quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mensagem do Escritor - M/1080

O Preço da Perfeição
Amar e trabalhar sem esperar reconhecimento é o primeiro passo. Não desistir dos nobres objetivos por causa da incompreensão alheia, também faz parte dessa busca.Inspirar e respirar a Luz do Todo proporciona muita Força. Nunca esquecer que somos espíritos ocupando corpos. Nada material é nosso, tudo aqui é emprestado.Por isso, é bom agradecer à Mãe Terra pelo envoltório que Ela nos emprestou. No tempo certo lhe devolveremos tudo. Então, nosso coração tem que ser aberto no influxo do espírito que sempre nos permeia e nosso peito será transformado numa imensa bola de luz dourada. O mundo e a Humanidade, dos quais fazemos parte, precisam ser abraçados, e viveremos com eles em harmonia e paz. (210606)

Pensamento - MCCCXLVIII

"Nosso coração tem que ser aberto no influxo do espírito
que sempre nos permeia e nosso peito será transformado
numa imensa bola de luz dourada." (Jairo de Lima Alves)

Filosofia Popular

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Filosofia Popular

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Pensamento - MCCCXLVII

"O fim da história será o começo da paz:
o reino da inocência recobrada." (Octavio Paz)

Pensamento - MCCCXLVI

"O mundo precisa ser visto com mais fulgor,
de maneira mais positiva e altruística."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCLXV

"Muitas vezes somos tão perfeitos
e esquecemos daqueles que precisam
de tanta ajuda." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCXLIV

"Muitas vezes esquecemos de que tudo nesta vida
tem a sua dose de sacrifício, de dedicação, de amor,
e acima de tudo, esperança no amanhã." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCXLIII

"Saber agradecer a vida pelo que ela nos proporciona é a maneira mais inteligente de aumentar a nossa auto-estima, o nosso entusiasmo e nossa força de vontade por novos dias que virão." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1079

Agradecendo a Vida
Quando estamos no labor da vida, é normal nos depararmos com crianças portadoras de necessidades especiais, mas com sorrisos vibrantes, apesar dos seus problemas. Isto poderia muito bem nos estimular para os embates, e até nos fazer chorar de vergonha. Muitas vezes somos tão perfeitos e esquecemos daqueles que precisam de tanta ajuda. Muitas vezes somos tão tristes e esquecemos de pessoas especiais que com tantos problemas nos ensinam a sorrir. Muitas vezes esquecemos de que tudo nesta vida tem a sua dose de sacrifício, de dedicação, de amor, e acima de tudo, esperança no amanhã. Saber agradecer a vida pelo que ela nos proporciona é a maneira mais inteligente de aumentar a nossa auto-estima, o nosso entusiasmo e nossa força de vontade por novos dias que virão. (210606)

Pensamento - MCCCXLII

"Existir é mudar, mudar é amadurecer, amadurecer é
ir criando a si mesmo indefinidamente." (Henri Bergson)

Mensagem Budista - A/0644

UMA HISTORIA BUDISTA
Um lavrador com a esposa doente encomendou uma série de preces a um sacerdote budista. O sacerdote começou a rezar, pedindo que Deus curasse todos os enfermos. "Um momento" - interrompeu o lavrador. "Eu pedi para que rezasse por minha esposa e o senhor pede por todos os doentes. Pode terminar beneficiando o meu vizinho, que está doente também. E eu não gosto dele!". "Você não entende" - disse o monge. "Ao rezar por todos, estou unindo minhas preces às de milhões de pessoas que se encontram agora pedindo por seus doentes. Somadas, estas vozes chegam até Deus e beneficiam a todos. Divididas, elas perdem sua força e não chegam a lugar nenhum". Assim ocorre com todas as nossas ações: quanto mais amplo o espectro de beneficiados, maior a força que elas adquirem e mais certos os resultados.

Mensagem do Escritor - M/1078

Um Novo Sentido
Caso não esteja encontrando motivo para ser alegre, sentindo que há uma pedra dentro de seu coração, será necessário, com muita urgência, uma mudança de atitude, retificando completamente o modo de viver. Jamais poderá se fechar às boas idéias que lhe são trazidas, permitindo que o desânimo tome conta de seu ser. Como o rio que procura o mar, você tem necessidade de tomar um novo rumo na vida, em busca da Espiritualidade, que lhe trará um novo alento. O mundo precisa ser visto com mais fulgor, de maneira mais positiva e altruística. As pessoas lhe tornarão mais agradáveis, a partir de uma nova tomada de posição de sua parte. Vocá que a vida terá muito mais sentido. (200606)

Fato Marcante Hoje

Desastre no Ano Novo
Em 31 de dezembro de 1988, 150 pessoas a bordo do Bateau Mouche IV foram surpreendidas entre a Ilha de Cotunduba e o Morro da Urca. O barco de casco chato, mais adequado a águas tranqüilas, não suportou o excesso de peso. À meia-noite, o saldo do acidente incluía 55 mortos, entre eles, a atriz Yara Amaral.

Filosofia Popular

De repente, num instante fugaz, os fogos
de artifício anunciam que o ano novo está
presente e o ano velho ficou para trás.

A Bíblia Diz...

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:38,39)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLXV

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 21 e 22


Ap 21
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
9
¶ E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
10
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
11
E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
12
E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
14
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15
E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.
16
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
17
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.
18
E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
19
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
20
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
21
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.
22
E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24
E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
25
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26
E a ela trarão a glória e honra das nações.
27
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Ap 22
E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
3
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
4
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
5
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
6
¶ E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
7
Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
9
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
10
E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
11
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
12
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
13
Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
14
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
16
Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
17
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
18
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
20
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
21
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Pensamento - MCCCXLI

"O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos
ter um ano novo. É que nós deveríamos ter
uma alma nova.” (Gilbert Keith Chesterton)

Filosofia Popular

Muitas pessoas esperam o ano novo por
um novo começo em hábitos velhos.

Frase do Dia

A pior solidão é não ter amizades verdadeiras.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pensamento - MCCCXL

"Mesmo quando tudo pede Um pouco mais de calma… Até quando o corpo pede Um pouco mais de alma… A vida não pára…” (Lenine)

Mensagem do Escritor - M/1077

Sem Máscaras
Alguns conselhos de Nuno Dias: “ Se você não quer, não ceda; se você não gosta, não finja;se você não pensa, não diga; se você odeia, esqueça; se você ama, semeie; se você vegeta, renasça; se você vive, cultive; se você sofre, ore; se você carece, peça; se você sente, grite; se você deseja, lute; se você difere, assuma.” É possível, embora pode custar algum sacrifício, deixarmos de lado algumas máscaras que costumamos usar, tornando-nos seres autênticos. Então, queira também, num esforço concentrado, tirar as máscaras e respirar aliviado. Pelo menos o máximo que puder. Pelo menos o máximo que ousar... (200606)

Fato Marcante Hoje

Pausa nos Bombardeios
Em 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros.

