terça-feira, 29 de junho de 2010

SILAS MALAFAIA


Pensamento - MMDCLXXI

"Estudo, trabalho e talento são a tríplice arma
com que se conquista o triunfo." (Machado de Assis)

Pensamento - MMDCLXX

"A companhia mais bem-sucedida dos próximos anos será a que puder ser chamada de organização de aprendizagem." (Gordon Dryden)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Bíblia Diz...

"O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR." (Jeremias 23:28)

Pensamento - MMDCLXIX

"Cinquenta por cento das pessoas em todo o mundo
estão com saudades o tempo todo." (John Cheever)

Sabedoria Popular

Gosto de cachorros com uma antiga e fiel ternura.
Gosto deles porque sempre perdoam.

Frase do Dia

A raça humana não pode suportar muita realidade.

domingo, 27 de junho de 2010

Artigo: As Redes Sociais - A/0845

As Redes Sociais no Processo
Evolutivo das Pessoas

É muito comum na atualidade a comunicação se processar por meio de poderosas redes sociais que se formam a cada dia. O velho Chacrinha se utilizava de um chavão, quando em seu programa de televisão dizia: “quem não comunica se trumbica”. A comunicação está muito mais veloz em todos os países civilizados. A Internet ganhou uma força descomunal, onde cada frase nela inserida ganha uma projeção incrível.

É importante distinguir rede social ou redes sociais dos recentes serviços de networking social, como Facebook, Orkut e tantos outros. Estes populares serviços baseiam-se nos trabalhos de Milgram sobre um Mundo Pequeno e identificam-se com o termo redes sociais. No entanto, as redes sociais, enquanto campo de investigação, têm uma longa história e um conteúdo e campos de aplicação muito mais vastos do que os de networking social.

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas, organizações, territórios, designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações de amizade, familiares, comerciais, sexuais, e outros, ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio. As investigações, em distintos campos do conhecimento, têm mostrado que as redes sociais operam em níveis muito diferentes, desde as estruturas familiares até ao nível dos países, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
Na sua forma mais simples, uma rede social é um mapa de todos os laços relevantes entre todos os nós analisados. As relações sociais podem ser visualizadas através de um diagrama, onde os nós são representados por pontos e os laços por linhas.


A inter-relação nestas redes sociais têm muito valor, pois através disso as pessoas podem obter muito mais informação, ampliando o seu conhecimento, mesmo que este seja de forma rudimentar. É possível perceber que existe uma linguagem peculiar nestas redes, onde os internautas criam o seu próprio estilo, e mesmo na distância, estabelece-se um nível de compreensão, com nuances interessantes para todos os usuários. Muitos, a bem da verdade, estão se tornando escravos da máquina e do sistema online, mas o aprendizado e a informação ajudam sobremaneira o seu desenvolvimento pessoal.

As crianças ainda em sua inocência, começam a dar os primeiros passos em direção a esse mundo virtual e os jovens navegam com desenvoltura invejável nesses espaços cibernéticos, com uma abrangência tal, que podem deixar perplexos os mais experientes técnicos em informática. Há momentos que que a atitude desses jovens chega a assustar, diante da máquina aterrorizante, o computador.

Mas nem tudo está perdido. Em tudo isso, pode-se ter o lado bom, que é a aproximação das pessoas, com o fim de promover grandes descobertas, tanto nas atividades seculares quanto no campo da Espiritualidade. Importantes relatos são colocados nas redes sociais todos os dias, que evidenciam a vida nova de muitas pessoas. Muitos são os canais na Internet que nos possibilitam o crescimento por meio da comunicação, direta e eficiente.

É assim, que as pessoas se encontram, mesmo quando estão distantes. É desta maneira que acontece a interação, num momento quando ninguém espera. É com o uso de redes sociais que centenas de pessoas tomam conhecimento de conteúdos enriquecedores, e com essa prática, chegam mais perto do transcendental. Posso confirmar que, ao longo de minha vivência nesse mundo online, pude conviver com experiências incríveis, que palavras jamais podem descrever.

Para ilustrar o assunto, registro alguns desses canais, que utilizo, no quotidiano, pelos quais, faço as minhas conjecturas, publicando mensagens, crônicas, poemas e tantos outros textos e fotos. É comum a minha participação no Orkut (Jairo de Lima Alves), Twitter (@JairoLimaAlves) e MSN (tribunadopovo@hotmail.com); Blog do Escritor (www.recantodoescritor.com.br), e nos sites Clic News (www.clicnews.com.br), Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br) e Tribuna do Povo (www.tribunadopovo.com).

Pensamento - MMDCLXVIII

"Faz com que cada hora de sua vida seja bela.
O menor gesto é uma lembrança futura."
(Claude Aveline)

A Bíblia Diz...

"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas."
(Hebreus 1:3)

Sabedoria Popular

O tempo que temos, se estamos
atentos, será sempre exato.

Pensamento - MMDCLXVII

"É impossível carregar através da multidão a tocha da verdade sem chamuscar aqui e ali uma barba ou uma peruca." (Lichtenberg)

COPA DO MUNDO - 27 DE JUNHO

COPA DO MUNDO - ARGENTINA VENCE O MÉXICO. AGORA, SÃO CONTABILIZADOS 116 GOLS EM 52 JOGOS REALIZADOS NA AFRICA DO SUL.

Frase do Dia

Não digas nada, em mesmo a verdade. Há tanta suavidade em nada se dizer e tudo se entender.

sábado, 26 de junho de 2010

Sabedoria Popular

Um bom ouvinte não só é popular em qualquer lugar, mas também fica sabendo das coisas depois de algum tempo.

COPA DO MUNDO - SEGUNDA FASE

URUGUAI E COREIA DO SUL DERAM INÍCIO À SEGUNDA FASE DA COPA DO MUNDO. JOGARAM À TARDE ESTADOS UNIDOS 1 E 2 GANA. 50 JOGOS, COM 107 GOLS. ACONTECE A PRIMEIRA PORORROGAÇÃO. 30 MINUTOS DE JOGO. GANA A VENCEDORA PARA AS QUARTAS DE FINAL

Pensamento - MMDCLXVI

"Gordo, quando está fazendo dieta, sempre faz a barba antes de se pesar." (Jô Soares)

Sabedoria Popular

Perder uma ilusão nos torna mais sábios
do que encontrar uma verdade.

Frase do Dia

Não é a distância que mede o afastamento.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sabedoria Popular

O tédio é a asma da alma.

COPA DO MUNDO - JOGOS DE 25 DE JUNHO

COPA DO MUNDO - BRASIL 0X0 PORTUGAL; COSTA DO MARFIM 3X0 COREIA DO NORTE. DEPOSI: ESPANHA 2X1 CHILE; HONDURAS 0X0 SUÍSSA. E, ASSIM, COM 101 GOLS MARCADOS E 48 JOGOS REALIZADOS, ENCERRA-SE A PRIMEIRA FASE..

A Bíblia Diz...

"Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim." (Mateus 25:45)

Sabedoria Popular

Nunca se fez nada grande sem
uma esperança exagerada.

Pensamento - MMDCLXV

"Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto." (G. K. Chesterton)

Frase do Dia

Ninguém é mais escravo do que aquele
que se acha livre sem sê-lo.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TRIBUNA DO POVO - UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Um pouco de sua História

Esse Jornal circula, de maneira ininterrupta desde o ano de 1979, tendo a primeira edição, em offset, circulado no dia 13 de maio, data do aniversário do Município de Mundo Novo, onde está situada a sua sede, à rua Voluntários da Pátria, 820.
Inicialmente, impresso em papel sulfite, num mimeógrafo Rex-Rotary, funcionou como um Boletim de Gabinete, do então Vereador Jairo de Lima Alves, o fundador do hebdomadário.
Chamava-se “A Tribuna e o Povo”, mas por sugestão do médico José Carlos da Silva, apaixonado por jornal impresso, passou a denominar-se TRIBUNA DO POVO.
Muitas lutas foram empreendidas para não deixar fenecer o sonho dos mundonovenses e comunidades do Extremo- Sul, de ter um Jornal que correspondesse aos verdadeiros anseios da região. O Jornal, como toda iniciativa, teve momentos de glória, mas também passou por privações, chegando ao ponto de quase desistir de empunhar a bandeira da democracia na comunicação interiorana.
Um semanário de respeito, já teve impressão própria e foi, em todo o Mato Grosso do Sul, o primeiro jornal a circular com capas coloridas, isso na década de 1990. A impressão era feita na Cidade de Curitiba, no Jornal “O Estado do Paraná” do Grupo Paulo Pimentel, que foi um dos pioneiros em jornais em cores no País.
Nos altos e baixos, porque passa a maioria dos semanários brasileiros, TRIBUNA DO POVO passou por períodos de “vaca magra” circulando edições em preto e branco e a cores. Ao longo de sua trajetória de 31 anos, 1387 edições chegaram a seus leitores. Nos formatos standart e tablóide, e atualmente em berliner, com 8 ou mais páginas, e até com o recorde de 72 páginas, esse veículo de comunicação tem primado pelos ditames da democracia em todos os aspectos, razão pela qual a sua sobrevivência foi possível durante todo esse tempo.
Muitos parceiros valorosos têm prestigiado esta iniciativa, enquanto alguns, de maneira medíocre, tenham tentado impedir o seu progresso e evolução, mas sem lograr êxito em suas nefastas investidas.
Com determinação, um caminho foi traçado e bons profissionais emprestaram o bom labor em favor desta obra, que não é de uma família apenas, e sim, de toda a família da próspera região, que numa bela tarde do ano de 1981, passou a ser chamada de Cone Sul, por sugestão do diretor do Jornal, que é apaixonado pela Cidade que o acolheu no dia 17 de junho de 1970.

