sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mensagem do Escritor - M/0652

Grandes Mentes
É raro, muito raro, encontrarmos pelo caminho, pessoas de mentes iluminadas, ou plenamente iluminadas, aquelas que podem ser chamadas de Grandes Mentes. Há uma enorme escassez de homens e mulheres de mentes brilhantes. É Colton quem informa assim: “Grandes mentes devem estar prontas não só para agarrar as oportunidades, mas para fazê-las surgir.“ Um grande número de pessoas vivem vagando por aí, em busca de oportunidades, e poucos as encontram. Na verdade, poucos são os homens que pensam. A maior parte, buscando facilidades, prefere o prato feito, por ser mais cômodo. (040806)

Versos em dois Idiomas: Jd 1.5

Judas 1.5
Português - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
Finlandês - Mutta minä tahdon teille muistuttaa, että te sen kerran tietäisitte, että koska Herra kansansa Egyptistä terveenä pelastanut oli, hukkasi hän sitte ne, jotka ei uskoneet.

A Bíblia Diz...

"Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza." (2 Coríntios 11:26,30)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCXIII

Texto Bíblico para este Dia:
Isaías 7, 8 e 9

Dedicação - A/0480

DEDICAÇÃO
Estas frases foram retiradas do livro "O Sucesso é Ser Feliz", para quem não leu, aconselho muito, pois descobri realmente o que importa nesta vida é ser feliz e viver o momento.
Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos. Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. E ilusão não tira ninguém do lugar onde está. ILUSÃO É COMBUSTÍVEL DE PERDEDORES.

Pensamento - CDLXV

"As mulheres precisam de um motivo para trair; os homens, precisam apenas de uma mulher." (Pamela Druckerman, pesquisadora americana de comportamento)

Mensagem do Escritor - M/0651

Para ser Diferente
As disputas e concorrências estão em toda parte. Então, o que fazer? As pessoas querem muita coisa, mas pode lhes faltar a criatividade para tanta realização. Ademir Bernardo adverte: “Para sair na frente da concorrência, você precisa de um diferencial. Não basta o desejo apenas, é preciso possuir o desejo ardente.” Quer um exemplo dessa intensidade? Um cão persegue um gato. Fim do beco. O gato, sem alternativa, arranha o cão e consegue se salvar. Que força fez o gato enfrentar o cão? O desejo ardente de sobreviver. Hoje, mais do que nunca, para vencer na vida, é preciso lutar ardentemente e com determinação. Temos que assumir o problema, que na maioria das vezes é nosso . Estabelecer metas é também outra coisa que precisamos fazer, todos os dias. (040806)

Fato Marcante Hoje

Índios Brasileiros
Em 31 de julho de 1609, os indígenas brasileiros são libertados. Quando os portugueses chegaram, havia mais de 2 milhões de índios somente no litoral da Bahia. Os povos eram divididos em troncos lingüísticos, dos quais se destacavam os Jês, os Nu aruak, os Karibi e os Tupis. A maioria dos índios era chamdada de tupi.

Frase do Dia

O melhor presente que você pode dar é um abraço: ele é tamanho único, e ninguém vai se importar se você quiser devolvê-lo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Papel Imune

Papel Imune
O papel é um produto que não paga imposto, em algumas circunstâncias, de acordo com a lei. Trata-se do chamado papel imune, que fica restrito a algumas situações, tais como livros e jornais, periódicos de editoras regularmente constituídas e registradas, encartes, que podem ser exclusivamente publicitários, a serem distribuídos juntamente com o jornal ou periódico e publicações que contenham material informativo e publicitário, vedada a publicação exclusivamente publicitária.
Na verdade, a não-tributação ou imunidade do papel de imprensa constitui a essência da liberdade de Imprensa, que não poderia ser obstruída por uma taxação elevada do papel destinado a jornais, livros e periódicos. Essa é uma conquista da liberdade de comunicação escrita. Em conseqüência, os livros, jornais, periódicos e o papel destinado às respectivas impressões são imunes à tributação (art. 150, VI, "d" da CF/99) da União, Estados e Municípios;
Os fabricantes, distribuidores, importadores, empresas jornalísticas ou editoras, bem como as gráficas que realizarem operações com papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos, e que possuam o registro especial, estão obrigados a apresentar a DIF - Papel Imune.

Gente Especial: Cid

Cid Moreira
Cid Moreira (Taubaté, 29 de setembro de 1927) é um locutor e apresentador de telejornal brasileiro, em atividade desde 1947.
Começou na rádio Difusora, de
Taubaté, como contador. Como sua voz era muito bonita e grave foi convidado para ser locutor. Narrador dos documentários de cinema, apresentando o noticiário semanal Canal 100, de produção de Carlos Niemeyer. Em 1955 atuou como ator no filme Angu de caroço. Voltando a atuar no cinema, em 1958, como narrador no filme Traficantes do crime. Apresentou de 1969 a 1996 o Jornal Nacional, na Rede Globo de Televisão, sendo um recordista como locutor que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estréia do Jornal Nacional em 1 de setembro de 1969, foi apresentado junto com Hilton Gomes, que falou na abertura do telejornal, no auge da ditadura militar. Três dias depois do Jornal Nacional ter estreado, o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick foi sequestrado pelo MR8.
Fez a gravação da
Bíblia na íntegra e na linguagem atual, além de narrar algumas matérias para o programa Fantástico. Os CDs bíblicos com sua locução alcançaram um imenso sucesso de vendas, chegando a 30 milhões de cópias.

Mensagem do Escritor - M/0650

Princípios e Dinheiro
Na sua opinião, o que tem mais valor? Já ouvimos alguém dizer: “Fulano de tal é um homem de princípios!” . Não raras vezes, ouve-se aqui, ali e acolá a famosa expressão: “Aquele homem é poderoso, tem muito dinheiro!” Dinheiro é poder. Dinheiro representa o sucesso, a fama. Princípios são as regras de ouro que alguém persegue, custe o que custar.
Ao longo de toda a história, existiram essas ilustres figuras, que tradicionalmente ficaram conhecidas como “Homens de Princípios”. Os experientes Mestres , os quais possuem a consideração de todos na Comunidade, tanto em família quanto pelos mais próximos.
Esses princípios que norteiam a vida destas pessoas, passam a ser cantados em prosa e verso, entrando no contexto de regra de conduta para todo mundo. Nesse caso, os princípios valem muito mais que dinheiro e sucesso. Eles valem uma fortuna!
(030806)

A Bíblia Diz...

"Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5)

Filosofia Popular

Precisamos estar sempre testando novas opiniões e atraindo novas impressões.

Testemunhas de Jeová em Tatuí

Obra Gigantesca em Tatuí
É uma oportunidade ímpar que o visitante tem, ao conhecer a sede das Testemunhas de Jeová, que funciona numa fazenda, nas proximidades de Tatuí, Estado de São Paulo, com perfomance acima do inimaginável. Um paraíso, onde tudo parece ser mágico, diante do trabalho que é feito por voluntários, dentro de um plano próximo à perfeição. A gráfica produz em torno de 100 mil livros/dia, além de outros periódicos, que são distribuidos em todo o Brasil e países da América Latina, mediante contribuições voluntárias. Os jardins são invejáveis e todas as coisas ali mantêm um padrão de qualidade que palavras não descrevem. O sorriso está estampado no rosto de todos os que ali prestam serviço. É impecável a estrutura que ali existe, podendo ser comparada a um Paraíso na Terra.

Mensagem do Escritor - M/0649

Sociável e Divertido
No mundo moderno, diante de tanta competitividade, é muito natural que haja interação entre as pessoas. Cara feia e inércia dificultam um melhor intercâmbio interpessoal. A condição de sociabilidade é fundamental, aliada ao senso de alegria, são fatores determinantes em nossa vida diária. Sociável e divertido: é assim que devemos ser, para conquistarmos mais amigos. A cordialidade, a delicadeza, o sorriso, o companheirismo e a amabilidade são gestos nobres, com os quais nos aproximamos das pessoas. É preciso contagiar o ambiente com uma palavra amiga, com a cortesia e sobretudo com atitudes carismáticas. Ser sociável e divertido é uma necessidade para quem quer ter carisma. (030806)

A Bíblia Diz...