Um Vencedor - A/0643

UM VENCEDOR
Quando um vencedor comete um erro, diz: "Eu errei!" Quando um perdedor comete um erro, diz: "Não foi minha culpa."
Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo. Um perdedor está sempre "muito ocupado" para fazer o que é necessário.
Um vencedor enfrenta e supera o problema. Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo.
Um vencedor se compromete. Um perdedor faz promessas.
Um vencedor diz: "Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser." Um perdedor diz: "Eu não sou tão ruim como tantos outros."
Um vencedor escuta, compreende e responde. Um perdedor somente espera uma oportunidade para falar.
Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles. Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar seus defeitos.
Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho. Um perdedor não colabora e sempre diz: "Eu somente faço o meu trabalho."
Um vencedor diz: "Deve haver melhor forma de fazê-lo ..." Um perdedor diz: "Esta é a maneira que sempre fizemos."
Um vencedor compartilha esta mensagem com os amigos... Um perdedor guarda-a para si mesmo porque não tem tempo...
Com certeza você é uma vencedor

Mensagem do Escritor - M/1076

O Sentido da Vida
Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura, enquanto durar. A vida tem muito mais sentido, quando nos realizamos nas pequenas coisas, no convívio com os poucos amigos que conquistamos. (200606)

A Bíblia Diz...

"O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem." (Isaías 50:4)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLXIV

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 18, 19 e 20

Pensamento - MCCCXXXIX

"Nunca lamente uma ilusão perdida, pois não
haveria fruto se a flor não caísse." (Thaysa M. Dutra)

Filosofia Popular

Para alguns homens, as ilusões sobre
as coisas que lhes interessam são
tão necessárias quanto a vida.

Frase do Dia

Adote o hábito de dizer algo amável ao pronunciar
as primeiras palavras pela manhã.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Filosofia Popular

Sempre há alguma coisa que falta. Guarde
isso sem dor; embora em segredo, doa.

Minha Mãe - Saudade

100 anos teria minha mãe
29/12/1909 - 09/04/1988

Um registro à memória da mulher que me gerou, e a outros filhos.
Dedicada e exemplar, cumpriu a missão que recebeu do Altíssimo.
A ela, que descansa na mãnsão celestial, a minha homenagem!...

Pensamento - MCCCXXXVIII

"Meu ideal político é a democracia, para que
todo homem seja respeitado como indivíduo
e nenhum venerado." (Albert Einstein)

Mensagem do Escritor - M/1075

Tesão para Viver
Acordei bem cedinho e peguei um livro que estou lendo:" Sem tesão não há´solução". Esse livro eu não estou lendo, estou decorando, pois tem sempre algo interessante que sinto prazer em rever. O "Tesão" que se refere o autor, é o amor a uma determinada coisa, uma vontade muito grande nas nossas ações. Tudo feito com carinho, dedicação e vontade tem um retorno fértil. No trabalho, tem que haver esse tesão. Imagine ficar oito horas em um ambiente que não é agradável. Conviver com um vizinho bem “ chato”. Será que ele não tem nada de bom? Nenhum vai vender seu imóvel por alguém que o incomoda. Está na hora de você começar vendo o lado bom que cada um tem e sentir "tesão" por esse lado, deixando o desagradável só para ele. Podemos trabalhar esse "tesão" em toda nossa vida, começando por sentir tesão em viver. (200606)

Israel Sodré - Saudade

Pastor Israel Sodré
Entrou em transição numa segunda-feira, 6 de abril de 2009, por volta da 1h, no Hospital das Graças, o pastor Israel Sodré, que estava adoentado. Ele liderava a AD em Foz do Iguaçu.
Sempre simpático, tranquilo e de fala branda, pastor Israel nasceu a 5 de outubro de 1938, em Campos, RJ.
Foi líder de outras Igrejas no Paraná, presidiu a Convenção das Igrejas Evangélicas do Estado do Paraná (Cieadep) por vários mandatos e ocupava o cargo de 3º secretário da Mesa Diretora da CGADB.
O velório aconteceu no templo-central, à Rua Quintino Bocaiúva, 991, e o sepultamento ocorreu na terça, 7, às 16h.

Foto da Década - 6

Silhueta de Fidel Castro. Havana, Cuba, 03/02/2006. Foto: Javier Galeano/AP

Foto da Década - 5

Mudança Climática no mundo causa degelo de um iceberg na Baia de Kulusuk na Groelândia, 17/07/2007. Foto: John McConnico/AP

Foto da Década - 4

Obama discursa para o povo alemão. Berlim, Alemanha, 24/07/2008. Foto: Jae C. Hong/AP

Pensamento - MCCCXXXVII

"O que mais preocupa não é nem o grito
dos violentos; o que mais preocupa
é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

Pensamento - MCCCXXXVI

"Você precisa de poder apenas para
fazer algo nocivo. Do contrário,
o amor é suficiente, a compaixão
é suficiente." (Osho)

Pensamento - MCCCXXXV

"Educai as crianças, para que não seja
necessário punir os adultos." (Pitágoras)

Pensamento - MCCCXXXIV

"Não há coisa mais fria do que o conselho
cuja aplicação seja impossível." (Confúcio)

Pensamento - MCCCXXXIII

"Oremos para que a raça humana jamais
escape da Terra para espalhar sua
iniquidade em outros lugares." (C. S. Lewis)

Foto da Década - 3

Lula e FHC: Cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Brasília, 01/01/2003. Foto: Joedson Alves/AE

Foto da Década - 2

Guerra do Iraque: Prédio do governo iraquiano após ser bombardeado pelas forças americanas. 21/03/2003. Foto: Jerome Delay/AP

Foto da Década - 1

11 de setembro: World Trade Center em chamas após atentado. Nova Iorque, EUA, 11/09/2001. Foto: Marty Lederhandler/AP

Mensagem do Escritor - M/1074

Nos tempos de Antanho
Figuras pitorescas em alguns casos de amor. Tonhão bem que pensou que o broto lhe achava um pão. Mas se enganou, pois na verdade a moça não estava lhe dando bola, ela só era batuta pra chuchu. Ele ficou meio borocoxô, resolveu pegar a caranga e dar um rolê na city, para refrescar a cuca. No caminho, matutou que poderia ter uma chance com a guria e bolou convidá-la para pegar uma tela, mas ficou com medo de dar com os burros n’água, pois pelo jeito ela já tinha um cacho. Ela era uma tetéia, mas Tonhão não é de ficar chorando as pitangas, e tratou logo de chamar a vizinha, uma rapariga que é um pitéu e bate um lero legal, para dar umas bandas e desanuviar. 200606)

Filosofia Popular

Celebra hoje sua vitória de ontem,
para ter mais forças na batalha de amanhã.

Filosofia Popular

Sentindo-a palpável, agarrei a escuridão
nas palmas de minhas mãos e arremessei
contra o anjo no horizonte.