E, assim, esse Jornal, que é lido e admirado por todos aqueles que realmente sabem o que quer, integrou-se a essa região, divulgando semanalmente todos os fatos e acompanhando, com muito interesse, a vida de cada cidadão de bem, que aqui também constrói a sua história. A esses heróis anônimos, o reconhecimento da” Equipe que faz” Tribuna do Povo

Nestes quase 32 anos, TRIBUNA DO POVO, pretende permanecer mais perto de seus clientes e amigos, com a proposta de continuar prestando serviços de qualidade, pois entendem seus diretores que “Comunicação é a arte de integrar as comunidades, nos interesses comuns que tem cada segmento social”.

COPA DO MUNDO - PARCIAL

COPA DO MUNDO - ITALIA 2x3 ESLOVÁQUIA; PARAGUAI 0x0 NOVA ZELANDIA. DEPOIS FICOU ASSIM: JAPÃO 3X1 DINAMARCA; CAMARÕES 1X2 HOLANDA. NESTA PRIMEIRA FASE, 93 GOLS FORAM MARCADOS EM 44 JOGOS. ...

Copa do Mundo

COPA DO MUNDO. Nesta sexta-feira, Brasil e Portugal se enfrentam. O mundo pára diante da disputa das duas seleções. Ao todo, 32 equipes de futebol estavam na África do Sul em busca do título de campeão. O Brasil concorre ao hexa, com muita euforia. Até este dia, 48 jogos foram realizados, com mais de 90 gols marcados. As seleções sul-americanas estão bem colocadas, ficando classificadas para as oitavas de final: Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. Agora, só resta saber quem são os primeiros de cada grupo. Então, o Continente Sul-Americano está de parabéns, pela brilhante participação na 13 Copa do Mundo.

Recordando: Gildo e Richardson

Recordando. Nos tempos da Guarda Mirim, no desfile de 7 de setembro de 1994, o instrutor Gildo Amaral e o pequeno Richardson Prates. Hoje, os dois são colegas no Legislativo mundonovense.

Palavras Cruzadas - 013




Festa Junina

Festa Junina, uma Tradição Popular

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

Boca na Tribuna

FICHA LIMPA. O tão propalado tema pela Imprensa serve apenas para deixar a população mais confiante no futuro. Na prática, pode-se afirmar categoricamente que para nada servirá. O leitor pode até colocar isso à prova, colocando o nome de qualquer postulante a cargos eletivos na busca online. Com raras exceções, todos estão envolvidos em algum processo na justiça. Aqui mesmo em nosso Estado e na região isso pode ser comprovado. Tanto a maior autoridade política quanto aos menos pretensiosos, tem os nomes constando nas vergonhosas listas dos tribunais. Pouquíssimos se salvam e assim, ninguém pode condenar ninguém, a não ser que uma nova vida seja iniciada. Os nomes mais respeitados do Parlamento Estadual têm problemas com a Justiça. Quem quiser ter os detalhes, basta conferir nos sites especializados. Então, podemos afirmar que nenhum nome será retirado da lista de candidatos por conta do "Ficha Limpa", aprovado recentemente.

Personalidade: Bill Gates - 0239

Bill Gates

O industrial norte-americano nasceu a 28 de outubro de 1955 em Seattle, Washington. Com apenas 19 anos, William Henry Gates, mais conhecido pelo apelido Bill, fundou com Paul Allen, seu amigo de infância e colega na Universidade de Harvard, a empresa Microsoft, que em poucos anos tornou-se uma das maiores e mais influentes empresas de software. Atualmente, Gates é o homem mais rico do mundo (em 1996 sua fortuna pessoal era estimada em 18 bilhões de dólares). A Microsoft desenvolveu o sistema operacional MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), vendido em 1980 à IBM e, apesar da reserva de direitos, posteriormente também à concorrência, assegurando o monopólio do mercado de software. A partir dos anos 90, Gates passou a se interessar pelos mercados em expansão da Internet e da multimídia e praticamente comandou a operação dos computadores pessoais de todo o mundo, com o programa Windows.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sabedoria Popular

Mestre não é quem sempre ensina,
mas quem de repente aprende.

Frase do Dia

Não há saber mais ou saber menos:
há saberes diferentes.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa do Mundo

COPA DO MUNDO - ESTADOS UNIDOS 1x0 ARGÉLIA; INGLATERRA 1x0 ESLOVÊNIA. MAIS TARDE TEM MAIS DOIS JOGOS. NESTA PRIMEIRA FASE, 79 GOLS FORAM MARCADOS EM 38 JOGOS.

Sabedoria Popular

Eu escrevo o meu nome nos livros que compro apenas depois de os ter lido, porque só então posso dizer que são verdadadeiramente meus.

Frase do Dia

A busca da perfeição torna algumas pessoas insuportáveis.

A Bíblia Diz...

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (2 Coríntios 4:16)

Pensamento - MMDCLXIV

"Morte súbita é aquela em que a pessoa morre sem o auxílio dos médicos." (Millor Fernandes)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1403

Mensagem do Perdão

Falar em perdão e em perdoar é muito fácil, o difícil é exercer no dia-a-dia essa virtude. Sempre ouvimos alguém dizer que “Os fracos nunca perdoam e que o perdão é uma virtude dos fortes”. Algumas pessoas nesse imenso Planeta, quem sabe lá pelos cantões da India ou do Tibete, estejam perdoando e amando o seu semelhante. Quem sabe alguns mestres revestidos do mais puro amor façam isso. Quando o Mestre Maior se referia ao amor com tanta convicção, é porque Ele sabia que essa prática era possível. No entanto, neste mundo materialista em que vivemos hoje, exercer o amor e o perdão é uma coisa para aqueles que vivem próximo à perfeição, os que levam uma vida muito consagrada, isenta das turbulências do mundo moderno e sanguináreo. Amar é uma virtude que poucos conhecem. (210610)

Boca na Tribuna

SOBRE DAGOBERTO. Apesar de nova derrota no TJMS e do TSE anunciar que o “ficha limpa” vale também para os condenados antes da lei, ele alega que não corre perigo. Mas não é bem assim. A água está subindo rapidamente! A preocupação é geral. A pergunta: impedido, quem no PDT poderia substituí-lo? O partido emagreceu com o racha e ficou direcionado mais no projeto pessoal de Dagoberto. Sem ele, como ficaria? O deputado tem contra si duas condenações confirmadas pelo TJ e que envolvem seu nome como gestor público, no Detran e na Secretaria de Segurança. A decisão do TSE foi uma surpresa agradável apenas aos olhos da sociedade. A última cartada de Dagoberto seria no STF, onde repousam também as esperanças de Maluf e outros condenados. Mas a opinião pública, via mídia, insiste na cobrança por medidas moralizadoras na vida pública partidária.

Pensamento - MMDCLXIII

"Não perturbes a paz que me foi dada. Ouvir de novo a tua voz seria matar a sede com água salgada." (Miguel Torga)

Sabedoria Popular

O amor é igual ao capim. A gente cuida
muito bem dele, e depois vem a vaca e come tudo.

A Bíblia Diz...

"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?" (Romanos 9:20)

Pensamento - MMDCLXII

"Durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, cada gol marcado é uma explosão de felicidade." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MMDCLXI

“Ensina-me a vencer, se puderes; se não puderes,
ensina-me a perder bem.” (Lin Yutang)

Sabedoria Popular

Quando não se pode chorar pelos
olhos, chora-se pelo coração.