"E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre." (Ezequiel 37:26)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCXII

Texto Bíblico para este Dia:
Isaías 4, 5 e 6

De tudo, um pouco... - A/0479

De tudo, um pouco...
Que você tenha... de tudo... um pouco.
Sensibilidade
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
Coragem

Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
Solidariedade
Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
Bondade
Para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.
Tranqüilidade
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
Alegria
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
Humildade
Para você reconhecer aquilo que você não é.
Amor próprio
Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.

Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
Sinceridade
Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
Felicidade
Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
Amizade
Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
Esperança
Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
Sabedoria
Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
Desejos
Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
Sonhos
Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
Amor
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.
Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecer
e saber que o Amor é a razão maior... para viver.
Mas se você não tiver um amor,
que nunca deixe morrer em você,
a procura... o desejo de o encontrar.
Tenha de tudo, um pouco... e Seja feliz!
(Lisiê Silva)

Pensamento - CDLXIV

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro." (Platão)

Fato Marcante Hoje

Henry Ford
Em 30 de julho de 1863, nasce Henry Ford. Ele cria o seu primeiro motor de dois cilindros em 1893. Na época, Ford era engenheiro-chefe da Detroit Automobile Company. Em 1901, a empresa muda de nome para Ford Motor Company. Em 1915, surge o Modelo T, que garante o sucesso à fábrica Ford.

Frase do Dia

Hoje pode ser um dia excelente e maravilhoso - só depende de você.

Mensagem do Escritor - M/0648

Vergonha de ser honesto
Grassa por toda parte a corrupção e o sentimento corruptível. Há a figura do corrupto e a do corruptor, ambos com mentes doentias e sempre com a vontade expressa de surrupiar. O jurista Rui Barbosa já convivia com esse problema em sua época e num de seus pronunciamentos, disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, e a ter vergonha de ser Honesto.” Estamos ainda vivendo tempos difíceis e o povo não acredita mais nos políticos e em mudanças que possam colocar o País no caminho certo. Noutras esferas do poder também não é muito diferente, embora os gestores tenham uma mensagem de otimismo. (030806)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mensagem do Escritor - M/0647

Raciocínio Perspicaz
É assim que devemos agir. Perspicácia, praticidade e análise acurada. Com um raciocínio analítico, prático e perspicaz é possível enxergar longe. Nem é preciso ser bom em cálculos matemáticos. Raciocinar dessa forma nos torna mais acessíveis a tudo, desde a rápida análise de um problema à prática de um ato volutivo. Nossa mente começa a caminhar em direção a um raciocínio objetivo e bem prático. Com perspicácia, atingimos pontos inimagináveis, numa escalada que ninguém poderia fazer, sem que adotasse esses princípios. Na Senda da Vida, precisamos atuar com essas qualidades, sem recuar. (030806)

Versos em dois Idiomas: 3 Jo 1.3

3 João 1.3
Português - Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
Africano - Geliefde, ek wens dat dit met jou in alles goed mag gaan en dat jy gesond is, soos dit met jou siel goed gaan;

A Bíblia Diz...

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5:23)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCXI

Texto Bíblico para este Dia:
Isaías 1, 2 e 3

De coração para coração... - A/0478

De coração para coração...
O que separa corações não é a distância, é a indiferença.Há pessoas juntas estando separadas por milhares de quilômetros e outras separadas vivendo lado-a-lado.Muitas vezes nos importamos com o que acontece no mundo, nos sensibilizamos e pensamos até em fazer alguma coisa, mas nos esquecemos do que se passa ao nosso lado, na nossa casa, na nossa família e mesmo na vizinhança. Colocamos, sem querer, barreiras entre os corações que nos cercam.A indiferença mata lentamente, anula qualquer sentimento; e assim criamos distâncias quando estamos
tão próximos. As pessoas se habituam tanto àquelas que convivem com elas que elas passam a não notá-las mais, a não dar mais importância.Mas, se quisermos transformar o mundo,
comecemos por transformar a nós mesmos. Se quisermos entrar em combates para melhorar
algo para o futuro, que esse combate comece dentro da nossa própria casa.Precisamos olhar os que estão ao nosso lado sempre com olhos novos.
Comunicar mais, destruir mais barreiras e construir mais pontes. Precisamos nos dar de coração a coração.A melhor maneira de acabar com a indiferença de uma pessoa em relação a nós é amá-la. O amor transforma tudo.Não permita que pessoas ao seu lado morram de solidão! Não permita que elas sintam-se melhor fora de casa que dentro dela! Dê atenção,
dê do seu próprio tempo! Comunique-se! Assista menos televisão e converse mais.
Riam juntos. Há quanto tempo você não diz para a pessoa que vive ao seu lado que gosta dela?A gente não recupera tempo perdido. Mas podemos decidir não perder mais. Vamos amar os corações que nos cercam e tentar alcançar novamente aqueles que se distanciaram. Há sempre tempo para se amar. E se não houvesse, o próprio amor seria capaz de inventar.

(Letícia Thompson)

Pensamento - CDLXIII

"A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentirem constrangidas." (Tyson Gentry)

Mensagem do Escritor - M/0646

Perfumes Noturnos
Um manto de pontos iluminados se estende sobre as madrugadas de nossa vida. Não há ruídos, nem barulho de folhas secas pelo chão. No ar, perfumes noturnos de flores que reverenciam somente a noite. Num lugar qualquer existe um poeta apaixonado, compondo versos, e usando as estrelas como candeeiros e o silêncio como sinfonia. Esse poeta escreve palavras que brotam de sua alma deixando nelas grifados sussurros de seu coração. Como um cego a tatear pelos cantos, exalando o perfume do mundo imaginário, assim vibra esse grande sonhador. Seria ele simplesmente um louco ou um ser eternamente enamorado? Com entusiasmo, busca sempre a inspiração para a vida. (030806)

Fato Marcante Hoje

Benito Mussolini
Em 29 de julho de 1883, nasce o ditador italiano Benito Mussolini. A realização da "marcha sobre Roma" convence o rei Víctor Emanuel III a confiar o governo ao "Duce". Ele exerce uma ditadura a partir de 1925. Durante a Segunda Guerra, faz uma aliança com a Alemanha, criando o Eixo Roma-Berlim.

Pensamento da Bíblia

"A vinda de Jesus à Terra não é incompatível com o Deus que se revela no Antigo Testamento. Deus é grande e santo. Deus é justo e majestoso. Apesar disso, Deus ama pessoas, especialmente as pessoas que vêm a Ele sabendo que precisam de Seu amor e graça. Àqueles que o buscam com paixão e reverência, Deus traz reavivamento que toca o espírito e o coração."

terça-feira, 28 de julho de 2009

Mensagem do Escritor - M/0645

O Maior Pecado
Um dos maiores pecados, que uma pessoa pode cometer, se não o maior de todos, é o de não ser feliz. É o de alimentar rancores, inveja, cobiça e egoísmo, em detrimento dos sentimentos nobres, das emoções sadias e dos atos de grandeza. A felicidade, ao contrário do que muitos pensam, não consiste na posse de bens materiais e nem na companhia de pessoas que os sirvam e bajulem. Estes, até podem contribuir para que sejamos felizes, mas sozinhos, não nos proporcionam essa desejada bem-aventurança. A felicidade não é nada concreto, visível ou palpável, mas um conceito, uma postura, um comportamento. Charles Chaplin, que encarnou no cinema o imortal Carlitos, escreveu em suas memórias: “Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado; nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.” É preciso que a saibamos identificar, valorizar, ampliar e perpetuar. Isso, ninguém pode fazer por nós. (020806)

Versos em dois Idiomas: 2 Jo 1.3

2 João 1.3
Inglês - Grace be with you, mercy, and peace from God the Father, and from the Lord Jesus Christ, the Son of the Father, in truth and love.
Árabe - تكون معكم نعمة ورحمة وسلام من الله الآب ومن الرب يسوع المسيح ابن الآب بالحق والمحبة

A Bíblia Diz...

