quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cora Coralina, a Poetisa Goiana

Cora Coralina: histórias
de quem conheceu a poetisa
Nada melhor do que ouvir histórias sobre Cora Coralina contadas por quem conviveu com a poetisaa goiana. Esse é o tempero adicional do Sarau Paraler da próxima segunda-feira, dia 4 de maio, inteiramente dedicado à autora homenageada deste ano da 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em junho. A noite cultural será focada na trajetória de Cora Coralina, que viveu até os 96 anos. Cada período será intercalado com poesias de sua autoria – a maioria inspirada na vida simples do interior do Brasil – e com depoimentos de pessoas que a conheceram, inclusive a poeta, artista plástica e escultora ribeirãopretana Jair Yanni, que visitou sua casa em Goiás. Quem fará o encerramento do evento é o músico Jonatas Barra, com uma seleção de canções inspiradas pela poeta homenageada, de um compositor de Goiás que se encantou com sua obra.“Escolhemos homenagear Cora Coralina no sarau para as pessoas começarem a ouvir sobre ela e ler sua obra, numa preparação para a Feira do Livro”, afirmou a poeta Eliane Ratier, uma das organizadoras do evento.Nascida Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, a goiana Cora Coralina viveu cerca de 40 anos na região de Ribeirão Preto, na cidade de Jaboticabal, onde nasceram seus seis filhos. Embora tenha descoberto a poesia muito jovem, só ficou nacionalmente conhecida aos 94 anos, em 1983, dois anos antes de sua morte, após Carlos Drummond de Andrade escrever uma carta elogiando sua obra. A vida da poeta foi marcada pela descrença e castração literária, desde os bancos escolares até o casamento com o marido ciumento. “Na escola, Cora era do banco das atrasadas. Quando começou a escrever, as pessoas achavam que os textos não eram dela, que tinham sido escritos por um primo. Só começaram a acreditar que os textos eram dela depois que esse primo se mudou para longe”, contou Eliane Ratier. “Depois, o marido ciumento impediu o crescimento literário dela, que começou a escrever com pseudônimo, de maneira escondida”, afirmou a organizadora do sarau.Cora Coralina publicou os livros "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais" (1965), "Meu Livro de Cordel" (1976)¸ "Vintém de Cobre - Meias Confissões de Aninha" (1983) e "Estórias da Casa Velha da Ponte” (1985). Após sua morte, em 1985, foram lançados os livros infantis "Os Meninos Verdes", em 1986, e "A Moeda de Ouro que um Pato Comeu", em 1997, e "O Tesouro da Casa Velha da Ponte", em 1989.

A Bíblia Diz...

"E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva." (Salmos 106:20)

Pensamento - CCCXX

"Onde o homem se apercebe que há um pouco de ordem, supõe imediatamente ser demais." [Francis Bacon]

Mulher em Pranto - P/0305

Ouvi, com atenção, o relato. Imaginei a cena de alguém que perde o companheiro, num momento inesperado. Assim, fui inspirado para escrever estas estrofes. Por favor, expresse a sua opinião sobre o caso, enviando um breve comentário.

Mulher em Pranto

O amado que não volta, foi para outra morada,
deixando imensa saudade, um vazio que tortura;
a mulher em pranto lembra o quanto foi amada,
sente saudade e chora o amor de tanta ternura.

"Jamais viver de ilusão", o triste lamento sai;
vida perene, quem sabe, o desejo do coração...
a alma cheia de esperança, então, a lágrima cai:
os filhos tão desolados na angústia da solidão.

Sim, a ilusão parece não mais existir no ser
que num canto vive a lamentar tão sozinha.
Essa mulher, de repente sente a alma gemer;
o amado na distância, a tristeza se avizinha.

Tudo é recordação, as fotos e seus pertences;
a saudade invade o peito, o remédio é chorar.
Ela sabe que ele não vem, vive em suspenses;
faz algum tempo, mas a dor não quer passar.

O leito de amor num canto e a casa tão vazia,
o consolo vem de Deus, só Ele pode ajudar...
surge uma palavra amiga na hora da nostalgia,
a mulher lembra o amado, e se põe a lamentar.

Nunca esperava esse golpe, que veio tão cedo;
queria que fosse eterno o convívio marital...
agora, vive a lembrança; no âmago, o segredo:
como será o futuro? Surgirá um tempo especial.

30.04.2009 - Jairo de Lima Alves







Mensagem do Escritor - M/0443

Privatizando Tudo
Bertolt Brecht fez a seguinte declaração, aplicando o conceito da privatização: “Privatizaram a sua vida, o seu trabalho, a sua hora de amar e o seu direito de pensar.É da empresa privada o seu passo em frente, o seu pão e o seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." O jogo da privatização é coisa séria, mas é preciso ser melhor entendido diante de tanta perplexidade política. O tema é palpitante, mas difícil para se emitir um conceito que se aproxime da realidade popular. A privatização se contrasta com a estatização, e deveria ser um tema amplamente debatido pelos economistas e por toda a sociedade. (070906)

Versos em dois Idiomas: Pv 15.7

Provérbios 15.7
Português - Os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não {fará} assim.
شفاه الحكماء تذر معرفة. اما قلب الجهال فليس كذلكÁrabe -

A Bíblia Diz...

"Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade." (Salmos 115:1)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXXI

Texto Bíblico para este Dia:
2 Crônicas 17, 18 e 19

Pensamento - CCCXIX

"Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem: Porquê? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: Porque não?" (George Bernard Shaw)

A/0324

Mensagem do Escritor - M/0442

A Fila Indiana
Os homens caminham pela face da Terra em fila indiana. Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola de trás, guardamos os nossos defeitos. Por isso durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui. E nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós possui também suas qualidades, que ficam imperceptíveis às nossas condições meramente humanas. (070906)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mensagem do Escritor - M/0441

Mandato para Abençoar
Deus nunca falha, nem hesita e jamais muda. Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Ele pode alterar seus planos, mudar situações e reverter qualquer quadro. Uma causa perdida na justiça reverte e nos faz vencedores; cura o o enfermo, ainda que esteja desenganado; empresas falidas faz prosperar novamente; casamentos falidos rega com Seu amor e muda; extermina quaisquer dívidas; dá ânimo ao desanimado, e levanta o caído..Ainda que muitos queiram nos amaldiçoar, trazendo mensagens negativas, ninguém pode traspassar o mandado do Criador. Podemos abençoar, pois temos ordem para isso, e ninguém jamais poderá revogar a vontade divina. (070906)

Os Perigos da Gripe Suína

Gripe suína - A pandemia pode
ser global, mas o enfrentamento é local

Sabemos que a epidemia de gripe suína pelo vírus H1N1 avança rapidamente, novos casos suspeito surgem a tudo momento, neste instante 20 casos estão sendo monitorados no Brasil. Pessoas que estiveram em regiões com casos já confirmados estão sob suspeita, exames estão sendo coletados para realização de testes laboratoriais.
E a sua região, sua cidade está preparada? A vigilância sanitária e epidemiológica está atuando, coletando informações necessárias para tomar decisões? A população e profissionais da saúde estão sendo frequentemente avisados, informados sobre todos os aspectos relativos a prevenção, controle, maneira de lidar com doentes, tratamento e demais procedimentos? Os
hospitais estão com as equipes bem informadas sobre isolamento e medicação?
Estes procedimentos não são para alarmar a população, mas o sinal de alerta deve estar ligado. Cobre do poder público do seu município ou estado, e também faça sua parte, informe. Esperamos e temos forte tendência a acreditar que não será necessário medidas extremas, mesmo assim, fique atento. Uma estrutura básica de ação para estes momentos:
Preparação, observação e aviso - Se a transmissão homem-a-humano se torna comum, um dos motivos da mudança para o alerta fase 4, isto permite-nos saber que temos de olhar para os casos em nossa área. Trabalhadores da saúde devem aumentar as suas observações de pacientes nos próximos atendimentos. É fundamental realizar uma boa entrevista com o paciente suspeito, se esteve em área de risco ou
contato com alguém que esteve nestas áreas. Preparar a equipe e observar todos os detalhes que possam servir para identificar pacientes que possam estar infectados é primordial. Manter toda equipe de saúde informada sobre os acontecimentos recentes no local.
Etapas de resposta - Medidas básicas depois de identificar um caso suspeito para contenção, tratamento e segurança da equipe.
Isolar - Quando um paciente foi rastreado e identificado como potencialmente portador de uma pandemia gripal, o paciente é colocado em isolamento. Esta seria normalmente em uma sala respiratória de
pressão negativa, que impede que os germes circular para fora do recinto. O contato com o paciente é limitado e os profissionais da saúde seguem diretrizes específicas para impedir a propagação da infecção.
Coordenar - Notificar e avisar o pessoal dos órgãos de vigilância em saúde, municipais, estaduais e federais, trocar informações de entrada de novos casos na rede de informação, mantendo constante comunicação entre todos os setores da saúde, inclusive hospitais particulares. Amostras biológicas são coletadas e enviadas para os laboratórios de referência junto com as notificações necessárias.
Comunicar - Casos confirmados devem ser informados a população para aumentar medidas de proteção, evitando surgimento de novos casos, o serviço de saúde deve manter a informação atualizada.
Todas estas medidas são básicas em qualquer situação deste tipo, para maiores informações procure a rede de vigilância em saúde de seu município, pois cada localidade desenvolve ações que devem ser seguidas pelos profissionais daquela área.