Frase do Dia

A única perfeição é a alegria.

domingo, 20 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1402

A Esperança

Sempre ouvimos que a Esperança é a última que morre. Seja como for, é bom lembrarmos que "A esperança é necessária em todas as situações". Nem é bom imaginarmos uma vida desesperançada. O desânimo toma conta de tudo e nada mais irá funcionar. Sem esperança, acaba até a razão de viver, sobrevindo a depressão sem piedade, e a pessoa passa a viver num verdadeiro vale de lágrimas. Quando vier sobre nós um sentimento de desesperança, devemos expulsá-lo, lembrando que para cada situação, temos uma mão amiga a nos proteger. Um anjo, um mestre cósmico, uma Divindade. Alguém muito especial estará ao nosso lado, para nos dar alento e proteção. Mas é preciso confiança na hora da provação e muita Fé para Vencer. (200610)

Frase do Dia

A bondade é o único investimento que sempre compensa.

Copa do Mundo 2010

Africa do Sul - 20 de junho

Até este dia, são realizados os jogos da primeira fase, num total de 29. Com a vitória do Brasil com a Costa do Marfim, são 57 gols marcados.

Pensamento - MMDCLX

"A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se, pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.” (Sakyamuni)

Pensamento - MMDCLIX

"Todos os vícios são mais leves quando são visíveis: eles são muito perniciosos quando se escondem sob um ar de pureza." (Sêneca)

Pensamento - MMDCLVIII

"O humilde não pode ser apanhado por nenhuma paixão, nem a ira pode molestá-lo, nem mesmo o desejo de glória." (S. Boaventura)

Pensamento - MMDCLVII

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." (Theodore Roosevelt)

Pensamento - MMDCLVI

"O que nós somos após prosperarmos nada mais é do que uma grande mudança de consciência – nas atitudes, crenças, e idéias que temos sobre nós mesmos e sobre nosso relacionamento com o dinheiro." (Jerrold Mundis)

Pensamento - MMDCLV

"Dentre todas as dívidas, a mais sagrada
é a do reconhecimento." [Benjamin Franklin]

Pensamento - MMDCLIV

"Nada é mais letal contra o ciúme
do que uma gargalhada." (Françoise Sagan)

A Bíblia Diz...

"Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga;
ele fere, e as suas mãos curam." (Jó 5:18)

Artigo: O Talento a Serviço de Deus e da Humanidade - A/0844

O Talento a Serviço de
Deus e da Humanidade

É preciso que todos nós tenhamos talento, e todos podemos ter talento. Pelo menos nalguma área do conhecimento humano, o ser humano pode demonstrar habilidade, transformando-se num operador talentoso. Sempre ouvi que Deus jamais convocaria um preguiçoso para desenvolver uma tarefa, que Ele julga necessária para o bem-estar de qualquer criatura.

Talento é uma aptidão natural ou uma habilidade adquirida que permite ao indivíduo manifestar-se por gestos e jeitos, sons e voz, criando e recriando rituais que assumem uma identidade nas sociedades através dos tempos. Talento pode ser também uma inteligência excepcional e ainda a mediação entre o Homem e a Natureza.

Ser talentoso é ter capacidade intuitiva para desenvolver idéias acima do trivial, aquilo que o cidadão comum teria imensa dificuldade para realizar. É importante dize que o talentoso é aquele que serve a Humanidade com amor e resignação. Ele se transforma nos olhos, nos ouvidos e na voz da Humanidade, para mostrar o seu talento, sempre de maneira transcendental, desenvolvendo os verdadeiros estados da alma.

O talento pode ser tão simples como um garoto que chuta uma bola ou tão elaborado como uma transmissão televisiva de um bilhão de dólares para o mundo inteiro. Então, diante dessa afirmativa, podemos entender que cada um pode desenvolver o seu talento, uns com mais desenvoltura que outros, mas todos com o objetivo de conquistar alguma coisa positiva.

Nas artes, na música e nos esportes, os seres humanos se dedicam de maneira muito especial, e assim, querem mostrar o seu talento à família, aos amigos e ao mundo. Nem sempre vencem, mas competem, para que possam ter o sonho realizado por meio de sua talentosa participação.

Artistas e atletas famosos, pregadores e astros de cinema em ascensão, escritores e empresários empenhados na busca do sucesso. Todos, enfim, querem ter um bom lugar ao sol. As massas aplaudem, sem perceberem, às vezes, que em seu interior existe também uma força descomunal, capaz de dominar o mundo.

Quando nos dispusermos a desenvolver os nossos talentos, é preciso ter em mente que, por pequeno que for o nosso propósito, ele deverá servir para a glória de Deus e para a evolução da Humanidade. Sem isso, tudo o que fizermos não terá muito valor, deixando-nos frustrados. Não terá sentido qualquer obra, mesmo que ela seja grandiosa, se não for revestida dos melhores propósitos, cujo troféu seja para a glorificação do Criador e não da criatura. Ao final de tudo, o talento prevalecerá, e no pódium estarão todos os vencedores.

Sabedoria Popular

O Mundo é um belo livro mas não tem
grande utilidade para quem não sabe lê-lo.

sábado, 19 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1401

Os Tolos e os Sábios

Ambos, tolos e sábios, estão em posições muito bem definidas, cada um marchando em direções contrárias. Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas. Essa afirmação parece ser conflitante dentro de um padrão real, mas é preciso uma análise acurada a respeito dessa dura realidade. Os fanáticos, cheios de convicções próprias, exercem uma grande força em seus meios; já os sábios, em sua grande sabedoria, não arriscaria vender ilusões baratas, expondo-se a eminentes perigos. Preferem, então, apresentar um quadro de dúvidas, para não demonstrar uma imagem de tolos e fanáticos. (190610)

Pensamento - MMDCLIII

"Os Conflitos Espirituais da Atualidade estão se manifestando de forma direta em muitas Mentes e Corações." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MMDCLII

"Há Pregadores que são ricos em falácias, mas na prática não exercem a contento o Ministério que lhes fora confiado." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MMDCLI

"A Essência do Verdadeiro Amor é doar-se,
sem nada esperar como Recompensa."
(Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

"Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca." (Salmos 33:6)

Sabedoria Popular

O preguiçoso, por não querer dar um passo
no tempo devido, vê-se obrigado depois a dar cem.

Frase do Dia

O Sapo tem olho grande,
mas só vive na lama.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Bíblia Diz...

"O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos." (João 3:35)

Pensamento - MMDCL

"Sem futuro, o presente não serve para nada,
é como se não existisse." (José Saramago)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1400

Preservando o Bom Humor

A ausência total de humor deixa a vida impossível. Não é possível imagunar o mau humor numa pessoa. É horrível esse estado de ser, pois a alegria jamais pode deixar de existir em nós, nem que os momentos não sejam muito bons. É necessário combatermos o mau humor, pois isso faz mal a todo mundo. Estamos acostumados com a velha expressão que diz: "tristeza não paga dívida". Agora, um pouquinho de mau humor, daqui a pouco vem a depressão, que é uma doença que ninguém deseja ter. Então, é bom nos esforçarmos, para sempre manter o nosso rosto aberto, com um largo sorriso, e assim, sempre preservando o bom humor, que é bom para uma vida mais feliz. (170610)

Frase do Dia

A verdade é algo tão raro que é uma delícia dizê-la.

Sabedoria Popular

O homem procura sempre uma filosofia onde caiba o seu temperamento, os seus erros e até os seus crimes.

Pensamento - MMDCXLIX

"Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos." (George Carlin)

Gente Especial: Andressa

Andressa Carra é namorada de Jefferson Bertoli e reside em Campo Grande.

Palavras Cruzadas - 012




Boca na Tribuna

DIREITO DE RESPOSTA. A assessoria do ex-prefeito Humberto Amaducci está tentando exercer o Direito de Resposta, mas de maneira um tanto distorciva, levando-se em conta o material divulgado pela Prefeitura de Mundo Novo na edição anterior. Na verdade, o Município protocolou na Justiça processo que denuncia possíveis desmandos na gestão passada. Diante disso, o ex-prefeito poderia, acertadamente, antecipar a sua defesa, no contexto do Direito de Resposta. O Jornal Tribuna do Povo teria a obrigação, por questão democrática, em inserir nesta edição, matéria que viesse elucidar os fatos. A assessoria, lamentavelmente, não se ateve ao assunto, preferindo fazer novos ataques e questionamentos alheios ao enunciado no dito processo, além de fazer ampla divulgação do conteúdo na rede de computadores, antecipando-se ao jornal impresso. Para comprovar a premissa, basta que o leitor compare os conteúdos divulgados antes e agora. No entanto, cabe a esse Jornal, nas próximas edições, conceder espaços para que ambas as partes se expliquem, possibilitando que a sociedade fique bem informada. É preciso que fique bem claro que Direito de Resposta deve se restringir ao assunto, e não simplesmente fomentar novos desdobramentos, cujo objetivo seria confundir o leitor. "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa", como expressa o dito popular.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1399

As Gerações

Todas as gerações dão risada da moda antiga, mas seguem religiosamente a moda atual. Verdadeiro contraste existe entre as geraçpões de hoje e as de outras eras. Nossos antepassados tinham também o seu modus vivendi, sendo algumas vezes contrariados por segmentos contrários à sua cultura. Nos dias atuais, quando alguns exageram, logo são reprimidos pelos ignoram o estilo de vida que levam. De maneira muito clara, e às vezes sistêmica, podemos perceber um choque de cultura, entre os mais antigos e os modernos. Quem viveu a transição, logo entende que a cultura da época é muito forte e precisa ser assimilada pela geração atual. (160610)

A Bíblia Diz...