Pensamento - MCCCXXXII

"A vida não é senão uma contínua
sucessão de oportunidades
para sobreviver." (Gabriel Garcia Marquez)

Pensamento - MCCCXXXI

"Nem tudo que conta pode ser contado e nem tudo
que pode ser contado conta." (Albert Einstein)

Pensamento - MCCCXXX

"A Humanidade vai por espinhosos caminhos,
na busca célere de fé, amor e compreensão."
(Jairo de Lima Alves)

Novos Tempos - P/0334

Novos Tempos

A Humanidade vai por espinhosos caminhos,
na busca célere de fé, amor e compreensão...
antes era assim, e continua ainda, lutando
sem parar. Angústias existem no coração!

Vive-se novos tempos, com parplexidade,
obstáculos estão em toda parte, e cansa...
há quem perceba que tudo é efêmero aqui,
mas vale ainda a pena viver como criança.

Os tempos são outros, e bate a saudade
no peito de quem viveu em época diferente.
Os tempos estão mudados, pura solidão
que faz chorar até a alma mais inocente.

Vai longe a imaginação, muito sofrimento
de quem vive a recordar o feliz passado...
numa devassidão enorme vive o homem
a lamentar. Sofre ele num mundo agitado.

Novos tempos e ninguém se acostuma
com as agruras existentes em toda parte.
Todos viviam felizes, em paz e harmonia;
agora é só lamentos, o coração em enfarte.

29.12.2009 - Jairo de Lima Alves

Pensamento - MCCCXXIX

”A força de um homem não está no peso que
pode levantar, mas na carga que pode
compreender e superar." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1073

A Força do Homem
A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques. Desta maneira, prepare-se através de meditação, exercícios, e acima de tudo com a profunda consciência de seus propósitos, para agüentar firme e continuar no caminho, mesmo que tudo e todos à sua volta procurem afastá-lo de sua meta. É bom ressaltar ainda que a força de um homem não está no cabelo em seu peito, e sim no coração que se encontra dentro de seu peito. E para finalizar: ”A força de um homem não está no peso que pode levantar, mas na carga que pode compreender e superar. (040606)

Fato Marcante Hoje

Sobreviventes do terror
Em 29 de dezembro de 1972 são resgatados com vida, 14 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para a sobrevivência. A mais cruel delas foi a de utilizar a carne humana dos mortos como alimento.

Uma História de Amor - A/0642

UMA HISTÓRIA DE AMOR
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada. Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe.
Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer, a gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração.
Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas. Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana.
Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu. Só que ela estava muito mal. Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary.
Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais:"Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças". Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral. Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê. Hoje, os planos eram outros. Enquanto isso, Michael, todos os dias, pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha: - "Eu quero cantar pra ela" - ele dizia.
A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela. Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI. Entretanto, Karen decidiu. Ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito. Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva. Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e rumou para o hospital. A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. Mas Karen insistiu: - "Ele não irá embora até que veja a irmãzinha!".
Ela levou Michael até a incubadora. Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos olhando,ele começou a cantar, com sua voz pequenininha: - "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..." Nesse momento, o bebê pareceu reagir. A pulsação começou a baixar e se estabilizou. Karen encorajou Michael a continuar cantando."Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora..."
Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave. "Continue, querido!", pediu Karen, emocionada. "Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços... "O bebê começou a relaxar. "Cante mais um pouco, Michael." A enfermeira começou a chorar."Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... Por favor, não leve o meu sol embora..." No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa.
O Womans Day Magazine chamou essa história de "O milagre da canção de um irmão". Os médicos chamaram simplesmente de "milagre". Karen chamou de milagre do amor de Deus". O AMOR É INCRIVELMENTE PODEROSO.
Quando você receber este e-mail recite a prece abaixo. É só isso que você deve fazer. Envie para quatro pessoas e veja o que acontece no quarto dia.

"Que a paz esteja com você hoje.
Que você tenha a certeza de que está exatamente onde deveria estar.
Que você use as graças que recebeu e transmita o amor que lhe foi dado.
Que você se sinta feliz por ser filho de Deus.
Que a Sua presença suporte o seu corpo e permita à sua alma cantar, caminhar ao sol, pois ele brilha para todos nós".

Pensamento - MCCCXXVIII

"Percorramos o caminho da justiça e da paz, na certeza
de que alguém muito especial se preocupa com a nossa
evolução." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1072

A Lei Cósmica
Associada à lei universal do Livre-Arbítrio, a Lei Cósmica é infalível. Aconteça o que acontecer, a Lei Cósmica estará sempre se cumprindo, de maneira correta e justa em nossa vida. Também é importante ficarmos atentos para a grande realidade na afirmação dos mestres: “ O Cósmico conspira sempre em nosso favor.” Em consonância com esta verdade, percorramos o caminho da justiça e da paz, na certeza de que alguém muito especial se preocupa com a nossa evolução, nem que tenhamos para isso nos submeter à lei cármica. (040606)

A Bíblia Diz...

"Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações." (2 Coríntios 7:4)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLXIII

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 15, 16 e 17

Pensamento - MCCCXXVII

"Sem cultura e moral não haverá nenhuma
saída para os homens." (Albert Einstein)

Pensamento - MCCCXXVI

"O silêncio, tal como a modéstia, ajuda muito
numa conversação." (Michel de Montaigne)

Filosofia Popular

A teoria ajuda-nos a suportar
a nossa ignorância dos fatos.

Frase do Dia

Faça tudo com alegria. Isso se chama ENTUSIASMO!
Dê o melhor de si. Isso se chama PERFEIÇÃO!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mensagem do Escritor - M/1071

Amar sem limite
É preciso amar, sempre. Ame, como se ninguém nunca o houvesse feito sofrer. Trabalhe, como se não precisasse do dinheiro. Dance, como se ninguém estivesse olhando. Cante, como se ninguém estivesse ouvindo.Viva, como se fosse no paraíso. Curta o que de melhor a vida lhe oferece, com toda intensidade, como se fosse o último dia de sua vida. A vida, muitas vezes é curta, mas mesmo assim seu caminho é longo. Nela aprendemos a sorrir, chorar, amar, sofrer e a renascer, para amanhecer e termos um lindo dia Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Em tudo, o amor deve se manifestar, sem limite. (040606)

Pensamento - MCCCXXV

"Amar, porque nada melhor para a saúde que
um amor correspondido." (Vinícius de Moraes)

Pensamento - MCCCXXIV

"A vida é um eco. Se você não está gostando
do que está recebendo, observe o que está
emitindo." (Lair Ribeiro)

Pensamento - MCCCXXIII

"A inteligência é o único meio que possuímos para
dominar os nossos instintos." (Sigmund Freud)

Publicidade - Governo do Estado

Anúncio veiculado na Edição de Natal - 2009

Filosofia Popular

O choro vem perto dos olhos para que a dor
transborde e caia. O choro vem quase
chorando como a onda que toca na praia.

Filosofia Popular

Se ficares parado nada terás. Então,
mova-se e encontrarás o que procuras!

Filosofia Popular

Não devemos ter medo dos confrontos.
Até os planetas se chocam, e do caos
nascem as estrelas.