Opinião do Escritor: Festa nos Municípios

O Escritor e Jornalista Jairo de Lima Alves foi interrogado sobre as atrações que são contratadas todos os anos para as festas comemorativas de aniversário de Municípios da região. A Coluna Diz Aí, que o Jornal Tribuna do Povo publica semanalmente, por iniciativa do Jornalista Caetano Briuschiliari, apresenta o questionamento, e assim o Escritor expressa o seu pensamento: "Sou favorável a realização de festa popular, com atrações compatíveis com a realidade do município."

Eldorado

Marta Araújo foi Absolvida
O Juiz Eleitoral de Mundo Novo, Alexandre Ito, abolveu a Prefeita Marata Maria de Araújo, em sentença que está sendo publicada no Diário Oficial do Estado deste dia 30 de abril. Após analisar a denúncia do Promotor Eduardo De Rose, o Juiz decidiu pela absolvição dos agentes políticos alvos da denúncia. Em síntese, diz o despacho: "... a decisão diante do exposto e por tudo mais dos autos consta, julga-se extinto o processo, sem resolução do mérito, por falta de interesse processual dos representantes (inadequação da via leita), nos termos do artigo 267, inciso VI, do CPC."

A Festa de Aniversário de Japorã

Poeta de Mundo Novo
abre Festividade em Japorã
O Poeta de Rodeio Atáíde Vieira fez a abertura da festa de Aniversário de Japorã, no último sábado, 25. Ataíde declamou o poema de sua autoria, com o título "O Grande Amor de Ayrton Senna". Além de sua ótima perfomance no palco, o poeta ainda apresentou o pequeno "Ferreirinha", seu filho, que deu um show à parte, exibindo a nossa linda bandeira brasileira.
Na sequência, a festa teve outras atrações, e no domingo, o monumental show com a dupla Cézar e Paulinho, que agradou em cheio a todos os participantes do 17 Aniversário do Município.

Mensagem do Escritor - M/0440

Se tudo fosse perfeito...
Se as coisas fossem perfeitas, não existiriam lições de vida... Não haveriam arrependimentos e nem descobertas. Mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados.Se tudo fosse perfeito, olhares não se completariam e gestos passariam despercebidos...As lágrimas não existiriam, as palavras seriam perfeitas...Se tudo fosse perfeito, eu pularia no abismo sem medo da morte, pois asas eu ganharia.Atravessaria o oceano sem medo de ser levado pelas ondas, sem receios de me perder em suas profundezas... Se tudo fosse perfeito, dores não existiriam e a cura não seria procurada. Se tudo fosse perfeito, não haveria a busca pela perfeição.Nada é por acaso. Você existe e essa é a maior perfeição: A sua Vida.... (070906)

Versos em dois Idiomas: Ec 10.8

Eclesiastes 10.8
Português - Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá.
Francês - Celui qui creuse une fosse y tombera, et celui qui renverse une muraille sera mordu par un serpent.

A Bíblia Diz...

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8:26)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXX

Texto Bíblico para este Dia:
2 Crônicas 14, 15 e 16

A arte de não adoecer - A/0323

A arte de não adoecer
Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"Emoções e sentimentos que são escondidos,
reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade,
nossos segredos, nossos pecados.O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso
remédio e excelente terapia.Se não quiser adoecer - "Tome decisão"A pessoa indecisa permanece na dúvida,
na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões.
Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas dedoenças nervosas, gástricas e problemas de pele.Se não quiser adoecer - "Busque soluções"Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.
Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"Quem esconde a realidade finge, faz pose,
quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc.,
está acumulando toneladas de peso...
uma estátua de bronze, mas com pés de barro.Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas.
São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.Se não quiser adoecer - "Aceite-se"A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima,
faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.Se não quiser adoecer - "Confie"Quem não confia, não se comunica, não se abre,
não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nosoutros e em Deus.Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"O bom humor, a risada, o lazer, a alegria,
recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
"O bom humor nos salva das mãos do doutor".Alegria é saúde e terapia.
A arte de não adoecerDr. Dráuzio VarellaSe não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"Emoções e sentimentos que são escondidos,
reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.
Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer.
Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade,
nossos segredos, nossos pecados.O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso
remédio e excelente terapia.Se não quiser adoecer - "Tome decisão"A pessoa indecisa permanece na dúvida,
na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões.
Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas dedoenças nervosas, gástricas e problemas de pele.Se não quiser adoecer - "Busque soluções"Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.
Somos o que pensamos.
O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"Quem esconde a realidade finge, faz pose,
quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc.,
está acumulando toneladas de peso...
uma estátua de bronze, mas com pés de barro.Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas.
São pessoas com muito verniz e pouca raiz.
Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.Se não quiser adoecer - "Aceite-se"A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima,
faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores.
Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.Se não quiser adoecer - "Confie"Quem não confia, não se comunica, não se abre,
não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras.
Sem confiança, não há relacionamento.
A desconfiança é falta de fé em si, nosoutros e em Deus.Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"O bom humor, a risada, o lazer, a alegria,
recuperam a saúde e trazem vida longa.
A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
"O bom humor nos salva das mãos do doutor".Alegria é saúde e terapia. (Dr.Drauzio Varela)

Pensamento - CCCXVIII

"Uma comissão consiste em uma reunião de pessoas importantes que sozinhas não podem fazer nada, mas que juntas decidem que nada pode ser feito." (Fred Allen)

Mensagem do Escritor - M/0439

O Milagre da Visão
Para transformar sua vida, o primeiro requisito é a visão adequada. Isso significa que se deveria evitar ver o que é indesejável. Tendo recebido o grande presente da visão, a pessoa deveria se esforçar para ver somente o que é sagrado e puro. O que o homem vê é como uma semente plantada no coração. O coração determina a natureza dos pensamentos da pessoa. Sathya Sai Baba se posiciona assim: “Os pensamentos influenciam a vida da pessoa. Cenas más dão origem a pensamentos maus. Cenas boas evocam bons pensamentos. Quando cenas sagradas são implantadas no coração, não haverá espaço para sentimentos ou pensamentos ruins crescerem nele.”060906)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mensagem do Escritor - M/0438

A Religião Cósmica
O gênio Albert Einstein é quem afirma: “A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia. A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica.” Na verdade, esse é o conceito da fé universal, que de maneira transcendental se firma no Absoluto. Os dogmas confundem, enquanto a Divindade é eterna e dá o alento seguro ao buscador sincero. Os Templos enfeitam as cidades e as religiões agrupam os homens, auxiliando-os em sua caminhada. Mas em breves dias, como bem disse o Mestre “os verdadeiros adoradores adorarão em Espírito e em Verdade.” (060906)

Versos em dois Idiomas: Ct 7.12

Cânticos 7.12
Português - Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores.
Africano - Laat ons vroeg na die wingerde gaan, laat ons sien of die wingerdstok uitloop, die druiwebloeisel oopgaan, die granate blom. Daar sal ek u my liefde gee.

A Bíblia Diz...

"Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus." (Salmos 40:17)

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXIX

Texto Bíblico para este Dia:
2 Crônicas 11, 12 e 13

A arte de conviver com - A/0322

A arte de conviver com pessoas
insuportáveis no trabalho
Não importa qual o ramo de atividade que exercemos, mais cedo ou mais tarde temos que conviver com pessoas com um temperamento difícil.O que fazer? Entrevistamos Bruna Gasgon, consultora em comunicação e recursos humanos, que criou apelidos para os tipinhos insólitos que aparecem nos escritórios e ensinar de uma maneira divertida como neutralizar as más influências. Os insuportáveis podem ser de dois tipos. O primeiro deles é a pessoa é insuportável e pode até precisar de terapia porque não sabe que é assim. No segundo, a pessoa está insuportável porque teve uma semana ruim, está se sentindo mal. "Pelo menos um dia na vida a gente é insuportável", disse Bruna"A primeira providência é perceber que você também é uma pessoa insuportável. Eu mesma sou a insuportável número um!", brincou a consultora. Ela frisa que todo o exercício de lidar com pessoas com quem você não se dá bem tem como primeiro momento o autoconhecimento. "Pode ter certeza, em algum momento de sua vida você foi (ou é) insuportável para alguém. Então você tem que refletir sobre as suas atitudes para que o clima do escritório não piore".Num segundo momento, tente entender a chatice de seu colega descobrindo o que o leva a agir assim. "Se você sabe que alguém dormiu mal, está com uma mãe doente e essa pessoa te dá uma patada, você acaba relevando. É claro que isso não pode acontecer sempre, mas se você está ciente de que a irritação não é com você, a sua dor de cabeça ou sua raiva evaporam", aconselha Bruna.Finalmente, tente sinalizar que esse tipo de atitude incomoda e muito. "Quando você percebe que está sendo chato e por isso as pessoas se afastam de você, não há quem não tente melhorar", disse a consultora. Conheça os principais tipinhos difíceis de escritório e aprenda a lidar com eles:BrucutuPerfilÉ aquele que sente prazer especial em humilhar as pessoas, principalmente os subordinados. Ele grita, dá respostas grosseiras e parece que nem percebe o quanto magoa os que estão ao seu redor. Geralmente, ou você engole, ou vira brucutu também. Nenhuma das duas alternativas é interessante.Por que ele é assim?Um brucutu pode ter acordado com o pé esquerdo, estar de TPM, "a Tendência Para Matar", disse Bruna. Geralmente tratam mal os subordinados porque acham que têm poder suficiente para escapar de protestos.O que fazerQuando alguém estiver explodindo com você, deixe que a pessoa fale tudo o que quer. "Espere acabar a corda", explica Bruna. Fique parado na mesma posição. "É estranho, mas em todas as pesquisas que fiz, quando alguém se move numa situação dessas, a pessoa que está explodindo fica ainda mais brava". Finalmente, depois que o brucutu se calar, diga em um tom de voz calmo e baixo que você é um profissional, que merece ser respeitado e que gostaria muito que isso não acontecesse mais. "Pode acreditar, o brucutu se desmonta na hora porque ele percebe que reagiu de forma errada".Sabe-tudoPerfilSabe aquele chato que sempre te corta no meio de uma reuniãoporque ele tem certeza de que sabe muito mais sobre o assunto? Também é aquele que fica o tempo todo contando vantagem, falando da viagem sensacional que fez, do melhor restaurante da cidade que só ele conhece, do carrão que comprou.Por que ele é assim?Pessoas que tentam mostrar o tempo todo o como são melhores têm um profundo complexo de inferioridade, são muito inseguras, diz Bruna.O que fazer?Vire o melhor ouvinte do mundo. Não tente dizer que o seu é melhor ou que você não acha a nova camisa dele tão fantástica assim. Quanto mais você der corda, mais ele vai querer se exibir.Kid TocaiaPerfilO mais nocivo de todos. É aquele colega que faz de tudo para que você fique mal diante dos olhos do seu chefe e que comemora secretamente cada falha que ele vê em você. Fofoqueiro, costuma dar umas alfinetadas em você no meio de uma rodinha e depois solta um "eu tava brincando, amiga!".Por que ele é assim?O Kid Tocaia quer alguma coisa que você tem. Pode ser seu cargo, seu cabelo, seu namorado. São patologicamente invejosos.O que fazer?É preciso estar atento para que as mentiras espalhadas pelo Kid Tocaia não acabem com a sua imagem na empresa. "O mais complicado é segurar a vontade de sair no braço com o invejoso, mas não adianta revidar.Se você estiver explodindo, vá ao banheiro mais próximo e dê uns gritos de caratê para aliviar a tensão", aconselha Bruna.Não adianta ficar remoendo o ódio, afinal de contas você não é culpado pela inveja do Kid. "Dedique-se ao seu lazer. Pegue um dia para dar um passeio sozinho. Não adianta ficar acumulando a raiva porque isso faz mal à saúde e atrapalha ainda mais o seu trabalho", disse a consultora.Frente friaPerfilUma nuvem preta paira apenas sobre a cabeça dele. Tudo está ruim e a pessoa se sente tão mal com tudo e todos que contamina o escritório.Por que ele é assim?Os frente fria são pessoas muito melancólicas, que optaram por olhar sempre para o lado negativo das coisas. Sabe aquela história de ver que o copo está meio vazio?O que fazerNão tente argumentar ou brincar de "Jogo do Contente". Eles vão inverter tudo que você disser e achar ainda mais "provas" de que o mundo vai acabar antes das seis da tarde. Principalmente, NUNCA mude seus planos por causa de uma opinião do frente fria.Disque problemaPerfilPrimo do frente fria, é viciado em reclamar. Se trocam os computadores, reclama que não vai saber mexer nos programas novos. Se pintam as paredes, reclama que o ambiente ficou muito claro.Por que ele é assim?Para essas pessoas, reclamar é um vício. É impressionante como eles conseguem estragar a melhor das intenções.O que fazerChame a pessoa para conversar e fale francamente o que você acha das atitudes dela. Não tente atacar, a conversa tem que ser bastante amigável. Você pode até começar brincando, chamando a pessoa de reclamona. "Na hora o Disque Problema pode fugir da conversa, mas com certeza no dia seguinte ele vai falar com você e tentar reclamar menos", disse Bruna. (Marcela Tavares)

Pensamento - CCCXVII

“A liberdade de palavras não têm qualquer utilidade para um homem que nada tem a dizer.” (Franklin Roosevelt)

Mensagem do Escritor - M/0437

Quem é Jesus?
Pela narrativa de Walter Wangerin, Jesus é um mistério. E assim afirma: “E o mistério é este: ele era completamente humano – teve espinhas e se irritava, e fez coisas sobre as quais não queremos ouvir ao exaltarmos o seu Nome – e mesmo assim, , era plenamente Deus.” E sugere o autor de O Livro de Jesus: “Não deveríamos apressar em perguntar O QUE É A VERDADE?, e sim QUEM É A VERDADE? Então, se considerarmos que Jesus é a Verdade Eterna, nós nos prenderemos menos às doutrinas que dividem opiniões, para permanecermos firmes na Pessoa em quem reside a Verdade. Ele é a própria Verdade. (060906)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mensagem do Escritor - M/0436

O Prisioneiro Onésimo
Verdadeira manifestação de amor é o que podemos sentir na carta que Paulo enviou para Filemom. Faz ele questão de interceder pelo Irmão Onésimo, “gerado na prisão”, de acordo com suas próprias palavras. Faz um veemente apelo ao amigo Filemom, dizendo: “... se me consideras” e ainda: “caso tenha Onésimo praticado algum erro, ou te causado algum dano...” E promete Paulo retribuir a consideração, e se for o caso, até mesmo estaria disposto a pagar a conta do companheiro de prisão. Pois é. É possível que muita gente esteja na condição de Onésimo, carecendo da misericórdia de alguém. Quem sabe, discriminado pela elite conservadora, muitos onésimos, cumprem pena, sentindo, no entanto, o desejo de se reintegrar à sociedade, em forma de Nova Criatura. (060906)

Versos em dois Idiomas: Is 15.3

Isaías 15.3
Português - Cingiram-se de sacos nas suas ruas; nos seus terraços e nas suas praças todos andam gritando, e choram abundantemente.
Coreano - 거리에서는 굵은 베로 몸을 동였으며 지붕과 넓은 곳에서는 각기 애통하여 심히 울며

A Bíblia Diz...