"E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes?" (Mateus 16:8,9)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCX

Texto Bíblico para este Dia:
Cânticos: 6, 7 e 8

Dar sem esperar receber... - A/04

Dar sem esperar receber...
Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a amizade.Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos, ou utensílios, dava seu CARINHO.O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão.Muitas vezes, era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca.
As pessoas davam seu CARINHO pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos.
Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu.
Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiroROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas.Como era o mais querido da cidade, o garoto foi a primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez o menino procurou a velha para perguntar-lhe e dizer-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia.Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO.
A todos que dava CARINHO, apenas dizia:"Obrigado por receber meu carinho".Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO.
Um outro fez o mesmo...
Mais outro...e outro...até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.

MORAL DA HISTÓRIA:
Nunca devemos fazer as coisas pensando em receber em troca. Mas devemos fazer sempre. Lembrar que um amigo existe é muito importante.
Muito mais importante do que cobrar dos outros que se lembrem de você, pois assim, você estará querendo acumular amizades sem fazer o seu papel de amigo.Receber CARINHO é muito bom. E o simples gesto de lembrar que um amigo existe é a forma mais simples de fazê-lo.

Pensameto - CDLXII

"A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessidade de solidão." (Friedrich Rückert)

Mensagem do Escritor - M/0644

O Côncavo e o Convexo
Uma letra do rei Roberto Carlos: “Nosso amor é demais, e quando o amor se faz, tudo é bem mais bonito. Nele a gente se dá, muito mais do que está. E o que não está escrito!” Impressionante o relato de Zuleika, que ouvindo o refrão de O Côncavo e o Convexo, assimilou bem a lição do erotismo. Fala de sua experiência como mulher solitária, que sem o contato físico com o sexo oposto, explode em orgasmos múltiplos. Fez uma grande descoberta, e assim, se realiza duplamente, masturbando-se e curtindo a bela canção que fala de amor e paixão. (020806)

Fato Marcante Hoje

Johann Sebastian Bach
Um dos maiores compositores de todos os tempos, Bach morre em 28 de julho de 1750, aos 65 anos. Ele nasceu em Eisenach, na Alemanha. Algumas de suas grandes obras são Paixão Segundo São Mateus, os Concertos Brandeburgueses, Cantata de Natal e O Cravo Bem Temperado.

Frase do Dia

Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Viagem a Sorocaba

Transplante de Córneas
Eu, minha esposa Luzimar e o Ir. Ataíde, fizemos uma viagem a Sorocaba. Saimosde Mundo Novo às 6h30 do dia 27 de julho, passando por Ibiporã. Nesta cidade paranaense, almoçamos com o digno Pr Jão Carlos Vilande e com sua família. Conhecemos o Templo da Assembleia de Deus, onde pude fazer uma meditação. Prosseguimos a viagem via Ourinhos - Rodovia Raposo Tavares, até chegarmos a Tatuí, qe fica a 45 km de Sorocaba. Aqui, pernoitamos num hotel, considerado o melhor da cidade. O atndimento não era lá grande coisa, mas podemos descansar um pouco. Pude postar alguns textos no Blog, utilizando minha própria Internet, pois o hotel não dispunha ainda desse serviço. Até aqui a viagem foi proveitosa e agradável.

Mensagem do Escritor - M/0643

Namoro na Escola
Portador de Necessidades Especiais, Carlinhos fala de suas experiências, quando na escola enamora Isabela, que também tem Síndrome de Down. Diz ele: “Gosto de praticar esporte, principalmente surf, e acho isso uma atividade bacana” Tem dificuldade para falar, mas expressa todo o seu sentimento, provando que, apesar de ser excepcional, a vida para ele é normal. Numa das muitas unidades da Apae, ele marca presença, sendo um bom aluno. Durante oito horas, faz parte de um bom aprendizado, que além de aprender ali as melhores lições da didática, também na escola tem um lindo romance, que tanto o emociona. (020806)

Filosofia Popular

Nunca desestimule alguém que evolui, não importa quão lenta seja a evolução.

Versos em dois Idiomas: 1 Jo 1.2

1 João 1.2
Português - (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
Italiano - e la vita è stata manifestata, e noi l’abbiam veduta, e ne rendiam testimonianza, e vi annunziamo la vita eterna, la quale era presso il Padre, e ci è stata manifestata;

A Bíblia Diz...

"E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara." (Romanos 4:19)

