmail.com; julianoantoniomaria@hotmail.com; katata03@hotmail.com; kelson04@hotmail.com; leandro-fut-sal@hotmail.com; leorosa02@hotmail.com; luizfeola@hotmail.com; luizinhofutsal@hotmail.com; marcelovereia@hotmail.com; marcianobortolotto@hotmail.com; marcioborges.tecnico@hotmail.com; xicamariana@hotmail.com; mateusklisman@hotmail.com; moacirrebite@hotmail.com; negaomcaio@yahoo.com.br; nelsinhofutsal@hotmail.com; paulinhofutsal2005@hotmail.com; prm_matzembacher@hotmail.com; rafaelfuste@hotmail.com; rataofutsal@hotmail.com; reraldibrumatti@hotmail.com; ricardofutsal@hotmail.com; lacerdafutsal@hotmail.com; thiagopaz_09@hotmail.com; vickyrsl@hotmail.com; acco0909@hotmail.com; adam_pzo@hotmail.com; adriane.futsal@hotmail.com; afonsonovaes10@hotmail.com; agnaldo_pbi@hotmail.com; agnaldofutsal@hotmail.com; aguidalis@hotmail.com; andy_futsal@hotmail.com; alcindo@3piramides.com.br; alemaojoelho@hotmail.com; alex_semog@live.com; amaurigiordan@bol.com.br; ameliaelenir@hotmail.com; andi_zuk@hotmail.com; andrefvr@unochapeco.edu.br; deh_futsal@hotmail.com; angelamarcamp@hotmail.com; angelaveriato@hotmail.com; ariletefavaretto@hotmail.com; athiefutsal@hotmail.com; audrey_piccini@hotmail.com; beninca_68@hotmail.com; binhoneles@hotmail.com; bru_favaretto@hotmail.com; bruna_favaretto@hotmail.com; bruno_bobi@hotmail.com; caio13futsal@hotmail.com; carecafutsal@hotmail.com; carlinhos_moro05@hotmail.com; caroline_cox5@hotmail.com; ccb025@yahoo.com.br; caliel2001@hotmail.com; cely09@hotmail.com; cfutsal2009@hotmail.com; chapecoense_futsal@hotmail.com; cheila@sesc-sc.com.br; chris@cbainfo.com.br; christiancarniel@hotmail.com; ciganofutsal@hotmail.com; cleber.bertol@hotmail.com; cleberbertol@hotmail.com; cris10futsal@hotmail.com; cristianepiva@sesc-sc.com.br; cristianoguez@hotmail.com; dani_dutraa@hotmail.com; dani_fsalim@hotmail.com; daniel@fracelseguros.com.br; danieljuniorfutsal@hotmail.com; dani_futsal08@hotmail.com; denersn@hotmail.com; dguimaraes@sefaz.sc.gov.br; dianylunardi@hotmail.com; dico0707@hotmail.com; diogofutsal1@hotmail.com; diolangjunior@yahoo.com.br; dodinha_brow@hotmail.com; do.paula.o@hotmail.com; dragerx_@hotmail.com; dudu_futsal11@hotmail.com; duducamota@hotmail.com; dudu_futsal@hotmail.com; dutradani1@hotmail.com; buenofutsal@hotmail.com; eder_cavanhi@hotmail.com; eder.popiolski@hotmail.com; edfisica_ricardo@hotmail.com; garciabraga@hotmail.com; eduardobrezende@hotmail.com; morruga10@hotmail.com; padilha85@live.com; elias92ribeiro@hotmail.com; elias21ribeiro@hotmail.com; etveriato@hotmail.com; erciomaas@hotmail.com; etisul@etisul.com.br; paraiba11futsal@hotmail.com; eventos.esporte@chapeco.sc.gov.br; fabiani@mantomac.com.br; fabiano339@hotmail.com; felipelang@yahoo.com.br; felipe__joga10@hotmail.com; fernandolagoa16@hotmail.com; fio_futsal10@hotmail.com; flaviofutsal@hotmail.com; futsal_o8@hotmail.com; gui.pires.amaral@hotmail.com; guiga_jean@hotmail.com; gus0508@hotmail.com; gustavinhofutsal@hotmail.com; gutofutsal2010@hotmail.com; gutoafx1@hotmail.com; henrique_peruzzolo9@hotmail.com; hiltinho_13@hotmail.com; hilton_13@hotmail.com; icocaino@hotmail.com; negaomcaio@yahoo.com.br; iuga88@hotmail.com; nando_futsal@hotmail.com; ivori@comnet.com.br; icocaino@terra.com.br; fuska.13@hotmail.com; jacksonmaizena@hotmail.com; jacque_popi@hotmail.com; jailson.100@hotmail.com; jaio01@hotmail.com; je10_futsal@hotmail.com; jhonni10fut@hotmail.com; jamarafon@hotmail.com; joaoguilherme.ds@gmail.com; joari007@hotmail.com; joh.ny@hotmail.com; jonas.emilio@hotmail.com; jorjaolecian@hotmail.com; j-ricardo-27@hotmail.com; julianorobertogasparini@hotmail.com; juninho_crc@hotmail.com; juninhopopeye@hotmail.com; tecfutsal@hotmail.com; junior@niju.com.br; juniorstoll@yahoo.com.br; jusilva@casan.com.br; k2ze@yahoo.com.br; k2ze@yahoo.com; kelson.para08@hotmail.com; krllynhoz@hotmail.com; le.sulzbacher@hotmail.com; futsalleandro@hotmail.com; leandrolimass@hotmail.com; leandro0184@hotmail.com; futsalmaguila@hotmail.com; leitur.trans@vegaturbo.com.br; lelofutsal@hotmail.com; leomendonsa@hotmail.com; lewismheineck@hotmail.com; lucasmessala@hotmail.com; luizinhofutsal@hotmail.com; luiz.campagnollo@cncc-rnest.com.br; luizfernandocam@hotmail.com; maguila_futsal@hotmail.com; maizena01@hotmail.com; maizenafutsal01@hotmail.com; mfilho@unicruz.edu.br; marcelo_sananda@hotmail.com; marcelosananda@hotmail.com; marcelosnap@hotmail.com; marciofeta@hotmail.com; marcioborges.tecnico@hotmail.com; marciocoelho13@hotmail.com; mas.carey@hotmail.com; marizekaestner@hotmail.com; markinhos.futsal@hotmail.com; marquinhosfutsal@hotmail.com; marquinho01rj@hotmail.com; marronzinho24@hotmail.com; mateusdinas@yahoo.com.br; mateushsilveira@hotmail.com; padero_yeah@hotmail.com; max_fm_@hotmail.com; maykinho10@bol.com.br; myrinhaaa@hotmail.com; marlon_78_@hotmail.com; fariasmurilo@yahoo.com.br; paulao_edf@yahoo.com.br; camaradelobos_72@hotmail.com; paulao_edf@yahoo.com; natangheler@hotmail.com; neca.ivanir@hotmail.com; nekopiccoli@hotmail.com; negao_martins@hotmail.com; netofutsal@hotmail.com; gringofutsal@hotmail.com; onir_futsal@hotmail.com; osomdoesporte@yahoo.com.br; padiilhha14@hotmail.com; pakamarques@hotmail.com; palacio@desbrava.com.br; paranafutsal11@hotmail.com; patrickbasso@hotmail.com; paty17_futsal@hotmail.com; correa.pr@bol.com.br; paulofutsal13@hotmail.com; paulopablito@hotmail.com; perifutsalbr@hotmail.com; pessattoanao@hotmail.com; philipe_13@hotmail.com; piolhofutsal10@hotmail.com; pizetta@hotmail.com; henzel@hotmail.com; ratoflenks@hotmail.com; renatodeleon@hotmail.com; ribeiro21elias@hotmail.com; picole.futsal@hotmail.com; ricardoluiskuhn@hotmail.com; robertobarbosasoares@hotmail.com; robson-futibol@hotmail.com; rodney_cassiano@hotmail.com; rodrigofutsal3@hotmail.com; esportes@diariodoiguacu.com.br; rogerrotta@hotmail.com; roquesartori@hotmail.com; rosannedoc@yahoo.com.br; sady@unochapeco.edu.br; tedao_14@hotmail.com; sandrahve@hotmail.com; sandroparise@hotmail.com; sarajaneef@hotmail.com; secuxa@yahoo.com.br; serginholbm45@hotmail.com; sergiofutsal@yahoo.com.br; sergiofutsal@yahoo.com; sidneijunior04@hotmail.com; baega_female@hotmail.com; snoop@clicglobal.com; sobralfutsal12@hotmail.com; syllonjr@hotmail.com; thiagoasilveira@hotmail.com; thiagomonstrosmo@hotmail.com; tiago@adhering.com.br; tigrinhofutsal@hotmail.com; toldo_smo@hotmail.com; tomasi@chapeco.sc.gov.br; vagfutsal15@hotmail.com; vagnerfutsal@hotmail.com; valdemir_edf@hotmail.com; sobrinhu_futsal@hotmail.com; vanessa-mdb@hotmail.com; vbr_pedro@hotmail.com; vendas@etisul.com.br; verlaini@yahoo.com.br; warielfutsal@hotmail.com; xapa20futsal@hotmail.com; xava@concordia.psi.br; zeantoniofutsal@hotmail.com; zezinho07@hotmail.com; patrickbasso@hotmail.com; academiacorpo_cia@hotmail.com; adilsoncherubini@windowslive.com; ajsuzin@yahoo.com.br; agnaldofutsal@hotmail.com; vs0807@hotmail.com; alexandra_terras@hotmail.com; alexandre_rbadotti@hotmail.com; voleibolsc@yahoo.com.br; ali_micheli@hotmail.com; amaurigiordan@bol.com.br; anaclerb@hotmail.com; gustavo.cco@hotmail.com; andre-cco@hotmail.com; angelaharo_8@hotmail.com; aurearh@hotmail.com; aureliosport@hotmail.com; bikaoswald@hotmail.com; sergioluizluiz2000@yahoo.com.br; bruna_gianlorenco@hotmail.com; cacilucas722@hotmail.com; caetanomarcelino@hotmail.com; camila_locks@hotmail.com; cimino@voleigaucho.com.br; carlosioshiura@yahoo.com.br; carolgallon@hotmail.com; carolinas_silva@hotmail.com; cimino@cimino-ca.com; clarissa.segala@hotmail.com; clau_sinha@hotmail.com; clebersonf@zipmail.com.br; cristomazelli@hotmail.com; cris.urban@hotmail.com; daiamangoni@hotmail.com; damark_hannibal@yahoo.com.br; danielamafessoni@hotmail.com; danica2407@hotmail.com; dante@voleibol-sc.com.br; dantinhok@hotmail.com; danusa.arq@hotmail.com; deciojunior07@hotmail.com; deisy_memlak@hotmail.com; diauau@hotmail.com; diorgenesdeliz@hotmail.com; distribuidoramilembalagens@hotmail.com; doco_loko@hotmail.com; dougball7@hotmail.com; eder.popiolski@hotmail.com; edgaridiarte@hotmail.com; dica-sebben1@hotmail.com; dica_sebben1@hotmail.com; dica_sebben@hotmail.com; lindenmeyer11@hotmail.com; edyneya_@hotmail.com; edy_tonato@hotmail.com; elaine.sc@hotmail.com; nani_nani_09@hotmail.com; elizanporto@hotmail.com; elizcarissimi@hotmail.com; elizcarissimi@yahoo.com.br; elizcarissimi@yahoo.com; erondi.roveda@sadia.com.br; espin10@hotmail.com; eunicelindenmeyer@terra.com.br; evandrafachinello@hotmail.com; ozzy@ozzymergulho.com.br; kbiola@hotmail.com; fabriciolb@hotmail.com; fabricioeagv@yahoo.com.br; fabricioeagv@yahoo.com; fcv@voleibol-sc.com.br; felipeoldbastard@hotmail.com; poderoso.32@hotmail.com; fhpiccoli@hotmail.com; francine@univali.br; gabynhaf@hotmail.com; gesikg@hotmail.com; gizeli_casaril@hotmail.com; gmaricar@msn.com; giovannaeb@hotmail.com; gra_rossetto@hotmail.com; hwernerhackradt@gmail.com; heddycalypson@hotmail.com; igor_ef@hotmail.com; iva1_5@hotmail.com; jaimurlodi@hotmail.com; jfbeal@hotmail.com; jane.tavares@hotmail.com; jany.abreu@hotmail.com; jean1403@hotmail.com; jp.francischini@hotmail.com; joaoandre.c@hotmail.com; jonas_volei@hotmail.com; jonas.emilio@hotmail.com; jozinha.prestes@hotmail.com; jkmarketingesportivo@hotmail.com; ju_bene05@hotmail.com; jucecconello@yahoo.com.br; zidane.junior@hotmail.com; julhy3@hotmail.com; kakacq@yahoo.com.br; kakacq@yahoo.com; kakavb@hotmail.com; kamilafurlanetto@hotmail.com; karina_castilhos@hotmail.com; gmkarinaferreira@hotmail.com; kaw_loureiro@hotmail.com; keli_ct@hotmail.com; leiladala@hotmail.com; leilanebf@hotmail.com; ionepedago@gmail.com; leochapeco@hotmail.com; lleia_lima@hotmail.com; lucasmorti@hotmail.com; lucelhamd@unochapeco.edu.br; luceliajb@yahoo.com.br; lugiacobe@hotmail.com; brasilsw77@hotmail.com; luisbays@gmail.com; luis.bays@hotmail.com; preto@redampturbo.com.br; elzaritas@hotmail.com; mgomagno@gmail.com; jamarafon@hotmail.com; marcelo.zk@hotmail.com; marcelo@chapeco.net; marciano_volei@hotmail.com; barbossauro@hotmail.com; mgomagno@hotmail.com; nolasco17@hotmail.com; nercolinni@hotmail.com; marga@voleibol-sc.com.br; margarethporath@hotmail.com; tina.frigo@gmail.com; mari_capovilla@hotmail.com; marisebben@hotmail.com; marielesebben@hotmail.com; mfrancischini@hotmail.com; italianamari@msn.com; liserieck@bol.com.br; mauriciobadotti@hotmail.com; mauscharf@hotmail.com; mauscharf@terra.com.br; maurojohann@hotmail.com; miroka23@hotmail.com; mirthazuco@hotmail.com; monica.nikyta@hotmail.com; moniquerossetto@hotmail.com; monique.arq@hotmail.com; nekopiccoli@hotmail.com; nicolas@sc.estacio.br; nilsondino@hotmail.com; osmarpoa@gmail.com; carloseducacaofisica@hotmail.com; patrickbasso@hotmail.com; paula_criss@hotmail.com; bealvoleibol@hotmail.com; pecos@p2esporte.com.br; plemes@hotmail.com; pepefigueira@hotmail.com; jbgoulartvolei@hotmail.com; prirosa2008@hotmail.com; rr_cro_zeta@hotmail.com; raphafrancisco@hotmail.com; raquelpizzinatto@hotmail.com; raquel.pizzinatto@hotmail.com; regisfonseca@hotmail.com; renildo@udesc.br; riellcarlet@hotmail.com; guigolemes_16@hotmail.com; rbandiera70@yahoo.com.br; rogerio.cima@hotmail.com; producaok@hotmail.com; saionaraelisa@hotmail.com; samantaadriana@hotmail.com; sandramar0@yahoo.com; rabellosm@hotmail.com; sandrosapulha@hotmail.com; sandrolopes@hotmail.com; saravoos@hotmail.com; sergioluizluiz@hotmail.com; cearacastro@yahoo.com.br; srlimao@hotmail.com; sogadaenecke@zipmail.com.br; suelenph@hotmail.com; suza44@hotmail.com; suzanadequadros@yahoo.com.br; suzanadequadros@yahoo.com; taniachcred@hotmail.com; tatelegau@hotmail.com; teonilaconte@hotmail.com; terezinhabeal@hotmail.com; lojaterramar@hotmail.com; thiagobevi@hotmail.com; thiagozacchi@hotmail.com; ventosul16@hotmail.com; titivolley13@msn.com; tote@joinville.udesc.br; turci@netpar.com.br; valeriazanotto@hotmail.com; vanessaflorao@hotmail.com; vanessinhamarques_1980@hotmail.com; vana_p86@hotmail.com; vanilsonvolei@hotmail.com; victorhgobz@hotmail.com; vivianerochavivian@hotmail.com; vicaub@hotmail.com; volei-praia@groups.live.com