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo." (Tiago 4:14,15)

Ação Parlamentar - C

Deputado pede ao STF que mantenha
ação sobre PEC dos Vereadores
O presidente da comissão especial que analisou a PEC 333/04, deputado Mário Heringer (PDT-MG), quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o mandado de segurança impetrado em dezembro, pelo Senado, contra a decisão da Câmara de não promulgar a proposta, conhecida como PEC dos Vereadores.
No início de março, o Senado desistiu do mandado de segurança. Apesar disso, Heringer prefere que o processo no Supremo tenha continuidade, para evitar demora na análise da PEC. Ele se reuniu nesta segunda-feira com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e pediu para integrar a ação.
“Eu entrei na mesma ação como um sócio dela. Se for retirada por alguém, ela continuará em andamento. Fiz isso porque conheço o trâmite de uma PEC, conheço a demora numa comissão especial e acho que não temos mais de esperar”, explicou o deputado.
Segundo ele, Gilmar Mendes disse que irá consultar o relator do processo, ministro Menezes Direito, sobre a viabilidade de manutenção do mandado de segurança.
Polêmica
No ano passado, a Câmara aprovou a proposta para ampliar em cerca de sete mil o número de vagas nas câmaras de vereadores e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas do Legislativo nos municípios. Ao analisar a PEC, contudo, o Senado aprovou apenas a ampliação da quantidade de vereadores, sem a limitação nos gastos. Por isso, o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, se recusou a promulgar o texto, o que levou o Senado a procurar o Supremo e pedir a promulgação parcial da PEC.
Um acordo entre as duas Casas fez com que o Senado desistisse da ação no STF. As atuais direções da Câmara e do Senado também concordaram que os senadores analisariam os gastos com as câmaras municipais e só depois o texto modificado seria votado novamente pela Câmara na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em uma comissão especial e, em seguida, no Plenário.
Na última semana, a CCJ se manifestou a favor da promulgação da PEC no que diz respeito ao número de vereadores. O parecer da CCJ ainda precisa ser submetido ao Plenário.
Crítica
O presidente da União Nacional dos Vereadores, Clézio Drummond, espera um entendimento rápido sobre o assunto. Ele argumenta que impor um teto de gastos aos legislativos municipais é um erro, pois a Constituição já prevê, em seu artigo 29, limites para essas despesas.
“Os gastos não aumentarão de forma nenhuma. Se o número de vereadores crescer, as câmaras vão ter de se adequar e diminuir os gastos internos para que possam pagar subsídios aos vereadores”, argumentou.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXVIII

Texto Bíblico para este Dia:
2 Crônicas 8, 9 e 10

A Bíblia Diz...

"Com o juizo com que julgardes sereis julgados,
e com a medida com que medirdes , sereis medidos."
(Mt 7.2)

A Aceleração do Tempo - A/0321

A Aceleração do Tempo
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectara a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sangüínea.
Então... quando tempo suficiente houver passado, você perdera completamente a noção das horas, dos dias... ou anos. Estou exagerando para efeito didático, mas em essência é o que ocorreria.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Se alguém tirar estes sinais sensoriais da nossa vida, simplesmente perdemos a noção da passagem do tempo.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nos ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos e' automatizada e não aparece no índice de eventos do dia. Para que não fiquemos loucos, o cérebro faz parecer que nos não vimos, não sentimos e não vivenciamos aqueles pensamentos automáticos, repetidos, iguais.
Por isso, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que esta acontecendo. É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas. Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porquê parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porquê os natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir, tudo parece muito complicado, o cambio, os espelhos, os outros veículos... nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou ate falando ao celular (proibido no Brasil), ao mesmo tempo. E você usa apenas uma pequena "área" da atenção para isso.
Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); o cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência). Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa... são apagados de sua noção de passagem do tempo... Porque estou explicando isso? Que relação tem isso com a aparente aceleração do tempo? Tudo.
A primeira vez que isso me ocorreu foi quando passei três meses nas florestas de New Hampshire, Estados Unidos, morando em uma cabana. Era tudo tão diferente, as pessoas, a paisagem, a língua, que eu tinha dores de cabeça sempre que viajava em uma estrada, porque meu cérebro ficava lendo todas as placas (eu lia mesmo, pois era tudo novidade, para mim). Foram somente três meses, mas ao final do segundo mês eu já me sentia como se estivesse ha um ano longe do Brasil. Foi quando comecei a pesquisar a razão dessa diferença de percepção.
Bastou eu voltar ao Brasil e o tempo voltou a "acelerar". Pelo menos, assim parecia. Veja, quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -- as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Ate' que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... r-o-t-i-n-a.
Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
ANTÍDOTO PARA A ACELERACAO DO TEMPO: "M &M"
Felizmente ha um antídoto: Mude e Marque. Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire ferias com a família (sugiro que você tire ferias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, num ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas. Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia); use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais. Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe da formatura de sua turma, visite parentes distantes, vá a uma final de campeonato, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no natal, ou faça os enfeites com frutas da região e a participação das crianças, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor – faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente. Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. em outras palavras.. v-i-v-a. Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais... vivo.... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí. Se você não tiver mais a esposa, ou o marido, cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida. (Leonardo B. Ravazzi)

Pensamento - CCCXVI

“ O profissional de jornalismo tem de estar devidamente preparado para pensar, conceber, produzir, preparar e enfim formatar o conteúdo multimídia de maneira adequada para os inúmeros canais de distribuição de informação digital que irão surgir” (Fernando Vilela)

Mensagem do Escritor - M/0435

Na Grécia
Alguém disse: “Descobri que pareço grego. Em três dias em Atenas, perdi a conta de quantos cidadãos locais me pediram informações.” E Murilo continua explicando: “Tudo grego. Minha cara de interrogação -não dá pra entender o que eles falam- tem desconcertado alguns. E ainda fui comprar -e brincar com- um koboloi. Pronto.” koboloi é uma tradicional bijouteria-passatempo dos gregos. Parece um colar, com contas, que podem ser de madeira, de plástico, ou de pedras, mas não é de se colocar no pescoço. Serve para aliviar a ansiedade. Assim como muitas pessoas gostam de brincar com seus chaveiros, os gregos usam o koboloi, passando as contas de um lado para o outro. É um tanto divertido e lembra muito bem os antigos filósofos gregos com o koboloi nas mãos. Anote isso que aprendi: "signomi, den milao ellinika" . Não falo grego. (060906)

domingo, 26 de abril de 2009

Mensagem do Escritor - M/0434

Sucesso
Em nossa sociedade, sucesso é sinônimo de apenas duas coisas: dinheiro e poder. Mas os anjos medem o sucesso com padrões totalmente diferentes. Primeiramente, para os anjos, dinheiro e poder não têm valor algum. Se dinheiro e poder são empregados para o bem de todos, então a pessoa que os tem pode ser considerada uma pessoa de sucesso - não por tê-los mas pelo senso de gratidão, compaixão, e generosidade. Em segundo lugar, para os anjos, não existe algo como deficiência ou falência, porque tudo o que fazemos faz parte do processo de descoberta. Nós podemos falhar na vida - não podemos é deixar de tentar, de explorar, de arriscar. (050906)

Versos em dois Idiomas: Lm 3.49

Lamentações 3.49
Português - Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso,
Árabe - عيني تسكب ولا تكف بلا انقطاع

A Bíblia Diz...

Assim diz o Senhor DEUS: "Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, perante os olhos dos gentios, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó." (Ezequiel 28:25)

Ação Parlamentar - XCIX

UVP luta contra a redução do duodécimo
Como entidade representativa dos vereadores pernambucanos, a UVP mais uma vez sai em defesa dos parlamentares “A UVP não medirá esforços para acompanhar e lutar pelo reconhecimento e melhorias do vereador. Trabalhamos incansavelmente e com muito orgulho por todos os representantes municipais do nosso Estado”, afirma João Batista, presidente da UVP.

“Vamos mostrar aos senadores o contra-senso que existe entre os dois artigos. Não é possível aumentar o número de parlamentares e, ao mesmo, reduzir os recursos destinados às Câmaras”, ponderou o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, João Batista Rodrigues (PMN). Segundo ele, a mobilização foi incorporada por entidades representativas dos vereadores em todo Brasil. “Seria melhor não aumentar o número de cadeiras. Esse assunto só interessa aos suplentes”, ponderou João Batista.