Lendo a Bíblia Todos o Dias - CCIX

Texto Bíblico para este Dia:
Cânticos 3, 4 e 5

De Lagarta a Borboleta - A/0426

De Lagarta a Borboleta
O Prof. Huberto Rhöden foi um grande filósofo e teólogo brasileiro, ex-padre católico-romano, que se correspondia com Einstein, Gandhi, e trocava“figurinhas” com outro grande teólogo brasileiro e ex-padre católico-romano, Dr. Carlos Juliano Torres Pastorino, autor da magnífica obra “Sabedoria do Evangelho”. Depois que deixou a batina, Rhöden foi Diplomata brasileiro na Índia, conheceu pessoalmente o grande avatar indiano Ramana Maharshi e traduziu para o Português alguns livros de Paul Brunton e Mouni Sadhu que falam de suas experiências pessoais com este grande santo da Índia. Traduziu também, diretamente dos originais, a Bíblia Sagrada (elogiada por D. Paulo Evaristo Arns em seu livro auto-biográfico), o Bhagavad-Gita e o Tao-The-King, de LaoTsé, filósofo chinês, criador do taoísmo. Nos Estados Unidos, onde lecionou Religião em importantes Universidades, conheceu Yogananda (autor do best-seller mundial “Auto-biografia de um Yogue Contemporâneo”) e foi por este iniciado em Krya-Yoga, trazendo-a, posteriormente, para o Brasil. É autor de mais de 60 obras, publicadas pela Editora Pensamento e pela Editora Alvorada. Atualmente suas obras são divulgadas pela Martin-Claret Editora, sucessora da Editora Alvorada. Seu texto é para ser lido com o coração.
Poesia da Auto-Realização: da Lagarta à Borboleta – Texto do Prof. Huberto Röhden.
Quando a consciência do Infinito se torna maior do que a consciência do finito, estamos na iniciação e quando a consciência do Infinito se torna muito mais expandida do que a consciência do finito, então temos a auto-realização.
Vamos usar a poesia da natureza para esclarecer melhor esta idéia da iniciação e auto-realização. Vamos tomar, por exemplo, a Lagarta e a Borboleta. A lagarta destrói os nossos jardins, as nossas árvores, comendo folhas diuturnamente. A lagarta é como um tubo digestivo com uma boca e nada mais. Ela é todo estômago: come, evacua e pronto!
A lagarta come durante algumas semanas, de repente, ela passa a não comer mais, suspende toda a alimentação, fica num estado de silêncio, como se estivesse doente, como se fosse morrer. Ela faz um jejum no final do período. Depois ela vai para um local sossegado... e logo já não é mais lagarta! Aparece outra coisa que nós chamamos de Crisálida. Depois de algumas semanas, para nossa surpresa, nem a lagarta e nem a crisálida estão lá. O que é que está lá? Uma linda borboleta! Que Ser maravilhoso que é uma borboleta! A borboleta não é nada parecida com uma lagarta. Possuí um corpo belo e esbelto, quatro asas maravilhosamente desenhadas, seis perninhas fininhas como uma agulha... a lagarta não tem pernas, tem uns "toquinhos" para se agarrar. A borboleta possui dois olhos hemisféricos. Cada um desses olhos possui seis mil facetas visuais, num total de doze mil olhos. Ela não pode mover os olhos como nós, mas ela vê de todos os lados ao mesmo tempo. A borboleta, ao contrário da lagarta, não come quase nada... Ela só bebe uma gotinha de néctar extraída com sua lingüinha espiral do fundo do cálice da flor. Ela suga um pouquinho de néctar e sai voando, voando... Livre pelos ares. Ela não come nada, não destrói nada, não faz mal a ninguém. Podemos nos perguntar: Como que algo tão maravilhoso como uma borboleta, pode sair de algo tão pequeno, tão feio, rastejante, sem asas e comilona como uma lagarta? O mistério está na crisálida!
·Ovo, ·Lagarta, ·Crisálida, e ·Borboleta... Que belo e misterioso processo! A lagarta morre, vira crisálida; a crisálida arrebenta pelas costas e, finalmente, sai a borboleta, com suas asas todas úmidas e embrulhadinhas! Depois que as asas secam ao sol, a borboleta está pronta para voar! Essa maravilhosa transformação ocorre dentro do mistério da crisálida, onde tudo está fechado, sem nenhuma porta, sem janelas, um local silencioso que mais parece um laboratório, coberto por uma camada que parece matéria plástica chamada quitina. A quitina é uma espécie de celofane que a natureza criou. Quando olhamos para a crisálida, parece que ali não está ocorrendo nada... Silenciosa por fora e numa atividade tremenda por dentro! Dia e noite por semanas inteiras... Quem está trabalhando ali dentro? A vida... O principio vital do ovo passou para a lagarta, que passou para dentro da crisálida, que passará para a borboleta... Podemos dizer que o principio vital é a alma da borboleta. É uma alma em quatro corpos... Este é um símbolo maravilhoso para a evolução da alma! No princípio, todos nós somos parecidos com uma lagarta. O homem profano, materialista, que só se preocupa com as coisas do corpo, que só pensa em comer, comer e divertir-se, que não possui ainda nenhuma consciência de que possui a alma é o que podemos chamar de estado da lagarta. A lagarta é o símbolo do homem profano: ele não tem nenhuma consciência da sua alma e vive no mundo da horizontalidade. A lagarta não sabe nada de que vai ser uma borboleta, ela só quer comer, digerir. É o homem materialista. O grosso da humanidade ainda está no estágio de lagarta. A lagarta é o homem-ego que não possui nenhuma consciência de sua alma, do seu eu, da sua realidade espiritual e que vive somente para as coisas materiais e para a satisfação dos seus instintos degenerados. Alguns deles deixam de ser lagarta, mas não são muitos - a maioria morre como lagarta, nem mesmo chegando ao estado de crisálida. Quando é que o homem deixa de ser lagarta e passa a ser crisálida? É quando depois de muito tempo como lagarta, passa a sentir uma inquietude interna que o chama a ser outra coisa. A lagarta, no fim de sua vida, passa a ter um pressentimento de que está na hora de terminar a sua atual maneira de viver como lagarta. Então, ela vai em direção à morte, morre como lagarta, se transforma num pequeno ataúde, algo parecido com um esquife, joga fora a sua pele de lagarta, fecha-se ao redor de si, se enclausura como num tipo de meditação. Quando fazemos meditação, não olhamos para fora da janela, ficamos num local com as portas fechadas, com as luzes apagadas e em estado de profundo silêncio. Muitos, por ainda estarem no estágio final da lagarta, ainda não são capazes de fazer meia hora de profundo silêncio físico, mental e emocional. Somente quando se transformam em 100% crisálida é que conseguem fazer este silêncio absoluto e imobilidade completa. Você nunca vê uma crisálida fazendo barulho ou movimento. Não! Ela está ensimesmada, completamente concentrada dentro de si num pequeno espaço... E o que é que nós fazemos quando estamos em estado de crisálida, isto é, em estado de meditação? Não fazemos nada? Não. Fazemos muita coisa! Não fazemos nada por fora, mas fazemos muito por dentro. A meditação não é um estado de passividade, é um estado de tremenda atividade sem ruído e movimento. Muitos pensam que atividade é correr de lá para cá, fazer barulho... Isso não é atividade, isso é afobação. Atividade dinâmica é aquela que não se manifesta por fora, mas se realiza por dentro. A crisálida está numa tremenda atividade dinâmica, não numa atividade ruidosa por fora que é do ego. A crisálida é o símbolo do Eu, e sem o ego quese pergunta: Que sou eu? Na meditação nós não sabemos nada sobre o nosso corpo... O corpo da lagarta não existe, não sabemos nada dos nossos sentidos...Não vemos, não ouvimos, não falamos, não pensamos e não queremos nada. É um estado de absoluta passividade dinâmica. Passiva por fora - ativa por dentro. Temos consciência, mas não temos palavras e nem pensamentos. Acabou-se o ego, permanece somente o Eu plenamente vivo e consciente de nós. No silêncio da crisálida se devem formar todos os órgãos da borboleta. No silêncio da meditação se devem desenvolver todos os órgãos do nosso espírito, da nossa alma. O que para o inseto é a borboleta, isto para nós é a alma. A borboleta representa muito bem a espiritualidade, por que ela é leve, vive na luz, vive nas alturas, não come quase nada, apenas bebe de vez em quando uma gotinha de néctar do cálice das flores... Pousa nas flores, mas geralmente não pousa na terra. A lagarta sempre rasteja pela terra, enquanto a borboleta voa pelo ares. A transição do ego para o Eu espiritual se faz durante o período da crisálida, da meditação. A natureza nos deu este exemplo maravilhoso da transcendência do homem-ego profano, através do homem-místico, rumo ao homem-cósmico. A borboleta representa o homem plenamente realizado. A crisálida é o principio, a iniciação para esta realização. A lagarta não começou nem a iniciação, muito menos a auto-realização. Podemos comparar o período anterior à iniciação e anterior à auto-realização, com a lagarta. Depois, na iniciação, nós viramos crisálida, desprezando todas as coisas materiais, só tratando das coisas espirituais. É o período da mística isolacionista-espiritualista. A crisálida se isola completamente do mundo exterior, é exatamente como o místico da caverna, da solidão... Ele não quer saber nada do mundo externo e só pensa em Deus: Eu eDeus. Come somente o necessário para não morrer. A crisálida não é o estado definitivo, porque depois da crisálida vem a borboleta que representa o homem-cósmico, o homem-crístico, o homem-integral que nunca mais vai voltar a ser lagarta, mas que entra em contato com