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." (Romanos 1:8)

Pensamento - MMDCXLVIII

"Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos.” (Antonio Gramsci)

Sabedoria Popular

Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.

Frase do Dia

A vida não passa de uma hospedaria, na qual se torna necessário ter sempre as malas prontas.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Publicidade: Governo do Estado


A Bíblia Diz...

"Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei." (Salmos 35:18)

Sabedoria Popular

Há alguém que dê à vida toda a atenção devida?

Pensamento - MMDCXLVII

"Quem não estiver contente com o presente, viva, como eu, das saudades do passado." (Manuel Bandeira)

Frase do Dia

As únicas armas que funcionam
contra ideias ruins são ideias melhores.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1398

A Insensatez do Homem

Buda, o experiente Mestre, dizia: "O insensato que reconhece sua insensatez é um sábio. Mas um insensato que se crê sábio é, em verdade, um insensato." Ser insensato é uma condição que relega o homem a patamares indesejáveis, fazendo-o infeliz, sem que perceba o seu afundamento num calabouço. Não vale a pena o homem permanecer na insensatez, porque mais cedo ou mais tarde, ele acabará envolto num mar de lama, incompreendido e sem rumo na vida. (140610)

A Bíblia Diz...

"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16)

Sabedoria Popular

O homem de bom senso jamais comete
uma loucura de pouca importância.

Frase do Dia

A passagem do tempo deve ser
uma conquista e não uma perda.

Pensamento - MMDCXLVI

“As recordações são aquilo que nos aquece a alma. Mas também despedaçam o nosso coração.” (Haruki Murakami)

domingo, 13 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1397

A Essência do Perdão

Imagino que para lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, temos que aprender compaixão, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor – virtudes sem as quais nem nós, nem o mundo, podemos sobreviver. Esse mundo nosso vive combalido e cheio de ódio. Poucos reconhecem que o perdão é importantíssimo em nossa vida, pois com o perdão podemos curar nossas doenças, nem que elas sejam incuráveis. Quando não mais conseguirmos perdoar o nosso semelhante, estaremos irremediavelmente perdidos.. Não muito fácil exercer o perdão, mas o ato de perdoar é sublime e santo. O perdão possui uma força sobrecomum sobre nós, e sem ele, a nossa vida ficará arruinada e debaixo da escravidão. (130610)

Pensamento - MMDCXLV

"Só o que sonhamos é o que verdadeiramente somos, porque o mais, por estar realizado, pertence ao mundo e a toda a gente." (Fernando Pessoa)

sábado, 12 de junho de 2010

Artigo; Deus necessita de você - A/0843

Deus necessita de você

Deus é Amor. E é por meio do ser humano que o Amor de Deus se revela perfeita e conscientemente. Se não existisse o ser humano, o Amor de Deus não poderia se expressar perfeitamente. Por isso, Deus precisa de você. Se você não existisse, faltaria um canal de expressão de Deus, isto é, um ser dotado de individualidade, por meio do qual Ele quer Se manifestar. Por isso Deus necessita de você. Quanta honra o fato de ser uma pessoa indispensável para Deus! Quando se toma consciência disso, nasce a verdadeira alegria de viver, a convicção de que foi bom ter nascido neste mundo.

O que devemos fazer como auto-realização de Deus

O ser humano surgiu na face da Terra como auto-realização de Deus. Portanto, deve haver para cada um de nós, todos os dias, alguma tarefa vinculada a Deus. Somente o trabalho ligado a Deus pode ser considerado uma obra de real importância, que dá sentido à vida. Se queremos realizar trabalhos vinculados a Deus, devemos iniciar o dia com a oração matinal ou a Meditação Shinsokan matinal. Qualquer que seja o trabalho, devemos volver nossa mente para Deus e agir conforme a Sua vontade, assim como o gerente de uma loja administra o estabelecimento obedecendo à vontade do proprietário e os funcionários de uma empresa trabalham de acordo com a diretriz traçada pelo presidente. Quando volvemos nossa mente para Deus, Ele nos transmite a Sabedoria para levar avante o trabalho e nos preenche de fé e coragem para realizá-los. A oração diária renova a fé e a coragem.

Mensagem do Escritor - M/1396

O Autodomínio

A melhor coisa que podemos aprender é a técnica do autodomínio, mantendo o equilíbrio em todas as coisas que fazemos. A paciência é uma garantia da ordem. Perder o domínio de si próprio é sempre a maneira mais propícia a perder a sua autoridade sobre outrem. Um aspecto tranquilo, com origem não num temperamento fleumático mas numa disciplina pessoal, exerce nas pessoas nervosas sem domínio uma influência sugestionável à qual não podem escapar. Sem o autodomínio, ninguém pode conquisatra a felicidade, porque a inquietude tomará o lugar da paz que tanto desejamos. (120610)

Frase do Dia

Quão imenso é o número daqueles homens que
são pouco mais do que bestas selvagens.

Pensamento - MMDCXLIV

"O amor dispensa palavras, já que os olhos sabem falar uma língua muito mais convincente." (Jean de La Bruyère)

Sabedoria Popular

Seja gentil com os fumantes, pois
eles têm pouco tempo de vida.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pensamento - MMDCXLIII

"O homem inteligente não fornece as respostas certas, mas levanta as perguntas certas." (Claude Lévi-Strauss)

A Bíblia Diz...

"Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face." (Salmos 22:27)

Mensagem do Escritor - M/1395

Expansão da Consciência

O alvo de cada homem na Terra deveria ser a Expansão da Consciência. Isso é tudo na vida do ser humano, que necessita crescer em todos os planos da Espiritualidade. É difícil para o homem natural entender o que significa na essência a expansão da consciência. Isso envolve todos os aspectos positivos da vida, mas é preciso que haja muito esforço para que essa plenitude possa ser atingida. Quando, enfim, chegarmos a esse ponto, viveremos com mais alegria, teremos uma vida realmente abundante. A vida terá mais sentido e os bens materiais servirão apenas para completar em nós um estado de independência, mas nunca de ausuficiência. (110610)

Frase do Dia

Os homens são como os vinhos:
a idade azeda os maus e apura os bons.

Sabedoria Popular

É curioso que no mundo a coragem física seja
tão comum e a coragem moral tão rara.

Pensamento - MMDCXLII

"Um bajulador é aquele que alimenta um crocodilo e que espera comê-lo no final." (Winston Churchill)

Artigo: A Alegria de Amar - A/0842

A Alegria de Amar

A razão de viver, creio eu, está na alegria de amar. Há diversos tipos de amor. Faz parte do amor o namoro, o amor dos pais aos filhos, o amor fraternal, o amor filial e ainda o amor à humanidade que é mais amplo e grandioso. Existem também o amor de apego, amor passional, e amor egoísta.

O verdadeiro amor é o amor supremo que ama a pessoa sem nada querer em troca, vivifica o próximo para que ele possa sempre viver plenamente, de tal maneira que proporcione alegria aos outros.

Os pais amam as crianças, mas quase inexistem pessoas que amem pensando: "quando os filhos crescerem, farão oya-kouko (retribuição aos pais por amor, gratidão e piedade), e se eles tiverem êxito na vida, poderemos viver bem".

Os pais pensam unicamente na felicidade dos filhos, devotando-se inteiramente às crianças, sempre orando para que se tornem pessoas de real valor e possam oferecer contribuição à sociedade. pode ser que haja pessoas que pensem em tornar o filho feliz, mesmo sacrificando a si próprio, porém amar uma pessoa nunca é um sacrifício. É vivificar a si próprio ao máximo, vivificando a outra pessoa.

Se disser "devotar-se", talvez alguém considere seu um pensamento muito antiquado, já superado, mas a verdade é que "Deus é Amor e o Amor tudo vivifica". A verdade jamais é algo tão limitado que no passado teve valor e hoje não o tem mais; ou ainda que seja válido no Japão e não na Europa. Por essa razão, nós ficamos comovidos ao ouvir narrações sobre pessoas que se dedicaram ao serviço da humanidade, principalmente aquelas que praticaram ações com verdadeiro e profundo amor.
(Emiko Taniguchi)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PRECEITOS ROSACRUZES

PRECEITOS SAGRADOS PARA
O ROSACRUZ CONVICTO


1. Orar todos os dias pela humanidade,
ao se levantar e antes de se recolher para dormir.

2. Ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto
e agradecer a Deus, todos os dias, por isso.