Filosofia Popular

A escuridão nao pode acabar com a escuridão, só a luz pode; o ódio nao acaba com o ódio, só o amor pode.

Pensamento - MCCCXXII

"Antes de envelhecer por completo, seria ideal que se buscasse em bons profissionais as técnicas para se chegar bem a uma idade fecunda, como um tratamento ortomolecular." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCXXI

"O interessante a respeito do mais tarde,
é que ninguém consegue provar a veracidade
dessa declaração." (Jairo de Lima Alves)

Filosofia Popular

Se exagerássemos em nossas alegrias como fazemos em nossas perdas, nossos problemas perderiam toda sua importância.

Pensamento - MCCCXX

"Se o conhecimento pode criar problemas,
não é através da ignorância que podemos
solucioná-los." (Isaac Asimov)

Pensamento - MCCCXIX

"Os problemas da vitória são mais agradáveis
do aqueles da derrota, mas não são menos difíceis."
(Winston Churchill)

Pensamento - MCCCXVIII

"Quanto maior a dificuldade, tanto maior
o mérito em superá-la." (Henry Ward Beecher)

Pensamento - MCCCXVII

"Um sorriso é a mais bela maquiagem que uma mulher
pode usar em seu rosto." (Rafael Laimer Bilibio)

Filosofia Popular

O ciumento passa a vida procurando um
segredo que vai destruir sua felicidade.

Mensagem do Escritor - M/1070

A Força do Iraque
O nome Iraque, significa País com Raizes Profundas. Os nomes usados na Bíblia para designar o Iraque, são Babilônia, terra de Shinar, Mesopotamia. A palavra Mesopotâmia significa entre os dois rios, mais exatamente entre os Rios Tigre e Eufrates. Nenhuma outra nação, exceto Israel, tem mais história e profecia associadas com a Bíblia do que o Iraque. O Alcorão menciona: “Quando as garras da águia limparem as terras de Alá, haverá paz." Veja a força do Iraque: ali ficava o Jardim do Éden. A arca de Noé foi ali construída e também a Torre de babel. Ur dos Caldeus ficava ao Sul do País. Jacó encontra Raquel em Nahor e Jonas orou em Nínive, ambas as cidades ficavam no Iraque. Babilônia destruiu Jerusalém e as crianças hebraicas queimadas no fogo. Também no Iraque. Baltazar e Nabucodosor atuaram em terras do Iraque. Os reis magos vieram do Iraque e mais tarde, Pedro esteve lá. As orações de Ezequiel, Daniel na cova dos leões e Jesus, a quarta pessoa na fornalha. Todos esses episódios ocorreram em terras do atual Iraque. (040606)

Filosofia Popular

O que afoga não é o mergulho, mas
o fato de permanecer debaixo d´água.

Filosofia Popular

Saiba receber a felicidade, pois ela
engrandece o seu coração para que
possa melhor compreender a tristeza.

Filosofia Popular

Quando você vive bastante, é acusado
de coisas que nunca fez e elogiado
por virtudes que nunca teve.

Filosofia Popular

A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranqüilidade e querer com mais doçura.

Pensamento - MCCCXVI

"Leis são como teias de aranha: boas para
capturar mosquitos, mas os insetos maiores
rompem sua trama e escapam." (Sólon)

Pensamento - MCCCXV

"Lembre-se que a indecisão é a pior coisa que
pode haver, principalmente para aqueles
que precisam decidir." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1069

A Decisão
É chegado o momento em que é necessário uma tomada de posição, a decisão na hora certa. O interessante a respeito do mais tarde, é que ninguém consegue provar a veracidade dessa declaração. Ninguém pode nos repreender por não termos feito algo. Se alguém perguntar, poderemos responder: “ Eu disse que faria depois e o depois ainda não chegou.” Se puder fazer algo agora, faça-o Jules Renard dizia: “ A preguiça não é nada mais que o hábito de descansar antes de ficar cansado.” Quer fazer alguma coisa? Decida, então, quando será feito, se é que haja interesse nisso. Mas decida se será feito. Lembre-se que a indecisão é a pior coisa que pode haver, principalmente para aqueles que precisam decidir. (040606)

Filosofia Popular

Na casa onde há dinheiro,
deve haver um só caixeiro.

História Judaica - A/0641

UMA HISTORIA JUDAICA
O rabino Elimelekh havia feito uma bela pregação e agora voltava para sua terra natal. Para homenageá-lo e mostrar gratidão, os fiéis resolveram seguir a carruagem de Elimelekh até que ela saísse da cidade. Em dado momento, o rabino parou a carruagem, pediu que o cocheiro seguisse adiante sem ele, e passou a acompanhar o povo. Belo exemplo de humildade - disse um dos homens ao seu lado.
- Não existe qualquer humildade no meu gesto, mas um pouco de inteligência - respondeu Elimelekh.
- Vocês aqui fora estão fazendo exercício, cantando, bebendo vinho, confraternizando uns com os outros, arranjando novos amigos, tudo por causa de um velho rabino que veio falar sobre a arte da vida. Então, deixemos minhas teorias seguirem naquela carruagem, porque eu quero participar da ação". Mais vezes na semana deixe suas teorias andarem na carruagem que vai à frente e acompanhe o pessoal que está na ação. (Francisco C. L. Pucci)

Na casa onde há dinheiro deve haver um só caixeiro.

Fato Marcante Hoje

Cinema para o público
Em 28 de dezembro de 1895, Louis Lumiére realizou os primeiros espetáculos regulares de Cinema. Para chegar ao primeiro aparelho, foi preciso resolver três dificuldades: a análise do movimento, a fixação desse movimento num recipiente qualquer e a sua projeção fora do aparelho.

Pensamento - MCCCXIV

"Milhões estão famintos por toda parte, enquanto
muitos estão esbanjando víveres, na maior
indiferença." (Jairo de Lima Alves)

Menagem do Escritor - M/1068

Miséria e Fome
Fala-se muito em combate à fome e à miséria no mundo. Milhões estão famintos por toda parte, enquanto muitos estão esbanjando víveres, na maior indiferença. No Brasil, o sociólogo Betinho levantou a bandeira da solidariedade, tendo se tornado o principal líder na campanha contra a fome e a miséria. Mobilização nacional e ação solidária foram os marcos da campanha. Milhares de famílias puderam ter melhores condições de vida, mas foi insuficiente para eliminar o grave problema social. A iniciativa foi positiva, mas Herbert de Souza morreu em 1997 sem que pudesse ter o seu sonho plenamente realizado. (030606)

A Bíblia Diz...

"E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." (Apocalipse 19:6,7)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLXII

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 12, 13 e 14

Pensamento - MCCCXIII

"Há uma coisa muito escassa, muito mais distante,
muito mais rara que o talento. É o talento para
reconhecer o talento." (Elbert Hubbard)

Filosofia Popular

O amor é como uma borboleta:
segure-o muito apertado e ele
se romperá, deixe-o muito
solto e ele voará.

Frase do Dia

Amigo é a pessoa que sabe tudo sobre
você e ainda assim lhe quer bem.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Mensagem do Escritor - M/1067

Mulheres e Crianças
O direito das mulheres e das crianças foi conquistado não faz muito tempo. A ONU criou documentos especiais com o objetivo de garantir às mulheres e às crianças melhor participação na sociedade. Antes, num passado recente, não eram ouvidas e nem respeitadas pela maioria dos homens adultos. Felizmente, com o advento de legislação específica, a mulher é tratada com igualdade de condições e as crianças são vistas com muito mais respeito. O instrumento valioso para fazer valer esses direitos, é a Declaração Universal dos Direitos da Criança, e de igual modo, a Declaração dos Direitos da Mulher. (030606)

Pensamento - MCCCXII

"No homem, o desejo gera o amor. Na mulher,
o amor gera o desejo." (Jonathan Swift)

Filosofia Popular

Quando o indivíduo tem compromisso
com sua essência, a vida não se torna
um fardo pesado de carregar.

Filosofia Popular

Negar as próprias aspirações é um
desperdício de energia que faz
falta para suas realizações.

Filosofia Popular

O primeiro passo para promover uma
mudança é libertar-se da imagem
que você transmite aos outros.

Filosofia Popular

O mais importante de tudo é poder
ter a sensação de que viver vale a pena.

Filosofia Popular

Amar é o esforço de escalar a montanha
do nosso ego para poder se deleitar apreciando
a vista das pequenas grandes coisas.

Pensamento - MCCCXI

"O amor não conhece sua própria intensidade até a hora da separação." (Khalil Gibran)

Filosofia Popular

Quando o discípulo está pronto,
o mestre desaparece.

Filosofia Popular

Se resistimos às nossas paixões,
é mais pela fraqueza delas
que pela nossa força.

Filosofia Popular

Meça muito bem as palavras, porque uma coisa é a intenção de quem as profere e outra coisa é a condição de quem as ouve.

Filosofia Popular

Justificativa é coisa de perdedor.
Enquanto o vice explica o campeão comemora.

Filosofia Popular

Nada é totalmente errado neste mundo.
Até um relógio parado é certo duas vezes por dia.

Filosofia Popular

De vez em quando você tem que
fazer uma pausa e visitar a si mesmo.

As Gerações

As Gerações

Os avós, no passado; depois, os pais; viemos nós, logo depois. Aí, então, vieram os filhos; agora, os netos. E, assim, vai... a vida segue, em sua evolução natural.
Olha só, a ramificação: na geração de meu pai. Manuel Joaquim Alves da Silva, o Nezinho. Casado com a vovó Generosa, teve muitos filhos. Meu pai era o caçula. Casou-se com a prima Porcina, que morava distante 80 quilômetros da Barra da Cerquinha, fazenda da família, no Município de Malhada de Pedras. Minha mãe morava na Fazenda Gameleira, que ficava perto de Monte Algre, um lugarejo, que mais tarde tornou-se município com o nome de Maetinga.
É assim que a família se ramifica, vai se desdobrando, se ampliando, ganhando novos espaços geográficos, e vai se multiplicando. Minha família, originalmente chamada "Lima" e "Brito", ganhou novos componentes, com tantos outros nomes nela incorporados.
Meu Pai, Pompílio Brito Alves, que nasceu em 1919, teve uma vida muito difícil, desde o seu torrão amado, até as aventuras no Sul do Brasil. Minha mãe, uma verdadeira heroína, teve cinco filhos e foi mãe adotiva de outros tantos. Osório e José sempre são bem lembrados. Osório nunca mais deu notícia de seu paradeiro, e José, está residindo em Brasiléia, no Acre. Nicolau Domingos de Oliveira, quase filho, era mineiro de Montes Claros, e atualmente reside em Rondônia. Dentre os sobrinhos que recebeu os cuidados de minha mãe, estão Ilton Brito e Alda"Fifia" Brito.
Meu pai fez 13 anos no dia 9 de janeiro de 1932.
Eu completei 13 anos no dia 17 de julho de 1963.
Meu filho, Castro Alves, fez 13 anos no dia 8 de maio de 1985.
Agora, o neto Cássio, completa 13 anos no dia 28 de dezembro de 2009.
Esta é uma pequena história de nossa geração.

Pensamento - MCCCX

"A busca é que deve ser constante, sempre
procurando, com perseverança e dedicação
a Luz Maior." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCIX

"Somos, no mundo, uma grande fraternidade,
e nem sabemos reconhecer o valor de cada um
desses tantos irmãos espalhados pela Terra."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCVIII

"Contrariando os direitos humanos, ainda é
possível encontrar trabalho escravo, o que
é uma situação deplorável." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCVII

"Generosidade não quer dizer dar alguma coisa
de comer ao pobre depois de já estar satisfeito."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCCVI

"Generosidade quer dizer: a pessoa própria ficar com fome e dar a outro de comer, e julgar que isso é um êxito para ele como se já tivesse alcançado o seu objetivo." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1066

A Generosidade
Vamos atentar para a expressão de Albert Einstein:"Cem vezes por dia eu me lembro que minha vida interior e minha vida exterior dependem do trabalho que outros homens estão fazendo agora. Por causa disso, preciso me esforçar para retribuir pelo menos uma parte dessa generosidade - e não posso deixar nenhum minuto vazio." Generosidade não quer dizer dar alguma coisa de comer ao pobre depois de já estar satisfeito, mas, generosidade quer dizer: a pessoa própria ficar com fome e dar a outro de comer, e julgar que isso é um êxito para ele como se já tivesse alcançado o seu objetivo. (030606)

Pensamento - MCCCV

"Os elogios não me elevam, as criticas não
me rebaixam; sou o que sou e não
o que acham." (Maria Valadas)

Filosofia Popular

Tudo o que é bom, dura o tempo
necessário para ser inesquecível.

Filosofia Popular

Não diga à Deus o tamanho do seu problema;
diga ao problema o tamanho do seu Deus.

Pensamento - MCCCIV

"Prefiro os que me criticam, porque me corrigem,
aos que me adulam, porque me corrompem."
(Santo Agostinho)

Pensamento - MCCCIII

"A distância é como os ventos: apaga as velas
e acende as grandes fogueiras.” (Machado de Assis)

Mensagem do Escritor - M/1065

A Revolução Francesa
O lema do Movimento era: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Surgiu daí a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sendo esta uma das primeiras tentativas de acabar com as injustiças. Na verdade, o fato ocorreu no ano de 1789, conhecida como a Revolução Francesa, a Primeira Declaração. Esse acontecimento até hoje é lembrado como um dos mais importantes na luta pelos direitos humanos. Muitos outros movimentos pelo mundo foram inspirados nesta Revolução, coibindo os abusos de reis e governantes em todos os quadrantes da Terra. (030606)

Pescaria Inesquecível - A/640

PESCARIA INESQUECÍVEL

Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia,
ia pescar no cais próximo ao chalé da família,
numa ilha que ficava em meio a um lago.
A temporada de pesca só começaria no dia seguinte,
mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar
apenas peixes cuja captura estava liberada.