todas as pessoas, bem como com todos os elementos da natureza. Este é o estágio final da evolução do homem. ·Estágio de ovo. ·Estágio de lagarta, do homem-profano. ·Estágio da crisálida, do homem-místico, isolado não querendo saber nada do mundo externo. ·Estágio de borboleta, do homem-crístico, cosmificado. A lagarta não pode se reproduzir, não pode se imortalizar, pois não tem sexo. A borboleta já possui sexo ou masculino ou feminino. A imortalidade deste inseto depende do último estágio: se a lagarta não virar borboleta, sua espécie morre. A divisão dos sexos acontece dentro da crisálida. Na natureza não existe imortalidade pessoal, individual, mas existe imortalidade racial. Todos os seres infra-humanos se imortalizam na espécie e não no individuo. Para poder ocorrer a imortalização da espécie se faz necessário a união dos sexos. Na humanidade ocorre um processo diferente, pois o próprio individuo pode imortalizar-se. Isto é um privilégio da raça humana. O homem não pode se imortalizar no estado de lagarta, no estado ego. O ego tem que desaparecer para que o homem possa chegar até às alturas do Eu, que é o estágio da borboleta. Se a pessoa não chega à plena consciência do seu Eu, da sua Alma, do seu Espírito, não tem como se imortalizar. Pode ser que muitos aqui na terra não cheguem à consciência do Eu, mas podem se imortalizar mais tarde, porque a vida da evolução não termina neste espaço-tempo. Nossa individualidade humana continua, mesmo depois da morte física do nosso corpo. Depois, continua a possibilidade de imortalização. Ninguém sabe quanto tempo temos para nos imortalizarmos. Talvez milhares de anos... O nosso ciclo evolutivo ninguém pode saber. O certo é que não está restrito ao curto espaço desta vida terrestre. Como dizia um dos maiores mestres: "Na casa de meu Pai celeste há muitas moradas..." Há muitos mundos... Há muitos estágios de existência! Talvez a terra seja o primeiro estágio da nossa evolução! A gente vive comendo, comendo, comendo como se fôssemos lagartas. Provavelmente, em outros mundos, seja diferente, não tendo um corpo físico como a lagarta, talvez um corpo astral, talvez um corpo etérico, talvez um corpo de uma substância muito mais refinada do que esta grosseira matéria da qual vivemos diariamente. Pela meditação, nós podemos acelerar nosso processo de evolução. Esta é a grande novidade para nós. Não devemos pensar que necessitamos de milhares de anos para chegarmos a ser borboletas, isto é, uma entidade espiritual. Isto não é verdade! Se alguém colocar bastante esforço na sua concentração, na sua meditação, ele pode abreviar a sua própria evolução rumo à espiritualidade definitiva. Isto não depende de uma ação do tempo externo -isto depende de uma ação interna por parte do individuo, uma ação voltada para a conscientização da sua realidade espiritual:
- Eu e o Pai somos um -o Pai está em mim e eu estou no Pai. Se alguém se conscientizar disto, com toda a sua intensidade, se focalizar a sua consciência na sua realidade espiritual, é certo que ele pode abreviar o tempo da sua evolução. Pode chegar a ser borboleta muito antes dos outros, não precisando passar por tantos anos de sofrimento através do qual tem que passar as lagartas antes de se tornarem borboletas. A borboleta vive na espiritualidade do solo do ar. Não sofre com a horizontalidade imposta à lagarta. Podemos nos verticalizar ao invés de nos horizontalizar. Horizontal é para o ego - vertical é para o Eu. Podemos reduzir a nossa horizontalidade de lagarta e passar para a verticalidade da borboleta, o que torna a nossa evolução muito mais rápida. Todos os grandes mestres da humanidade insistem fortemente na necessidade do egocídio: "Se o grão de trigo não morrer, ficará estéril; se morrer, produzirá muitos frutos"- Jesus. "Eu morro todos os dias e é por isso que eu vivo, não sou eu quem vivo, é o Cristo que vive em mim" - Paulo de Tarso.
Quando a nossa lagarta-ego morre para a sua vida-ego e entra na realidade mística do seu eu, esse é o primeiro estágio da evolução espiritual. A lagarta morreu para dentro da crisálida, mas ela não morreu para dentro da morte, senão não teria surgido a borboleta. Ela morreu como lagarta e não como vida. A vida da lagarta foi transferida para a crisálida. Aqui não há morte, apenas a vida está em outro estado. Deixa da vida extrovertida, para uma vida introvertida. A meditação é uma introversão espiritual. Quando a gente olha para dentro de si e não mais para o exterior, então, estamos numa vida introvertida. Isto é a crisálida. Para a lagarta, isto é uma espécie de morte. A borboletaé a vida-definitiva. A borboleta pode se quantificar, mas não pode se qualificar. Uma borboleta pode dar muitas lagartas por meio dos ovos, isso é quantificar, mas ela não pode se qualificar. Ela não pode dar uma qualidade superior à sua borboleta - isso seria a imortalidade da borboleta. Na natureza, os indivíduos não se imortalizam, apenas se quantificam, não se qualificam, não podem obter uma qualidade superior. O ser humano tem o dever de ultrapassar a sua borboleta e se imortalizar individualmente. Todos os mestres da humanidade sabem que a nossa imortalidade depende da consciência espiritual de nosso eu. Se a pessoa não adquire esta consciência, não se imortaliza. Cada um de nós deve se questionar em que estágio se encontra em sua evolução e como pode ultrapassá-lo. Poucos de nós se encontram no estágio de crisálida. O grosso da humanidade se encontra no estágio de lagarta. Aqui e ali, encontramos alguns místicos que já se encontram no estágio da crisálida, de meditação. A meditação é o estado em que nos esquecemos de toda exterioridade, que é da lagarta, e entramos na interioridade, que é da crisálida. Quanto mais vezes fizermos esta interiorização de lagarta para crisálida, tanto mais aceleramos a nossa evolução rumo a definitiva borboleta. Isto é absolutamente certo! As leis da física são as leis da metafísica. Nós podemos entrar diariamente no estado de crisálida, fechando todas asportas dos sentidos e da inteligência. Então, entramos na solidão silenciosa da crisálida e se permanecermos uma hora inteira, nesse estado, longe dos sentidos, longe da inteligência, longe dos desejos, completamente isolados na consciência espiritual, então estamos no estado de crisálida. E se ficarmos diariamente nesse estado de crisálida, de mística isolacionista, preparamos, pouco a pouco, o nosso corpo futuro da borboleta espiritual. O ser humano sempre imagina que depois da morte não temos corpo. Sempre teremos corpo, não o corpo físico e material de agora, que é o mais primitivo. Corpo não é só matéria e pode ser imaterial. O corpo astral e o corpo etéreo são um corpo, mas não um corpo material. Paulo de Tarso diz que existem muitos tipos de corpos e a ciência de hoje sabe que quando a energia se congela, então temos a matéria e quando a energia se descondensa, temos a luz. Depois vem um corpo de energia pura, chamada corpo astral. Quanto mais vezes entrarmos num estado de meditação, de crisálida, tanto mais nós transformamos o corpo-matéria num corpo extra-material. Podemos preparar exatamente agora, nesta vida, o nosso corpo futuro. A crisálida prepara o corpo futuro da borboleta em grande silêncio. Depois de algumas semanas, o corpo da borboleta já está formado dentro da crisálida. Do que é que ela formou o corpo da borboleta se não foi buscar nada de fora? Ela se serviu da matéria prima do corpo da lagarta e transformou aquele mingauzinho verde, nas asas e no corpo maravilhoso da borboleta. Quer dizer que na crisálida há uma laboração, é um laboratório, onde o corpo da borboleta é preparado. Então, a borboleta rompe com a casca da crisálida com as asas todas enroladinhas, depois ela abre as asas e começa a voar. Podemos fazer com a meditação a elaboração do corpo da nossa futura borboleta espiritual; nós não precisamos saber como, pois as próprias leis cósmicas se encarregam disto. Só precisamos ficar na solidão, em bastante concentração durante algum tempo e depois o resto acontece naturalmente. Muitas pessoas bem ou mal, já estão se dedicando à prática da meditação, pois já se conscientizaram que esta é uma prática necessária para a nossa evolução. Muitas delas ainda se preocupam com técnicas meditativas. Atualmente existem tantas técnicas de meditação, tantos livros, que as pessoas acabam desanimando e desistindo logo de inicio. Acabam encostando os livros e deixando a prática da meditação de lado. A única técnica que realmente funciona é esvaziar-se totalmente da consciência do seu ego e nada mais. Não fazer, não pensar, não falar e não querer nada. Somente fazer uma vacuidade total do seu adorado ego... O Ego não gosta e se revolta com esta prática. Ele quer fazer algo! Se alguém é capaz de se esvaziar totalmente da ego-consciência, vai acontecer-lhe a coisa mais grandiosa que é a invasão da cosmo-consciência, ser invadido pela Alma do Universo, que é Deus. Isto não é uma descida para o in-consciente, mas sim uma subida para o supra-consciente. Durante a meditação, entramos na supra-consciência e não na infra-consciência. Entramos no êxtase, no Samádhi, no terceiro céu. Por aqui podemos ver a importância da humanidade aprender a fazer o que toda a natureza faz por meio dos seus estágios de evolução.
(Texto de autoria do Prof. Huberto Rhöden)