3. Destinar parte do que recebe com seu trabalho,
todos os meses, para ajuda a uma igreja de sua comunidade.

4. Dar esmolas aos necessitados.

5. Consolar os aflitos.

6. Escutar com pacientíssima tolerância o relato
de todos os problemas, aflições e infortúnios que
lhe forem levados, por mais longos e minuciosos que sejam.

7. Estar sempre contente consigo mesmo e com todos.

8. Cantar harmoniosamente, com voz angelical.

9. Nos seus dias de folga visitar hospitais, levando flores
e frutas para os doentes pobres e desvalidos.
Segurar nas mãos dos doentes terminais e dizer-lhes
que Deus os ama. Afagá-los.

10. Nada possuir de seu que seja supérfluo
ou desnecessário, tendo sempre em mente que
o excesso para um significa a falta para outro.

11. Dar comida e água aos mendigos.
Dar-lhes agasalhos no inverno.

12. Jejuar pelo menos uma vez por mês, durante 48 horas.

13. Não ingerir bebida alcoólica.

14. Lavar as mãos e orar todas as vezes que for fazer
uma refeição, agradecendo a Deus por ter comida
e pedindo que não falte alimento a nenhum ser vivo,
seja homem, animal ou planta.

15. Ter pavor da vaidade.

16. Não aceitar qualquer título, elogio, diploma ou presente.

17. Socorrer todos os animais doentes.

18. Escutar pacientemente a argumentação
de todos os pregadores religiosos, sem fazer
qualquer comentário ou comparações.

19. Não temer o diabo, mas sempre honrar o Criador.

20. Não dormir muito. Cinco horas por noite são suficientes.

21. Estar sempre trabalhando e gostar de realizar serviços simples,
como varrer o chão, lavar banheiros, limpar e arear panelas,
lavar roupa, cuidar de jardins e catar excrementos
de cães para que outros neles não pisem.

22. Não se entregar à gula. Não comer fora das refeições.
Nunca se saciar completamente.

23. Ingerir no mínimo oito copos de água todos os dias.

24. Observar o preceito de se abster de ingerir carne
de quadrúpedes, a não ser se estiver muito doente
e um médico isso lhe recomendar.

25. Usar sempre roupa limpa.

26. Não manter errôneo comportamento sexual,
de acordo com os ditames de sua consciência.

27. Viver no temor de Deus, amando e defendendo
todas as formas de vida.

28. Curar os enfermos pela imposição das mãos,
em projeção, de forma que ninguém lhe veja o rosto
e possa identificá-lo.

29. Realizar todas as quintas-feiras trabalho
de purificação da aura da Terra.

30. Emitir todos os dias o som vocálico que
lhe tiver sido prescrito pelo Mestre.

31. Recusar-se a participar de discussões
estéreis sobre teologia.

32. Zelar pelos símbolos sagrados da AMORC.

33. Conhecer as três palavras que abrem
os portais da Eternidade e não revelá-las a outrem
a não ser que o Mestre assim o autorize,
para que os sofredores terminais possam ser libertados
do corpo físico pelo seu enunciado.

34. Realizar a transmutação.

35. Não ser atingido pelo envenenamento mental.

36. Respirar ar puro.

37. Tomar banho frio todos os dias, ao se levantar.

38. Anunciar com antecedência a hora da transição
e tomar todas as providências para que nada de oculto
e sagrado caia em mãos de profanos.

39. Fazer a transição com grande satisfação
e em perfeito estado de consciência.

40. Esquecer-se do corpo físico.

41. Transferir mérito para todos,
encarnados e desencarnados.

42. Esquecer as vidas passadas.

43. Aparecer aos preparados
e fazer as anunciações necessárias.

44. Não ter rosto.

45. Não ter nome.


QUEM, DENTRE NÓS, PODE TER UM PERFIL ASSIM? POUCOS CONSEGUEM ESSAS QUALIDADES, MAS OS QUE ALCANÇAREM ESSA GRAÇA, CERTAMENTE SERÃO ALMAS ILUMINADAS, VIVENDO NA PLENITUDE DO ESPÍRITO.

Publicidade - Prefeitura de Mundo Novo


Mensagem do Escritor - M/1394

Ato de Bondade

Ser bom, ter bondade. Isso é uma qualidade que pode ser vista em pessoas com quem nos relacionamos no dia-a-dia. Alguns acham que é raro encontrar pessoas bondosas pelo caminho, mas isso não corresponde à realidade. Existem, sim, muitas pessoas que demonstram gestos generosos a todo instante. Na verdade, as pessoas de má índole são em pequeno número. Basta verificar na comunidade, e veremos que as pessoas de nosso convívio realmente são do bem. É necessárioque, a cada manhã, ou pelo menosumavez ao dia, pratiquemos um ato de bondade para com o nosso semelhante. Um ato de bondade, mesmo que seja pequeno, nunca é em vão. Certamente, vamos receber muitos benefícios com a prática de atos generosos, sem que tal coisa esperarmos. (100610)

Personalidade: Bento Gonçalves da Silva - 0238

Bento Gonçalves da Silva
Militar e revolucionário gaúcho

Militar e revolucionário gaúcho, nasce em Triunfo em 23 de setembro de 1788, filho de um rico estancieiro. Foi o principal dirigente da Revolta dos Farrapos, movimento liberal e federativo que proclama a República no Rio Grande do Sul. Participa da guerra contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (1825-1828). Pelos serviços prestados, D.Pedro I lhe concede o posto de coronel das milícias e o nomeia comandante da fronteira sul do país. Sua destituição desse cargo, durante a regência do Padre Diogo Feijó, é o estopim da Revolução Farroupilha, em 1835.Bento Gonçalves entra em Porto Alegre e derruba o presidente da província, Antônio Fernandes Braga. Com o apoio da população, resiste às primeiras reações legalistas. No mês seguinte enfrenta as tropas regenciais, é derrotado e preso. Mandado para a Bahia, é encarcerado no Forte do Mar. Durante sua prisão, os farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense, em 11 de setembro de 1836. No ano seguinte, com a ajuda de liberais baianos, Bento Gonçalves foge do cárcere e volta para o Rio Grande do Sul. É aclamado presidente da República Rio-Grandense, posto no qual se mantém até a derrota final dos revoltosos, em fevereiro de 1845. Morre em 18 de julho de 1847.

Brigas no PMDB

Deputados do PMDB temem
prejuízos à reeleição de Puccinelli

Deputados do PMDB, partido do governador André Puccinelli, demonstraram temer que a crise deflagrada em seu grupo político seja prejudicial à tentativa de reeleição. Murilo Zauith (DEM) anunciou que não concorrerá mais ao Senado e Edil Albuquerque (PMDB) que seria suplente do democrata anunciou ruptura com o governador. Apesar disso, os parlamentares mantêm esperanças de que Murilo e Edil revejam seu posicionamento.

“São duas lideranças políticas importantes. É claro que representa perda. Mas, eu acredito que esta situação será revista com diálogo”, avalia o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Youssif Domingos (PMDB).

Murilo anunciou desistência após suposta declaração de Puccinelli à mídia local na qual disse que seriam eleitos senadores nas eleições deste ano Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT). Portanto, Murilo estaria excluído.

Youssif discorda da atitude de Murilo de recuar em sua candidatura. “Ninguém pode achar que uma eleição está perdida. Quem escolhe os representantes é a sociedade (...) Quem diria que o Delcídio se elegeria em 2002 contra o Pedro Pedrossian”, relembra o deputado.

O deputado Marquinhos Trad avalia que a ruptura pública das duas lideranças, Murilo e Edil, “machuca” a tentativa do governador de buscar a reeleição. O deputado, inclusive, insinua que a turbulência fora causada pelo próprio André. “Quem planta colhe”, diz, citando que Edil não é o primeiro no PMDB a romper com o governador. Houve também o senador Valter Pereira.

Outro que se preocupa com possíveis prejuízos políticos é o deputado Júnior Mochi, mas assim como Youssif ele acha que a situação é reversível. Para ele, nestes momentos decisivos, todos “brigam por espaço político”.

A oposição, por sua vez, acredita que vai tirar vantagens da briga no campo adversário. Os deputados do PT acham que a candidatura de Zeca do PT tende a se fortalecer enquanto a do rival se enfraquece com brigas internas.

Boca na Tribuna

CONSELHO DE PASTORES. O Conselho de Pastores de Mundo Novo, que estava com as atividades paralisadas, agora com o Pr. Vítor Vilhargas no comando, promete impactar a cidade, com ações práticas, que possam envolver a nação evangélica. Um tanto receoso, o novo presidente, fez algumas reuniões "secretas" com os Obreiros, que estavam preocupados com os rumos do Conselho, que nasceu para ser um organismo forte e com credibilidade. Quase, quase...