O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos,
provocando ondulações coloridas na água.
Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago.
Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha.
O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água.

Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada.
O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para frente.
O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio.
Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada.
Em seguida, olhou para o peixee depois para o menino, dizendo:
- Você tem que devolvê-lo, filho!
- Mas, papai, reclamou o menino
.- Vai aparecer outro, insistiu o pai.
- Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou à volta do lago.
Não havia outros pescadores ou embarcações à vista.
Voltou novamente o olhar para o pai.
Mesmo sem ninguém por perto,sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável.

Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.
O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu.
E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele.Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido.
O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa.
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos observando. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o PEIXE À ÁGUA.
A história valoriza não como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, é possível fazer a coisa certa. A boa educação é como uma moeda de ouro:
TEM VALOR EM TODA PARTE.

Mensagem do Escritor - M/1064

Trabalho Duro
Até metade do século XVIII, a maioria das pessoas trabalhava na agricultura, durante sete dias por semana, sem direito a descanso. Depois disso, muita gente foi para as cidades, a fim de trabalhar nas fábricas que iam surgindo. Eram ruins as condições de trabalho, mas as conquistas iam chegando gradativamente. A jornada diária de oito horas de trabalho e as férias foram conquistadas só na virada do século XIX/XX. Os sindicatos tiveram participação decisiva, mas os brasileiros só conquistaram esses direitos na década de 1930.No entanto, ainda hoje, nos lugares mais pobres, é possível encontrar trabalho escravo, o que é uma situação deplorável. (030606)

Fato Marcante Hoje

O Dinheiro do Mundo
Em 27 de dezembro de 1945, era inaugurado o Fundo Monetário Internacional. Na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, são discutidos e aprovados os estatutos constitutivos. A partir desta data entram em vigor, após a assinatura de 29 países, correspondentes a 80% da sua quota inicial.

A Bíblia Diz...

"Em Deus faremos proezas; porque ele é que
pisará os nossos inimigos." (Salmos 60:12)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLXI

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 7, 8, 9, 10 e 11

Filosofia Popular

A alegria da alma constitui os belos
dias da vida, seja qual for a época.

Pensamento - MCCCII

"A arrogância esconde uma fragilidade
de caráter e um medo de se mostrar
diante do outro." (Jaime Leitão)

Pensamento - MCCCI

"É sábio direcionar sua raiva para problemas
- não para pessoas; focalizar suas energias
em respostas - não em desculpas." (Willian Ward)

Frase do Dia

Felicidade não é a ausência de problemas
mas a habilidade para lidar com eles.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Visão Apocalíptica - P/0333

Visão Apocalíptica

O anjo fala de coisas que brevemente devem acontecer;
a mensagem dos céus, o testemunho fiel do Servo João.
A palavra da Profecia chega trazendo grande revelação
na Ilha de Patmos, com alerta a quem quer ouvir e ver.

Cabeça e cabelos brancos, símbolo de pureza e amor;
o primeiro e o último, nas mãos a chave da redenção.
As sete igrejas, como castiçais, e a sua voz de perdão
ressoa no Continente; a coroa da glória é o pendor!


"Eu sei as tuas obras", "sei também de tua paciência"
em Éfeso. A primeira Igreja, recebe a gloriosa visão!
Depois, Smirna e Pérgamo: muita fé e tribulação...
... em Tiatira e Sardo: repreensão com clemência.

Filadélfia, a porta aberta, uma voz verdadeira,
anunciando o mais puro amor a quem vencer...
... mas em Laudiceia, a indiferença faz sofrer...
... a promessa do Trono da Graça, vida inteira!

Anjos, selos, castiçais e livro, símbolos e visões
que muitos não podem entender. São mistérios!
As coisas que hão de acontecer, os vitupérios...
... os castiçais, o incenso e as suaves orações!

26.12.2009 - Jairo de Lima Alves

Mensagem do Escritor - M/1063

Nossos Irmãos Humanos
Francisco Freire Barros, assim se expressou: "eu tenho tantos irmãos que não posso contar. No vale, na montanha, no pampa e no mar. Cada qual com o seu trabalho, com seus sonhos; cada qual, com a esperança no futuro e as lembranças do passado. Eu tenho tantos irmãos que não os posso contar." Na verdade, as palavras fazem parte da música Liberdade, da imortal Mercedes Sosa. Somos, no mundo, uma grande fraternidade, e nem sabemos reconhecer o valor de cada um desses tantos irmãos espalhados pela Terra. Às vezes, por negligência, ou até mesmo motivados por sentimentos prosélitos, ficamos indiferentes a estes irmãos. Sejam eles de cútis branca ou morena, negra ou parda; sejam ricos ou pobres, sábios ou ignorantes. Não importa a nacionalidade a que pertençam, estamos debaixo do mesmo teto e filhos do mesmo Pai. (261209)

Pensamento - MCCC

"A adversidade desperta em nós capacidades
que, em circunstâncias favoráveis, teriam
ficado adormecidas." (Horácio)

Pensamento - MCCXCIX

A amizade desenvolve a felicidade e reduz
o sofrimento, duplicando a nossa alegria
e dividindo a nossa dor." (Joseph Addison)

Pensamento - MCCXCVIII

"A primeira condição para se realizar
alguma coisa, é não querer fazer
tudo ao mesmo tempo." (Tristão de Ataíde)

Pensamento - MCCXCVII

"A distinção entre passado, presente
e futuro é apenas uma ilusão teimosamente
persistente." (Albert Einstein)

Pensamento - MCCXCVI

"Nós humanos temos duas armas naturais:
o silêncio e o desprezo." (Mauro Nascimento Junior)

Pensamento - MCCXCV

"A raiva é um ladrão que rouba
os bons momentos." (Joan Lunden)

Pensamento - MCCXCIV

"A vida nos criou momentos mágicos, provando
que há muitas formas de encontrarmos o prazer
de viver." (Zibia Gasparetto)

Pensamento - MCCXCIII

"Aproveite bem os momentos felizes de uma vida,
porque ela é curta demais para ficar numa simples
lembrança." (Willy Neval)

Pensamento - MCCXCII

"É fundamental que o líder monitore
intensamente sua relação com os colaboradores
em momentos de sucesso." (Bernardinho)

Pensamento - MCCXCI

"Deixe a felicidade ao alcance dos olhos,
para que a ache facilmente nos momentos
de tristeza." (Alexandro Tatto)

Mensagem do Escritor - M/1062

A Verdade do Sorriso
Mensagens sobre o sorriso existem centenas circulando por toda parte. A verdade é que o sorriso faz bem a todos, tanto ao que oferece um sorriso, quanto ao que recebe. É uma forma cordial que só faz o bem. Recordando: “ Um sorriso custa pouco e consegue tanto. Enriquece os que recebem, sem empobrecer os que dão. Dura apenas um instante, mas sua lembrança pode ser eterna. Ninguém é bastante rico para desprezá-lo, nem tão pobre para negá-lo. O sorriso cria felicidade, dando descanso a quem está fatigado e coragem a quem está desanimado.” Ninguém tem tanta necessidade de um sorriso, como aquele que não o pode dar aos outros. (190606)