Sabedoria Popular

   Há pessoas que choram por saberem que
as rosas têm espinhos; outras há que sorriem
   por saberem que os espinhos têm rosas.

Sabedoria Popular

Se fizeres um favor, não o recordes;
 se receberes um favor, nunca o esqueças.

A Bíblia Diz...

"Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei." (Isaías 27:3)

Poema: Blogueira de Minas - P/0365

Blogueira de Minas

Conheci uma linda menina
Que me dá alegria e prazer;
Ela mora no norte de Minas
Seu sorriso me faz viver.
É professora em Salinas,
Faz muita gente sofrer...
Mineira muito elegante,
Com o seu jeito cativante,
Caboclo começa a tremer.

Não agüento mais, ela mexe comigo,
a blogueira de Minas me conquistou.
Eu tento esquecê-la, mas não consigo!
A linda mineira já me amarrou!...

Seu coração já tem dono,
Foi o que eu pude entender;
tem alguém perdendo o sono!
Não sabendo mais o que fazer.
Eu quero ocupar o trono,
esse amor não vou perder!
Embora a distância impeça,
agora eu faço a promessa:
a mineira breve hei de ver!

Não agüento mais, ela mexe comigo,
a blogueira de Minas me conquistou.
Eu tento esquecê-la, mas não consigo!
A linda mineira já me amarrou!...

A viola é o que ela mais gosta,
a poesia mora em seu coração;
a mineira sempre está disposta,
do trabalho nunca abre mão.
Vou lhe fazer uma proposta:
e não poderá dizer “não”.
Ao som de uma viola caipira,
o poema que nos inspira:
nosso amor em eterna união!

Não agüento mais, ela mexe comigo,
a blogueira de Minas me conquistou!
Eu tento esquecê-la, mas não consigo!
A linda mineira já me amarrou!...

210811 – Jairo de LimaAlves



A Bíblia Diz...

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." (João 15:1,2)

domingo, 21 de agosto de 2011

Pensamento - IVCCXCVI - 4296

     "Renascer para uma Nova Vida, é tão importante
como o Novo Ciclo da Fênix, que renasce das cinzas,
      para novas experiências." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IVCCXCV - 4295

“Os homens não tiram prazer algum da companhia
uns dos outros quando não existe um poder capaz
de manter a todos em respeito.” (Hobbes)

Pensamento - IVCCXCIV - 4294

"O que se pode dizer pode ser dito claramente; e aquilo
de que não se pode falar tem de ficar no silêncio." (Wittgenstein)

Pensamento - IVCCXCIII - 4293

"Quando o coração pode falar, não há necessidade
de preparar o discurso." (Gotthold Ephraim Lessing)

Música Caipira Raiz

Valdemar Reis, Poeta e Compostor

Desde a infância, Valdemar Reis sente “correr pelas veias” a paixão por escrever poesias e músicas. Nascido em Araçatuba, filho de Antônio Alves dos Reis e Eulina Rodrigues dos Reis, o policial aposentado e compositor, mora em Rio Preto há 23. Sua primeira experiência na área artística foi quando venceu aos 13 anos um concurso estudantil apresentando três trovas para o Dia das Mães. Ele informa: “Sou um policial com o coração de poeta."

O compositor traz na bagagem cerca de 430 composições, sendo algumas interpretadas por grandes nomes da música sertaneja como Daniel, Sérgio Reis, Mato Grosso e Mathias, Tião Carreiro e Pardinho, Felipe e Falcão e outros. A canção de maior destaque em sua carreira é a composição “Meu Reino Encantado”. A música conquistou lugar de destaque nas paradas de sucesso na voz do cantor Daniel, com participação especial do seu pai, José Camillo. Foram sete regravações contando com a do Daniel. Os primeiros a gravar a música foram João Mulato e Douradinho, em 1979.

Apesar de ser detentor dos direitos autorais de todas as composições, Valdemar Reis explica que o valor é arrecadado através da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes). "A música Meu Paraíso está me rendendo monetariamente quase o mesmo valor da Meu Reino Encantando" avaliou o compositor, que já gravou dois CD´s com suas composições.

Aranha Viúva Negra

As ordens de maior interesse para o ser humano são: ordem Scorpiones, Araneae e Acarina. Entre as aranhas destacamos quatro gêneros que consideramos como perigosas no Brasil. São elas, a aranha marrom (Loxosceles), aranha armadeira (Phoneutria), viúva negra (Latrodectus) e a tarântula (Lycosa). O fato curioso desse animal é quando ela vai namorar. O macho, sempre menor, realiza a primeira cópula, de maneira muito natural. Já na segunda, por exigência da fêmea, ela o assassina, cortando-lhe a cabeça.

A Bíblia Diz...

"Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia." (Zacarias 3:9)

Poema: Nas Tempestades da Vida - Generoso

Quem melhor que Tu,
Ó Cristo eterno,
Para entender
Por Teu martírio
A dor que me faz sentir
Arrojado ao inferno?

Quem melhor que Tu,
Ó Cristo eterno
Para entender
Sem nenhum tabu
Meu drama interno
De imenso sofrer?

Quem melhor que Tu,
Para nos socorrer?
Assim, em tudo quanto,
Seja na dor pungente,
Ou até mais que isto,
Mesmo em meio ao pranto,
Eis que está presente
A Tua mão, ó Cristo!

Seja na doença,
No grassar da peste
Rumo à sepultura,
Só a Tua presença
Com Teu amor reveste
E nos salva e cura.

Quem melhor prá nós,
No furor insano,
Em meio a tantos ais?
Basta a Tua voz,
Mestre soberano,
Pra voltar a paz.

(Geraldo Generoso)


sábado, 20 de agosto de 2011

A Bíblia Diz...

"Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." (1 João 4:9)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palestra Espírita

Com o tema “As quatro Estradas do Evangelho”, acontece neste sábado, no Anfiteatro Municipal, em Mundo Novo, Palestra Espírita, com o palestrante Gerson Queiroz da Silva, da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. O Anfiteatro fica nos fundos da Prefeitura. Será às 19h30, com entrada franca.

E-mails Selecionados 17

adrianomarques13@hotmail.com; adrianosanches@hotmail.com; andreiasanchesmn@hotmail.com; anrocha2010@hotmail.com; karlla.salandim@hotmail.com; dany25mn@hotmail.com; eluanacv@hotmail.com; gheniomor@hotmail.com; fatimaanadeoliveira@hotmail.com; fmkaihara@hotmail.com; lainegreszczuk@hotmail.com; marciatrvb@hotmail.com; marcio_exatas@hotmail.com; m.bernadete-lavarda@hotmail.com; nildetezanchett@hotmail.com; fabiandradesouza@hotmail.com;  htinhathebest@hotmail.com; adilson_potenza@hotmail.com; aleksandrocardoso7@hotmail.com; tgm_mga_aleksandro@hotmail.com; afpvicosa@hotmail.com; ana.elisa26@hotmail.com; andressa_zanchett@hotmail.com; drica_m_@hotmail.com; angelitagrave@hotmail.com; arlly_2008@hotmail.com; artefotodesigner@hotmail.com; bdgnavirai@hotmail.com; bia_fermino@redmail.com; biravendramini@msn.com; bragaol@hotmail.com; cesarcga@hotmail.com; faleconosco@classificadosnavirai.com.br; claudemirsil@hotmail.com; claudenice-lacerda@hotmail.com; clebermoreira@msn.com; cleber.moreira@ymail.com; coalhobrasil.pastorinha@hotmail.com; collibike@hotmail.com.br; crisrrmoreira@hotmail.com; dabsoncardozo@hotmail.com; daniel.grave@hotmail.com; diane.manu@hotmail.com; douglas_peba@hotmail.com; edivagnaouvernei@hotmail.com; edsoncoradelli@hotmail.com; zootecnica_nav@hotmail.com; elexandreia@hotmail.com; elio.f66@hotmail.com; elton_galvao@hotmail.com; eltonramos2009@hotmail.com; enilzaarruda@hotmail.com; costa_diane@hotmail.com; eualiton@hotmail.com; fabiandradesouza@hotmail.com; fabinhomng@hotmail.com; fazendanovorumo@terra.com.br; fazguaiba@hotmail.com; antunes_1984@hotmail.com; despachantemn@hotmail.com; ferorato@hotmail.com; financeirocollibike@hotmail.com; flaviosouzavcs@hotmail.com; francipesadao@hotmail.com; francoradelli@hotmail.com; gilma_sandra_miguel@hotmail.com; gilsonperrupato@hotmail.com; gleidson_gree@hotmail.com; gleglezoo@hotmail.com; group887958@groupsim.com; iraci_decoracoes@hotmail.com; ivan.carlos.ivan@hotmail.com; izabela_dosreis@hotmail.com; jarajair@hotmail.com; joao.carlos1900@hotmail.com; nardi32@hotmail.com; jorgeluiz93@live.com; jh_outeiro@hotmail.com; josimar_navirai@yahoo.com; juliana_andorinha@hotmail.com; jblandi12@hotmail.com; junias31@hotmail.com; juscelaine23@hotmail.com; kkcicarelli@hotmail.com; kdafm@hotmail.com; karine_day@hotmail.com; flores-aquino@hotmail.com; kedmaventurini@hotmail.com; larizanchett@hotmail.com; leitinhok2@hotmail.com; leandroc.c@hotmail.com; le_hair@hotmail.com; lidiane_84@hotmail.com; lili-mn@hotmail.com; ludo_gama@hotmail.com; m.bernadete-lavarda@hotmail.com; mariacollibike@hotmail.com; metralhauser@hotmail.com; moises_gela@hotmail.com; mpnn6@hotmail.com; nara_line28@hotmail.com; nara_juninho@hotmail.com; nathanjunior18@hotmail.com; navir-bike@uol.com.br; nildetezanchett@hotmail.com; paulonvr@hotmail.com; petituca@hotmail.com; prosaude@superip