PALANQUE DE SERRA. Puccinelli diz a Michel Temer que seu palanque é de Serra. O governador André Puccinelli esteve em Brasília, com o presidente nacional do PMDB Michel Temer para anunciar seu apoio oficial ao pré-candidato a presidência, José Serra. Temer é pré-candidato a vice-presidência ao lado da ex-ministra Dilma Roussef. De acordo com o deputado federal Waldemir Moka, o governador foi apenas comunicar que será oficializado o apoio do PMDB regional ao pré-candidato tucano. Temer entende que em MS há um conflito histórico entre PT e PMDB e como o PT sai com candidato próprio, não tem como apoiar a Dilma. Já era um fato consumado, então nem tinha por que conversar com ela. Já está decidido que MS não terá dois palanques, e no estado, o palanque do PMDB é do Serra. É provável que o prefeito Nelsinho Trad e seus aliados fiquem com a candidata do Planalto.

JULGAMENTO ADIADO. Mediante pedido de vista feito pelo juiz eleitoral, Luiz Borges Neto e pelo membro efetivo do TRE/MS, o advogado Ary Raghiant Neto adiou o julgamento dos deputados estaduais Onevan de Matos e Ary Rigo por infidelidade partidária. O julgamento será retomado no dia 14 de junho. No ano passado, os deputados trocaram o PDT pelo PSDB. Agora, o ex-partido cobra na Justiça o mandato deles. Onevan de Matos e Ary Rigo se desfiliaram alegando perseguições e discriminações políticas pela cúpula do PDT. Rigo que era presidente regional da legenda perdeu o comando da sigla e se desfiliou, levando com ele Onevan e o também deputado estadual Ivan de Almeida, hoje filiado ao PRTB. O desembargador Rômulo Leteriello e o juiz eleitoral Luiz Gonzaga votaram pela permanência dos deputados no cargo. Eles alegaram que Onevan e Rigo tiveram seus motivos para mudarem de partido.

PANFLETAGEM. Causou grande celeuma em Mundo Novo o informativo do Vereador Richardson, que ele insiste em dizer que não se trata de um panfleto. De qualquer forma, o ato de distribuir, qualifica o Informativo como "panfletagem". Não importa o nome dado, o certo é que nele haviam denúncias, que foram prontamente rebatidas pela Prefeitura. Todo mundo esperava um novo panfleto/Informativo, mas isso não aconteceu. Daqui prá frente, os desentendimentos políticos devem ser intensificados, diante das eleições que se avizinham. Muita gente não percebe, mas a "panela" está ferevendo nos bastidores políticos de Mundo Novo.








Gente Especial: Amad Ally

Im Memorian: Amad Ally

Kardecista e Adepto fervoroso da Maçonaria, Amad Ally, com 86 anos de idade, lembra sua caminhada pela Senda Hermética, sempre ativo e dinâmico fundador de Lojas Maçônicas nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Paulista de Reginópolis, tendo nascido a 26 de maio de 1924, o experiente ancião conta proezas de seu tempo, como Iniciado que foi no dia 12 de julho de 1970. Incentivado por Irmãos de Naviraí, surgiu em 1978 a Loja de Mundo Novo, integrante do Grande Oriente do Brasil, cuja data de fundação da potência remonta a 17 de junho de 1822. Oriundo da cidade paranaense de Jandaia do Sul, Amad Ally lembra com saudade de seus companheiros da época, como Nayrton Guedes da Silva, Ângelo Rossetto, Luís Carlos Doná, Ali Kadri, Doroteu e o filho Rames Ally, que formavam a linha de frente nos primórdios da Maçonaria em Mundo Novo. Com o objetivo de expandir a Luz Maçônica, Ally e outros Adeptos contribuiram para a fundação de lojas em Umuarama e Sete Quedas.

Voluntários da Pátria

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA. A rua volta a ser mão dupla, por meio de uma indicação do Vereador Marcelo Ally. Desde a gestão passada, esse trecho da rua vem causando transtorno aos usuários. Depois de muitos apelos de populares e deste Jornal, o trânsito será normalizado nesta via.

A Bíblia Diz...

"Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei." (Salmos 31:22)

Pensamento - MMDCXLI

"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer." (Graciliano Ramos)

Sabedoria Popular

O orgulho é essencialmente competitivo.
É a comparação que torna uma pessoa orgulhosa.

Frase do Dia

Nos amores deste mundo, desde Eva, ha sempre
um que ama e outro que se deixa amar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Personalidade: Bento 16 (Joseph Ratzinger) - 0237

Bento 16 (Joseph Ratzinger)

O cardeal alemão Joseph Ratzinger foi escolhido no dia 19 de abril de 2005 o novo chefe da Igreja Católica Apostólica Romana em substituição a João Paulo 2º, que morreu em 2 de fevereiro de 2005.
O alemão é o 265º papa (264º sucessor de Pedro) e o primeiro a ser eleito no século 21. Ele usará o nome de Bento 16.
Líder da Congregação para a Doutrina da Fé durante a maior parte do pontificado de João Paulo 2º, Ratzinger era considerado um dos favoritos para a sucessão papal. Ortodoxo, conta com o apoio das alas mais conservadoras da igreja e chega a ter um fã clube na Internet.
Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl, Alemanha, e entrou para o seminário aos 12 anos. Na adolescência, estudou grego e latim, e mais tarde se doutorou em teologia pela Universidade de Munique.
Durante a Segunda Guerra, chegou a ser convocado para combater nos esquadrões antiaéreos alemães. Dispensado, acabou sendo recrutado primeiro pela legião austríaca e depois pela infantaria alemã, da qual desertou em menos de dois meses.
De volta ao seminário, foi ordenado padre em junho de 1951. À função, somou o trabalho como professor de teologia, primeiro na Universidade de Bonn e depois na de Regensburg, onde seria reitor.
Em março de 1977, tornou-se arcebispo de Munique e Freising e, menos de três meses depois, foi criado cardeal pelo papa Paulo 6º. Já sob João Paulo 2º, em 1981, Ratzinger tornou-se o líder da Congregação para a Doutrina da Fé.
O novo papa reprimiu com força os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras.
Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja, mas não se considera um "durão".
Durante os últimos anos de João Paulo 2º, Ratzinger cuidou de muitas das funções do sumo pontífice como líder da Igreja Católica.
O alemão se comunica em dez línguas e recebeu sete doutorados honorários. É considerado um excelente pianista, e tem preferência por obras de Beethoven (1770-1827).

A Bíblia Diz...

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (Daniel 3:17,18)

Sabedoria Popular

Tudo depende de como vemos
as coisas e não de como elas são.

Frase do Dia

Muitas vezes as semelhanças
mais profundas são secretas.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1393

Harmonia com Amor

Quando você sentir que em seu redor há desarmonia, é sinal de que em seu coração existe desarmonia, e por isso você a está sentindo. O que não existe em seu coração jamais poderá senti-lo. Se primeiramente tirar a desarmonia de seu coração, desaparecerá também a desarmonia de seu redor. Deve orar repetindo várias vezes o seguinte: "Flui em mim o amor de Deus, que, brilhando com esplendor, emite o amor às pessoas ao meu redor". (090610)

Pensamento - MMDCXL

"Ou os homens aprendem a viver como irmãos
ou sucumbirão como bestas." (Max Lerner)

Personalidade: Benjamin Constant - 0236

Benjamin Constant Botelho de Magalhães
Militar político brasileiro, professor e fundador da República

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro em 1833, faleceu aí em 1891. Militar político, brasileiro, professor e fundador da República. Em 1852 ingressou no Exército; matriculou-se na Escola Militar em 1853, foi aluno do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro e apresentava também vocação acentuada pela matemática. Acompanhou em 1860 as operações do Primeiro Corpo do Exército de Engenheiros, onde distinguiu-se pelos atos de bravura e valentia. Foi professor de matemática. Esteve na Guerra do Paraguai onde se distinguiu pelo otimismo e bravura. Sendo obrigado a afastar-se devido a febre palustre, que o atacara, retornou ao Brasil. Fundou a Escola Normal Superior, foi promovido a Major em 1855 e a Tenente em 1888; nesse mesmo ano recebeu a patente de Coronel. Em 15 de Novembro de 1889 colocou-se diante das tropas que participaram da derrubada do lmpério. Aceitou a Pasta da Guerra pela insistência do Governo Provisório. Foi promovido a General de Brigada. Em 1890, criada a Pasta da Instrução Pública, foi nomeado a Diretor. Foi ele que criou na Bandeira Brasileira a divisa “Ordem e Progresso”. Havendo desentendimento entre Deodoro e o Ministro, Benjamin acabou por deixar a política. Morreu em extrema pobreza. Suas principais obras:” Memórias sobre a Teoria das Quantidades Negativas” e “Relatório sobre a Organização do Ensino dos Cegos”. Exemplo de grande idealista não conseguiu adaptar-se à política. Manteve-se firme nas suas opiniões e jamais deixou de defender seus ideais.