Pensamento - MCCXC

"Ninguém tem tanta necessidade de um sorriso,
como aquele que não o pode dar aos outros."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLXXXIX

"O sorriso cria felicidade, dando descanso
a quem está fatigado e coragem a quem
está desanimado." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLXXXVIII

"Ouvimos que o amor ao dinheiro é a raiz de todos
os males, embora o dinheiro em si é benéfico,
se for bem administrado." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLXXXVII

"Um homem de sucesso é aquele que se levanta, pela manhã, se deita para dormir à noite, e no intervalo entre esses dois momentos, faz aquilo que deseja." (Jairo de LIma Alves)

Pensamento - MCCLXXXVI

"Mal utilizado, o dinheiro serve como uma distração
ou como um vício." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1061

O Valor do Dinheiro
Um homem de sucesso é aquele que se levanta, pela manhã, se deita para dormir à noite, e no intervalo entre esses dois momentos, faz aquilo que deseja. O dinheiro tem o seu valor, assim como a fama e o poder. Todos são ótimas ferramentas que faz o homem atingir os seus objetivos. Mal utilizado, o dinheiro serve como uma distração ou como um vício. Ouvimos que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, embora o dinheiro em si é benéfico, se for bem administrado. Fred Allen avalia: “ Uma celebridade é uma pessoa que dá duro a vida toda para se tornar famosa, e quando isso acontece, passa a usar óculos escuros para não ser reconhecida.” O dinheiro pode nos roubar a paz. (190606)

Pensamento - MCCLXXXV

"A ciência só não é 100% verdadeira
porque ainda não descobriu a formula
para viver e amar." (Reginaldo Silva Poso)

Pensamento - MCCLXXXIV

"A liderança efetiva é colocar em primeiro
o que é mais importante. O gerenciamento
efetivo é disciplina, realizando isso."
( Stephen Covey)

Pensamento - MCCLXXXIII

"A felicidade depende das qualidades
próprias do indivíduo e não do estado
material do meio em que se encontra."
(Alan Kardec)

Pensamento - MCCLXXXII

"Assim como há flores em todas as estações,
também há loucuras em todas as idades." (Jouy)

Pensamento - MCCLXXXI

"A prudência não passa de uma qualidade:
não devemos transformá-la em virtude."
(Jules Renard)

Filosofia Popular

Não pode haver felicidade, quando
as coisas, nas quais acreditamos,
são diferentes das que fazemos.

Pensamento - MCCLXXX

"Só dê ouvidos a quem te ama. Outras opiniões,
se não fundamentadas no amor, podem
representar perigo." (Fábio de Mello)

Pensamento - MCCLXXIX

"A alegria é o fogo que mantém aquecido
o nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência."
(Helen Keller)

Filosofia Popular

Os tristes acham que o vento geme;
os alegres acham que ele canta.

Pensamento - MCCLXXVIII

"É necessário nos conservarmos sempre sábios,
carregando a cruz, que é o sagrado dote que
Deus nos deu." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLXXVII

"Tenhamos a certeza de que jamais hão
de faltar mãos que possam nos ajudar."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLXXVI

"Ama os teus inimigos porque eles dizem
os teus defeitos." (Benjamin Franklin)

Mensagem do Escritor - M/1060

De Mãos Dadas
É pesada a tarefa que temos para desempenhar. Teremos que dela dar conta, porque jamais podemos perder a oportunidade de servir. Manter o equilíbrio em tudo, buscar a força no Criador e ter muita fé, sem nunca desanimar. A estrada da vida espera os nossos passos. Muita coisa tomamos por empréstimo, e assim, é necessário nos conservarmos sempre sábios, carregando a cruz, que é o sagrado dote que Deus nos deu. Ele está em nós, como em todas as coisas se manifesta. Estamos, portanto, de mãos dadas. Ele tem força, para dar força; tem coragem, para dar coragem; tem ânimo, para dar ânimo. Tenhamos a certeza de que jamais hão de faltar mãos que possam nos ajudar. (190606)

Pensamento - MCCLXXV

"A nossa vida tem quatro sentidos:
amar, sofrer, lutar e vencer.
Ame muito, sofra pouco, lute bastante
e vença sempre!" (Ossean Tuler)

Filosofia Popular

Um sentimento de amor, por menor que
seja, derruba uma montanha de ódio.

Pensamento - MCCLXXIV

"A grande montanha a vencer não está lá fora,
pode estar ao lado de dentro." (Elan klever)

Pensamento - MCCLXXIII

"Quem, nesta vida, não tem necessidade de transpor pontes, ou pelo menos, contar com o auxílio de uma ponte, para passar de uma margem à outra dos rios da de nossa existência?" (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1059

Uma Ponte
Quem, nesta vida, não tem necessidade de transpor pontes, ou pelo menos, contar com o auxílio de uma ponte, para passar de uma margem à outra dos rios da de nossa existência? É assim pensando, que Gail Brock Burket, expressa os seus sentimentos: “Não peço para trilhar caminhos suaves, nem carregar leves fardos; peço por força e resistência, para escalar a vereda pedregosa. Dá-me tal coragem para que eu possa transpor, sozinho, os picos mais difíceis, e transformar cada obstáculo em uma ponte.” (190606)

Visão Bem-Humorada do Amor - A/0639

UMA VISÃO BEM HUMORADA DO AMOR
O amor não é algo que te faz sair do chão e te transporta para lugares que
nunca vistes.
O nome disso é avião.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que te faz perder a respiração e a fala.
O nome disso é bronquite asmática.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que chega de repente e te transforma em refém.
Isso se chama seqüestrador.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que voa alto no céu e deixa sua marca por onde passa.
Isso se chama pombo com caganeira.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que tu podes prender ou botar pra fora de casa quando
bem entender.
Isso se chama cachorro.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que lançou uma luz sobre ti, te levou pra ver
estrelas e te trouxe de volta com algo dele dentro de ti.
Isso se chama alienígena.
O amor é outra coisa.
O amor não é uma coisa que desapareceu e que, se encontrado, poderia mudar o
que está diante de ti.
Isso se chama controle remoto de TV.
O amor é outra coisa.
RESUMINDO:
O amor é algo que a gente não explica, simplesmente sente.
(Luís Fernando Veríssimo)

Fato Marcante Hoje

Sucesso brasileiro nos EUA
Em 26 de dezembro de 1939, Carmen Miranda inicia seu caminho de sucesso em palcos internacionais. Uns afirmam que ela viajou para criar uma imagem positiva do Brasil no exterior, com patrocínio de Getúlio Vargas. Outros já afirmavam que a única razão de ter sido escolhida provinha de seu talento.

Filosofia Popular

As atitudes revelam aquele que é
verdadeiramente amigo.