Pensamento - CDLXI

"A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram." (Adam Smith)

Mensagem do Escritor - M/0642

A Virada
Muito jovem ainda ela se casou. Vivia feliz com o seu amado e próximo de sua casa, num bairro pacato, morava a sua melhor amiga. Trocavam as melhores confidências. Confiança mútua desde os primeiros anos de adolescência. Algum tempo depois, a surpresa desagradável. Zilu, a amiga, confessa que está loucamente apaixonada por Enoque, seu marido. Aliás, confessa a Suzanne que há tempo vem tendo um caso com ele. De imediato, ela reage, e dá no pé. Partindo prá outra, alguns meses depois, conquista o amor de Antônio Carlos, com quem vive uma vida feliz. E assim, regozija-se Suzanne do novo romance, tendo dado a grande virada na página da vida.(020806)

Fato Marcante Hoje

O recordista João do Pulo
Em 27 de julho de 1976, João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", ganha o bronze no salto triplo, na Olimpíada de Montreal. No ano anterior, nos Jogos Pan-americanos do México, teve sua maior glória. Com um salto de 17,89 metros, entrou para a história com um recorde mundial que levaria 10 anos para ser superado.

Frase do Dia

Pratique exercícios hoje.

domingo, 26 de julho de 2009

Deus e o Cósmico - P/0320

Deus e o Cósmico

O Cósmico é a grande força criadora de Deus,
reunindo os corpos sagrados e os anjos seus;
Luz imensa, que transcende a imaginação...
o filho do Universo não esconde a alegria,
que brota na alma ao clarear um novo dia:
Energia que não finda e canta a sua canção.

O Cósmico conspira sempre em nosso favor,
iluminando e auxiliando com seu esplendor
as criaturas que vivem em busca da paz...
o Cósmico é a presença de Deus na vida,
a Luz imensa, que deixa a alma fortalecida:
o Homem microcosmo, do orgulho se desfaz.

No horizonte, a imensidão divina, a aquarela
que o Mestre Divino pintou, grande janela;
tudo bem feito, bom acabamento, singular...
o Universo é o próprio Deus que nos inspira,
na graça, no amor, na fé; nenhuma mentira:
nos vales e povoados, o Cósmico quer ajudar.

Desta maneira, o suave caminho é trilhado:
o Mestre aparece, fica o discípulo prostrado
em absoluta reverência; surge a mensagem.
os seres, unidos, entoam a mais bela canção,
saudando o Autor da Vida,o Deus do Coração,
em uníssona voz, ênfase na gloriosa viagem.

26.07.2009 - Jairo de Lima Alves





Felipe Massa sofre Acidente

Piloto da Ferrari é levado para hospital em Budapeste
com corte no olho esquerdo, passa por cirurgia.


Massa é atingido na cabeça
por peça de carro de Rubinho
Uma mola caiu do carro de Rubens Barrichello e atingiu em cheio o capacete de Felipe Massa. A 280km/h, o piloto perdeu o controle de sua Ferrari, bateu forte em um dos pontos mais rápidos de Hungaroring e quase desapareceu sob a barreira de pneus. Foi atendido na pista, levado para o centro médico do circuito de Hungaroring e, depois, de helicóptero, para o Hospital Militar de Budapeste. Rubinho acompanhou tudo e foi o primeiro a avisar: Massa estava consciente logo após o choque. Com um corte de 8cm no rosto, passou por uma cirurgia para a retirada de um fragmento ósseo e ficou toda a noite em observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em coma induzido, com uma leve lesão cerebral

Mensagem do Escritor - M/0641

Os Desafios da Vida
Nossa vida é feita por grandes desafios, sendo alguns deles quase impossíveis. Num quadro televiso, uma cena chocante. Já um tanto idoso, debilitado e praticamente sem força para viver, Carlos Fulgêncio falou de sua decepção. Consta que aos quarenta anos, levando a sua vida de certo modo calma e feliz, numa tarde de um final de semana qualquer, recebe um telefonema. Uma notícia trágica: morre em acidente de trânsito a esposa Crisleide, e com ela os filhos, Roberto e Roberval. Sem saber como reagir, criou coragem e foi ao encontro das vítimas. “A ocorrência é uma coisa insuportável”, disse o homem. E prossegue o relato: “Coisa pior jamais poderia acontecer a alguém, mas resisti a tudo, chorei muito, prossegui na luta, porque os desafios da vida precisam ser enfrentados.” (020806)

Versos em dois Idiomas: 2 Pe 3.4

2 Pedro 3.4
Português - E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Francês - Et disant : où est la promesse de son avènement? car depuis que les pères sont endormis, toutes choses demeurent comme elles ont été dès le commencement de la création.

A Bíblia Diz...

"O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados." (Mateus 10:27)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCVIII

Texto Bíblico para este Dia:
Eclesiastes 19, 11, 12; Cânticos 1 e 2

Filosofia Popular

Algumas pessoas demonstram tanto respeito por seus superiores que não sobra nenhum para elas mesmas.

Reminiscência

AAmigo é para todos os dias e sempre. A foto é uma boa recordação, e olha que já faz um pouquinho de tempo a nossa amizade com a família de Zacarias de Paula Santos. Quem postou esta foto no Orkut foi Moisés de Paula.

A Bíblia Diz...

"Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja." (João 17:26)

Curativos para um Coração Partido - A/0425

CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
“Hoje, acordei sentindo uma grande dor no peito;” Sentei-me ao pé da cama, coloquei minha mão sobre meu peito, e perguntei ao meu coração:

- O que você tem? Porque está tão inquieto dentro de mim? Você está doente? Fiquei uns minutos em silêncio e aí foi minha alma a começar a ficar inquieta... Perguntei a ela:
- O que tens? Porque se atormenta dentro de mim? Minha alma disse: - Estou assim porque você está assim; Você me faz perguntas, mas não tenho as respostas e sei que isso a faz infeliz...
Você se sente tão pequena, e isso me faz pequena também...
Você queria ser diferente e eu fico triste por você... Você está tão só, e eu me sinto sem você...
Mais uma vez tornei a ficar em silêncio... E foi aí que meu coração meio confuso me respondeu... Estou tão triste... Sinto-me tão pequeno... Estou magoado com você!
Fiquei sem jeito e perguntei: - O que foi que eu te fiz?
Ele respondeu:

- Você sofre tanto com as pessoas; preocupa-se com elas, é atenciosa, procura ser prestativa
e na maioria das vezes sempre se decepciona... Você ama e depois sofre e fala que a culpa é minha...
Você espera por algo que não vem e fica triste... Aí você chora e dói em mim...
Preciso de curativos para um coração partido... Curativos bons.
Perguntei ao meu coração:
- Como assim bons?
Ele respondeu: - Curativos que estanquem essa sua tristeza, essa sua mágoa, essa sua solidão... Que estejam com você nos dias frios e nas noites vazias...
nos dias de tempestade, e nas horas que você se sentir tão só...
Que eles sejam tão grandes que possam envolver seu corpo em um abraço cheio de ternura e que você se sinta segura e amparada...
Curativos que te façam sentir o quanto você é especial e amada... mesmo que você nunca tenha sentido esse amor, nem de seus próprios pais...
Preciso de bons curativos, que não sejam eternos, afinal nada é para sempre, mas, que não sejam descartáveis...
Curativos que absorvam esse sofrimento, essa dor... Essa ferida que não se vê, apenas se sente...
Que sejam fortes, e aprova d’água, para que não se estraguem com suas lágrimas...
Que sejam macios, para poder te fazer carinho nos dias em que você se sentir carente...
Curativos que acima de tudo nunca a decepcione, prometendo coisas que não cumprem...
Curativos companheiros e sinceros, que se importem realmente com você...
Não quero pena, quero amor... Amor de verdade.
Preciso que você também se ame e prometa que vai procurar cuidar mais de mim...
Sou parte de você e se você sofre eu também sofro...
Queria poder colocar você dentro de mim, secar suas lágrimas, ninar você... Dizer-te que tudo vai passar e te proteger das decepções da sua vida, afinal você já sofreu tanto, que não sei como ainda consigo bater forte em seu peito...
Você é especial... Preciso de Curativos para um coração partido...
(Autoria Desconhecida.)