A Bíblia Diz...

"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Colossenses 3:17)

Pensamento - MMDCXXXIX

“Ninguém jamais calculou com exatidão, nem mesmo os poetas, o quanto suporta um coração.” (Zelda Fitzgerald)

Sabedoria Popular

Não tenho certeza de nada, a não ser da santidade dos afetos do coração e da verdade da imaginação.

Frase do Dia

Grandes realizações são possíveis quando
se dá importância aos pequenos começos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Personalidade: Benedito Rui Barbosa - 0235

BENEDITO RUI BARBOSA
Autor de novelas

Benedito Rui Barbosa é descendente de italianos, portugueses, franceses com “um lance”de indio. Nasceu em 1931, na cidade de Gália, estado de São Paulo. Seu pai, Otávio Elias era tipógrafo, que conseguiu fundar o seu jornal. O pai dele, avô de Benedito, também era jornalista. A mãe de Benedito, Aurora, era filha de fazendeiros de café. Tinha apenas 14 anos quando se casou com Otávio. E com ele ficou casada quinze anos, pois Otávio morreu de repente, do coração, deixando a viuva, muito jovem, com seus filhos. Benedito era o mais velho, estava com 12 anos. A vida então foi difícil, mas a mãe enfrentou com coragem. Benedito, acostumado às discussões políticas do jornal e da livraria que o pai também tinha, era um garoto irriquieto, preocupado, inteligente, resoluto. Alfabetizou-se muito cedo, no manuseio dos tipos na tipografia. Começou cedo a trabalhar. Fazia de tudo, inclusive vender jornais no trem, em que andava de uma cidade à outra, pois não estudava na escola da cidade, e sim em Marília. Estava com 13 anos e já era “um homem”, tamanha a sua responsabilidade. Depois conseguiu emprego em uma empresa como “guarda-livros”. E ele era bom, embora tão garoto. Aos 17 anos, porém, achando que o interior não lhe daria futuro, veio para a capital paulista, sozinho. Mas logo conseguiu emprego na matriz da mesmo empresa em que trabalhara no interior. Ali implantou seus conhecimentos de contabilidade e logo galgou um posto elevado. Ficou aí por cinco anos. Depois passou para o Banco de Boston e foi para o Paraná, mas voltou na sua empresa de origem e foi para Maringá, no Paraná, já como Gerente Contador. Ourtra vez em São Paulo, e não querendo mais ser contador, foi trabalhar em jornal. Começou no “O Estado de São Paulo”. Depois foi para “a Última Hora”. Ali fez reportagem esportiva. Na sequência trabalhou na “Manchete”, no Rio de Janeiro, no “Correio Paulistano”, nos “Diários Associados”. Tinha ao mesmo tempo cinco empregos. Ia bastante a teatro. E foi assistindo “Shapetuba Futebol Clube”, de Oduvaldo Viana Filho, que sentiu a grande mudança de sua vida. Ficou para o debate após a peça, e acabou fazendo amizade com o autor, que o convidou para almoçar. Desse almoço saiu com a responsabilidade de escrever uma peça de teatro. Benedito Rui Barbosa já estava casado com Marlene, a garota que conheceu num bailinho, e que era “uma garotinha”, e com ela está casado até hoje. A esposa não concordou muito com a história dele escrever peça de teatro, mesmo porque ele sentou para começar a escrever, e só levantou da máquina, alguns dias depois, com a peça terminada: “Fogo frio” . Essa era uma estória que o autor escrevera sobre as geadas, e que pensava transformar em livro. Mas a entrega à peça foi total. E seu sucesso também, quando da exibição, bem pouco tempo depois. Estava selada a carreira de escritor e novelista. Para a TV Tupi escreveu “Meu filho, minha vida”, “Somos todos irmãos” , “Simplesmente Maria” , e outras. Para a TV Excelsior fez, com Lauro Cezar Muniz “O Morro dos Ventos Uivantes”. Escreveu a seguir a trilogia “O Tempo e o Vento”; para a TV Record, fez “Algemas de Ouro”, “A última testemuna”: Para a TV Cultura fez, com muito amor e muito sucesso “Meu pedacinho de chão”. Para a TV Globo escreveu grandes sucessos, como: “O feijão e o sonho”, “Cabocla” , “Sitio do Pica-pau amarelo” , “Sinha Moça”. Para a Manchete escreveu a imbatível novela “O Pantanal”, novela que não tinha sido aceita pela Globo. Mas, voltou à Globo e escreveu “Renascer”, “O Rei do Gado”. Sucessos, sempre sucessos, eternos sucessos. Ele expressa: "E por amar o que faço. Amo até à loucura. Cada cena, cada personagem. Eles são tudo para mim. Meu trabalho, minha família, e Deus, que é tudo, é a grande energia, que cria o equilíbrio, é o criador de todas as coisas. O resumo de mim e de minha obra é isso, só isso. É o respeito ao meu semelhante. Minha obra é feita de respeito, e de amor.”
Esse é Benedito Rui Barbosa, um homem iluminado, vibrante, jovem, eternamente jovem e eternamente vitorioso.

Mensagem do Escritor - M/1392

Sucesso e Fracasso

Sucesso é a capacidade de enfrentar o fracasso sem perder o entusiasmo. Fracasso representa o pior momento na vida de qualquer pessoa. O pior fracasso que alguém pode ter é comumente chamado de Noite Negra da Alma. Não são poucos os que deparam com uma situação ruim ao longo de sua existência. Os momentos de glória costumamos chamar de sucesso. E a maior parte das pessoas entende que sucesso é apenas possuir bens materias. Fracasso é ruim demais para qualquer um, mas o sucesso mal compreendido também pode fazer mal às pessoas. Então, é preciso entender estes termos muito usados na vida moderna. (070610)

A Bíblia Diz...

"Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra." (Isaías 54:5)

Pensamento - MMDCXXXVIII

"É um erro confundir o desejar com o querer.O desejo mede obstáculos; a vontade vence-os." (Alexandre Herculano)

Sabedoria Popular

Só se perdoa o imperdoável, pois
o perdoável já está perdoado.

Frase do Dia

As mudanças nunca ocorrem sem inconvenientes,
até mesmo do pior para o melhor.

domingo, 6 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1391

Desejar e Querer

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. É bom que saibamos que os termos são idênticos, mas existe alguma diferença entre um e outro. Alexandre Herculano costumava dizer que "É um erro confundir o desejar com o querer. O desejo mede obstáculos; a vontade vence-os." E nisso concordamos plenamente. Desejar não é tudo. Qualquer um pode desejar alguma coisa, até mesmo aquilo que alguém julga impossível. Mas querer é algo inerente à vontade que podemos exercitar. Pela vontade manifesta, todas as coisas podem acontecer. Então, desejar e querer podem significar alguns contrastes que às vezes não percebemos. (060610)

Artigo: Místicos de Destaque - A/0841

Místicos de Destaque nas Religiões

Um grande número de místicos rosacruzes teve decisiva participação em movimentos religiosos de todo o mundo. Desnecessário é enumerá-los, mas alguns nomes podem ser lembrados, embora a literatura convencional sempre tem mantido o silêncio nesse particular, mesmo porque a Organização a que pertenciam ou pertencem não tem qualquer interesse em tornar público o envolvimento do Adepto em suas atividades. Caberia a cada um deles a revelação a quem quer que seja, a condição de membro de um Organismo Iniciático, que tenha o caráter de sociedade discreta.

Homens de negócio, políticos e religiosos de todos os tempos, muitas vezes, descumprindo regras impostas por superiores hierárquicos, foram grandes Iniciados. Sem obedecer uma ordem cronológica, algumas personalidades podem ser citadas, de acordo com os registros internos de conhecidas organizações místico-filosóficas, como é o caso da Ordem Rosacruz.
Na antiguidade, constam da lista: Tomás de Kempis, monge alemão, que escreveu o famoso livro “Imitação de Cristo”. O reformador protestante Martinho Lutero, reconhecidamente foi um Iniciado de primeira grandeza, bem como outras figuras que o sucederam, como John Wesley, fundador do Metodismo na Inglaterra.