Lendo a Béblia Todos os Dias - CXVII

Texto Bíblico para este Dia:
2 Crônicas 3, 4, 5, 6 e 7

A Ovelha - A/0320

A Ovelha
Algum tempo antes da cerimônia de lava-pés, os ligados a Cristo foram denominados de "Ovelhas" – João 10, 11-18, como também Cristo foi chamado em outros pontos como "Cordeiro". Aqui é salientada a abertura presente e processada novamente dos discípulos, especialmente para o que é feito por Cristo, como também tal relacionamento entre Cristo e Deus. Embora ele agora possa estar bem amadurecido, as pessoas se sentem em um nível novamente como uma folha em branco, como uma criança. O real progresso leva a modéstia mesmo se orgulho tenha de ser reprocessado muitas vezes; a visão de que todas pessoas tem um papel significativo porém no final são pequenos papéis perante Deus. Alguns podem denominar isso como "Humilhação", porém no significado livre e espiritual e não como um comportamento servil perante as autoridades terrenas, que muitas vezes provocou enganos. Não por acaso disse Cristo no mesmo capítulo "Eu sou a Porta". Quem abre seu Ser / seu Coração para Cristo, para aquele também está aberta a porta que leva a Deus, um requisito prévio para tudo o que se segue.

Pensamento - CCCXV

“ Esqueça as coisas que ficaram para trás, e persiga o que está à sua frente. Faça dos seus pequenos sucessos trampolins para êxitos maiores. Acima de tudo, mantenha sua imagem de sucesso, bem clara na mente, e há de alcançar sucesso!” (H.C.Ibojionu, F.R.C.)

Mensagem do Escritor - M/0433

A arte de viver
Sempre viajou montado num burro de um lugar a outro, partilhando suas experiências. Todos os seus discípulos estão reunidos para ouvir suas derradeiras palavras. As últimas palavras de um homem sempre são as mais significativas que ele disse, porque contêm todas as experiências de sua vida. Mas o que os discípulos ouviram, nisso eles não podiam acreditar. São Francisco não se voltou para os discípulos, mas para o burro. Ele disse:”irmão, tenho uma grande dívida para com você! Você me carregou de um canto a outro sem nunca se queixar, sem nunca resmungar. Antes que eu deixe este mundo, tudo o que eu quero é o seu perdão; eu não fui humano com você” (050906)

sábado, 25 de abril de 2009

Mensagem do Escritor - M/0432

O Valor do Epitáfio
Para conhecer epitáfios, basta que visitemos um cemitério, ou simplesmente vamos encontra-los nos livros de autores consagrados, onde declinam o pensamento nobre que pretendem apor em seu s túmulos. A letra de música interpretada pelos Titãs, retrata muito bem um epitáfio, e diz assim: “Devia ter amado mais/Ter chorado mais/Ter visto o sol nascer/Devia ter arriscado mais/E Até errado mais/Ter feito o que eu queria fazer/Queria ter aceitado -- as pessoas como elas são/Cada um sabe a alegria -- e a dor que traz no coração/O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distraído/O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distraído/Devia ter complicado menos/Trabalhado menos/Ter visto o sol se pôr...” Sim, o epitáfio nos leva a recordações infindas, dando-nos saudade e nos conduzindo a uma profunda reflexão. (050906)

Pronaos R+C Umuarama

A Sóror Ema, o Grande Conselheiro Navarro e o Mestre Benedicto

Momentos especias vivemos no Pronaos Rosacruz de Umuarama. Depois de muito tempo, pude rever muitos Irmãos Rosacruzes: Juraci e Benedicto, Branca e outros queridos fratres, como o Jobel, que conheci agora, e também a Sóror Nazaré, com o seu lindo casal de filhos, Fernando e Vitória. Tive a oportunidade de conhecer o Grande Conselheiro da PR-2, Fr. Navarro, que trouxe uma bonita mensagem durante a Convocação. Senti falta do Adilson, Antoniassi, Toninho, Arnaldo e outras figuras importantes do Pronaos. Ao contemplar o ambiente alegre do Organismo, tive imensa saudade do Frater Adib, que vive noutra dimensão.

Versos em dois Idiomas: Jr 9.12

Jeremias 9.12
Português - Quem é o homem sábio, que entenda isto? e a quem falou a boca do SENHOR, para que o possa anunciar? Por que razão pereceu a terra, e se queimou como deserto, sem que ninguém passa por ela?
Francês - Qui est l'homme sage qui entende ceci, à qui la bouche de l'Éternel ait parlé, et qui déclare pourquoi le pays est perdu, brûlé comme le désert, et sans personne qui y passe?

A Bíblia Diz...

"Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento."
(Romanos 11:28,29)

Ação Parlamentar - XCVIII

Justiça concede liberdade a vereadores
presos suspeitos de corrupção
Quatro vereadores de Igarapava estavam presos há 20 dias. A câmara da cidade ainda não sabe se eles vão reassumir os cargos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo mandou soltar na terça-feira (7) os quatro vereadores de Igarapava, a 446 quilômetros de São Paulo, presos suspeito de corrupção e formação de quadrilha. Eles deixaram a cadeia de Pedregulho, onde ficaram por 20 dias.
Na semana passada, outro vereador já tinha sido libertado. A câmara da cidade ainda não sabe se eles vão reassumir os cargos. Essa semana, os suplentes tomaram posse e abriram uma comissão de inquérito para estudar o pedido de cassação dos cinco acusados de exigir dinheiro do prefeito, para aprovar projetos, na câmara. Os promotores de justiça de Igarapava pediram na Justiça o afastamento dos parlamentares do cargo.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXVI

Texto Bíblico para este Dia:
1 Crônicas 29; 2 Crônicas 2 e 3

O Mestre Jesus - A/0319

O Mestre Jesus
Ele é hoje Instrutor do Mundo e continua trabalhando incansavelmente pelo despertar da consciência crística na humanidadeComo homem encarnado, o bem-amado Jesus ofereceu-nos um espelho para a visão mais gloriosa de nós mesmos: a de Filhos de Deus, capazes de amar incondicionalmente e de transcender todos os limites e ilusões da matéria, sobretudo a morte. "Aquilo que eu faço, também vós sois capazes de fazer, e outras coisas ainda maiores", disse ele, afirmando a nossa ilimitada potencialidade divina. Ele sabia que teria poucos seguidores enquanto estivesse no mundo físico e também qual seria o desfecho de sua encarnação. Apesar de todos os revezes e oposições que sofreu, concluiu com absoluto êxito a missão de ancorar a energia crística de amor-sabedoria no planeta. Plantou sementes no coração dos homens, sementes que eclodiriam algum tempo depois preparando-nos para a compreensão de verdades maiores que se revelariam conforme o desenvolvimento de cada um. Os Evangelhos, como registro histórico de sua mensagem à humanidade, não traduzem a profundidade de seus ensinamentos. Muito do que Jesus ensinou sequer foi captado pelos homens da época, e muito ainda foi distorcido nas sucessivas revisões dos escritos evangélicos com o passar dos séculos. Mas isso não tem tanta importância se considerarmos que nosso amado Mestre continua sustentando o despertar da humanidade. Logo após sua ascensão, ele assumiu o cargo de Diretor da Era de Peixes, ciclo evolutivo que iniciou-se com sua missão e findou em 1954. Nesse período, foi também Chohan (dispensador) do Sexto Raio, a energia de Deus que eleva a vida e os seres por meio da devoção, da compaixão e da entrega. Atualmente, Mestre Jesus exerce, ao lado do Mestre Kuthumi, o cargo de Instrutor do Mundo. Ele dirige, agora de maneira ainda mais abrangente, as questões relativas ao desenvolvimento da espiritualidade, da educação, da religião e da ética para a humanidade terrestre. Seu templo etérico localiza-se sobre a Jerusalém e sua música-chave é Jesus Alegria dos Homens, de Bach. Em Seu Sagrado Nome, podemos sempre solicitar a ajuda necessária para a ampliação da nossa consciência e o florescimento do amor incondicional em nosso coração. E temos ainda os profundos ensinamentos que Ele nos oferece em Um Curso em Milagres, canalizados por uma psiquiatra americana há 40 anos. Nessa obra de valor incomensurável, Mestre Jesus guia-nos no processo de cura das ilusões do mundo físico e restabelecimento da nossa consciência original como Filhos de Deus. Invocação do poder de Jesus O nome Jesus é um poderoso mantra, de vibração tão intensa que afasta toda influência negativa que tente nos afetar. Ao pressentir um perigo, penetrar num ambiente de energias pesadas ou expor-se a situações de negatividade, faça o seguinte decreto: "Em nome da minha Presença EU SOU e do Senhor Jesus, ordeno que se afaste toda e qualquer influência negativa". Afirmações transfiguradoras de Mestre Jesus
EU SOU o que EU SOU EU SOU a porta aberta que homem nenhum pode fechar EU SOU a luz que ilumina todo homem que vem ao mundo EU SOU o caminho, EU SOU a verdade EU SOU a vida, EU SOU a ressurreição EU SOU a ascensão na Luz EU SOU a satisfação de todas as minhas necessidades e carênciasEU SOU a abundância derramada sobre toda a vidaEU SOU a visão e a audição perfeitas EU SOU a ilimitada Luz de Deus manifestada por toda a parteEU SOU a Luz do Santo dos Santos EU SOU um filho de Deus EU SOU a luz na sagrada montanha de Deus