Pensamento - CDLX

"A ambição do homem é tão grande que para satisfazer a uma vontade presente, ele não pensa no mal que dentro em breve daí pode resultar." (Henry Ford)

Mensagem do Escritor - M/0640

Nada a Perder
Paulo Coelho disserta, in O Zahir: “Quando não tive nada a perder, recebi tudo. Quando deixei de ser quem eu era, encontrei a mim mesmo. Quando conheci a humilhação e mesmo assim continuei caminhando, entendi que era livre para escolher o meu destino.” Diante de tanta complexidade, deve haver em nós a firme decisão em continuar, mesmo que haja a sensação de que alguma coisa estamos perdendo. Liberdade de ação e firmeza de propósito devem permear o caminho do verdadeiro buscador. Titubear é próprio dos fracos quando poderiam estar avançando. Sujeitos a algum tipo de vexame, mesmo assim, nunca podemos ficar prostrados, e sim, ultrapassar as barreiras que nos colocam à frente, pois realmente, nada temos a perder.(010806)

Fato Marcante Hoje

Revolução de 30
Em 26 de julho de 1930, o político paraibano João Pessoa é assassinado. A vitória do candidato governista Júlio Prestes nas eleições de março de 1930, derrotando Getúlio Vargas, causou a união da oposição, que culminou na Revolução de 1930. João Pessoa tornou-se o mártir do movimento. João Pessoa foi assassinado na Rua da Imperatriz, no Centro do Recife.

Frase do Dia

Envie uma mensagem para um velho amigo.

sábado, 25 de julho de 2009

Árvore Congelada

Arvore congelada artificialmente em São Joaquim

Mais um espetáculo
do Frio na Serra Catarinense
Os nossos colegas Pablo Gomes e Carlito Costa do Diário Catarinense nos enviaram belas fotos do frio na serra. A menor temperatura foi observada em Urupema, segundo a Epagri, fez 4,9ºC abaixo de zero, só não tão frio quanto o dia 31/5 na cidade que teve 6,2ºC abaixo de zero. Em São Joaquim, segundo o Inmet, tivemos 1,3ºC abaixo de zero e em Curitibanos, também segundo o Inmet, tivemos 1,4ºC abaixo de zero.

Questão de Ética

''Vivemos com uma ética distorcida''
...O foro privilegiado concedido aos políticos é uma licença para a delinquência. (Roberto Romano)

A Impressâo

Muito bem ilustre, pela iniciativa de enviar uma tribuna online,
Envio-lhes sinceros agradecimentos.
Um forte abraço:
Merques Nascimento

Mensagem do Escritor - M/0639

O Trabalho dos Homens
Albert Einstein expressa assim: "Cem vezes por dia eu me lembro que minha vida interior e minha vida exterior dependem do trabalho que outros homens estão fazendo agora. Por causa disso, preciso me esforçar para retribuir pelo menos uma parte dessa generosidade - e não posso deixar nenhum minuto vazio." Fico imaginando, como seria o mundo, o sistema de coisas, se não houvesse uma organização humana, cuidando de tudo. Mas é sempre bom lembrar que todas as organizações, os sistemas, enfim, são controlados por um sistema superior, a grande consciência cósmica. Sem isso, simplesmente o homem não suportaria todo o controle. Nada aqui funciona por acaso, nada! (010806)

Filosofia Popular

Trabalhe bastante para ser
reconhecido por seus talentos.

Versos em dois Idiomas: 1 Pedro 3.4

1 Pedro 3.4
Português - Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Africano - maar die verborge mens van die hart in die onverganklike versiering van 'n sagmoedige en stille gees, wat baie kosbaar is voor God.

A Bíblia Diz...

"Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição." (Romanos 6:5)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCVII

Texto Bíblico para este Dia:
Eclesiastes 7, 8 e 9

Pensamento - CDLIX

"Habilidades naturais são como plantas naturais; devem ser podadas pelo estudo." (Sir Francis Bacon 1561 - 1626 - Escritor e filósofo inglês)

Cuidado com os leões surdos - A/0424

CUIDADO COM OS LEÕES SURDOS
Esta mensagem correu a Internet: Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para um safári na África. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado a queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficando manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros. Foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando, o final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A flauta soou, mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do caçador flautista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de flauta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles "falou": - Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho...
Moral da Historia: Não confie cegamente nos métodos que sempre dão certo: um dia podem não dar. Tenha sempre planos de contingência. Prepare alternativas para as situações imprevistas. Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se. Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir. "Cuidado com os leões surdos". (
Francisco C. L. Pucci)

Pensamento - CDLVIII

"A alegria, pedra filosofal que tudo converte em ouro." (Benjamin Franklin)

Mensagem do Escritor - M/0638

Reencontrar um Amigo
É uma alegria inenarrável, e sobretudo genuína, quando reencontramos um amigo querido, do qual estávamos distanciados há algum tempo. Ficamos radiantes e tudo ao redor fica mais belo. É um sentimento sem explicação, mas que é inesquecível para quem tem o privilégio de o usufruir. Todavia, há uma satisfação que, se não supera esta, pelo menos a iguala. É a descrita pelo poeta Rudyard Kipling, que constatou: “Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo.” Conquistar um amigo verdadeiro é privilégio de poucos. Reencontrá-lo após um longo período de ausência, faz o coração transbordar de alegria. É uma sensação gostosa, muito difícil de ser explicada. (010806)

Fato Marcante Hoje

O bebê de proveta
Em 25 de julho de 1978, nasce na Inglaterra Louise Joy Brown, o primeiro "bebê de proveta". Fruto de dez anos de pesquisa dos doutores Steptoe e Edwards, a fertilização in vitro gerou um bebê de um embrião fertilizado fora do útero materno. Graças a essa técnica, nascem milhares de bebês sadios de mães inférteis.

Frase do Dia

Comece a ler um livro hoje.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Viver a Vida - Literatura

Projeto de uma Coletânea de Mensagens Especiais.

Série “Viver a Vida”

01 – Viver a Vida com
INSPIRAÇÃO
02 - Viver a Vida com
SABEDORIA
03 – Viver a Vida com
HARMONIA
04 – Viver a Vida com
FELICIDADE
05 – Viver a Vida com
PROSPERIDADE
06 – Viver a Vida com
ESPIRITUALIDADE
07 – Viver a Vida com
MATURIDADE
08 – Viver a Vida com
AUTODOMÍNIO
09 – Viver a Vida com
ESPERANÇA
10 – Viver a Vida com
PAZ PROFUNDA
11 – Viver a Vida com
REGENERAÇÃO
12 – Viver a Vida com
TOLERÂNCIA
13 – Viver a Vida com
HERMETISMO
14 - Viver a Vida com
HUMANIDADE
15 - Viver a Vida com
POESIA
16 - Viver a Vida com
SOLIDARIEDADE
17 - Viver a Vida com
PROTEÇÃO
18 - Viver a Vida com
REVELAÇÃO
19 - Viver a Vida com
DESAPEGOS
20 - Viver a Vida com
SIMPLICIDADE
21 - Viver a Vida com
RELIGIÃO
22 - Viver a Vida com
MISTICISMO
23 - Viver a Vida com
HISTÓRIA
24 - Viver a Vida com
LITERATURA
25 - Viver a Vida com
LIBERDADE
26 - Viver a Vida com
PROPÓSITOS
27 - Viver a Vida com
FIDELIDADE
28 - Viver a Vida com
MISTÉRIOS
29 - Viver a Vida com
EVOLUÇÃO
30 - Viver a Vida com
DEVOÇÃO

Filosofia Popular

Aquele que quer ser um líder
deve tornar-se uma ponte.

Mensagem do Escritor - M/0637

Não Responder
Essa é do Dalai lama, Mestre Tibetano: “Quando alguém lhe fizer uma pergunta que não quer responder, sorria e pergunte: Porque você quer saber?” Engraçado como as pessoas não pensam quando falam em momentos em que, o que se possa dizer pode se tornar tão importante, foi assim que comecei a pensar sobre o que um dia alguém me disse.
Sempre vai haver momentos de partida, de separações físicas, de traçar caminhos diferentes, de dizer o quão importante a pessoa é , como foi especial os momentos passados juntos, como ela ainda vai permanecer em sua vida, como é difícil terminar alguma coisa que ainda não se consumou. Existem pequenas respostas para as grandes perguntas. Há momentos em que o silêncio é a melhor resposta, mesmo para perguntas que tenha algum sentido.
(010806)

Versos em dois Idiomas: Tg 2.3

Tiago 2.3
Português - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
Francês - si, tournant vos regards vers celui qui porte l'habit magnifique, vous lui dites: Toi, assieds-toi ici à cette place d'honneur! et si vous dites au pauvre: Toi, tiens-toi là debout! ou bien: Assieds-toi au-dessous de mon marchepied!