No catolicismo romano, o Papa João XXIII foi influente místico rosacruz, adotando em seu ministério princípios que revolucionaram o mundo católico de então. Recebia o Imperator Ralph Lewis no Vaticano, para meditação e o trato de questões humanistas. Devido à sua devoção e integral dedicação à mais pura Espiritualidade, ficou conhecido na história como o “Papa Bom”.
Não é pequeno o número de religiosos a seguir orientação místico-filosófica em suas trajetórias, seja como leigos ou mesmo com investidura em cargos eclesiásticos. Citar nomes seria “chover no molhado”, mesmo porque essa condição lhes é facultada, sem contudo, terem a obrigação de revelar a opção, evitando a retaliação entre os mais ignorantes.

Padres, bispos e pastores; médiuns espíritas e tantos outros dirigentes. Personalidades de todas as religiões organizadas no mundo inteiro engrossam as fileiras de Iniciados, e com a experiência, tornam-se melhores sacerdotes, porque passam a entender os grandes mistérios da vida, aplicando aos seus rebanhos as técnicas do autoconhecimento. Não é muito difícil perceber a condição de Adepto em alguns desses expoentes da esfera espiritual. Eles possuem características próprias e expressão adequada, que os tornam identificáveis. Zilda Arns, a missionária do bem, foi uma dessas dezenas de pessoas abnegadas, portadora de uma mensagem de paz para um mundo em conflito.

Aos buscadores sinceros, roga-se que observem a mensagem televisa de Silas Malafaia. Sinceramente, não é ele um evangelista diferente de tantos outros? Quem sabe, como Santo Agostinho, João XXIII e John Wesley, seja também um Iniciado às ciências herméticas, levando com coragem aos telespectadores, e também por meio das cruzadas que realiza, revelação do amor de Deus aos que se encontram famintos e sem esperança.

Gente Especial: Francisco

O casal Francisco Raimundo de Souza e Maria Geísa Campelo de Souza. O bom cearense de Alto Santo pretende editar um livro de família. Para tanto, realizou uma ampla pesquisa em sua Terra Natal, um trabalho fatigante, mas com resultado surpreendente. O relato é fascinante, onde ele conta em detalhe a história dos familiares, como uma verdadeira epopeia da vida nordestina.

Personalidade: Basílio da Gama - 0234

dBasílio da Gama
Poeta e romancista

Por ter sido no Brasil o primeiro a tratar o índio com simpatia, no poema épico O Uraguai, escrito no estilo do classicismo camoniano, Basílio da Gama já foi incluído entre os pré-românticos. Na mesma obra, abriu caminho para o paisagismo romântico, em versos como: "Tece o emaranhadíssimo arvoredo / Verdes, irregulares e torcidas / Ruas e praças, de uma e de outra banda / Cruzadas de canoas". José Basílio da Gama nasceu em São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes MG, em 1741. Estudava no colégio dos jesuítas no Rio de Janeiro quando a Companhia de Jesus foi banida do Brasil por decreto do marquês de Pombal, em 1759. Continuou os estudos no colégio episcopal de São José. Mais tarde conseguiu ir para Roma e ingressou na Arcádia Romana com o nome de Termindo Sipílio. Em 1767 voltou ao Brasil. No ano seguinte já estava em Lisboa, onde foi detido por ordem do marquês de Pombal e denunciado como partidário dos jesuítas. Chegou a ser condenado ao degredo em Angola, mas livrou-se da pena ao escrever um epitalâmio ou poema nupcial à filha de Pombal, rogando-lhe clemência e, ao mesmo tempo, louvando o ministro e insurgindo-se contra os jesuítas. A tática surtiu efeito: Pombal não só cancelou a sentença, como passou a protegê-lo. Em 1769 concluiu e publicou em Lisboa O Uraguai, seu poema mais importante, em que reiterou a crítica aos jesuítas e o louvor à política pombalina. Conheceu então uma série de êxitos sociais, recebeu carta de fidalguia e nobreza e publicou mais um poema, Quitúbia (1791). Hostilizado após a morte de Pombal, Basílio da Gama morreu em Lisboa em 31 de julho de 1795.

A Bíblia Diz...

"E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus." (Ezequiel 11:19,20)

Pensamento - MMDCXXXVII

"As palavras têm a leveza do vento
e a força da tempestade." (Victor Hugo)

Sabedoria Popular

Felicidade é ter algo o que fazer,
ter algo que amar e algo que esperar.

Frase do Dia

Quem ignora o que quer, precisa
ao menos saber o que querem os outros.

sábado, 5 de junho de 2010

Mensagem do Escritor - M/1390

Profecia e Mensagem Profética

Quem convive nos meios evangélicos e religiosos, estão habituados a expressões deste gênero. Nem todos, porém, entendem o significado entre uma e outra. Profecia é uma mensagem que Deus revela a quem quer que seja, utilizando um de seus servos como instrumento. A prfecia acontece para despertar um povo e admoestá-lo ao mesmo tempo. A mensagem profética é dirigida exclusivamente a algumas pessoas por inspiração divina através de um mensageiro de Deus, independentemente de ser ou não de ser ordenado por qualquer ministério. A profecia, geralmente é proferida sem identificação, de maneira genérica. A mensagem profética, quase sempre é dirigida a pessoas, de forma particular, no sentido de orientar em alguma necessidade. (050610)

Menino da Porteira - Ouro Fino

Estátua erigida em Ouro Fino (MG), em homenagem à música
"Menino da Porteira", inicialmente cantada por Luizinho e Limeira
e imortalizada por Tonico e Tinoco.
Ela tem 10 metros de altura por 16 metros de largura.
Observe no detalhe o cavaleiro passando ao seu lado.

Luísa, a netinha




Gente Especial: Alexandre

Em pose especial, este Jornalista com o casal Alexandre e Roberta; a jovem Liege e o sr. Édson, auditor da Empresa Taurus, que tem sede em Dourados.

Gente Especial: Jaime

Os irmãos José e Jaime Dutra, que residem na cidade de Naviraí. Primos muito queridos, filhos de Jesuína e do saudoso Joaquim Dutra. Encontrei-os em Campo Grande, no saguão da Assembleia Legislativa.

Personalidade: Bartolomeu Dias - 0233

Bartolomeu Dias
Navegador português

Em 1486, o rei dom João II passou o comando de uma expedição marítima a Bartolomeu Dias. A missão era procurar e estabelecer relações pacíficas com um legendário rei cristão africano, conhecido como Prestes João. Ele tinha ordens também de explorar o litoral africano e encontrar uma rota para as Índias.

As duas caravelas de 50 toneladas e uma naveta auxiliar passaram primeiro pela angra dos Ilhéus (atual baía de Spencer) e o cabo das Voltas. Entraram em seguida num violento temporal. Ficaram treze dias sem controle, enfrentando o vento e as ondas. Quando o mar acalmou, navegaram para leste em busca da costa, mas só encontraram mar.

Decidiram, então, ir para o norte, onde acharam diversos portos. Ao encontrar a foz de um rio, que batizaram de rio do Infante, a tripulação obrigou o capitão a voltar. Era o final de janeiro e início de fevereiro de 1488.

Bartolomeu Dias deu-se conta então que passara pelo extremo sul da África, o cabo que, por conta da tempestade, ele havia chamado de cabo das Tormentas. O rei dom João II viu a novidade com outros olhos e mandou mudar o nome para Boa Esperança. Afinal, uma expedição portuguesa provara que havia um caminho alternativo para o comércio com o Oriente.

A primeira representação cartográfica das zonas exploradas por Bartolomeu Dias é o planisfério de Henricus Martellus. Em 1652, o mercador holandês Jan van Riebeeck fundaria um posto comercial na região que, mais tarde, se tornaria a Cidade do Cabo.

Bartolomeu Dias voltou ao mar em 1500, no comando de um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral. Após passar pelas costas brasileiras, a caminho da Índia, Bartolomeu Dias morreu quando sua caravela naufragou, ironicamente, no cabo da Boa Esperança. Frágil, a caravela era um barco rápido, pequeno e de fácil manobra. Em caso de necessidade, podia ser movida a remo.

Os dados biográficos do navegador anteriores a essas viagens são escassos e contraditórios. A data de nascimento é ignorada. Ele foi escudeiro da Casa Real e administrador do Armazém da Guiné, e sabe-se que descendia de Dinis Dias. Há informações sobre um certo Bartolomeu Dias, mercador entre Lisboa e a Itália nos anos de 1475 e 1478, porém, pode ser outra pessoa com o mesmo nome.

No entanto, seu feito nas costas africanas o fez ser imortalizado pelos dois mais famosos poetas portugueses. Além de ser personagem de Camões, em Os Lusíadas, Fernando Pessoa fez um epitáfio para ele:

"Jaz aqui, na pequena praia extrema,/ O Capitão do Fim. Dobrado o Assombro,/ O mar é o mesmo: já ninguém o tema!/ Atlas, mostra alto o mundo no seu ombro."