.com.br; quelimoraesmn@hotmail.com; rafaelleites@hotmail.com; betinhojunior01@hotmail.com; roseleide.navirai@hotmail.com; angelslove10_sumas3@hotmail.com; sarajoice19@hotmail.com; serginho.madrid@hotmail.com; solangecosta2009@hotmail.com; soniavaruzza@hotmail.com; stefany_lavarda@hotmail.com; faturamentocollibike@hotmail.com; yara_thayna@hotmail.com; thiago_equagril@hotmail.com; tiagoluppi@hotmail.com; vanessacorderosa@hotmail.com; vendas@retratus.com.br; victoralavarda@hotmail.com; victoriacristi@hotmail.com; lavarda1@hotmail.com; vlad.mor@hotmail.com; vlademirm@hotmail.com; wagner.p.floriano@hotmail.com; w.blandi@hotmail.com; walmir.boeira@hotmail.com; walmirboeira@hotmail.com; zootecnista40@hotmail.com; jh_outeiro@hotmail.com; aabbamambai@hotmail.com; mayosarat@hotmail.com; adilsonmaislindo@hotmail.com; adrianagaedicke@hotmail.com; adrian_pf@hotmail.com; eualex5@hotmail.com; almada_amambai@hotmail.com; amarildo.ms_10@hotmail.com; ana_lumaciel@hotmail.com; anaapsalamon@hotmail.com; ana_t_valerio@hotmail.com; andrefavilla@hotmail.com; toninho_brastemp@hotmail.com; aral_junior@hotmail.com; bia_teixeira_ppr@hotmail.com; cassia_minininha@hotmail.com; cidinhapecois@hotmail.com; clodoaldorodriguesfilho@hotmail.com; dalastra_@hotmail.com; daytitinha@hotmail.com; dex_wexdos_grupos@hotmail.com; divinoadelmo@hotmail.com; ebertonantunes@hotmail.com; eberton_antunes-vokiko@hotmail.com; proencaequeiroz@hotmail.com; eleandro12@hotmail.com; eliane_gauxa@hotmail.com; eliverginassi@bol.com.br; ericalch_ms@hotmail.com; fabiana_ramos_2007@hotmail.com; fabiandradesouza@hotmail.com; flaviosouzavcs@hotmail.com; fsggodoy@hotmail.com; fubica5@hotmail.com; gedermassini@gmail.com; gilsonperrupato@hotmail.com; indinho_torres@hotmail.com; jair_automoveis@hotmail.com; jh_outeiro@hotmail.com; joaopauloschimidt@hotmail.com; jonasbreancini@hotmail.com; zerobertoppr@hotmail.com; juscelaine23@hotmail.com; laparecida@hotmail.com.br; lsseiter69@yahoo.com.br; leniro20dr@hotmail.com; leticia_teoli@hotmail.com; lu_leichtweis@hotmail.com; aleksander_viola@hotmail.com; el_luciane@hotmail.com; lucianesilva82@hotmail.com; m.andrade67@yahoo.com.br; m.andrade67@yahoo.com; maqpeldourados@hotmail.com; marcelo_gevehr@hotmail.com; m-seiter@hotmail.com; marianahenderson74@hotmail.com; noelsantana1969@hotmail.com; mayaraef@hotmail.com; meninoinocente@brturbo.com.br; merceariashalom_souza@hotmail.com.br; mxparts@mxparts.com.br; nathanjunior18@hotmail.com; adrianeseiter@bol.com.br; neilaseiter@hotmail.com; noimarborca@yahoo.com.br; noimarborca@yahoo.com; nuelimss@hotmail.com; osmar-ginal@hotmail.com; pauladaianass@hotmail.com; paulooliveirasantos1@hotmail.com; poddium_som@yahoo.com.br; poddium_som@yahoo.com; ercioposselt@hotmail.com; radio.dafamilia@hotmail.com; regiane_vendas@yahoo.com.br; regiane_vendas@yahoo.com; regiane.venda@hotmail.com; renato@brasconsulrepresentacoes.com.br; rildoselmi@hotmail.com; ronald_uniderp@hotmail.com; roseamb_8@hotmail.com; fimdesemanavirtual@hotmail.com; sidneianeia@hotmail.com; sol_filippini@hotmail.com; sorveteriadelicias_souza@hotmail.com.br; victoriacrist@hotmail.com; victoriacristi@hotmail.com; wagner_antunes20@hotmail.com; w.blandi@hotmail.com; wanderlei.vendas@yahoo.com.br; wanderlei.vendas@yahoo.com; wanderleiaraujo33@hotmail.com; felipe_benitesalves08@hotmail