Pensamento - CCCXIV

"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias." (Pablo Neruda)

Mensagem do Escritor - M/0431

A Procura da Luz
O que procuro, ao escrever, é uma certa luz interior, que me desperte empatia com os semelhantes. É colocar no texto todos os princípios que me foram incutidos por meus pais, por meus mestres e pelos milhares de escritores que li e que me tornaram no que sou.
Na maioria das vezes, tenho conseguido isso, a julgar pelos comentários sobre minhas crônicas ou nas cartas que recebo. Às vezes, dou magníficos escorregões e recebo ásperas reprimendas por erros supostamente praticados. Essas críticas, apesar de machucarem o ego, são preciosas, até aquelas mal-educadas e com palavras duras, feitas com o objetivo deliberado de me ridicularizar. Procuro aceitá-las com humildade e evito polemizar. É verdade que a vaidade fala mais alto e dou respostas um tanto quanto atravessadas para os mais atrevidos. Mas confesso que continuo à procura da Luz Maior.
(050906)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

H. Spencer Lewis

Um Vídeo Interessante!

Entardecer em Cascavel

Voltando da Cidade paranaense de Cascavel na última segunda-feira, foi colhida essa bela imagem do entardecer. Na van: Jairo, Luzimar; Reis, Júnias; Valentina e Luísa. A foto foi feita por Valentina. Um belo visual, que faço questão de mostrar aos meus internautas.

Mensagem do Escritor - M/0430

O Barulho e o Silêncio
Entre o Barulho e o Silêncio há um contraste fenomenal. É inconcebível como uma pessoa pode perfeitamente se adaptar com situações antagônicas. Sim, mas existem casos e casos que podem confirmar esse tipo de convivência. Isso parece ser mesmo paradoxal, e até mesmo difícil ser explicado num texto de poucas linhas. No entanto, vamos a alguns exemplos práticos. Nesse mundo, especificamente neste sistema de coisas, tem espaço para todas as experiências e filosofias de vida. Imaginemos, então, a possibilidade de um ser humano, dotado de todas as faculdades mentais, tomar parte de sociedades diferentes entre si. Essa possibilidade existe e não é assim tão rara. Um silêncio profundo, com algum som vocálico, numa loja meditando. Ou ainda num Templo Pentecostal, com muitos sussurros em línguas estranhas. Um barulho ensurdecedor. São práticas vivenciadas por muita gente em todo o Planeta, até mesmo por dirigentes religiosos de renome. Dá prá entender? São formas de aproximação com a Divindade, que o homem natural não poderá entender direito. Isso também é mistério, é transcendental. (240409)

Gente Especial: Marli

Marli Ferrari é gente mais que especial. A filha de dona Irene presta os melhores serviços à comunidade, e na Prefeitura de Japorã, exerce o cargo de Secretária de Fazenda. Foi difícil convencê-la para ser fotografada. Enfim, numa bela manhã de sexta-feira, ela gentilmente deu o "sim", Um pouco trêmulo, o fotógrafo (sic) disparou o flesh em sua direção. Eis aí a moça, em seu local de trabalho e com toda a sua elegância!

Morte: Princípio ou Fim? - A/0318

Morte: Princípio ou Fim?
Segundo a doutrina cristã, não há volta após a morte. O espiritismo acredita que a "passagem" seja simplesmente a ruptura do espírito com o corpo, já desgastado devido a doenças ou ao próprio processo de amadurecimento do corpo. Essa transição seria sobretudo calma, uma espera à reencarnação.Apesar de todas as explicações, a morte continua um mistério. Para onde vamos? Por que algumas pessoas padecem com um câncer - uma morte lenta e contínua - e outras são "aspiradas" desse mundo após um acidente automobilístico? Alguns integrantes de seitas abordam a morte como a "salvação", o princípio de um processo regenerativo, onde a evolução espiritual dita as regras do jogo. Em 1996, uma prova cabal do fanatismo religioso perpetuou discussões sobre formas de adoração a Deus. Seguidores da Heaven's Gate cometeram suicídio: imaginavam que, mortos, seguiriam um disco voador na cauda de um cometa.O que dizer então daqueles que vão e voltam? Relatos no mundo inteiro compreendem histórias de experiência quase morte. Pacientes, geralmente em estado terminal, com câncer, ou acometidos por ataque cardíaco, rompem a linha divisória e se deparam com um mundo de luzes e cores. Em sua maioria, dizem assistir a todas as cenas de suas vidas, que passam em uma espécie de "flash". Os cientistas e médicos insistem em afirmar que as visões são produtos da deterioração da massa cerebral. Sabe-se que após a falência dos órgãos, o cérebro se decompõe em uma rapidez incrível. Existem ainda os que vivenciam a morte em vida. As viagens astrais ou extracorpóreas começaram a ser pesquisadas por Madame Blavatsky. Deitada e com os músculos retesados, ela induzia a um estado de excitação mental tal que era tão somente produzida pelo efeito de substâncias enteógenas, como ayahuasca, peyote e outras. Atualmente, Stanislav Grof e Fritjof Capra demonstram interesse nessa linha de pesquisa. Mas os budistas há muito já pregavam as premissas da projeciologia. O espírito, quando sai do corpo, é ligado a este por meio do chamado "cordão de ouro". Quando este cordão se arrebenta, a morte é inevitável. Maiores informações podem ser obtidas no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia. Após o peso da morte, quase sempre vem o conforto da religião. Palavras bonitas e de esperança são abordadas em Janelas para o Mundo Transcedental. Considerado o mensageiro do além pelo Espiritismo, o médium Chico Xavier torna a "passagem" um tanto quanto tranquila para quem ficou. Persiste em tudo isso, a grande espera\nça: a morte não existe. O que experimentamos aqui é uma transição, que nos transporta à Vida Eterna.

Pensamento - CCCXIII

"Entre a notícia e o boato a diferença é que notícia pode ser forjada." (Eno Teodoro Wanke)

Mensagem do Escritor - M/0429

Católicos e Protestantes
Hans Kung afirma: “O ímpeto reformista de Lutero, com seu tremendo e explosivo efeito histórico, tem uma fonte: ele conclamou a igreja a voltar ao evangelho de Jesus Cristo, que ele experimentara como um evangelho vivo na Sagrada Escritura, especialmente nos escritos de Paulo.” Católicos romanos sentem-se na obrigação de questionar aquele que provocou o segundo grande cisma da igreja. A grande maioria desses grupos, no entanto, desconhece a vida e a obra de Martinho Lutero. É preciso que se estude com afinco a reforma de Lutero, em Wittenberg, a partir de 2 de julho de 1545, fatos históricos que interessam a todo o mundo religioso. (050906)

Versos em dois Idiomas: Ez 25.4

Ezequiel 25.4
Português - Portanto, eis que te entregarei em possessão aos do oriente, e em ti estabelecerão os seus acampamentos, e porão em ti as suas moradas; eles comerão os teus frutos, e eles beberão o teu leite.
Húngaro - Ezokáért ímé adlak téged Kelet fiainak örökségül, hogy felüssék sátraikat benned, s felállassák benned lakóhelyeiket, õk eszik meg gyümölcsödet, s õk iszszák meg tejedet.