Mensagem do Escritor - M/1058

A Peste negra
A terrível epidemia assolou a Europa no século XIV, mudando todo o curso da história. A peste negra, estendendo o manto negro da morte sobre o povo europeu, afetou o sistema político, financeiro e social do mundo medieval. Muitas doenças malditas eram conhecidas anteriormente, mas essa veio para devastar, como acontece com a aids nos dias atuais, embora a ciência médica esteja evoluindo. A peste negra atingiu proporções sem precedentes, massacrando um terço do continente europeu, por conta de pulgas contaminadas. Nos primeiros dois meses, a epidemia se manifestava, onde o doente com febre alta e cuspindo sangue, em três dias estava morto. A grande mortalidade teve início em janeiro de 1348. (190606)

A Bíblia Diz...

"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus." (Atos dos Apóstolos 7:55,56)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCCLX

Texto Bíblico para este Dia:
Apocalipse 4, 5 e 6

Filosofia Popular

Ser amigo é entender o silêncio,
a ternura, o mistério.

Frase do Dia

As pessoas que falam muito mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.

Pensamento - MCCLXXII

"Se quiser saber como um homem é de verdade,
veja como ele trata os seus inferiores,
e não os seus iguais" (Sirius Black)

Pensamento - MCCLXXI

"O mundo nunca pode abrir mão de três classes de profissionais: os historiadores, que falam do passado; os políticos, que tratam do presente; e os poetas, que sonham em todas as dimensões da vida." (Jairo de Lima Alves, parafraseando o senador José Sarney)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem do Escritor - M/1057

Nossa Luz
"Quando você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra elas: ao contrário, procure acender uma luz". Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina luz diante dele, com seu exemplo. Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo, mostrando-lhes o caminho da subida. E assim, possa a nossa Luz brilhar diante de todos, conduzindo as pessoas pelas veredas da justiça e junto às águas tranqüilas. Essa Luz que está em nós precisa estar sempre brilhando, para que no momento da chamada, possamos alcançar a Luz Maior. (180606)

Pensamento - MCCLXX

"Ontem o passado me pegou totalmente de surpresa.
Entrou no meu quarto e me deixou assim...
Com cara de saudade.” (Daniela Borali)

Pensamento - MCCLXIX

"Cada um escreve do jeito que respira.
Cada um tem seu estilo. Devo minha
literatura à asma." (Fabrício Carpinejar)

Filosofia Popular

Há entre mim e os meus passos, uma divergência instintiva. Há entre quem sou e estou, uma diferença de verbo, que corresponde à realidade.

Pensamento - MCCLXVIII

"A paisagem onde a gente brincou pela primeira
vez não sai mais da gente." (Candido Portinari)

Pensamento - MCCLXVII

"Todos dizem que o perdão é uma idéia
maravilhosa até que elas possuam
algo para perdoar." (C.S.Lewis)

Filosofia Popular

Saber o que é certo e não
o fazer é a pior covardia.

Filosofia Popular

O segredo da eterna juventude
é apaixonar-se por uma causa.

Pensamento - MCCLXVI

"As loucuras alheias jamais nos ensinam
a ser sensatos." (Napoleão Bonaparte)

Pensamento - MCCLXV

"Esta vida está cheia de ocultos
caminhos." (Guimarães Rosa)

Pensamento - MCCLXIV

"Sem Photoshop o amor se esparramou sobre
folhas coloridas nos braços do outono." (Leonor Cordeiro)

Pensamento - MCCLXIII

"Ao pousar pela primeira vez os olhos em
você, meu coração disparou.” (Jorge Amado)

Pensamento - MCCLXIII

"Ao pousar pela primeira vez os olhos em
você, meu coração disparou.” (Jorge Amado)

Pensamento - MCCLXII

"O tédio é o sentimento mais
moderno que existe." (Cazuza)

Pensamento - MCCLXI

"Esta vida é uma viagem pena eu estar
só de passagem." (Paulo Leminski)

Papai Noel não veio - P/0332

Papai Noel não veio

No bairro pobre, num pequeno casebre,
no quilombo, naquela favela disntante...
uma criança com os olhos rasos d´água
esperava que o bom velhinho chegasse.
Mas o coraçãozinho inocente, em mágoa,
sofreu a desilusão. Não era importante!

Época de Natal, todos os anos é assim...
o presente já se sabe prá quem vai...
... dizem que o velhinho, pela chaminé,
em silêncio, sem sussurro, deixa ali,
o presente de Natal, e acreditando até,
o menino se alegra com presente do pai.

Enquanto isso, nos becos da periferia,
onde está o Papai Noel? Ele não veio?!
Mais uma vez a ilusão bate à porta
de uma criança pobre, que fica a chorar,
a mãezinha em pranto, então o conforta,
"Um dia, quem sabe, ele vem, eu creio!"

Maldito o homem que trouxe a crença
nesse velho, que se traja de vermelho!
Ele engana todo mundo, uma covardia
sem medida, deixa rastros de tristeza.
Ele não vai aos valados nesse belo dia!
Só nos lares ricos ele faz seu galanteio!

Agora, resta a esperança no futuro,
outros natais hão de vir, e compensar
o menino pobre e a menina desvalida,
esperando ainda que o presente vem.
A fé é o alimento que sustenta a vida.
Sim, Papai Noel outra vez vai voltar!

25.12.2009 - Jairo de Lima Alves

Filosofia Popular

As vezes é preciso parar e olhar para longe,
para podermos enxergar o que está diante de nós.

Filosofia Popular

Na época do natal a terra é vista do céu, como o céu é visto da terra.

Filosofia Popular

Para se adquirir tudo o que amamos, é só uma questão de tempo e paciência.

Filosofia Popular

Quem é brasileiro, não desiste nunca.

Filosofia Popular

Só entende o valor do silêncio, quem
resolve calar para não magoar alguém.

Filosofia Popular

Se você nunca sentiu medo, vergonha ou dor, é porque nunca correu riscos.

Pensamento - MCCLX

Na vida, é preciso: saber ceder, saber perder,
saber recomeçar, perdoando sempre."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCLIX

Regras claras para o casal viver bem:
orar e meditar juntos, rir juntos,
passear juntos, e evitar discussões
tolas." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCXVIII

"A harmonia no casamento é fundamental
e a boa relação vai depender muito do nível
de tolerância entre ele e ela."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - MCCXVII

"Caindo e levantando, é assim que
tudo começa." (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/1056

A Melancolia
Sem estado de melancolia, é interessante experimentar o gostinho da saudade, não vivenciando o passado, mas só uma voltinha por algumas áreas já percorridas. Um mundo de novidades, onde o medo do desconhecido, com a necessidade de violar novo horizonte se apoderava do emocional, nos proporcionando aventuras emocionantes. Caindo e levantando, é assim que tudo começa; o tempo passa e continuamos dando continuidade a esse ritual até o final da existência. Com uma diferença enorme: pela nossa capacidade de interação, que nossa experiência captou, nos mostrando que isso se chama vida. (180606)