.com; ysland.al@hotmail.com; zeroberto_ppr@hotmail.com; fimdesemanavirtual@hotmail.com; acampsandri@bol.com.br; adson_m@hotmail.com; umusandro@hotmail.com; amomimae@hotmail.com; searom_ad@hotmail.com; angelanetoamaral@hotmail.com; antonielly.rottoli@hotmail.com; cleto.silveira@hotmail.com; arievila2@yahoo.com; arievila2@yahoo.com.br; tavicoborges@hotmail.com; cassiafz@hotmail.com; christian_jom@hotmail.com; cintiaadornocaldas@hotmail.com; clinicavidaamambai@hotmail.com; cris_amambai@hotmail.com; cris_brasil89@hotmail.com; devarakossdasvd@yahoo.com; edianzilago@hotmail.com; edis.sinopolis@hotmail.com; edo_zilio@hotmail.com; erkintschev@hotmail.com; engenho33@hotmail.com; eb.vieira@hotmail.com; fernandoealiceconti@hotmail.com; franci_meire@hotmail.com; gabrielaesteticista@hotmail.com; giovanna-gabriela@hotmail.com; hudsonescobar@hotmail.com; net_drebes@hotmail.com; janete.d.mattoso@hotmail.com; joaomattoso@yahoo.com; joaomattoso@yahoo.com.br; jh_outeiro@hotmail.com; josi.svr@hotmail.com; luizfranciosi.ms@hotmail.com; mhelenarb@hotmail.com; paulaberno@yahoo.com; paulaberno@yahoo.com.br; paulinhagriza@hotmail.com; priscila_lenir@hotmail.com; amomimae@hotmail.com; silvano_ms@hotmail.com; soniasaomarcos@hotmail.com; erickchorao@hotmail.com; baiana65@hotmail.com; babita_oliveira@hotmail.com; BERENICESIGNORI@HOTMAIL.COM; nagostini@globo.com; clesio.ribeiro@hotmail.com; CRISTIANE-ARCE@hotmail.com; csadvconsult@hotmail.com; fabi.lescano@hotmail.com; jaeramb@hotmail.com; jaimebambil@hotmail.com; janesmrb@hotmail.com; jaque@douranet.com.br; jakline_bordao@hotmail.com; jcmatos22@hotmail.com; jeancarlos.ddos@hotmail.com; naia258@hotmail.com; karlaorlato@hotmail.com; katiane4507@hotmail.com; lauradalberto@hotmail.com; leticiamascarenhass@hotmail.com; lindaurarodrig@hotmail.com; luizdoidao17@msn.com; Luzia_benites13@hotmail.com; lvreporter@hotmail.com; makerleydarkangel@hotmail.com; marciagonzagabenatti@hotmail.com; jecikagal@hotmail.com; NADIA_A_MIRA@HOTMAIL.COM; nandostefanello@hotmail.com; natanye_93@hotmail.com; sandraapramos@hotmail.com; saritacamilo@hotmail.com; silvano_ms@hotmail.com; silvia.helena.rosa@hotmail.com; simoniarantes@hotmail.com; tami4055@hotmail.com; thatiana_bittencourt@hotmail.com; tatimotkoski@hotmail.com; thania_mara@hotmail.com; thania_mara_2008@hotmail.com; valfrido@hotmail.com; vaniaberlitz@hotmail.com; alline_goncalves@hotmail.com; alysson_mattos@hotmail.com; angelaamcastro@hotmail.com; buburigotti@hotmail.com; camila_dutra324@hotmail.com; cristine_mattos@hotmail.com; danielcavalheiromattos@hotmail.com; edisonbeneditoteixeira@hotmail.com; fabianajanini@hotmail.com; isabellacristina@hotmail.com.br; joao_dedeus-@hotmail.com; jocavitorino@hotmail.com; julinha.c.m.s@hotmail.com; letiluirf@hotmail.com; lindaurarodrig@hotmail.com; luciahmattos@hotmail.com; teixeiramattos@hotmail.com; luizcarlosmattos@hotmail.com; luizcarlosmattos@redeboi.com; maria-jose-martins@hotmail.com; mariellecristina@hotmail.com; maristela2869@hotmail.com; marioliveira103.5fm@hotmail.com; mipereiraporto@hotmail.com; naiaramaciel13@hotmail.com; rodrigopbarros@hotmail.com; silvanatbarros@hotmail.com; silvia.helena.rosa@hotmail.com; solange.teixeira@hotmail.com; solange.teixeira@homail.com; solange.teixeira@homail.com; tiagopbarros@hotmail.com; vanessarigotti@hotmail.com