A Bíblia Diz...

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" (1 Pedro 1:15)

Ação Parlamentar - XCVII

Vereadores se mobilizam contra PEC
Angustiados com a possibilidade da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional - PEC dos vereadores, presidentes de Câmaras de diversos municípios do Estado se reuniram ontem na Câmara Municipal de Aracaju, na busca de se mobilizar contra o projeto que ameaça reduzir boa parte dos repasses para as Casas Legislativas.
A intenção é mobilizar os vereadores sergipanos para irem a Brasília na próxima quarta-feira (22), data marcada para a apreciação do projeto, conversar e tentar convencer os senadores e deputados federais aos quais apoiaram, a barrar ou pelo menos adiar a votação da PEC. Foi isso que uma comitiva formada pelos vereadores Emmanuel Nascimento, Elber Batalha Filho (PSB) e Josenito Vitale (DEM) fizeram na semana, com o apoio do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que pediu vistas do projeto o adiando por mais uma semana.
Na sessão de ontem, estiveram presentes representantes de 35 municípios de Sergipe, quatro municípios da Bahia, além do próprio senador Valadares, que passou algumas orientações durante a reunião e manifestou mais uma vez seu respeito pela causa dos vereadores.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - CXV

Texto Bíblico para este Dia:
1 Crônicas 26, 27 e 28

João, o Evangelho do Amor - A/0317

João, o Evangelho do Amor
Veio dos céus a inspiração divina para que fosse editado este livro, com algumas anotações sobre o glorioso Evangelho segundo escreveu João. Aqui é o começo, com um Prefácio à edição, seguido de outros comentários, e finalmente, a magnífica Obra, com ligeiras correções gramaticais e adaptações para os nossos dias.Para Falar deste Evangelho, devemos ressaltar que é um dos últimos livros, a ser escrito do Novo Testamento e que surgiu na cidade de Éfeso. A data é incerta, mas provavelmente este Evangelho foi escrito na última parte do primeiro século.O livro é atribuído ao próprio João, que era tido como um dos mais íntimos discípulos de Jesus, e a quem ele confiou o cuidado de sua mãe no momento de sua morte (Jo 19,27).Uma das características de João é revelar realmente quem é Jesus Cristo. E o conhecimento de Jesus Cristo não se dá individualmente, e sim dentro de uma comunidade, que através de bons exemplos de vida, vai marcando toda a caminhada de um povo.A principal característica do evangelho de João é despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus no qual “A palavra era Logos” (Jo 1,2). Ele vem nos mostrar que Jesus é o próprio Deus vivo e a sua função é revelar o Pai aos seres humanos até ao ponto de dar o seu Filho por amor à Humanidade.
Em João 17,3 encontramos: “Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste Jesus Cristo”, e com muita clareza toda a Palavra Revelada do Pai, em Jesus Cristo. E esta é uma das frases fundamentais no reconhecimento do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai.As Particularidades deste livro podem ser assim descritas: 1. É considerado por muitos como o livro mais profundo e mais espiritual da Bíblia. 2. Nele, Cristo dá uma revelação mais completa de Si mesmo e de Deus Pai que não se encontra em nenhum dos Evangelhos sinóticos. Ele fala de sua pessoa, de seus atributos, de sua divindade, da obra do Espírito Santo, de sua própria comissão divina e da paternidade de Deus. Cristo fala de Deus como " o Pai” mais de cem vezes. Deus é o Pai Espiritual Ele é o Pai doador da vida. Informa que a mensagem é do Pai, sendo que o Pai é maior do que todos. Fala que as obras são do Pai, visto que Deus é o Pai interior, o Pai santo, o Pai justo.É preciso realmente vivenciar a revelação do Mestre Jesus, e em seu segmento fazer com que outras pessoas possam fazer esta magnífica experiência d´Ele na caminhada como seus verdadeiros seguidores.Talvez a mais notável de todas as características distintivas do Evangelho de João seja o fato de que mais da metade do espaço do livro seja dedicada a eventos da vida de Cristo e suas palavras durante seus últimos dias. Discursos e conversas encontrados só em João, podemos enumerar: com Nicodemos; com a mulher de samaria; com judeus na Festa dos Tabernáculos; a parábola do bom pastor; a série de instruções privadas aos discípulos; as palavras consoladoras e a oração intercessora; o encontro com os discípulos no mar da Galiléia, dentre outros.João registra oito milagres do Mestre Jesus, além do milagre da ressurreição, para provar sua divindade. Seis destes se encontram só neste Evangelho. A água transformada em vinho; a cura do filho do funcionário do rei; a cura do homem no tanque; o cego de nascimento; a ressurreição de Lázaro; a segunda pesca milagrosa.Duas grandes correntes de pensamento fluem através do livro, as quais se resumem nos grandes princípios: a fé e a Vida Eterna.A comunidade de João nasce de modo simples, e à medida que vai crescendo, adquire um novo jeito de agir e de viver, sendo realmente Igreja Cristã.Uma outra apresentação que João faz de Jesus é como Luz, uma Luz que brilha para os judeus daquela época, pois viam Jesus como o Mestre. (Jo 1,38); o Messias (Jo 1,41), o Prometido por Moisés e pelos Profetas.(Jo 1,45), o “Filho de Deus, o Rei de Israel” (Jo 1,49). São todos títulos dados a Jesus pela comunidade de João.•Neste Evangelho, Jesus realiza o seu ministério, quase sempre em Jerusalém, enquanto nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas, que têm bastante elementos em comum), Ele realiza seu ministério na Galiléia.•Aqui encontramos somente sete sinais que Jesus realiza em sua vida, enquanto nos Evangelhos sinóticos são encontrados muitos milagres.•O Jesus de João atua publicamente por dois ou três anos, enquanto nos Evangelhos sinóticos toda a aparição de Jesus se reduz a somente um ano.•Toda a doutrina de Jesus é exposta em longos e misteriosos discursos. Isto ocorre porque João utiliza uma linguagem própria, a um determinado povo e expressada em categorias simbólicas.O livro pode ser dividido em cinco partes: o Prólogo, pelo qual podemos entender a encarnação do Verbo Eterno; a manifestação da divindade de Cristo ao mundo, acompanhada de seis testemunhos: o de João Batista, o do Espírito Santo, o dos discípulos, o das obras poderosas de Cristo, o do Pai e o das Escrituras; a revelação particular e as instruções aos discípulos; a humilhação de Jesus e seu triunfo sobre a morte, e o Epílogo, que expressa “Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?”É este, pois, o Evangelho segundo escreveu João.Para RefletirAo ler o Evangelho segundo escreveu João, diga para si próprio com toda convicção e sinceridade da alma: - Estou sendo realmente uma Luz para a minha família, para os meus amigos, para a minha comunidade? Ou sou somente um facho apagado que nada ajuda às pessoas que estão perto de mim? - Estou procurando viver o amor para com o outro, ou estou interessado no que o outro tem a me dar em troca?- Ser cristão é assumir com vontade e dedicação, a experiência que os apóstolos de Jesus fizeram. Sou útil à minha comunidade, ajudando os meus irmãos, ou sou apenas uma pedra de tropeço para muitos?