A Bíblia Diz...

"E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos." (Mateus 14:13,14)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCVI

Texto Bíblico para este Dia:
Eclesiastes 4, 5 e 6

Cuidado com os gurus - A/0423

CUIDADO COM OS GURUS
Um discípulo, que amava e admirava seu mestre, resolveu observá-lo em todos os detalhes, acreditando que, ao fazer o que ele fazia, também adquiriria sua sabedoria. O mestre só usava roupas brancas, o discípulo passou a vestir-se da mesma maneira. O mestre era vegetariano, o discípulo deixou de comer qualquer tipo de carne, substituindo sua alimentação por ervas. O mestre era um homem austero, o discípulo resolveu dedicar-se ao sacrifício, passando a dormir numa cama de palha. Passado algum tempo, o mestre notou a mudança de comportamento de seu discípulo e foi ver o que estava acontecendo. "Estou subindo os degraus da iniciação", foi a resposta. "O branco de minha roupa mostra a simplicidade da busca, a alimentação vegetariana purifica meu corpo e a falta de conforto faz com que eu apenas pense nas coisas espirituais". O mestre o levou para um campo, onde um cavalo pastava. "Você passou este tempo olhando apenas para fora, quando isso é o que menos importa", disse. "Está vendo aquele animal ali? Ele tem a pele branca, come apenas ervas e dorme num celeiro com palha no chão. Você acha que ele tem cara de santo ou chegará algum dia a ser um verdadeiro mestre?". Cuidado com os gurus. Não se encante só com o que você vê por fora!

Pensamento - CDLVII

"A ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação." (Benjamin Disraeli)

Mensagem do Escritor - M/0636

Que Alguém Goste de Mim
Alguém pode se sentir só. Pode achar que vive em desprezo, sem que ninguém o afague. Realmente, existem pessoas solitárias no mundo, por opção ou por contingências da vida. William Shakespeare expressou isso bem alto "Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto..." Um apelo se ouve, bem pertinho de nós, de pessoas que vivem desprezadas, dos amigos e dos parentes. Existem filhos que choram a ausência dos pais e vice-versa. Nas ruas, o clamor de crianças e de jovens delinqüentes. Cada um suplicava: “Queria apenas que alguém gostasse de mim.” (010806)

Fato Marcante Hoje

O Libertador
Em 24 de julho de 1783, nasce o militar e político venezuelano Simón Bolivar. Desde 1813, ele se torna o condutor da revolução que culmina com a independência da América do Sul, motivo pelo qual é conhecido como o Libertador. Bolívar viaja por diversos países da Europa e, em 1819, cria a República da Colômbia.

Filosofia Popular

Se você nunca sentiu medo, vergonha ou dor, é porque nunca correu riscos.

Frase do Dia

Aprenda algo hoje.

Alguém...

Há sempre alguém...
Haverá sempre alguém pronto para te levantar, quando você estiver caído. Haverá sempre alguém confiando em você, quando tudo parecer perdido. Haverá sempre alguém disposto a dar a vida, mesmo se a morte te faz temer. Haverá sempre alguém orando e intercedendo por você. Haverá sempre alguém caminhando ainda que a estrada seja estreita e cheia de espinhos. Haverá sempre alguém sonhando com a paz mundial, ainda que cesse as negociações de paz. Haverá sempre alguém testemunhando Jesus, mesmo se houver obstáculos para isso. Haverá sempre alguém fazendo alguma coisa por você. Haverá sempre alguém!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gente Especial: Castro

Viagem a Brasília: defronte a Catedral. 2006, janeiro.

Mensagem do Escritor - M/0635

Pensamento Místico
Os bons pensamentos contribuem decisivamente para a evolução do Homem. Blaise Pascal, em sua lucidez e cultura, expressou assim: “A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos, pois, pensar bem. Nisto reside o princípio da moral.” Dentro do assunto, reflitamos sobre o Pensamento Místico, a ciência que aos poucos vai ganhando popularidade, pela importância que tem no mundo da Espiritualidade. No contexto, a sublimidade de Misticismo e Religião, A Experiência Mística e ainda lembrando Lutero e uma lista de Místicos Célebres de Todos mos Tempos. Os bons pensamentos contribuem para melhorar o mundo e a qualidade de vida da Humanidade. (310806)

Versos em dois Idiomas: Hb 5.6

Hebreus 5.6
Português - Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Romeno - Şi, cum zice iarăş într'alt loc: ,,Tu eşti preot în veac, după rînduiala lui Melhisedec.``

A Bíblia Diz...

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:9,10)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CCV

Texto Bíblico para este Dia:
Eclesiastes 1, 2 e 3

Pensamento - CDLVI

"Uma vida toda cometendo erros não só é mais honrada, como mais útil que uma vida toda em que não se faz nada." (George Bernard Shaw 1856 - 1950, dramaturgo irlandês)

Cuidado com a Lógica - A/0422

CUIDADO COM A LÓGICA
Conta-se que um homem chegou numa aldeia com uma corneta misteriosa, de onde pendiam panos vermelhos e amarelos, contas de cristal e ossos de animais. Esta é uma corneta que afasta tigres - disse o homem. - A partir de hoje, por uma modesta quantia diária, eu a tocarei todos as manhãs, e vocês nunca serão devorados por estes terríveis animais. Os habitantes da aldeia, aterrorizados com a ameaça de ataque de um animal selvagem, concordaram em pagar o que o recém-chegado pediu. Assim se passaram muitos anos, o dono da corneta ficou rico, e construiu um belo castelo para si mesmo. Certa manhã, um rapaz que passava pelo local, perguntou a quem pertencia aquele castelo. Ao saber da história, resolveu ir até lá conversar com o homem. Ouvi dizer que o senhor tem uma corneta que afasta tigres - disse o rapaz. - Acontece, porém, que não existem tigres em nosso país. Na mesma hora, o homem convocou todos os habitantes da aldeia, e pediu ao rapaz que repetisse o que dissera. Vocês escutaram bem o que ele disse? - gritou o homem, assim que o rapaz terminou. - Esta é a prova irrefutável do poder da minha corneta! Cuidado com os argumentos lógicos. Eles podem ser apenas sofismas. (Francisco C. L. Pucci)

Pensamento - CDLIV

"A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentirem constrangidas." (Tyson Gentry)

Mensagem do Escritor - M/0634

Sentimento de Poeta
Fernando Pessoa expressa um sentimento, ao dizer: “Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo. Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo, aquilo com quem simpatizo, seja uma pedra ou uma ânsia, seja uma flor ou uma idéia abstrata, seja uma multidão ou um modo de compreender Deus. E eu simpatizo com tudo, vivo de tudo em tudo.” Sim, o rei absoluto em simpatia, basta que ela exista para que tenha razão de ser. Estreito ao peito arfante, num abraço comovido, o homem que dá a camisa ao pobre que desconhece, o soldado que morre pela pátria sem saber o que é pátria, e o matricida, o fratricida, o incestuoso, o violador de crianças, o ladrão de estradas, o salteador dos mares, o gatuno de carteiras, a sombra que espera nas vielas. Todos são a amante predileta pelo menos um momento na vida... (310806)

Fato Marcante Hoje

Maioridade de D. Pedro II
Em 23 de julho de 1840, é decretada a maioridade de Dom Pedro II (foto). Ele nasceu em 2 de dezembro de 1825 no Rio de Janeiro e foi aclamado em 7 de abril de 1831, na data da abdicação de seu pai. Seu reinado iniciou com sua maioridade e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

Frase do Dia

Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece tolo para sempre.