Pensamento - CCCXII

"Em verdade vos digo, o Homem é o Filho da Mãe Natureza, edela o Filho do Homem recebeu todo o seu corpo, tal como ocorpo da criança recém-nascida vem do ventre de sua mãe. Emverdade vos digo, sois uno com a Mãe Natureza; ela está em vós,e vós nela. Dela nasceste, nela viveis, e a ela voltareis novamente... " (Evangelho Essênio de João)

Mensagem do Escritor - A/0428

Quando
Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamento, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo. (040906)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Seria Bento XVI o Penúltimo Papa? - A/0316

Seria Bento XVI o Penúltimo Papa?
Karl Bunn faz uma abordagem interessante sobre o momento histórico em que vive a Humanidade, confrontando-se com o mundo religioso, e conseqüentemente, com a atenção voltada para o catolicismo romano, que sinaliza, com sua atuação, para dias de turbulências, que ninguém pode dimensionar tamanha magnitude. É esse um questionamento razoável, apesar que muitos podem classificá-lo como especulativo, no campo da mística-espiritual. Existem profecias e predições sobre o assunto, que merecem ser anotadas e levadas a sério.Na verdade, parece que estamos num labireinto, de onde podemos sair com a palavra Lapidar, que é atribuída ao penúltimo papa. São Bento é o criador e patriarca da vida monacal dentro da Igreja. Sua Ordem é a Ordem dos Beneditinos.Também conhecida como Olivetanos, ou das Oliveiras. Logo, é bem aplicável a palavra lapidar, de Malaquias para o novo papa ao ter assumido a série papal dos Bentos ou Beneditinos Olivetanos: De Gloriae Olivae. Mas, o que poucos compreendem ou conseguem antever é o 16 após o Bento. Esse 16, no é a Torre Fulminada. É a mesma Carta que saiu no julgamento da Humanidade em 1950. O que quer dizer isso? Isso nos conduz ao extremo, fazendo-nos crer em fatalidade, em destruição e desastres.As razões para seu papado terminar em desastre e num “racha” na Igreja Romana são muitas. O novo papa se mostra conservador, o que é uma virtude em se tratando de fé. Mas, por recorrência, ele era o responsável pela ordem sucessora do nefasto Santo Ofício medieval, que torturou e queimou milhares na Europa – um terrível carma repousa sobre esse “santo” Ofício, hoje responsável pelos assuntos da fé cristã.O mundo gostaria de ver o novo papa liberalizando usos e costumes modernos, como anticoncepcionais, abortos, casamentos homossexuais e pesquisas com células-tronco, um eufemismo para assassinato de fetos, que só uma ciência anticristã poderia levar adiante. Sem considerar a liberação das novas teologias, que mais e mais se afastam do cerne doutrinário original, em lugar disso deveriam estudar O Cristo Social e Transformação Social da Humanidade, que Samael Aun Weor pretendia em sua filosofia mística.Portanto, de um lado temos os ultraconservadores, dos quais o novo papa é o máximo expoente. De outro lado temos a ala progressista, que simpatiza com a simplificação ainda maior da doutrina do Cristo e dos Apóstolos, como se não bastasse havê-la reduzido a um amontoado de crenças e superstições nesses dois mil anos. Portanto, o cenário do “racha” está pronto. Isso é apenas uma questão de tempo.A missão deste novo papa é bem difícil. A Igreja Romana está mergulhada em enormes problemas, como os escândalos de pedofilia e a fuga maciça de ovelhas para outros rebanhos. Nos países de terceiro mundo os padres são célibes apenas na aparência, com as exceções de sempre, porque grande parte tem suas amantes, e isso é do conhecimento de Roma. Não que a vida não-celibatária dos padres seja um problema maior a nosso ver. Do ponto de vista espiritual-esotérico a repressão pura e simples é mais desastrosa que levar uma vida normal. Faltou a São Bento haver escrito em suas regras os procedimentos da Castidade Científica, como ensina a Gnose. Isso teria evitado tantos escândalos sexuais na história da Igreja Romana. Seja como for, esse papado tem tudo para ser curto, e nao é especificamente pela sua frágil saúde ou sua idade avançada. Dizem certas profecias que seu papado pode terminar antes de 2010. Pessoalmente, não acreditamos em datas, visto que não é dado aos humanos conhecer com precisão as datas... O nome escolhido - Bento XVI - é uma mensagem cifrada, bem coerente com o espírito conservador do cardeal Ratzinger. O Bento anterior estava à frente da Igreja Romana na I Guerra Mundial. E há tudo armado para o Bento XVI estar à frente da mesma Igreja na III Guerra Mundial, que se avizinha muito rápido. O fato de ele ser alemão também tem um significado importante, porque cada povo, nação ou tribo tem um traço fundamental e desempenha um papel no mundo. Não por acaso a Alemanha foi causa de duas guerras mundiais. Portanto, a escolha de um alemão implica num significado relacionado à forma como tudo irá ser conduzido e acontecer nos próximos anos dentro da Igreja.A frase lapidar De Gloriae Olivae esconderá ainda por algum tempo a causa secreta de seu epíteto. Não cremos que ver a Igreja destruída ou levá-la à destruição seja A Glória das Oliveiras , sem importar se essa destruição venha por causa de um cisma, muito provável e/ou por meio do desentendimento dos homens no campo político, mergulhando o mundo na destruição global - que é o vaticínio mais forte e definitivo previsto para nossos dias. Os próximos anos serão definitivos na história da atual Humanidade.

Pensamento - CCCXI

"[...] em todo país civilizado, há duas necessidades fundamentais: que o Poder Legislativo represente o povo, isto é que a eleição não seja falsificada, e que o povo influa efetivamente sobre os seus representantes. E esta última necessidade é a primeira de todas, porque quando um povo tiver influência eficaz, e souber tê-la, o sistema eleitoral há de passar por força de fingimento a realidade. Ora, para influir inteligentemente, o requisito essencial é saber em que sentido a influência tem de se exercer, conhecer os próprios direitos e os meios de mantê-los, perceber os seus interesses e a maneira prática de os levar a efeito. O modo de ação que o povo tem sobre os poderes do estado é a opinião, poder supremo, impalpável e invisível, que paira sobre todos os poderes oficiais, que os domina, inspira, reprime e apóia. O cetro é seu, por direito." (Rui Barbosa)

Mensagem do Escritor - M/0427

Amor Incondicional
O que seria, na verdade, um amor incondicional? Há quem afirme que o verdadeiro amor jamais pode ser descrito com palavras. Li, num texto, importante apelo de amor, que assim expressava: “...Se me amas, fixe teus olhos nos meus, use toda sinceridade, sem preocupar em magoar, com honestidade faça críticas construtivas...” E mais: “Preciso aperfeiçoar. Se me amas, ainda com os olhos fixos nos meus, aponte minhas qualidades, louva-me... Isso vai subir minha auto-estima.” E por último: “Se me amas, me dê o teu amor incondicional, fixe tua alma em minha alma e me liberte...” Ao conseguir a resposta, exclama: “Voarei alto, mas voltarei.” Seria esse o amor incondicional? (040906)

Pastor Donald, da "Irmãos Menonitas"

Pastor Donald, Fundador da Igreja
"Irmãos Menonitas" na Cidade de Mundo Novo

Amado Pastor Vitor e família,
Hoje de manhã na hora de café nós lemos Romanos 1:16 que nos lembrou da reportagem na Tribuna do Povo sobre o culto de Páscoa na Igreja E.I.M. "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvaçãp de todo aquele que crê." Evidentemente os irmãos não tem vergonha do evangelho, toda cidade sabe que o seu alvo é ganhar almas para Jesus Cristo. Muito obrigado por ter mandado a cópia do jornal Tribuna do Povo. Louvamos a Deus por tudo que Ele está fazendo atravês dos irmãos naquela obra. Amém e amém. A reportagem ´me lembrou também dos versos em I Cor. 3:6 a 9. "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." Em 1981 junto com Pastor Luis Ribas nós plantamos a semente do evangelho. Várias outras pessoas continuaram a plantação e regaram o que já era plantado. Vocês continuam plantando e regando, e Deus continua dando o crescimento. Não possam imaginar como damos graças a Deus por vocês que Deus está usando para continuar esta obra. Não paramos de louvar a Deus por vocês, Paulo e Luana, e os outros irmãos trabalhando para o bem do reino de Deus. Damos graças especialmente pelas cinco almas que desceram na água de batismo declarando a todos que morreram para com o mundo e vivam para Jesus Cristo. Maravilhoso! Notamos também que Deus respondeu 'as suas orações e deu recursos para comprar cadeiras estofadas e aparelhos de ar condicionado. Deus é bom, não é? Aí de mim que tinha pouca fé!!! Que bom que vocês tem um grande Deus. Por favor dá um grande abraço para o dono da Tribuno, Jairo. Temos boas lembranças dele do tempo que passamos em Mundo Novo. Como sempre continuaremos orando por vocês, que Deus possa continuar lhes dando fruto para a honra e glória Dele.
Grande abraço,Donald e Marie